Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo de força do HD sata pega fogo!


luciano2

Posts recomendados

Olá pessoal, ontem pela manhã, domingo, eu estava aqui no escritório quando de repente eu comecei a sentir um cheiro estranho de algum componente fritado ou coisa parecida, imediatamente eu desliguei o no-break e já fui conferir o que havia ocorrido no meu pc do trabalho, (INTEL CORE 2 DUO E4500 2.2, 2 HDs de 500g Seagate ST3500418AS 7.200 RPM, PLACA ASUSTEK P5LD2-X/1333, 4GB DE RAM, VIDEO NVIDIA 8500 GT E FONTE DE 505W REAIS QUE NÃO ME RECORDO O NOME).

Após eu abrir a CPU de cara não vi que tinha torrado o cabo de alimentação do HD, pensei que a fonte tinha ido pro pau, mais ao apertar o cabo de energia do HD, meu dedo ficou preto e quando vi, estava derretido o cabo e a placa do HD tava preta por inteiro.

obs. Eu uso esse computador tem 2 anos e nunca houve algum problema com fonte ou HD, ele sempre foi ligado em um no-break 110v, medindo pelo multimetro ele acusa 128v tanto na tomada quanto no no-break, e a corrente da fonte ta certa +5v N N +12v

Primeira vez que isso acontece comigo, e gostaria de saber o motivo desse problema, será o HD? a fonte? o adaptador?

Após o ocorrido, eu limpei o HD e substitui o cabo adaptador por um reserva que tenho, tirei o plástico derretido do HD e coloquei em outro PC aqui da firma, e logo fiz o backup de tudo que precisava. Hoje eu coloquei no PC que aconteceu essa tragédia e voltou a funcionar normalmente. Coloquei mais 2 cooler e medi novamente as correntes da fonte e tomada, ambas normais! Ainda corro o risco do mesmo acontecido vir me prejudicar?

post-830394-13884958420689_thumb.jpg

post-830394-13884958421162_thumb.jpg

post-830394-13884958421463_thumb.jpg

post-830394-13884958421729_thumb.jpg

post-830394-13884958422053_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seja bem vindo ao FCDH.

nunca havia visto uma situação como essa, e você disse que o hd ainda funciona ?.

está me parecendo defeito (talvez má qualidade do produto ou defeito de fabricação) do conector sata da fonte . e ou ainda talvez pudesse estar mal encaixado.

só por vias das dúvidas deixe o gabinete aberto, e supervisione um provável superaquecimento na fonte ou no hd, fora isso se a temperatura estiver normal, certamente terá sido um caso isolado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, sempre quis participar dessa família!

Também acho que esse plug adaptador da marca AMPHENOL foi o causador desse grande susto! Teria sido uma rotina de trabalho normal sem nenhuma alteração, mais deu no que deu, estou com receio de ocorrer novamente e gostaria de algumas orientações sobre esse fato! Devo trocar a fonte? ou somente a substituição do plug adaptador resolve meu problema? Como havia dito, trabalho com esse pc já tem mais de 2 anos nunca tinha acontecido nada com ele! A fonte estaria no fim da vida? rsrs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ai cara seja bem vindo ao forum, eu ja vi acontecer isso aqui no meu trampo e foi com essa mesma marca de adaptador, estava eu e meu colega mexendo na net de boa era 7:30 +/- de-repente a sirene do CPD toca dei uma olhada e vi nada de anormal; depois de uns 3 minutos tocando começou a sair fumaça de um dos servidores e quando fomos ver era um conector desses que pegou fogo.

Abs Frederico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devo trocar a fonte?
A fonte estaria no fim da vida?

acredito que não precise, se você não tem problemas com travamentos, superaquecimentos, reinicios aleatórios ou alguma coisa que ligue com um problema na fonte, não vejo razão para isso. fontes com potência real tendem a durarem mais e serem mais protegidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trabalho com informática e um dia um cliente chegou dizendo que a maquina dele tinha "estourado" pois ele ouviu o som do curto. no caso um desktop HP que ainda tinha o selo da garantia mostrando que o bendito adaptador veio da HP.

quando abri a catinga de plastico queimado estava forte ainda, constatei que como nas fotos do post original havia derretido metade do conector.

A sorte deste cara foi a de que o hd dele na placa tem duas entradas elétricas a sata torrou e tinha uma MOLEX tapada, simplesmente tirei o adaptador e coloquei o mesmo MOLEX no HD e a maquina ligou na hora.

O HD sobreviveu por incrivel que pareça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...