Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criar máscara de componentes em PCI

CeDahmer

Posts recomendados

Boa tarde...

Para fazer as trilhas das PCIs utilizo uma fresadora CNC, que deixa a PCI muito boa, mas agora estou querendo deixá-la com uma aparencia mais profissional, criando aqueles desenhos dos componentes e seus respectivos nomes, conforme existe na cor branca em outras placas que vejo. Preciso da ajuda dos colegas, pois não faço a mínima ideia de como posso desenhar isso na parte superior da placa.

Para fazer o projeto da placa utilizo o Proteus ARES.

Agradeço a todos aqueles que dedicarem um tempo a me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente!!!

O mesmo processo de estampar figuras num tecido também pode ser usado para estampar os simbolos referentes aos componentes numa placa de circuito impresso.

Para fazer isso basta ter a imagem dos componentes num filme e esta imagem é passada para a tela de serigrafia. Se conheces o processo serigráfico, já sabes o resto.

Claro... para ter qualidade, a trama da tela é fina. Quanto mais fina, mais preciso será o desenho do componente. Mas não precisa ser muito fina. Uma trama de 120 fios já é o suficiente para fazer uma boa máscara para os componentes.

Processo serigráfico é apenas um dos processos. Há outros mas todos eles precisam da imagem dos componentes que será impresso na placa.

E não esquecer que a tinta a ser usada não deve ser solúvel em água. Senão, a impressão feita na placa irá para o espaço se por descuido ela vir a molhar ou receber respingos d'água. O mesmo cuidado que se tem com papel impresso em impressoras jato de tinta. Há tintas adequadas para fazer esse tipo de trabalho na placa conforme a trama da tela serigráfica e o tipo( metálica ou nylon)

As telas serigráficas são metálicas ou de nylon. Conheça o processo serigráfico com um profissional da área na sua cidade. É muito interessante o processo.

Desculpe minha ignorância. Mas esta serigrafia é igual aquela usada para estampar camisetas?

Já havia me passado pela cabeça fazer isso mas achei que a não desse resolução suficiente. Se possível descreva um pouco mais sobre esse método e obrigado pela atenção.

Só para acrescentar...

A resolução da imagem que será impressa depende da trama da tela serigráfica. Como eu disse antes, ou tu procuras um profissional da área ou tu pesquisas no Google a respeito do processo serigráfico.

O pessoal que trabalha com serigrafia para estampar camisas usa trama de baixa resolução para fazer a estampagem das imagens nas camisas mas veja bem.. Processo serigráfico não é usado só para estampar camisas. Esse processo serve para estampar qualquer imagem em qualquer superficie e a resolução da imagem vai depender de vários fatores e quem pode esclarecer isso é alguém da área que conheça isso.

Se você conversar com alguém que só usa um tamanho de trama e só estampa camisas, ele poderá não informar nada porque só conhece o universo de estampagem de camisas. Fora desse universo, ele não conhece.

Processo serigráfico não é só para estampar camisas!

Link para o comentário

Tem pelo método térmico também, que é basicamente você imprimir a máscara de componentes e o lado cobreado feito em algum programa como PCad, Multisim ou Proteus (os mais conhecidos) em uma folha do tipo glossy, logo depois você coloca a folha com a impressão em cima da placa e passa ferro de passar roupa, fica passando por um bom tempo, depois coloque a placa (com o papel junto) dentro de um resíduo com água para poder remover o papel com mais facilidade. Agora é só colocar no pelcloreto de ferro, e aí você faz a mesma coisa para a parte da máscara de componentes.

Ufa. '.'

Meu "tutorial" não ficou com todos detalhes, pesquise aí por "Confecção de placa - método térmico" que vai achar algum com mais detalhes.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

APRENDA TUDO SOBRE HARDWARE!

HARDWARE 2022

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!