Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro na Atualização BIOS - Asus M3A


Posts recomendados

Olá galera.....estou precisando de fazer uma atualização da bios...

Quando ligo meu pc. da um Bip normal e dois rapidos e pronto pra continuar tenho que precionar F1 e entrar no Setup ai sim ele processa normal toda vez que desligo o o nobreak ele faz isso... estava pensando em atualizar também minha bios.....

Alguem ai pode me ajuda,,,,passo a passo por favor!!! conseguir as seguintes informações do meu pc.....

OS: WINDOWS XP

CHIP: SST 49LF004B

BIOS SIZE: 524288 BYTES

BOOT BLOCK SIZE: 24576 BYTES

WRAM SIZE: 0 BYTES

CORE VERSION: 08.00.11

RELEASE DATE: 11/11/05

SYSTEM ROM ID: M861G

Amibios

placa MÃe Pc Chips M861g Via 1.6

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho sinal de vídeo!

Como vou trabalhar no micro????

Obrigado pelas respostas

Não precisa do windows a funcionar .

O pc não inicia o POST ?

Esse Mb deve permitir recuperar mesmo bios corrompidos.

Veja no manual o que diz respeito a EZ flash e Asus crashfree bios.

Em principio ate pode faxer o recover do próprio cd de drivers .

Paguna 68 do manual

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro: Não tenho sinal de vídeo, portanto não tenho como ver nada o que acontece.

Segundo: Já inseri o CD da placa mãe e ao iniciar o micro lê mas depois para e nada mais acontece e novamente nao sei o que está acontencendo.

Depois de pesquisar muito acabei encontrando algo interessante na prórpria caixa da placa mãe, que é o CrashFree BIOS 3.

Segundo a Asus, é possível recuperar a bios a partir de um pen-drive USB menor que 8GB que deverá conter na raíz o arquivo .ROM da bios original.

No manual tem um trecho que explica os passos, só que não é ilustrado.Provavelmente a restauração acontece sem o usuário perceber.

No momento mandei a placa para garantia pra ver se consigo. Caso contrário vou tentar este método.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recebi a garantia da placa mãe, veio uma nova.

Mas o problema para quem não pode contar com a garantia aínda não tem respostas certas, portanto descrevo aqui o que aprendi com este problema e poderá ajudar os futuros azarados em atualização de BIOS.

1 - Meu problema se resumiu a não ter sinal de vídeo principalmente, o que impede a visualização do erro.

2 - Não pude constatar os bips da placa mãe para este problema pois não tinha percebido que eu estava sem Speaker ligado na MB.

3 - A BIOS deste modelo é AMI, é soldada e é minúscula.

4 - Tentei recuperar pelo CD da placa mãe, sem sucesso.Não tentei o recurso CrashFreeBios3 que ela dispõe, onde deve-se inserir um Pendrive formatado menor que 8Gb com o arquivo .ROM na raiz do mesmo.Segundo a Asus o sistema lê e regrava a BIOS se recuperando desta forma.

5 - Conforme o manual a única interfaçe com a BIOS nestes casos resume-se a conexão SPI (Serial Peripheral Interface) que acontece por meio de um equipamento adequado com cabo específico que deve ser espetado nos contatos situados na placa mãe (mesmo tipo de contato dos Jumpers, tem impresso SPI ao seu redor) e possibilita a reprogramação.Mas não se iluda com estes gravadores a venda que mesmo dizendo conectar com SPI, geralmente só conseguem programar BIOS até 4Mb.A maioria das BIOS das MB atuais começam em 8Mb.

6 - Em contato com a MoboFix, informaram que aínda não possuem equipamento adequado para programar BIOS SPI de 8Mb, mas estavam providenciando para o próximo mês.

7 - Dê preferência à atualização de BIOS pelo Prompt dando boot em um pen-drive pois os Disketes costumam corromper os arquivos facilmente.Uma atualização por utilitário em ambiente Windows fica vulnerável a travadas do Sistema Operacional e falhas no software utilitário.

Bom, com certeza vou me aventurar mais vezes com atualização de BIOS, inclusive ja estou pensando em uma neste momento para resolver uma incompatibilidade de memórias.

Espero ter ajudado e agradeço a todos que se envolveram...

