Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Camadas Modelo Osi + Revisao


Posts recomendados

Camadas do modelo OSI

A ordem correta das camadas é como está na figura. Coloquei o texto nesta ordem, somente para melhor entendimento.

osi_model.jpg

CAMADA 1 - FÍSICA

A camada Física pega os quadros enviados pela camada de Link de Dados e os transforma em sinais compatíveis com o meio onde os dados deverão ser transmitidos. Se o meio for elétrico, essa camada converte os Os e 1s dos quadros em sinais elétricos a serem transmitidos pelo cabo. Se o meio for óptico (uma fibra óptica), essa camada converte os Os e 1 s dos quadros em sinais luminosos e assim por diante, dependendo do meio de transmissão de dados.

A camada Física especifica, portanto, a maneira com que os Os e 1s dos quadros serão enviados para a rede (ou recebidos da rede, no caso da recepção de dados). Ela não sabe o significado dos Os e 1 s que está recebendo ou transmitindo. Por exemplo, no caso da recepção de um quadro, a camada física converte os sinais do cabo em Os e 1 s e envia essas informações para a camada de Link de Dados, que montará o quadro e verificará se ele foi recebido corretamente.

Como você pode facilmente perceber, o papel dessa camada é efetuado pela placa de rede dos dispositivos conectados em rede. Note que a camada Física não inclui o meio onde os dados circulam, isto é, o cabo da rede. O máximo com que essa camada se preocupa é com o tipo de conector e o tipo de cabo usado para a transmissão e recepção dos dados, de forma que os Os e 1s sejam convertidos corretamente no tipo de sinal requerido pelo cabo, mas o cabo em si não é responsabilidade dessa camada.

CAMADA 2 - LINK DE DADOS

A camada de Link de Dados (também chamada camada de Enlace) pega os pacotes de dados recebidos da camada de Rede e os transforma em quadros que serão trafegados pela rede, adicionando informações como o endereço da placa de rede de origem, o endereço da placa de rede de destino, dados de controle, os dados em si e o CRC. A estrutura do pacote de dados criado por essa camada nós já vimos na Figura 2.5.

CAMADA 3 - REDE

A camada de Rede é responsável pelo endereçamento dos pacotes, convertendo endereços lógicos em endereços físicos, de forma que os pacotes consigam chegar corretamente ao destino. Essa camada também determina a rota que os pacotes irão seguir para atingir o destino, baseada em fatores como condições de tráfego da rede e prioridades.

Como você pode ter percebido, falamos em rota. Essa camada é, portanto, usada quando a rede possui mais de um segmento e, com isso, há mais de um caminho para um pacote de dados trafegar da origem até o destino.

O quadro criado pela camada Link de Dados é enviado para a camada Física, que converte esse quadro em sinais elétricos para serem enviados através do cabo da rede.

Quando o receptor recebe um quadro, a sua camada Link de Dados confere se o dado chegou íntegro, refazendo o CRC. Se os dados estão o.k., ele envia uma confirmação de recebimento (chamada acknowledge ou simplesmente ack). Caso essa confirmação não seja recebida, a camada Link de Dados do transmissor reenvia o quadro, já que ele não chegou até o receptor ou então chegou com os dados corrompidos. Nós já havíamos visto esse princípio de correção de erros no tópico Conceitos Básicos.

CAMADA 4 - TRANSPORTE

A camada de Transporte é responsável por pegar os dados enviados pela camada de Sessão e dividi-los em pacotes que serão transmitidos pela rede, ou, melhor dizendo, repassados para a camada de Rede. No receptor, a camada de Transporte é responsável por pegar os pacotes recebidos da camada de Rede e remontar o dado original para enviá-lo à camada de Sessão. Isso inclui controle de fluxo (colocar os pacotes recebidos em ordem, caso eles tenham chegado fora de ordem) e correção de erros, tipicamente enviando para o transmissor uma informação de reconhecimento (acknowledge), informando que o pacote foi recebido com sucesso.

