Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida básica sobre heatpipes


Gabriel Maial

Posts recomendados

Gente, eu tô com uma dúvida técnica muito básica sobre os heatpipes, e os coolers que usam esta tecnologia para resfriar... esta pergunta não é trivial, e eu gostaria muito que não fossem dadas respostas do tipo "chute", mas sim respostas técnicas e/ou teorias consistentes.

Bem, pelo que eu sei, o heatpipe basicamente é um cano de cobre, com fluido refrigerante dentro, pressurizado, e soldado em ambas as pontas (de forma que o fluido simplesmente permanece estacionário). Parte do tubo é imersa em um local a temperatura alta, a outra parte em um local de temperatura mais baixa.

Sendo assim, o fluido entra em ebulição no local de temperatura alta (a temperatura de ebulição do fluido pode ser regulada pela pressão inicial que se coloca na fabricação do tubo), evapora, e vai ser resfriado no topo do tubo, na região fria. Tudo ocorre por ação da gravidade, o fluido líquido sendo mais pesado desce, enquanto o gás sobe.

Este é exatamente o problema. Eu canso de ver coolers com aparência simétrica em relação aos planos verticais, mas o que acontece é que as placas mães de 90% dos computadores ficam em pé (padrão mini, mid, e torre), de forma que o líquido não ficaria concentrado na superfície do processador, mas sim na parte mais "baixa" do cooler, não?

Um exemplo é o cooler Zalman CNPS9700 LED. Ele tem um ventilador enorme e os heatpipes contornam a borda interna do ventilador - https://www.clubedohardware.com.br/fullimage.php?image=16015 - O fluido, depois de montado, não se concentraria na lateral esquerda do cooler, em vez de na base? Se é este o caso, como o princípio do heatpipe funciona?

Não seria mais eficiente um cooler que fosse "entortado" para a direita, isto é, que, depois de montado, os heatpipes e as aletas ficassem em uma posição geograficamente superior ao processador, de forma a facilitar o escoamento do fluido de refrigeração?

EDIT: Este post não é uma crítica à Zalman. Os coolers desta empresa são em geral muito bons e superiores à média, e a arquitetura usada por ela nos coolers com heatpipes é bastante similar à de todas as outras empresas do ramo. O cooler da Zalman foi utilizado apenas como exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, como ninguém respondeu, vou pelo lado da lógica da construção do produto.

O Pipe (Cano) é selado hermeticamente a vácuo, o que faz com que sua posição espacial na MoBo/Casemod seja independente para seu processo de resfriamento, é uma questão de tranferência de calor para as aletas que são resfriadas por usa vez pela ventoinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel, não sei se esse conhecimento tu já tem mas é a única coisa que encontrei sobre o assunto:

The basic idea behind heatpipe technology is really simple.

1.) With a tube containing a compressed fluid/gas, the fluid comes in contact with the heat source (the cpu core, in this case) which heats up the volatile fluid and turns it to a gas. The energy is absorbed in the gas production process and is ready for transportation.

2.) The heated gas now travels along the inner portion of the tube where it comes to the cooling portion of the heatsink in this example.

3.) The radiator, with or without a fan, will cool the liquid and transfer the energy (AKA heat) to the radiator to be dispersed to the surrounding air. With the heat removed, the vapor quickly condenses back to a fluid and runs along the inside surface of the pipe, back down to the bottom, where the process can be started all over again.

For another example, you can consider a boiling pot of water with a glass lid as a very very basic heatpipe. When the water boils, the water vapor comes in contact with the cooler glass pot lid which forces the vapor to condense back to water, where it dribbles back down the inside of the lid back into the pot.

It's basic, but it gets the point across.

desculpa não traduzir, mas meu "ingres" não é muito bom e estou com pressa. QQ coisa peguei o material no site:

http://www.tweaknews.net/reviews/zalman_cnps8700led_review/

que é o review de um cooler que estou de olho....

é básico mesmo, mas espero ter ajudado em alguma coisa!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, não foi isso... isso explica a teoria de funcionamento, muito bem até, mas o que tá me pegando é esse detalhe técnico.

