Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Opções de expansão de memória para notebooks


     5.873 visualizações    Portáteis    1 comentário
Opções de expansão de memória para notebooks

Artigo de minha autoria publicado originalmente no site WePC. Traduzido e republicado com autorização.

---

"Upgrade"

Uma das coisas que os usuários antenados devem prestar atenção ao comprar um notebook são as opções de expansão de memória. Praticamente todos os notebooks vendidos no mercado hoje permitem ao usuário instalar mais memória. A instalação, no entanto, pode ser mais barata e mais fácil de ser feita em alguns modelos. Vejamos porque.

A expansão de memória em um notebook pode ser feita abrindo um compartimento localizado na parte inferior do equipamento. Em alguns modelos, no entanto, os módulos de memória estão localizados abaixo do teclado, e você terá de remover o teclado para ter acesso a eles! Dê uma lida no manual do seu notebook para ver a localização exata dos módulos de memória.

Ao abrir este compartimento você encontrará os soquetes de memória. Três coisas podem acontecer:

  • 1. Os chips de memória usados em seu notebook conectados diretamente na placa-mãe do notebook e, portanto, todos os soquetes de memória (normalmente um ou dois) estão disponíveis para serem usados. Se este for o seu caso, tudo o que você precisará fazer é comprar um ou dois módulos de memória (dependendo de quantos soquetes vazios seu notebook tiver) e instalá-los. Você deve respeitar os limites do seu notebook, como indicado no manual do equipamento. Por exemplo, se você quer instalar mais 2 GB de memória mas o seu notebook suporta apenas módulos de 1 GB, você terá de instalar dois módulos de 1 GB em vez de apenas um de 2 GB.
  • 2. O módulo atualmente usado em seu notebook está instalado em um dos dois soquetes de memória disponíveis. Neste caso, você pode comprar um módulo de memória extra para expandir a quantidade de memória do seu notebook. Aqui você tem de prestar atenção ao limite por módulo, como descrito no manual do equipamento. Por exemplo, se o seu notebook já tem um módulo de 512 MB instalado e tem um limite de 1 GB por soquete, você não pode instalar um módulo de 2 GB no soquete disponível. Para obter 2 GB neste modelo em particular você terá de comprar dois módulos de 1 GB e remover o módulo antigo. Claro que uma opção mais em conta neste caso seria instalar um módulo de 1 GB no soquete vazio para ter um modelo com um total de 1,5 GB.
  • 3. Todos os soquetes de memória já estão ocupados (veja na foto). Neste caso você precisará remover pelo menos um dos módulos antigos e instalar um novo. Você tem de respeitar os limites de memória do notebook, como observado acima.

Os módulos de memória para notebooks são fisicamente diferentes dos módulos usados em computadores de mesa. Portanto você não pode usar módulos de memória para computadores de mesa em notebooks. Ao comprar módulos de memória para o seu notebook preste atenção para adquirir o tipo correto, que é chamado SO-DIMM.

Em seguida você precisa saber o tipo de tecnologia de memória seu notebook aceita: SDRAM, DDR, DDR2 ou DDR3. Os módulos SO-DIMM para cada tecnologia são diferentes e você não pode instalar um módulo DDR2 em um notebook que aceita apenas módulos DDR e vice-versa.

E finalmente nós temos de levar em consideração o desempenho: todos os módulos precisam ter o mesmo desempenho. O desempenho de um módulo de memória é medido em megahertz (quando acomanhado com as letras “DDR”) ou em megabytes por segundo “MB/s” (quando acompanhado com as letras “PC”). Por exemplo, um módulo DDR2-667 significa que ele trabalha a 667 MHz, enquanto que PC2-5300 significa que ele é capaz de transferir 5.300 MB/s. Para converter MHz em MB/s, basta multiplicar ou dividir o valor por oito. Você descobrirá que DDR2-667 e PC2-5300 significam absolutamente a mesma coisa. No computador da foto, por exemplo, nosso notebook tinha dois módulos DDR PC2700 de 256 MB. Eles também podem ser encontrados no mercado como sendo DDR333.

Para aprender mais sobre o assunto, leia nosso artigo “Como fazer um upgrade de memória no seu notebook”.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Gabriel,

Não sei se ocorre isso no EUA, mas aqui no Brasil há vários modelos na sua grande maioria HP que informa a possibilidade de se colocar apenas 2gb de RAM no notebook.

O pessoal até por conhecimento de causa, tem comprado kits de 2x 2gb RAM totalizando 4gb e o notebook aceitando numa boa. Acho que isso é uma caracteristica que o fabricante precisa ter conhecimento para não "diminuir" o hardware do produto. Digo isso pois as empresas já tem na epoca atual as memorias DDR2 a um preço relativamente baixo e me parece que falta testes para se determinar qto o notebook suporta.

Hoje em dia, há a serie DV5 da HP em que nos notebooks com telas entre 14 a 15 polegadas é informado a possibilidade de se colocar 2x 4gb (8gb de RAM total) em seu slot. Enqto outro modelo da serie sendo de tela menor de 12 a 13 polegadas a limitação de 4gb. Vale lembrar que os modelos em questão tem o mesmo hardware e o mesmo numero de slot... e então por fim... porque "diminuir" as especificações?

Abraços e obrigado,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...