Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual deve ser a autonomia ideal de uma bateria?


     1.653 visualizações    Portáteis    7 comentários
Qual deve ser a autonomia ideal de uma bateria?

Artigo de minha autoria publicado originalmente no site WePC. Traduzido e republicado com autorização.

--- 

Quando os primeiros telefones celulares apareceram no mercado era preciso ter uma bateria do tamanho de uma mala 007 caso você quisesse ter mais de meia hora de conversa telefônica. Felizmente a tecnologia evoluiu e hoje isto não acontece mais (meu telefone celular Samsung “Pai de Santo” fica quase cinco dias sem precisar carregar). A boa notícia é que os notebooks estão caminhando na mesma direção.

O objetivo do departamento de pesquisa e desenvolvimento da Intel é desenvolver um notebook de tamanho padrão equipado com uma bateria que dure pelo menos oito horas de trabalho intenso. Este “número mágico” parte do fato de que uma pessoa comum trabalha oito horas por dia. Claro que quanto maior a autonomia da bateria, melhor.

Algumas pessoas acreditam que para ter uma bateria com longa duração você precisa adicionar uma bateria grande e pesada. Felizmente isto nem sempre é verdade. Claro que o desenvolvimento de novas tecnologias de bateria provavelmente resolverá o problema, mas a redução no consumo de energia certamente ajudará tanto ou quanto a descoberta de uma nova tecnologia de bateria.

Considere o Pentium M (isto é, a plataforma Centrino). Desde o seu lançamento os notebooks com baterias com autonomia de quatro horas se tornaram uma realidade. Mas para conseguir isso você não pode assistir filmes em DVD, você tem de diminuir o brilho da tela e configurá-la para desligar após um minuto de inatividade, você tem de colocar o processador para rodar com um clock menor, etc.

Portanto você pode obter uma maior autonomia da bateria escolhendo os componentes certos (ou seja, os componentes que consomem menos) e configurar o seu notebook corretamente.

Mas nós queremos mais. Nós queremos trabalhar com o notebook em sua capacidade total. Segundo a Intel a autonomia da bateria de um notebook baseado na tecnologia Centrino 2 é de apenas 140 minutos (duas horas e vinte minutos) quando está rodando filmes Blu-Ray. Isto mostra que ainda há um longo caminho pela frente até chegarmos à tal autonomia de oito horas.

Eu ficaria feliz se pudesse ter um notebook com bateria que desse para assistir pelo menos dois filmes completos. Digo isso por causa das minhas viagens de avião. Vôos com duração de duas horas ou menos ainda vai, mas passou disso já vira um tédio sem noção. Se eu conseguisse assistir pelo menos dois filmes certamente minhas viagens longas não seriam tão tediosas. Claro que teria que ser filmes Blu-Ray, já que é a tecnologia mais moderna disponível hoje.

Adicionar uma bateria maior e mais pesada está fora de cogitação para mim. Como mencionei anteriormente, eu carrego meu notebook para cobrir feiras e por isso ele deve ser leve, caso contrário no final do dia minhas costas e ombros estariam como se eu tivesse carregado um saco de pedras o dia inteiro. Comprar uma bateria extra? Eu realmente nunca pensei na possibilidade. Mais peso na mochila? Nem pensar. Apesar de esta poder ser uma solução para as pessoas que trabalham na rua (por exemplo, se eu fosse um vendedor externo certamente teria uma opinião diferente e certamente até mesmo baterias maiores e mais pesadas resolveriam o meu problema).

Atualmente o que faço durante vôos é configurar meu notebook para consumir menos, assistir apenas a um filme, brinco com jogos antigos tais como Tetris ou Mah Jong e rezo para que a bateria acabe o mais perto possível do meu destino.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Pra resolver este problema no avião seria muito fácil, os fabricantes das aeronaves, deveriam colocar tomadas nos bancos para as pessoas poderem carregar seus celulares e etc, não sei qual padrão de energia um avião utiliza mas com certeza usando um inverter disponibilizariam pelo menos 110v pra carregar qualquer coisa, seria um investimento alto mas para um avião o custo total seria relativamente baixo...

Quanto ao problema das baterias, esse é o grande gargalo da Eletrônica e Demais ciências, armazenar energia de forma eficiente....Será que algum dia teremos a solução ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pra resolver este problema no avião seria muito fácil, os fabricantes das aeronaves, deveriam colocar tomadas nos bancos para as pessoas poderem carregar seus celulares e etc, não sei qual padrão de energia um avião utiliza mas com certeza usando um inverter disponibilizariam pelo menos 110v pra carregar qualquer coisa, seria um investimento alto mas para um avião o custo total seria relativamente baixo...