===> Princípio de funcionamento teórico

O Heatpipe tem o princípio de funcionamento de uma chaleira (claro que o objetivo é esfriar a fonte de calor, não ferver a água). Qualquer um que ferva água pra fazer miojo sabe que depois que a água começa a ferver pode colocar no fogo baixo que a água continua fervendo, e a temperatura não muda (ou seja, fica no ponto de ebulição da água na pressão atmosférica, aproximadamente 100°C). O que muda é a quantidade de calor transferida, e a quantidade de água que evapora.

Ou seja, para um fogo alto, evapora muita água. Para um fogo baixo, evapora pouca. Para ambos, a temperatura é de 100°C, ou seja, fixa! Os Heatpipes exploram essa propriedade, de que todo fluido puro ferve a uma temperatura fixa, e esta se mantém fixa até o fim do processo de fervura, ou seja, até todo o fluido virar gás.

E o Heatpipe é um tubo de cobre selado, e dentro existe praticamente apenas fluido refrigerante (que pode estar no estado líquido ou gasoso, dependendo da temperatura).

Desta forma, em teoria, o Heatpipe deve manter o líquido em contato com a fonte de calor (o CPU, por exemplo), e o gás em contato com as aletas de dissipação. Este recurso possibilita dissipar o calor em uma região mais fria e com um melhor fluxo de ar, que é a principal vantagem dos Heatpipes, além da inércia térmica. O líquido esquenta, começa a ferver, transformando-se em gás - esse processo ocorre a temperatura constante - absorvendo calor do bloco mas sem aquecer (a energia alimenta a mudança de fase), depois segue até as aletas, onde vai se condensar e resfriar, transferindo o calor para o ambiente.

Agora, isso tudo eu entendi direitinho...

===> Vamos à dúvida:

Por efeito da gravidade, o líquido (muito mais denso que o gás) ficaria na parte inferior dos tubos, e o gás na parte superior. Como consequência, TODOS os Heatpipes DEVERIAM seguir um padrão de posicionamento, mantendo o bloco de contato (Bloco do CPU, por exemplo) em uma posição geograficamente inferior à do dissipador!

Eu não vejo isso nos coolers atuais. Na verdade, o jeito que os coolers atuais são implicaria que eles foram projetados para trabalhar em pé (ou seja, com a placa-mãe deitada)! Mas na maior parte dos computadores pessoais, a placa-mãe trabalha em pé, presa à lateral direita do gabinete (padrão Torre ATX).

Nesse caso, boa parte do líquido ficaria alocada em uma área em que não haveria contato direto com o bloco do CPU, parte dela inclusive podendo estar em contato direto com as aletas (no meu exemplo, o Zalman CNPS9700 LED provavelmente faz isso, embora eu nunca o tenha testado).

Provavelmente isso não altera a taxa de transferência de calor em condições de operação normais, pois a capacidade térmica do refrigerante no estado líquido é sempre a mesma (e assume-se que sempre haverá ao menos uma camada de líquido sobre a superfície interna do Heatpipe), mas isso pode fazer com que, por exemplo, em um caso de sobrecarga térmica, parte do bloco do cpu esteja em contato com o gás, e não com o líquido (caso boa parte do líquido tenha evaporado), o que pode causar um súbito aumento de temperatura, possivelmente torrando seu processador. Este pico aconteceria por que a capacidade térmica de um gás é MUITO menor que a de um líquido, ou seja, gases dissipam menos calor que os líquidos.

Claro, isso pode ser evitado superdimensionando o cooler (colocando muito mais líquido ou tubos que o necessário, por exemplo), mas é óbvio que um superdimensionamento encarece o preço do produto, além de que a alternativa (que seria simplesmente entortar o cooler de forma que as aletas ficassem mais elevadas que o bloco do CPU) é extremamente simples de se fazer.

===> E a pergunta é: Existe alguma razão em especial para estes coolers seguirem este formato (que a meu ver não é o ideal)?

Eu não acredito que seja um erro das fabricantes. Até por que existem coolers que seguem o padrão "entortado" que eu descrevi. O que eu quero saber é por que existem coolers que não seguem esse padrão, optando por simetria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara lendo a tua duvida direitinho e acho que podemos partir do seguinte principio:

1º os heatpipes são hermeticamente fechados (não sei se é verdade, mas vamos admitir que sim);

2º sendo assim o volume entre liquido e gás DEVE ser constante, independente da quantidade de gas gerado.

