Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade: quais são os dispositivos, acessórios e serviços indispensáveis para o seu notebook?


     1.903 visualizações    Portáteis    0 comentários
Compatibilidade: quais são os dispositivos, acessórios e serviços indispensáveis para o seu notebook?

Artigo de minha autoria publicado originalmente no site WePC. Traduzido e republicado com autorização.

--- 

Quais portas são essenciais e de quantas você precisa? Logo de cara um leigo poderia responder “USB”. Isto é óbvio. A questão é a quantidade delas. Eu tenho visto notebooks modernos com apenas duas portas USB, que é muito pouco em minha opinião. Se você tem um mouse e uma impressora, você precisará desconectar a impressora para conectar sua câmera digital (assumindo que seu notebook não tenha um leitor de cartões de memória). Eu acho que os notebooks deveriam vir com pelo menos quatro portas USB 2.0.

Já que mencionamos o leitor de cartões de memória, este dispositivo é uma “mão na roda” pois permite a você facilmente transferir arquivos da sua câmera para o computador sem a necessidade da utilização de cabos. Sem falar que você pode usá-lo para copiar fotos e vídeos da câmera de um amigo mesmo que ela seja de uma marca diferente e use um cabo completamente diferente do seu. Isto é realmente útil quando você está viajando com amigos e quer ter cópias das fotos imediatamente ou vê-las em uma tela maior.

Em seguida vem as portas que não são tão óbvias. A primeira delas é a Firewire. Você precisará desta porta apenas se tiver uma filmadora com este tipo de conexão. Caso contrário ela não será tão necessária. Preste atenção, pois para reduzir o tamanho alguns notebooks com este recurso podem vir com a versão miniatura deste plugue e você pode precisar comprar um cabo para conectar sua filmadora ao notebook.

Uma conexão que pode ser muito útil é uma porta eSATA. Esta porta permite a você conectar discos rígidos externos mantendo seus desempenhos máximos. Você pode comprar um disco rígido USB 2.0  externo, mas o seu desempenho é realmente muito baixo, especialmente para a transferências de arquivos grandes. Isto porque a taxa de transferência máxima teórica da porta USB 2.0 é muito menor do que a da porta eSATA (48 MB/s vs. 150 MB/s ou 300 MB/s). Portanto se você quer conectar um disco rígido externo para copiar arquivos grandes ou para fazer backup dos seus dados, a porta eSATA é a melhor opção.

Há ainda uma porta muito importante e normalmente esquecida até mesmo pelos D.J.’s e profissionais de áudio: a porta SPDIF óptica. A porta SPDIF é uma saída de áudio digital que permite a você conectar seu notebook em um aparelho de som (seu sistema de home theater ou o sistema de som de uma boate – caso você seja um D.J. você precisará de um mixer com entrada SPDIF óptica) com a melhor qualidade possível e também permitindo áudio de seis ou oito canais completos. Ao ler as especificações técnicas de um notebook os usuários interessados neste recurso verão “optical SPDIF output support” ou “suporte para saída SPDIF óptica” listado e comprará um notebook sem saber de um detalhe. Normalmente o conector de saída SPDIF ótico está escondido dentro conector analógico para fones de ouvido e um leigo pode facilmente assumir que um dado notebook simplesmente não tem esta saída. Para usar este conector você precisará de um cabo ou adaptador com um plugue mini Toslink de 3,5 mm em uma ponta e um conector Toslink convencional quadrado na outra.

Todos os notebooks devem ter pelo menos uma porta VGA para você conectar um monitor de vídeo externo ou um videoprojetor. Mas em vez de uma porta VGA, você deve tentar comprar um notebook com um conector DVI, que é uma conexão digital. Atualmente todos os monitores e videoprojetores têm esta entrada. A vantagem de usá-la, além da melhor qualidade de imagem, é que você pode facilmente convertê-la em um conector HDMI através de um adaptador ou cabo, permitindo a você conectar seu notebook diretamente em sua TV de alta definição, o que certamente é um ótimo recurso para se ter. Comprar um notebook com uma saída HDMI é complicado, porque se você não tiver outra saída DVI ou VGA então você não poderá conectar seu notebook em um monitor de vídeo convencional ou em videoprojetores que não sejam tão novos.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...