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um PC com as seguintes configurações:

MOBO ASUS M3A

PHENOM X4 9600

VGA RADEON HD3870 512MB

2GB MEMORIA RAM 667

WD IDE 320GB

DVD/CD RW SATA

FONTE CORSAIR 550W REAL

porém, não consigui instalar o XP x64 (64Bits), somente consigo instalar o XP x86 (32Bits)

acredito que seja preciso atualizar o BIOS, mas não entendo muito disso.. o que realmente preciso fazer no BIOS para conseguir instalar o XP x64 ou qualquer dos VISTA??

quero deixar meu PC da melhor forma possivel, tanto para jogos, como para trabalhar com vídeo no Premiere e After Effetcs.

valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como não podia faltar, novamente estou me incomodando com esta placa mãe.

Ontem depois de usar por 2 horas o PC, reiniciei para entrar no XP e não deu mais sinal de vida.

Voltou a acontecer como na primeira placa.Como se a BIOS tivesse ido pro espaço.

Não funciona mais.Tudo liga mas não da bip nem sinal de vídeo.

Já é a segunda M3A que incomoda e esta não aconteceu com uma intervenção na BIOS como na anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bom, eu testaria outra fonte, para a placa ficar dando esses tipos de problemas, tem que estar dando alguma variação de tensão e tudo mais, muitos tem essa M3A e não tem tido problemas com ela... Seu caso realmente é espantoso...

Quando você trocou a placa você pegou a mesma revisão ou versão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, esta fonte é uma Corsair VX550W nova, ela deve ter umas 12 horas de uso só pois à usei apenas com essa nova configuração de PC.

É uma possibilidade, caso eu não mandar a Placa mãe para a garantia vou fazer este teste, mas não acredito que seja.

Não sei se o problema é num lote, revisão de fabricação ou o que, só sei que os sintomas são os mesmos que o da placa anterior.

Muitas pessoas podem não reclamar dela por que não possuem uma configuração de hardware como a minha, eu uso um X2 e não um Phenom.

Simplesmente nunca passei por nada parecido e nem vi relatos também de pessoas que tenham a M3A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou com problema parecido com Minha P5W Dh Deluxe...

Ao reiniciar a máquina, o pc acusou problema no BIOS e pediu que inserisse um CD/DVD ou pendrive com o BIOS, porém como não havia naquele momento, desliguei e depois disso o PC liga, porém não dá POST e nem BEEP.

Alguém já usou esses prgramas da ASUS para recurar ? (mesmo sem da POST).

Basta colocar um arquivo do BIOS (.rom) no penadrive e reiniciar pressionaldo ALT+F2 com o pendrive conectado na USB ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É galera, toh vendo q escapei desse "pepino" chamado M3A, fiquei muito tempo ponderando se eu comprava ela ou não, principalmente por já estar preparada pros Phenoms e por suportar memórias RAM de 1066 Mhz...mas depois q andei peskisando pelos sites por aí vi q ela está cheio de probleminhas e bugs ainda não resolvidos (claro q com as futuras atualizações esses problemas supostamente devem ser consertados), por isso optei em pegar uma M2N32-SLI DELUXE WIFI, é mais antiga mas tem mais desempenho e é mais confiável...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitas pessoas podem não reclamar dela por que não possuem uma configuração de hardware como a minha, eu uso um X2 e não um Phenom.

Simplesmente nunca passei por nada parecido e nem vi relatos também de pessoas que tenham a M3A.

é...eu comprei a M3A também...n cheguei nem a configura o Setup...e o pc desligou...testei as peças tipo memoria, hd, placa de video, fonte etc...e tudo na mesma...dava uns bips....ai limpei os modulos de memoria e o soquete..ai paro de bipa, so q ai n chegava mais o sinal de video( como você disse ai no seu) e n bipava mais...ai desmontei tudo e levei hoje na garantia..to com uma M3A nova ja...vou montar aqui de novo e ve c vai dar certo.....+ ta fod....muitos erros nessa placa....(pelo q vi em uns foruns) se der + algum problema eu pego outra...eu também uso um X2...(5200+) não sei c tem algo a ver, talvez alguma incompatibilidade....minha fonte é uma real da CoolerMaster 460W....vmo ve no que da aqui....vou montar ele agora mesmo...Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha o q achei nu site da asus

http://support.asus.com/download/download.aspx?SLanguage=pt-br

..................2008/03/21 Actualização

0702 BIOS for M3A

1. Fixed AM2+ CPU ratio x.5 clock show error.

2. fixed some certain Blu-Ray DVD can't be detected issue.