3º com a alteração da temperatura do gás, aumentaria a pressão que o vapor exerce no liquido

4º o gas mais quente tende a procurar o local mais frio do heatpipe (equilibrio térmico)

5º resfria até a forma liquida e sofre a pressão do vapor sendo novamente empurrado para a base.

Cara eu sinceramente tentei me basear no principio do Equilibrio Químico, mas faz um tempo da po$#@ que saí do 2º grau e não me lembro direito das propriedades, se alguém puder me corrigir ou dar uma forcinha eu agradeço, pois eu TENTEI deduzir o comportamento do heatpipe. O principio seria esse, mas a justificativa... se algum puder ajudar!!!

Tem propriedades da Termodinamica que explicam a troca constante de forma liquido/gas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1º os heatpipes são hermeticamente fechados (não sei se é verdade, mas vamos admitir que sim);

2º sendo assim o volume entre liquido e gás DEVE ser constante, independente da quantidade de gas gerado.

3º com a alteração da temperatura do gás, aumentaria a pressão que o vapor exerce no liquido

4º o gas mais quente tende a procurar o local mais frio do heatpipe (equilibrio térmico)

5º resfria até a forma liquida e sofre a pressão do vapor sendo novamente empurrado para a base.

Farrapo, tem alguns detalhes...

1° Correto. Os Heatpipes são hermeticamente fechados.

2° Correto. O fluido refrigerante não pode sair, nem ar pode entrar.

3° Correto. Sem sombra de dúvida, se aumenta a quantidade de gás e a temperatura, a pressão aumenta.

4° Errado. O gás não procura automaticamente a menor temperatura. O que acontece é que a densidade do gás é menor que a do líquido, e que a massa específica diminui conforme aumenta a temperatura (princípio do "o quente sobe, o frio desce").

5° Errado. O líquido flui para a parte mais baixa, por ação da gravidade. A pressão do gás atua em todas as direções, por definição.

Tipow, o princípio de funcionamento é esse. Eu tenho certeza disso. Agora, a minha dúvida é sobre a construção do Heatpipe, o que eles usam para contornar o problema de simetria, ou se eles simplesmente superdimensionam tudo e não contornam nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué Farrapo mas ta certo tende-se a um equilibrio térmico.

Gabriel eu entendo o que você quis dizer: algo ligado convexão né?

Convexão também ajudaria, de fato deveria melhor se o pipeline ficasse acima do processador, mas na prática não é só isso que acontesse: tem tbém a diferença na pressão (quente-frio) que dá a maior parte do efeito, e como já dito, o equilibrio termico O "fluido" deveria completar a convexão, mas o fluido acaba se resfriando no caminho porque a convexão é muito lenta. Ou seja nesse caso o funcionamento não é necessariamente o de um radiador de carro, ou watercooler, onde você faz o fluido frio a esfriar a parte quente. pelo contrario aqui o fluido é pra ajudar na dissipação do calor, se você enchesse de um gas volatil beem condutor funcionaria até melhor!

Essa é minha teoria! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

User Z... cara, eu não entendi nada do que você falou. Só sei que você veio com umas convexões, pressão quente-frio, gás condutor... não tem nada de convexão envolvido, o processo é vaporização e condensação. Não tem nenhuma "pressão" interna atuando sobre nada, a pressão toda é a pressão de vapor do próprio fluido, e não atua empurrando nada...

E todo gás é obviamente péssimo condutor, quando comparado à mesma substância líquida. Simplesmente porque as moléculas estão muito mais espaçadas. Basta ferver água: você aguenta um pouco com a mão sobre o vapor, mas nem um pouco com a mão dentro da água fervente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu me referi a convexão por esse comentario:

...Sendo assim, o fluido entra em ebulição no local de temperatura alta (a temperatura de ebulição do fluido pode ser regulada pela pressão inicial que se coloca na fabricação do tubo), evapora, e vai ser resfriado no topo do tubo, na região fria. Tudo ocorre por ação da gravidade, o fluido líquido sendo mais pesado desce, enquanto o gás sobe.