A camada de Transporte separa as camadas de nível de aplicação (camadas 5 a 7) das camadas de nível físico (camadas de 1 a 3). Como você pode facilmente perceber, as camadas de 1 a 3 estão preocupadas com a maneira com que os dados serão transmitidos e recebidos pela rede, mais especificamente com os quadros transmitidos pela rede. Já as camadas de 5 a 7 estão preocupadas com os dados contidos nos pacotes de dados, para serem enviados ou recebidos para a aplicação responsável pelos dados. A camada 4,Transporte, faz a ligação entre esses dois grupos.

CAMADA 5 - SESSÃO

A camada de sessão permite que duas aplicações em computadores diferentes estabeleçam uma sessão de comunicação. Nesta sessão, essas aplicações definem como será feita a transmissão de dados e coloca marcações nos dados que estão sendo transmitidos. Se porventura a rede falhar, os computadores reiniciam a transmissão dos dados a partir da última marcação recebida pelo computador receptor.

Por exemplo, você está baixando e-mails de um servidor de e-mails e a rede falha. Quando a rede voltar a estar operacional a sua tarefa continuará do ponto em que parou, não sendo necessário reiniciá-la.

CAMADA 6 - APRESENTAÇÃO

A camada de Apresentação, também chamada camada de Tradução, converte o formato do dado recebido pela camada de Aplicação em um formato comum a ser usado na transmissão desse dado, ou seja, um formato entendido pelo protocolo usado. Um exemplo comum é a conversão do padrão de caracteres (código de página) quando, por exemplo, o dispositivo transmissor usa um padrão diferente do ASCII, por exemplo. Pode ter outros usos, como compressão de dados e criptografia.

A compressão de dados pega os dados recebidos da camada sete e os comprime (como se fosse um compactador comumente encontrado em PCs, como o Zip ou o Arj) e a camada 6 do dispositivo receptor fica responsável por descompactar esses dados. A transmissão dos dados torna-se mais rápida, já que haverá menos dados a serem transmitidos: os dados recebidos da camada 7 foram "encolhidos" e enviados à camada 5.

Para aumentar a segurança, pode-se usar algum esquema de criptografia neste nível, sendo que os dados só serão decodificados na camada 6 do dispositivo receptor.

CAMADA 7 - APLlCAÇÃO

A camada de aplicação faz a interface entre o protocolo de comunicação e o aplicativo que pediu ou receberá a informação através da rede. Por exemplo, se você quiser baixar o seu e-mail com seu aplicativo de e-mail. ele entrará em contato com a camada de Aplicação do protocolo de rede efetuando este pedido.

Texto extraído do livro Redes de Computadores - Curso Completo

Autor: Mestre Gabriel Torres

Editora Axcel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • mês depois...
Postado Originalmente por Fragoso@16 out 2004, 02:15

O que é qualidade de serviço (QoS)

Entenda quais aplicações necessitam de QoS

A qualidade de serviço pode ser observada de duas formas: do ponto de vista da aplicação ou da rede. Para uma aplicação, oferecer seus serviços com qualidade significa atender às expectativas do usuário em termos do tempo de resposta e da qualidade, muitas vezes subjetiva, do serviço que está sendo provido, ou seja, fidelidade adequada do som e/ou da imagem sem ruídos nem congelamentos.

A qualidade de serviço da rede depende das necessidades da aplicação, ou seja, do que ela requisita da rede a fim de que funcione bem e atenda, por sua vez, às necessidades do usuário. Estes requisitos são traduzidos em parâmetros indicadores do desempenho da rede como, por exemplo, o atraso máximo sofrido pelo tráfego da aplicação entre o computador origem e destino.

Que aplicações necessitam de QoS

As aplicações avançadas são mais exigentes que as aplicações convencionais e o que esperam da rede depende do tipo da aplicação. Por exemplo, aplicações de vídeo interativas requisitam da rede um limite máximo para o atraso fim a fim e baixa perda de pacotes, enquanto que as aplicações de vídeo não interativas toleram uma pequena perda de pacotes e variação do atraso.

