Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aparelhos 4G funcionam 3G?

Posts recomendados

Eai galera!

Bom, estou pensando em pedir para um amigo comprar um Nexus7, já que ele vai pros EUA, e queria saber se o 3g daqui do Brasil irá funcionar no Nexus7 (versão 4g).

Pelo que entendi, o fato de uma conexão ser 4g significa que ela tem 4 tipos conexões (WiMAX, LTE e mais duas que não lembro) em uma só, certo?! Logo, as conexões 3g funcionariam no aparelho 4g?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LTE opera em faixas de frequências específicas aqui no Brasil e em outros países. A Claro por exemplo roda o 4G nas faixas de 2.5GHz a 2.69GHz. Para que o seu aparelho 4G seja compatível então com a Claro ele obrigatoriamente deve ter suporte à essas frequências. Uma comparação rápida: o 4G da AT&T nos EUA operará nas faixas de 704MHz a 746MHz, logo um aparelho 4G que opera na rede da AT&T dificilmente funcionará na Claro aqui no Brasil.

Por outro lado a retrocompatibilidade do 4G com o 3G é possível só que mais provavelmente se o 4G tiver suporte na operadora onde se pretende utilizar também o 3G por causa das frequências. O HSPA+ é o "mocinho" por trás de tudo!

Então:

"... o 3g daqui do Brasil irá funcionar no Nexus7 (versão 4g)."
Minha melhor resposta seria: provavelmente não.
Link para o comentário

Tem que verificar quais faixas de frequência ele suporta no 3G.

http://www.gsmarena.com/asus_google_nexus_7_cellular-5091.php

Esse aqui, por exemplo, funciona aqui no brasil.

3G Network HSDPA 850 / 900 / 1700 / 1900 / 2100

Aqui temos operadoras que operam nessas frequências. Acho que na 850MHz e 2,1GHz.

Ah, e esse modelo não tem 4G.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...