Isso aqui no Brasil pode ser chamado de convexão:D. Mas... eu quis dizer que a convexão influencia muito pouco no funcionamento básico do hetpipe. E o o que faria a grande diferença seria a expansão desse gás, quente (com mais pressão) que levaria o calor mais rápido as outras partes do dissipador(+frio).E que quanto mais condutor e "volatil" for esse fluido melhor o desempenho.
não tem nada de convexão envolvido, o processo é vaporização e condensação

Nesse caso, se o gás se condensar ele tecnicamente não é mais um gás. Esse "condensado" chamei de "gas mais frio", que, se esta mais frio provavelmente tem uma pressão menor.Isso explicaria a expansão do gás que está perto do processador(aquecido/+pessão) para os outros lugares do dissipador(refrescado/-densidade/-pressão). Quanto ao gás se condensar, é possivel, se tiver uma pressão bem alta de gas lá dentro.Mas seria algo quase homogeneo.

Espero ter melhorado a explicação, qualquer coisa pode falar. valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel, não entendo absolutamente nada de heatpipes ou coolers, mas entendo um pouco de física, que, nesse caso, é bem básica por sinal.

Bem, corrijam-me se eu estiver errado, mas o que eu entendi é que no heatpipe existe um líquido de temperatura bem baixa que, com o uso do cooler, entrará em contato com o CPU, resfriando-o. Desta forma, o líquido virará gás, aumentando a pressão de dentro do heatpipe. É aí que eu verifiquei uma falha em seu pensamento, quando voce diz que o gás "não atua empurrando nada". Por a pressão de dentro do heatpipe estar muito grande, esse gás empurrará o líquido que ainda não entrou em contato com o CPU e subirá para que ele transfira seu calor para o dissipador. O líquido, que foi empurrado, entrará em contato com o CPU e o processo recomeçará.

voce disse ao amigo Farrapo que a pressão do gás atua, por definição, em todas as direções e isso está correto; mas, por o gás ser menos denso que o líquido, ele terá a tendência de subir, empurrando o líquido para cima até que o próprio gás fique na parte superior do heatpipe e o líquido na parte de baixo. Um transferindo calor para os dissipadores e o outro resfriando o CPU, respectivamente.

Esse modelo (ou "formato", em suas palavras) é totalmente funcional e sem defeito algum; mas tem suas limitações, pois se a temperatura da CPU for muito grande, acontecerá o que voce disse anteriormente: o líquido se transformará em gás de uma forma tão rápida que o processo de transferência de calor dele para o dissipador não será rápido o suficiente. O gás ficará, por uma maior quantidade de tempo, em contato com o CPU, aumentando a sua temperatura, correndo o risco de queima do processador. Desta forma, os fabricantes do cooler nos informam a resistência térmica que o mesmo suporta para que possamos impedir a ocorrência do que acabei de falar (para que o líquido não se transforme muito rapidamente em gás). Não sei qual é a resistência térmica desse cooler em questão, mas, com toda certeza, ele tem uma.

Bem, com isso tudo dito, acho que consegui responder a sua pergunta do porquê a maioria dos fabricantes de cooler não usa o modelo "entortado". Isso só encareceria o produto e teria a mesma eficiência do modelo adotado no cooler Zalman CNPS9700 LED.

Edit: []s :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

User Z: Convexão é um fluxo como este, mas dentro de uma mesma substância. No caso, haveria um fluxo convectivo do gás (o gás circularia dentro do volume ocupado por ele), e no líquido (o líquido circularia dentro do volume ocupado por ele), mas estas duas substâncias, estando em fases diferentes, não teriam mais contato direto. No caso, a condutividade do gás também não importa, pois o que se utiliza neste conceito é a entalpia de vaporização (ou seja, a energia necessária para se transformar o fluido líquido, numa dada temperatura, em gás na mesma temperatura).

Quanto à pressão, o heatpipe não tem divisões, então todos os pontos dentro dele estão à mesma pressão (a menos de diferenças infinitesimais devido à altura do heatpipe >.>).