Algumas das aplicações avançadas atualmente em testes são: a telefonia IP, a transmissão de áudio e vídeo de alta qualidade, vídeoconferência, telemedicina, telediagnóstico etc.

Outro exemplo de aplicações avançadas são aquelas que utilizam realidade virtual. Através delas os usuários podem interagir, colaborar, compartilhar um ambiente virtual como se estivessem num mesmo local. Uma aplicação deste tipo é a de torcida virtual que consiste na transmissão de um vídeo de jogo de futebol e permite que usuários participem remotamente da torcida, escolhendo um assento em um mapa de um estádio de futebol virtual. Para os usuários é dada a sensação de estarem juntos no estádio, participando da partida de futebol.

Mais informações e exemplos de aplicações avançadas de rede podem ser encontradas no site da Internet2: http://apps.internet2.edu/ .

Espero que sirva essa materia, para ti... OK :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Spawlinux dei uma "guaribada" em seu tópico. Para contribuir e ajudar.

Camadas do modelo OSI

Este modelo tem o objetivo de delimitar e isolar as funções de comunicação. Os limites entre cada camada adjacente são chamados de interfaces. Cada camada oferece um conjunto de serviços à camada superior, usando funções realizadas na própria camada e serviços disponíveis nas camadas inferiores. Ou seja é resolvido de baixo para cima para receber (1 a 7) e de cima para baixo para enviar(7 a 1).

A ordem correta das camadas é como está na figura. Coloquei o texto nesta ordem, somente para melhor entendimento.

CAMADA 1 - FÍSICA

A camada Física pega os quadros enviados pela camada de Link de Dados e os transforma em sinais compatíveis com o meio onde os dados deverão ser transmitidos. Se o meio for elétrico, essa camada converte os 0s e 1s dos quadros em sinais elétricos a serem transmitidos pelo cabo. Se o meio for óptico (uma fibra óptica), essa camada converte os 0s e 1 s dos quadros em sinais luminosos e assim por diante, dependendo do meio de transmissão de dados.

A camada Física especifica, portanto, a maneira com que os 0s e 1s dos quadros serão enviados para a rede (ou recebidos da rede, no caso da recepção de dados, define o modo de transmissão e o tipo de iterface.). Ela não sabe o significado dos 0s e 1s que está recebendo ou transmitindo. Por exemplo, no caso da recepção de um quadro, a camada física converte os sinais do cabo em 0s e 1 s e envia essas informações para a camada de Link de Dados, que montará o quadro e verificará se ele foi recebido corretamente.

Como você pode facilmente perceber, o papel dessa camada é efetuado pela placa de rede dos dispositivos conectados em rede. Note que a camada Física não inclui o meio onde os dados circulam, isto é, o cabo da rede. O máximo com que essa camada se preocupa é com o tipo de conector e o tipo de cabo usado para a transmissão e recepção dos dados, de forma que os 0s e 1s sejam convertidos corretamente no tipo de sinal requerido pelo cabo, mas o cabo em si não é responsabilidade dessa camada.

Além disso, ela provê características físicas, elétricas, funcionais e procedimentos para ativar, manter e desativar conexões através do meio físico.

CAMADA 2 - LINK DE DADOS

A camada de Link de Dados (também chamada camada de Enlace) pega os pacotes de dados recebidos da camada de Rede e os transforma em quadros que serão trafegados pela rede, adicionando informações como o endereço da placa de rede de origem, o endereço da placa de rede de destino, dados de controle, os dados em si e o CRC. A estrutura do pacote de dados criado por essa camada nós já vimos na Figura 2.5. Além disso ela faz a manutenção e controla a liberação de enlaces de dados entre os componentes da rede. Corrige e detecta os querros que possam ocorrer no meio físico.