3. fixed the issue that the system freezing when using some certain VGA card.

sera algo relacionado ao "nosso" processador AM2....devemos fazer a atualização? o leva pra garantia pra eles atualizar ( se der algum problema na hora de atualizar..eles q se virem...)

vou montar aqui e ve no que da....:unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lol...montei tudo ..ai beleza...quando liguei...cade a imagem no monitor ( = o cara ai) ai falei q ***** é essa...+ pelo menos o pc n desligo..so n entro imagem...ai fui olhando o maual pra ve q q tinha de errado....ate q cheguei na parte ATX sobre o power suply (algo assim), q o pino das fontes 2.0 ou superior oferecen aquele de 12V...ai fala q c o monitor fik em stand bay pra aperta o botão do power suply (n sei q botão) ai embaxo vem falando que o minimo recomendado que devemos oferecer é de 600W lol...minha fonte he de 460W (real)...ai falei, agora que *****....

vou ver c pego uma fonte + fods pra ve c funciona...vou ve com o cara c eu pagar + um x c ele me da uma de 600+ (garantia ainda, + n sei c o cara faz isso)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é...eu comprei a M3A também...n cheguei nem a configura o Setup...e o pc desligou...testei as peças tipo memoria, hd, placa de video, fonte etc...e tudo na mesma...dava uns bips....ai limpei os modulos de memoria e o soquete..ai paro de bipa, so q ai n chegava mais o sinal de video( como você disse ai no seu) e n bipava mais...ai desmontei tudo e levei hoje na garantia..to com uma M3A nova ja...vou montar aqui de novo e ve c vai dar certo.....+ ta fod....muitos erros nessa placa....(pelo q vi em uns foruns) se der + algum problema eu pego outra...eu também uso um X2...(5200+) não sei c tem algo a ver, talvez alguma incompatibilidade....minha fonte é uma real da CoolerMaster 460W....vmo ve no que da aqui....vou montar ele agora mesmo...Falou

Agora apareceu alguém com o mesmo problema praticamente.Tendo um AM2 espetado e nem sinal de vídeo.

Acho que agora dá pra dizer que algo errado tem nessas Asus M3A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha o q achei nu site da asus

http://support.asus.com/download/download.aspx?SLanguage=pt-br

..................2008/03/21 Actualização

0702 BIOS for M3A

1. Fixed AM2+ CPU ratio x.5 clock show error.

2. fixed some certain Blu-Ray DVD can't be detected issue.

3. fixed the issue that the system freezing when using some certain VGA card.

sera algo relacionado ao "nosso" processador AM2....devemos fazer a atualização? o leva pra garantia pra eles atualizar ( se der algum problema na hora de atualizar..eles q se virem...)

vou montar aqui e ve no que da....:unsure:

Cara, fazer atualização não resolve pois a minha segunda Asus M3A estava funcionando com a bios 0805 e deu @#$!!!!##$ também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lol...montei tudo ..ai beleza...quando liguei...cade a imagem no monitor ( = o cara ai) ai falei q ***** é essa...+ pelo menos o pc n desligo..so n entro imagem...ai fui olhando o maual pra ve q q tinha de errado....ate q cheguei na parte ATX sobre o power suply (algo assim), q o pino das fontes 2.0 ou superior oferecen aquele de 12V...ai fala q c o monitor fik em stand bay pra aperta o botão do power suply (n sei q botão) ai embaxo vem falando que o minimo recomendado que devemos oferecer é de 600W lol...minha fonte he de 460W (real)...ai falei, agora que *****....

vou ver c pego uma fonte + fods pra ve c funciona...vou ve com o cara c eu pagar + um x c ele me da uma de 600+ (garantia ainda, + n sei c o cara faz isso)

Cara, não entendi o que você quis dizer, pois uma placa mãe deste porte não deve especificar um mínimo de potência de 600W jamais.O que via demandar potência é o restante da configuração onde por exemplo só uma placa de vídeo atual consome mais que o Processador e a Placa Mãe juntos.

Que botão é esse??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, não entendi o que você quis dizer, pois uma placa mãe deste porte não deve especificar um mínimo de potência de 600W jamais.O que via demandar potência é o restante da configuração onde por exemplo só uma placa de vídeo atual consome mais que o Processador e a Placa Mãe juntos.

Que botão é esse??

O manual deve se referir ao botão da fonte talvez .... mais não é esse o seu problema...:huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...