Hiperim: Cara, a temperatura do fluido não é baixa. O que acontece é que o fluido tem temperatura de ebulição próxima da temperatura mínima de trabalho do CPU, o que significa que todo o calor gerado é absorvido na vaporização do líquido.

voce disse ao amigo Farrapo que a pressão do gás atua, por definição, em todas as direções e isso está correto; mas, por o gás ser menos denso que o líquido, ele terá a tendência de subir, empurrando o líquido para cima até que o próprio gás fique na parte superior do heatpipe e o líquido na parte de baixo. Um transferindo calor para os dissipadores e o outro resfriando o CPU, respectivamente.Edit: []s :D

Sim, eu tinha dito exatamente isso mais acima, nas outras mensagens. Note, no entanto, que o problema que eu vejo é exatamente isso que você falou:

(...) até que o próprio gás fique na parte superior do heatpipe e o líquido na parte de baixo. Um transferindo calor para os dissipadores e o outro resfriando o CPU, respectivamente.Edit: []s :D

"Até que o gás fique na parte superior e o líquido na inferior", é exatamente o que eu disse o que acontece. Mas, se você pega o cooler e vira de cabeça para baixo, a parte superior vira o bloco, e a inferior vira as aletas, não? O que acontece? É óbvio que o heatpipe não funciona assim, pois o gás vai ficar diretamente em contato com o bloco, e não vai transferir quase nada de calor.

E se, em vez de virarmos totalmente o cooler, virarmos ele de lado, deixando o bloco e as aletas no mesmo nível? Nesse caso, não haverá sempre a mesma quantidade de gás e líquido em contato tanto com o bloco quanto com as aletas? É isso que eu acho pouco eficiente (em teoria).

Esse modelo (ou "formato", em suas palavras) é totalmente funcional e sem defeito algum;(...)Isso só encareceria o produto e teria a mesma eficiência do modelo adotado no cooler Zalman CNPS9700 LED.(...)Edit: []s :D

Agora, como assim ele é funcional, sem defeito algum? Isso nem está em questão, se não funcionasse ninguém comprava. O que eu quero saber é se funciona melhor com placas na horizontal. No estilo desktop em vez de torre. Acho que funciona.

E uma pergunta... quanto você acha que encareceria entortar os heatpipes de um cooler? Você acha que quem já está pagando mais de 200 reais em um cooler não pagaria mais, digamos, 15? E isso pode muito bem ser mais eficiente, eu nunca vi nenhum estudo em relação a isso...

Gemendes: Sim, eu julgo que os heatpipes usados em computadores mini, mid e full tower deveriam ter os dissipadores (a parte das aletas) inclinados de forma que ficassem sempre, depois de montados, em um nível superior ao nível do bloco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas se você não sabe, esse estilo de cooler (torre) foi criado justamente pra proporcionar um melhor fluxo de ar dentro do gabinete...

mas pelo que to vendo, sua dúvida principal é que os heatpipes ficam inclinados e não retos com o heatsink que fica em contato com o processador, certo ? creio que independente da inclinação, o líquido (vapor) contido dentro dos heatpipes faz um ciclo, refrigerando a parte em contato com o processador... e é ainda mais resfriado quando a ventoinha do cooler sopra ar nas aletas, as quais ficam em contato com os heatpipes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oa vou dar minha opnião: pede p/ algum "user" do forum que tenha um Zalman 9700 (p.ex) aferir a temp do micro na posição normal de uso (torre) em determinda aplicação (tipo 30 min de prime95) depois repetir o processo com o gabinete deitado. Vê só, se existir diferença de temperatura (~3ºC já seria o suficiente) com esse processo então REALMENTE a base do cooler teria no hemisferio inferior (gab. "V") liquido e no hemisfério superior gas (coloquei dessa forma pela quantidade predominante e não que tenha apenas um ou outro).

Desculpe a ideia um tanto *****, mas para tirar essa dúvida com certeza só na base da experiencia. Assim tem como descobrir se o cooler na posição deitado perde eficiencia ou não.

PS: concordo com o gemenes sobre o ciclo.

Falou!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mandou bem Farrapo. acho que só a pratica pra testar isso.

Gabriel Maial:Eu entendo seu pensamento. você de estar pensando que é como num ar condicionado, que numa parte o ar está se condensando (ou quase), e na outra se vaporizando (ou quase).

Mas num ar condicionado isso só acontesse porque há uma valvula que separa as pressões de um e de outro, se ela for removida, o gas a alta pressão iria pro lado de baixa pressão, E como eu disse anteriormente, ficariam de forma homogenea ou quase homogenea.

Acredito que esse gas não fique borbulhando como você deve estar pensando aí faria-se muito barulho, como se o gas estivesse vazando!!!. Mas existem os VAPORES. que são gases que confinados a uma pressão x liquefazem-se não por completo, como gas de cozinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, o heatpipe é um cano. Não tem ciclo nenhum nele... pelo menos não desse jeito que vocês estão dizendo (a não ser que eu realmente não esteja entendendo...).