CAMADA 3 - REDE

A camada de Rede é responsável pelo endereçamento dos pacotes, convertendo endereços lógicos em endereços físicos, de forma que os pacotes consigam chegar corretamente ao destino. Essa camada também determina a rota que os pacotes irão seguir para atingir o destino, baseada em fatores como condições de tráfego da rede e prioridades.

Como você pode ter percebido, falamos em rota. Essa camada é, portanto, usada quando a rede possui mais de um segmento e, com isso, há mais de um caminho para um pacote de dados trafegar da origem até o destino.

O quadro criado pela camada Link de Dados é enviado para a camada Física, que converte esse quadro em sinais elétricos para serem enviados através do cabo da rede.

Quando o receptor recebe um quadro, a sua camada Link de Dados confere se o dado chegou íntegro, refazendo o CRC. Se os dados estão o.k., ele envia uma confirmação de recebimento (chamada acknowledge ou simplesmente ack). Caso essa confirmação não seja recebida, a camada Link de Dados do transmissor reenvia o quadro, já que ele não chegou até o receptor ou então chegou com os dados corrompidos. Nós já havíamos visto esse princípio de correção de erros no tópico Conceitos Básicos.

CAMADA 4 - TRANSPORTE

A camada de Transporte é responsável por pegar os dados enviados pela camada de Sessão e dividi-los em pacotes que serão transmitidos pela rede, ou, melhor dizendo, repassados para a camada de Rede. Ela numera os pacotes de cada processo podendo dividí-los se forem muito grandes ou agrupá-los se forem muito pequenos para otimizar a transmissão deles. No receptor, a camada de Transporte é responsável por pegar os pacotes recebidos da camada de Rede e remontar o dado original para enviá-lo à camada de Sessão. Isso inclui controle de fluxo (colocar os pacotes recebidos em ordem, caso eles tenham chegado fora de ordem) e correção de erros, tipicamente enviando para o transmissor uma informação de reconhecimento (acknowledge), informando que o pacote foi recebido com sucesso.

A camada de Transporte separa as camadas de nível de aplicação (camadas 5 a 7) das camadas de nível físico (camadas de 1 a 3). Como você pode facilmente perceber, as camadas de 1 a 3 estão preocupadas com a maneira com que os dados serão transmitidos e recebidos pela rede, mais especificamente com os quadros transmitidos pela rede. Já as camadas de 5 a 7 estão preocupadas com os dados contidos nos pacotes de dados, para serem enviados ou recebidos para a aplicação responsável pelos dados. A camada 4,Transporte, faz a ligação entre esses dois grupos.

CAMADA 5 - SESSÃO

A camada de sessão permite que duas aplicações em computadores diferentes estabeleçam uma sessão de comunicação. Nesta sessão, essas aplicações definem como será feita a transmissão de dados e coloca marcações nos dados que estão sendo transmitidos. Se porventura a rede falhar, os computadores reiniciam a transmissão dos dados a partir da última marcação recebida pelo computador receptor. Esta camada tem mecanismos que organizam e sincronizam o dialogo e gerenciamento da rede, como senha de usuários, conexão dos usuários com a rede, administração das operações. Esta camada recebe solicitações de qualquer camada mais alta e envia informação as camadas inferiores para negociar uma conexão. Feita a conexão ela se comporta como uma interface de comunicação entre a camada de rede e as camadas mais altas. É também responsável pelo término da conexão.

Por exemplo, você está baixando e-mails de um servidor de e-mails e a rede falha. Quando a rede voltar a estar operacional a sua tarefa continuará do ponto em que parou, não sendo necessário reiniciá-la.

CAMADA 6 - APRESENTAÇÃO

A camada de Apresentação, também chamada camada de Tradução, converte o formato do dado recebido pela camada de Aplicação em um formato comum a ser usado na transmissão desse dado, ou seja, um formato entendido pelo protocolo usado, a sintaxe do protocolo. Um exemplo comum é a conversão do padrão de caracteres (código de página) quando, por exemplo, o dispositivo transmissor usa um padrão diferente do ASCII, por exemplo. Pode ter outros usos, como compressão de dados e criptografia.

