Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A caixa diz que VGA precisa de 500W. Errado!


NyanDere

Posts recomendados

Sei que tem muitos tópicos sobre isso, mas não aqui no CDH e por isso mesmo quero reforçar o coro e reproduzir as palavras do faller do porque não seguir recomendação de fabricante para a fonte da placa.

Vamos pegar o exemplo da GTX550Ti. A fabricante diz que ela precisa de uma fonte de 500 W. A configuração que eu vi no tópico era esta:

1 x CPU: Intel Sandy Bridge Core I3 2100 3.10GHz Dual-Core Box

1 x Placa Mãe: Gigabyte (Sandy-Bridge) | GA-H61M-DS2

2 x Memória Ram: Corsair 4GB DDR3 1333MHz.

1 x Hard Disk: SATA 3.0 HDD 1TB 7200RPM

1 x Placa De Vídeo: Nvidia Geforce GTX 550 TI 1GB GDDR5 192-bit

1 x Drive Óptico: LG Gravador de Blu-Ray

1 x Gabinete: Thermaltake V3 Black Edition

Consumo máximo de menos de 240 W. Parece difícil acreditar que uma boa fonte de 300 W dá conta dessa configuração facilmente, mas sabendo que a fonte que a pessoa estava usando era de 450 W, uma pessoa respondeu:
Sua fonte é boa e suporta no talo.. Eu trcaria se fosse você. Pelo menos uma de 550~600.

Que que isso? 550-600 W?? Vai fazer tri-SLI de GTX550Ti? Bom, a outra pessoa respondeu a resposta dele:

No talo? A configuração dele não deve usar nem 300 W direito.

450 W aguenta com uma boa folga, só não conheço a qualidade da fonte.

Aqui ele teve o bom senso. A fonte rotulada a 450 W em questão só entregava com segurança uns 320 W, mas isso já era um motivo para mantê-la. Mas a pessoa veio responder a resposta do outro:

Então por que será que o fabricante recomenda fonte de no mínimo 500w?

Eu acho pouco 450w. Agora ele usa essa configuração. Todos sabem que partir pra micro gamer, logo logo vem vga mais forte, over e outros. É ai que entra essa fonte de 450w.

Ainda que ele tem a fonte agora. Se não tivesse, ia ser besteira comprar uma fonte de 450.

Ok. Então o faller responde:

Ponha a cabeça para pensar.. Vai, eu ajudo....

O fabricante recomenda 500 Watts para toda uma config e não somente para a placa de vídeo, e agora você vai ouvir algumas boas razões para isso. Abra os ouvidos, ou seria os olhos..

1) Ele, o fabricante, não sabe se vais usar um processador (CPU) comum ou dessas mais bravas, de seis cores..

2) Ele, o fabricante, não sabe se vais exercitar na sua máquina um overclock extremo, na CPU e também na GPU..

3) Ele o fabricante, não sabe se vais colocar um WC ai, para aguentar o OC..

4) Ele, o fabricante, não sabe se vais colocar ai na sua config um ou doze HD's, mais alguns DVD`s, um monte de led's e mais uma pá de ventiladores de gabinete.. Afinal tem louco para tudo...

5) Ele, o fabricante, não sabe da porcaria de fonte que vais adotar, que bem pode ser uma genericona da vida que promete 500 Watts mas só entrega 250 Watts..

6) Ele, o fabricante, não sabedor desses dados todos tem de chutar e chutar alto a estimativa de fonte a usar..

7) Se ele, o fabricante, realmente soubesse de sua config e sugerisse uma fonte de 350 Watts que deve dar e sobrar para essa config, quem sairia perdendo é ele, pois tanto mais potência exigida por uma placa, maior parecerá o poderio da mesma e pedir fonte forte age como catalizador de decisão de compra, age como propaganda da placa de vídeo..

8) Se o fabricante fosse mais comedido e sugerisse uma fonte cm potência mais dentro da realidade e por acaso você tivesse essa config ultra-high-power, a fonte daria pau e, num país sério, você processaria o fabricante e pior, ganharia a causa...

