Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a melhor solução de Internet (fibra óptica ou normal)?

nickdahigh

Posts recomendados

Olá. Trabalho numa empresa que tem algumas filiais distribuídas pela cidade.

Elas todas precisam se comunicar em alta velocidade.

Gostaria de saber qual a melhor solução de internet.

Contratar para cada filial um link dedicado de 2Mbits.

Ou se poderia contratar para somente a matriz uma conexão de digamos, 8Mbits/fibra óptica e distribuir para todas via rádio.

Isso seria viável? Será que as filiais que recebessem o sinal poderiam fazer o upload em alta velocidade também.

Gostaria de saber qual a melhor solução no meu caso.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo da sua necessidade, que você ainda não especificou qual é, tanto uma conexão ADSL mais básica quanto um enlace síncrono de fibra ótica de alta velocidade se aplicam.

Quais são as operadoras que oferecem serviços para empresas na sua região e qual a sua necessidade/uso dos links?

Link para o comentário

Dependendo da sua necessidade, que você ainda não especificou qual é, tanto uma conexão ADSL mais básica quanto um enlace síncrono de fibra ótica de alta velocidade se aplicam.

Quais são as operadoras que oferecem serviços para empresas na sua região e qual a sua necessidade/uso dos links?

Olá. Seria usado para rodar diversos programas que acessam bancos de dados, e tanto a matriz quanto as filiais tem que ter sempre os dados atualizados em tempo real. A diretoria também quer criar uma VLAN entre todos.

Algumas empresas de software falaram que a internet aqui "era muito fraca"

A respeito da Internet na região, a mais utilizada por todos é conexao 1Mb/down 300Kb/up da Oi (é a mais barata tb)

Daí temos os links dedicados da Oi, a partir de 1Mb (down/up, e 100% dizem eles).

Daí surgiu a pouco tempo a fibra óptica da Copel, a qual link dedicado de 4Mb sai pelo mesmo preço do 1Mb dedicado da Oi.

Link para o comentário

Puxa eu não diria que seria uma "dúvida" entre continuar com a Oi ADSL 1Mb/s e migrar para 4Mb/s fibra ótica da Copel, e ainda pelo mesmo preço!

E acho que nem preciso mencionar, mas a sua necessidade exige muita banda, com SLA de no mínimo 99,99% do tempo. Se ainda não migrou/contratou a fibra da Copel até ler esta mensagem, após lê-la contrate imediatamente!

Link para o comentário

Puxa eu não diria que seria uma "dúvida" entre continuar com a Oi ADSL 1Mb/s e migrar para 4Mb/s fibra ótica da Copel, e ainda pelo mesmo preço!

E acho que nem preciso mencionar, mas a sua necessidade exige muita banda, com SLA de no mínimo 99,99% do tempo. Se ainda não migrou/contratou a fibra da Copel até ler esta mensagem, após lê-la contrate imediatamente!

Verdade, esse link de fribra óptica realmente está mais em conta.

Então, o link mais barato da copel é cerca de R$ 500,00 (2Mb), e o de 8Mb acho que é +- R$ 1.600. Vamos deixar a Oi de lado e assumir que vou contratar esse da Copel, por razões de preço.

Digamos que tenha 5 lugares na cidade que preciso de acesso. (matriz + 4 filiais)

Minha dúvida é se deveria contratar um link de 2Mb pra cada um dos 5 lugares, OU se seria viável/melhor contratar somente um de 8Mb e distribuir via rádio para os outros pontos. Em questão de performance, custos de instalação, etc.

Considerando que todos os pontos de acesso precisam alta velocidade up/down.

Abraços !!!

Link para o comentário

Eu no seu lugar pensaria no enlace via rádio apenas como plano B, e a contratação dos links fibra ótica como no plano A. 2Mb/s para cada filial não me parece pouco, ainda mais sendo síncrono (upload = download). Definitivamente é melhor que distribuir via aérea, que mesmo tendo a "mesma velocidade" de um link fibra ótica é muito mais suscetível à falhas e interferências externas, intempéries e custo de manutenção também ser desanimador.

Link para o comentário

Eu no seu lugar pensaria no enlace via rádio apenas como plano B, e a contratação dos links fibra ótica como no plano A. 2Mb/s para cada filial não me parece pouco, ainda mais sendo síncrono (upload = download). Definitivamente é melhor que distribuir via aérea, que mesmo tendo a "mesma velocidade" de um link fibra ótica é muito mais suscetível à falhas e interferências externas, intempéries e custo de manutenção também ser desanimador.

obrigado linio, !!

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...