A compressão de dados pega os dados recebidos da camada sete e os comprime (como se fosse um compactador comumente encontrado em PCs, como o Zip ou o Arj) e a camada 6 do dispositivo receptor fica responsável por descompactar esses dados. A transmissão dos dados torna-se mais rápida, já que haverá menos dados a serem transmitidos: os dados recebidos da camada 7 foram "encolhidos" e enviados à camada 5.

Para aumentar a segurança, pode-se usar algum esquema de criptografia neste nível, sendo que os dados só serão decodificados na camada 6 do dispositivo receptor.

Não existe nenhum tipo de multiplexação nesta camada de protocolo.

CAMADA 7 - APLlCAÇÃO

A camada de aplicação faz a interface entre o protocolo de comunicação e o aplicativo que pediu ou receberá a informação através da rede. Por exemplo, se você quiser baixar o seu e-mail com seu aplicativo de e-mail. ele entrará em contato com a camada de Aplicação do protocolo de rede efetuando este pedido. É a camada mais alta. Não tem nada a ver com uso de programas, como Word ou Photoshop por exemplo, na verdade é um meio de os aplicativos comunicarem-se com a rede, é um meio para divulgar quais serviços estão disponíveis na rede também. Por exemplo: o serviço de e-mail. Ele usará os protocolos correspondentes smtp e pop e indicará que este serviço esta presente na rede. Para o browser, ele usará o protocolo http.

Os limites entre cada camada adjacente são chamados de interfaces. Cada camada oferece um conjunto de serviços à camada superior, usando funções realizadas na própria camada e serviços disponíveis nas camadas inferiores.

Texto extraído do livro Redes de Computadores - Curso Completo

Autor: Mestre Gabriel Torres

Editora Axcel

Itens acrescentados por Deathcon4, tópico postado por Spawlinux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • mês depois...
  • 3 meses depois...
  • 6 meses depois...

Meu Primeiro topico no forum... Gostaria de uma explanação aprofundada sobre:

CAMADA 7 - APLlCAÇÃO

A camada de aplicação faz a interface entre o protocolo de comunicação e o aplicativo que pediu ou receberá a informação através da rede. Por exemplo, se você quiser baixar o seu e-mail com seu aplicativo de e-mail. ele entrará em contato com a camada de Aplicação do protocolo de rede efetuando este pedido.

Entendi tudo ate ali..... gostaria de saber como e feito esse pedido, e se possivel, um exemplo pratico.. ^_^ Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Pessoal,

Desculpem a minha ignorância, mas poderiam citar algumas situações práticas onde eu teria que conhecer estas camadas para executar a tarefa. (só por curiosidade).

:stupid:

O modelo de referência OSI, como o próprio nome já diz, é um modelo de referência, ao dividir em camadas as etapas de uma conexão cria-se uma enorme facilidade para muitos desenvolvedores, já que eles podem desenvolver tecnologias para qualquer camada sem se preocupar com as outras.

PS: Atente para o fato de que é apenas um modelo, não é utilizado como um todo, por exemplo, na internet é utilizado o modelo TCP/IP que tem apenas 4 camadas, da mais alta para a mais baixa, são elas:

Aplicação

Transporte

Internet

Rede

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 1 ano depois...
O modelo de referência OSI, como o próprio nome já diz, é um modelo de referência, ao dividir em camadas as etapas de uma conexão cria-se uma enorme facilidade para muitos desenvolvedores, já que eles podem desenvolver tecnologias para qualquer camada sem se preocupar com as outras.

PS: Atente para o fato de que é apenas um modelo, não é utilizado como um todo, por exemplo, na internet é utilizado o modelo TCP/IP que tem apenas 4 camadas, da mais alta para a mais baixa, são elas:

Aplicação

Transporte

Internet

Rede

Abraços

Muito bom! Acredito que a partir do modelo OSI, pode-se criar qualquer protocolo, da mesma forma como foi criado o protocolo TCP/IP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...