Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SATA 3: Nova Mobo ou Controladora PCIe?

bhmp

Posts recomendados

Olá pessoal...

Criei um tópico esses dias atrás mas ele não vai mais me servir...

É o seguinte:

Meu PC ta demorando mais de 4 minutos e 25 segundos para ficar "pronto para uso", contando após terminar a inicializaçao da BIOS...

Tenho 3 HD's, o primario está apenas com 10Gb sobrando, mas tenho jogos da Steam (instalada no primario) nos meus outros HD's, programas instalados no secundário e etc...

Penso em comprar um SSD para agilizar todo o meu sistema, para o Windows e programas leves penso no OCZ Vertex 4 128Gb (consigo ele por R$398,00)... E um outro SSD principalmente para jogos, um SanDisk Extreme de 240Gb (consigo por R$549,00)...

O problema é que minha mobo nao tem Sata III, entaão me sobra três alternativas:

* Ligar os SSD na porta SATA II

* Comprar uma placa Controladora PCIe com portas SATA III, como a Comtac 9197

* Comprar uma nova mobo, que acarreta novas RAM e novo CPU...

Agora me vem outras perguntas, Seria a Placa Controladora eficiente o bastante para simular a velocidade de uma porta 6Gbp/s, e fazer os SSDs funcionarem perfeitamente?

Se ligar os SSDs na SATA II, vou ter uma melhora em tempo de boot e etc em relaçao ao meu HD?

Ou devo investir numa mobo, RAM e CPU novas para colocar os SSDs e utilizá-las com máxima eficiencia numa porta SATA III?

Por enquanto posso comprar os SSDs e utilizar nas portas SATA 2, caso haja melhora mesmo. E depois migrar para um novo sistema...

E outra coisa? Se eu realizar uma instalação limpa do Windows, como ficam os jogos e programas instalados nos outros HDs? Vou conseguir rodá-los?

Agradeço desde já...

Bruno Hirt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 3 semanas depois...

Amigo estou a mesma dúvida q você estava. Eu tenho um pc com i7 + placa mãe gigabyte x58 usb3.0 + 1tr de HD e agora estou querendo colocar um ssd corsair neutron gtx 240gb/s + minha placa-mãe nao tem sataaIII, estou querendo colocar a placa controladora 9197 q você citou a cima. você acha q fica legal? Em questão de rendimento do ssd ele vai rodar a 6gb/s com essa placa controladora? Vou colocar o ssd para dar boot do winds 7 x64 + programas q uso com frequencia. Meu pc esta demorando muito para iniciar.

Aguardo resposta, Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

APRENDA A MONTAR COMPUTADORES!

montagem2022-capa-peq.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!