Mas será que as turbinas aguentariam gerar esse extra de energia ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xita, a quantidade de eletricidade exigida e consumida por um aviao comercial é brutal!!!! Claro q se um aviao de 250 poltronas com uma tomada em cada uma delas, e supondo q metade ( q eu acho muito ) usasse p/ carregar celulares, netbooks, mp4, notes, consoles portateis e etc. seria um acrescimo irrisorio em virtude do tamanho do veiculo. só falta iniciativa p/ considerar q hj em dia, alguem de classe media q gosta de tecnologia anda com varias traquitanas digitais q sempre acabam a bateria quando você mais precisa!!!!

Tenho um palm TX, um PSP e um celular S500 da sonyericson q uso p/ musica e ver videos em sua telinha de 2". Sao tres gadgets!!!! No fim do ano pretendo comprar um netbook de 10" e aih já serao 4!!!! só mesmo uma jaqueta q capta energia solar e repassa p/ gadgets e pilhas recarregaveis p/ dar conta disso...

Qualquer empresario hj tem seu notebook na maleta e um smartphone no bolso p/ ler e responder e-mail e consultar planilhas e documentos do office. será q a industria de aviaçao comercial nao atentou p/ isso!!!??? Nos shoppings q frequento sao varias tomadas em cada pilar da praça da alimentaçao e sempre tem uma galera proxima com seus notebooks e usando a rede wi-fi local.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Xita, a quantidade de eletricidade exigida e consumida por um aviao comercial é brutal!!!! Claro q se um aviao de 250 poltronas com uma tomada em cada uma delas, e supondo q metade ( q eu acho muito ) usasse p/ carregar celulares, netbooks, mp4, notes, consoles portateis e etc. seria um acrescimo irrisorio em virtude do tamanho do veiculo. só falta iniciativa p/ considerar q hj em dia, alguem de classe media q gosta de tecnologia anda com varias traquitanas digitais q sempre acabam a bateria quando você mais precisa!!!!

Eu sei meu caro, com os trocentos computadores que um jato possui ele precisa mesmo de muita energia, mas reformulando, será que vale a pena eles gastarem mais pra projetar e implementar um sistema destes ?

Será que para as empresas isso é interessante ? Afinal o consumo de combustível será maior com mais peso e maior demanda de eletricidade..

E será que não é vantagem restringir isso à clase executiva, que custa bem mais caro ?

Tenho um palm TX, um PSP e um celular S500 da sonyericson q uso p/ musica e ver videos em sua telinha de 2". Sao tres gadgets!!!! No fim do ano pretendo comprar um netbook de 10" e aih já serao 4!!!! só mesmo uma jaqueta q capta energia solar e repassa p/ gadgets e pilhas recarregaveis p/ dar conta disso...

Qualquer empresario hj tem seu notebook na maleta e um smartphone no bolso p/ ler e responder e-mail e consultar planilhas e documentos do office. será q a industria de aviaçao comercial nao atentou p/ isso!!!??? Nos shoppings q frequento sao varias tomadas em cada pilar da praça da alimentaçao e sempre tem uma galera proxima com seus celulares e usando a rede wi-fi local.

Sobre as empresas aéreas.. eu vi alguns aeroportos onde as tomadas eram beeem raras, e não falo só do "moscaporto", digo, aeroporto de Ribeirão Preto.

Vamos começar a andar com gerador a Álcool na mochila.. :D

Na pior das hipóteses é só comprar uma caninha pitú pra abastecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Sobre as empresas aéreas.. eu vi alguns aeroportos onde as tomadas eram beeem raras, e não falo só do "moscaporto", digo, aeroporto de Ribeirão Preto.

Vamos começar a andar com gerador a Álcool na mochila.. biggrin.gif

Na pior das hipóteses é só comprar uma caninha pitú pra abastecer."

Essa do gerador a alcool é massa!!!!!! Caninha pitú!!!!???? só p/ abastecimento pessoal... e com limao p/ reagir melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que me chama a atenção é que parece um problema muito grande "ficar sozinho" durante um viagem de umas 6 horas. Bate logo o vaziiiiiio e precisamos nos entreter a qualquer custo.

Sou formado em psicologia e acho ******* quando falam que jogos de tiro geram pessoas violentas, porém também acho bem grave esse desespero por "um palhaço que me alegre a todo instante", dissimulado em filmes portáteis e outras coisas de entretenimento móvel. Tirando a questão do trabalho no notebook, onde a bateria tem mesmo é que durar, eu acho é bom que as pessoas fiquem despidas de seus palhacinhos tecnológicos de vez em quando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que logo teremos um notebook de 10" com uma autonomia de, pelo menos, 8 horas... O Atom integrado (que já tem controlador de memória, north, south, e outras paradinhas) dizem que vai consumir 4w em full + um nivdia Tegra (em torno de 0,16 a 3W) + ddr3 1,5v, ssd + bateria de 6 células... isso é um projeto com peças em fase de produção ou final de criação. Creio qu ea curto prazo não será tão necessário o surgimento de baterias mágicas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...