Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Faça Você Mesmo


     5.373 visualizações    Blog    0 comentários
Faça Você Mesmo

Nas décadas de 1970 e 1980 kits do tipo "faça você mesmo" eram muito populares. Naquela época você comprava uma revista de eletrônica, ia na loja de componentes, comprava as peças e montava você mesmo circuitinhos eletrônicos com as mais diversas finalidades, desde amplificadores a alarmes e walkie-talkies. Com a chegada da década de 1990, porém, este conceito ficou cada vez mais difícil, pois aparelhos eletrônicos prontos passaram a ser encontrados com muito mais facilidade e com preços mais em conta, perdendo o sentido montar um circuito que já poderia ser comprado pronto – algumas vezes por um preço inferior a se você mesmo tivesse montado.

Por incrível que pareça, com a Internet e com a disponibilidade de peças antes restritas somente a grandes fabricantes, parece que a onda do "faça você mesmo" ganhou novo fôlego. A diferença é que antes você comprava meia dúzia de resistores, capacitores e transistores e agora você compra componentes mais avançados, tais como displays de cristal líquido e microcontroladores. E não é só isso, com o "lixo tecnológico" gerado nos últimos anos, é possível construir circuitos bastante avançados usando sucata – coisa impensável anos atrás.

Na Internet você encontrará vários projetos, desde MP3 players (isso mesmo, veja em http://www.techdesign.be/projects/020/020.htm – infelizmente as peças não são vendidas no Brasil), passando por como instalar uma unidade de disquete em um gameboy (http://jeanfrancoisdelnero.free.fr/gbdk/) e indo até bizarrices como a transformação de um joystick de Atari em uma fonte de alimentação para o Playstation Portátil (http://www.hackaday.com/entry/1234000730039976/).

Nós mesmos já demos nossa contribuição para a comunidade com alguns tutoriais nesta linha:

Se você curte o assunto, dois itens indispensáveis: o site http://www.hackaday.com e o livro "Hardware Hacking Projects for Geeks" de Scott Fullam, onde você aprenderá a como transformar um Macintosh em um aquário, como fazer um gravador de vídeo digital, como fazer um sistema de refrigeração a água para o seu PC, como modificar antenas de redes wireless e também coisas mais bizarras como ligar uma torradeira (ou uma cafeteira) na Internet.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...