Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dimensionamento de circuito on/off por termistor.

EL RAMONE

Posts recomendados

Olá pessoal, estou querendo fazer um circuito que acho que para quem entende muito de eletrônica seja bem fácil, meu problema é o seguinte:

Tenho um Video Game e ele esquenta MUITO, então eu colei um cooler nele e liguei o cooler num carregador velho de celular. Até ai tudo bem, funciona bem e resfria meu console. Meu problema é que toda hora que eu vou jogar eu tenho que ligar/desligar manualmente da tomada o cooler.

Eu gostaria de montar um circuito o mais simples possível, para que um termistor (ou outra coisa que faça isso) identifique uma temperatura acima de 30°C e ligue o cooler e quando o mesmo resfriar a baixo disso (temperatura ambiente) desligue automaticamente o cooler.

Sou bem leigo em eletrônica mas acho que sou capaz de montar eu mesmo um circuito simples como esse: (http://img259.imageshack.us/i/imagemghj.jpg/)

Meu grande problema é que não tenho certeza se isso é o tipo certo de circuito, se ele vai funcionar ou não, o outro problema é que ele não colocou os valores dos componentes e como sou bem leigo no assunto eu não sei dimensionar esses componentes. Por isso vou por aqui a lista do que eu tenho e se os amigos aqui do fórum poderem me ajudar eu ficaria muito agradecido:

Fonte: 5,7V - 800mA

Cooler: 12V - 0,25A

Temperatura para ligar o cooler: Acima de 30°C (acho que isso ta bom)

Obs.: Quanto mais detalhado o nome e códigos dos componentes melhor para mim, pois eu tenho que ir comprar em outra cidade, se eu comprar errado eu me ferro. heheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...