9) Para se prevenir então o fabricante pede uma fonte de 500 Watts para uma placa como a GTX550Ti que demanda, no pico do pico, coisa de 91 Watts, conforme se pode ver ai abaixo, direto de review da mesma, no site xBitLabs:

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/550560450460695068505770.jpg

10 e último) Afinal, ao fabricante nada custa inflar a indicação de fonte, afinal quem vai pagar por ela é você, e ele, fabricante, minimiza o risco dele..

Dica: Para deduzir isso dai que te disse, 10 razões de porque o fabricante super dimensiona sua indicação de fonte para a placa de vídeo, basta pensar.. Tente, não custa nada e não doi...

Logo, o fabricante cria mitos na cabeça das pessoas, que levam a esses tipos de erro. Parece que um diálogo como esse pode servir bem para interpretar melhor uma situação dessas. Mas aqui vai mais alguns passos que eu recomendo prestar maior atenção:

- Procure ver testes de consumo de placas de vídeo, de preferência da TechPowerUp! e da Xbitlabs que medem com precisão. Some este valor por 140 ou 150 W e terá o consumo aproximado do seu PC. Claro, este valor de 140 - 150 W é virtual, de um PC poderoso sem placa de vídeo sendo rodado no talo, PCs comuns nem passam de 120W de consumo.

- Pesquise sobre sua fonte, de preferência em fóruns de informática, se você não for muito hábil em distinguir uma fonte boa de uma fonte ruim. Mas pesquise em lugares mais renomados, pois não é em todo lugar que existe uma pessoa que tenha uma visão mais abrangente sobre fontes de alimentação e energia em PCs.

- De novo repito, não siga recomendação de fabricante para fonte de forma alguma pelos motivos dados acima pelo faller. Isso só provoca mitos e ideias confusas.

Use esta calculadora para medir o consumo do seu PC:

http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

Mas faça a medição seguindo as seguintes "leis" para ter uma precisão maior do consumo da sua configuração:

- Não altere valor de CPU Utilization (TDP). Fisicamente é impossível chegar a 100% de uso da TDP.

- Não mude o valor de System Load. Nenhum componente é forçado a 100% constantemente.

- Não mude Capacitor Aging. O valor altera o consumo na mesma porcentagem de Capacitor Aging que você colocar, ou seja, número bem inconsistente. Além disso, o desgaste dos capacitores afeta mais o ripple elétrico da fonte e o índice de desgaste é dramaticamente reduzido em fontes com PFC ativo, pois os capacitores são menos estressados.

- Se tiver que colocar dispositvos USB, coloque no máximo dois. A calculadora configura o consumo baseando-se em dispositivos que estressam o USB ao máximo, não é qualquer HD externo ou joypad que faz isso. Além disso, impressora e a grande maioria das caixas de som são alimentadas pela rede elétrica, não pelo PC.

- Tome como o valor de consumo máximo a potência mínima, não a potência recomendada pela fonte que aí já não é mais o consumo do seu PC.

Bom, essa são as dicas que ficam. Tirem bom proveito delas. ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Praticamente defini que vou comprar a placa de video HD 7850! Porém, não sei se compro a de 1gb ou 2gb, a diferença é de 50 reais!

Vale a pena pagar 50 reais a mais por 2gb ao invés de 1gb ?

1gb: http://www.newegg.ca/Product/Product.aspx?Item=N82E16814150642

2gb: http://www.newegg.ca/Product/Product.aspx?Item=N82E16814150641

Informações sobre meu pc:

- Processador AMD FX 6100 x6

- Placa mãe asus m5a

- Placa de vídeo GeForce 8600 GTS

- 4gb de memória ddr3

- Fonte Seventeam 6 pinos de 450 w reais

Posso confiar que minha fonte de 450 W reais Seventeam aguenta numa boa?

E qual das duas vale mais a pena?

Obrigado, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...