E o heatpipe realmente é feito para uma temperatura X. Mas à medida que o líquido evapora, o gás resultante aumenta a pressão interna, o que altera as propriedades do líquido que sobrou... que nem numa panela de pressão. A que temperatura a água ferve numa panela de pressão? Lá pelos 110, 120 graus?

Bem, gostei da ideia do teste, vou colocar um tópico agorinha mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É.

Ciclo eu diria que não faz mesmo.

Tudo acontesse simultaneamente: o vapor não fica esperando alguma parte evaporar pra se liquefazer.

Eu acredito que num pc tipo torre com um cooler desse a temp da parte de baixo e a de cima não mude muito

Alô é da zalmam? precizo falar com o progetista de vocês!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

User, mercúrio?? Veja bem...

Refrigerante R-134a: Relativamente inerte, entra em ebulição a aproximadamente 40 graus a 10x pressão atmosférica, e é geralmente utilizado em ciclos termodinâmicos. É pouco denso, e tem boa capacidade térmica.

Mercúrio: Tóxico, entra em ebulição acima de 300 graus na pressão atmosférica, altamente denso, e tem boa condutividade, mas péssima capacidade térmica.

O mercúrio com toda certeza não serve. Ele nunca ia entrar em ebulição (não enquanto seu pc funcionasse), e o que interessa no heatpipe é a entalpia de ebulição. Além disso, ele tem péssima capacidade térmica, o que gera uma inércia térmica desprezível (ou seja, o pc aquece rápido e resfria rápido com o mercúrio - não dá tempo de o heatpipe fazer efeito), além de ser tóxico e muito pesado pras placas-mãe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente só p/ esclarecer uma coisa: quando do ciclo eu admiti que seja algo simultaneo e não 1º um e depois o outro (tipo o liq evapora e depois liquefaz novamente) ficam os dois dentro do heatpipe simultaneamente de forma que a VELOCIDADE DE EVAPORAÇÃO SEJA A MESMA DA LIQUEFAÇÃO. Isso tem que ser uma regra, senão se houver diferença nessa velocidade (claro que isso vai depender de uma temperatura limite para o liq em questão) o heatpipe vai perder muito da sua eficiencia devido a motivos já expostos.

Gabriel, concordo que a pressão do vapor altera a propriedade do liquido, mas veja bem, se a maior pressão existe uma maior proximidade das moleculas do liquido e então com molecuas mais proximas qual seria o comportamento do liquido? Lembre que a pressão é determinante em reações de mudança de fase e é isso que eu me refiro como "ciclo". Vou perguntar a um amigo meu que faz eng. química p/ poder ter informações precisas p/ justificar e explicar melhor meu pensamento (acho que não estou conseguindo explicar o que eu quero dizer).

E outra coisa: esse tópico tá ficando MASSA!!!!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para vocês entenderem como é interessante..

Se eu colocar dentro do pipe o refrigerante R-134a a 10 atmosferas (1Mpa), ele entra em ebulição (começa a funcionar) a 40 graus celsius.

Se, no entanto, eu quiser regulá-lo para 0 graus celsius, basta eu colocá-lo a 3 atmosferas (0,3Mpa), ele vai entrar em ebulição a 0 graus. Claro, isso só funciona bem se as aletas estiverem a uma temperatura menor que 0 graus...

Assumindo que 20-25 graus seja a temperatura de trabalho considerada "inicial" para o heatpipe, eu estimo que a pressão interna para um heatpipe a essa temperatura seja de aproximadamente 6 atmosferas.

Isso significa que o líquido dentro do heatpipe começaria a evaporar a 20-25 graus, formando gás. O gás aumenta a pressão interna, aumentando o ponto de ebulição do líquido remanescente.... o que significa que o heatpipe, dentro de uma faixa de temperatura, atua muito bem (ele automaticamente ajusta sua temperatura de trabalho!).

Mas isso significa que, no heatpipe trabalhando a, por exemplo, 60 graus, existe gás constantemente dentro do pipe, e se este gás estiver em contato com o bloco do processador, em vez das aletas, pode dar problema devido à pouca condutividade e pouca capacidade térmica dos gases em geral. E foi isso que deu origem à minha dúvida..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...