Ir ao conteúdo

Duas Fontes No PC

Coollio

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, há um tempo atrás depois de quedas de energia minha fonte queimou, tinha PFC Ativo, 250W reais e chaveamento automático de tensão, então aqui nesse fim de mundo onde eu moro só vendem fontes de *****, maioria 200W e olhe lá, mas o meu pc está reinicializando quando eu jogo games pesados pro meu pc tipow até hoje os únicos que o pc reinicializou foram GTASA e CODMW3, e a temperatura do processador nem ficava tão alta 50-60 graus no jogos, na maioria das vezes 51 graus, como eu não como comprar uma fonte boa agora pela net, eu vou usar outra fonte parecida com a minha, mas será muito arriscado? Tipow eu vi na net uns mecanismos prontos para dar o arranque das duas fontes de uma só vez olhem http://www.lian-li.com/v2/en/product/product06.php?pr_index=108&cl_index=2&sc_index=10&ss_index=19 basicamente é o mesmo que emendar os fios preto e verde das duas fontes, mas eu gostaria de saber, qual é melhor no momento: emendar os fios ou então usar um clipe de papel e realizar um jumper na segunda fonte? Isso é realmente extremamente arriscado ou não é nada demais? Eu usei um programa chamado local cooling e ele diz que eu consumo 150W, não sei se ele é confiável, nem digam pra eu comprar esse power supply que eu não vende em canto nenhum. Mas posso utilizar um desses dois métodos por enquanto sem problemas? Depois vou comprar uma fonte que preste e essas duas... nem sei o que vou fazer. Mas nada de estabilizador vou ligar ambas em 220v no meu filtro de linha.

Postado
Olá pessoal, há um tempo atrás depois de quedas de energia minha fonte queimou, tinha PFC Ativo, 250W reais e chaveamento automático de tensão, então aqui nesse fim de mundo onde eu moro só vendem fontes de *****, maioria 200W e olhe lá, mas o meu pc está reinicializando quando eu jogo games pesados pro meu pc tipow até hoje os únicos que o pc reinicializou foram GTASA e CODMW3, e a temperatura do processador nem ficava tão alta 50-60 graus no jogos, na maioria das vezes 51 graus, como eu não como comprar uma fonte boa agora pela net, eu vou usar outra fonte parecida com a minha, mas será muito arriscado? Tipow eu vi na net uns mecanismos prontos para dar o arranque das duas fontes de uma só vez olhem http://www.lian-li.com/v2/en/product/product06.php?pr_index=108&cl_index=2&sc_index=10&ss_index=19 basicamente é o mesmo que emendar os fios preto e verde das duas fontes, mas eu gostaria de saber, qual é melhor no momento: emendar os fios ou então usar um clipe de papel e realizar um jumper na segunda fonte? Isso é realmente extremamente arriscado ou não é nada demais? Eu usei um programa chamado local cooling e ele diz que eu consumo 150W, não sei se ele é confiável, nem digam pra eu comprar esse power supply que eu não vende em canto nenhum. Mas posso utilizar um desses dois métodos por enquanto sem problemas? Depois vou comprar uma fonte que preste e essas duas... nem sei o que vou fazer. Mas nada de estabilizador vou ligar ambas em 220v no meu filtro de linha.

Esse tipo de gambiarra é perfeitamente possível, mas o que preocupa não é a ligação da fontes e sim a qualidade das mesmas.

Se tiver usando fontes de baixa qualidade terás também o risco em dobro de sofrer problemas diversos com o pc.

Postado

Melhor e única solução verdadeira comprar fonte decente. Se ai não tem, compre pela internet, em lojas confiáveis, e tire o estabilizador.

Postado

Fala Coollio!

Tua pergunta me lembrou uma parada que li algum tempo atrás a respeito de combinar duas ou mais fontes no mesmo PC: http://www.hardocp.com/article/2011/08/24/black_art_dual_psus_in_your_enthusiast_pc/1#.UROe3KVEFfs

Agora...

Esse tipo de gambiarra é perfeitamente possível, mas o que preocupa não é a ligação da fontes e sim a qualidade das mesmas.

Se tiver usando fontes de baixa qualidade terás também o risco em dobro de sofrer problemas diversos com o pc.

Faço as palavras do Divex as minhas. Botar duas bombas no micrão, sei não!

Abraço e juízo!

• Membro VIP
Postado

Lembre-se... Todos os periféricos de um PC, os principais pelo menos, estão ligados via barramento de dados e de endereços e de muitas outras linhas de sinal..

Se parte deles é alimentado por uma fonte e outra parte por outra, pode acontecer de uma das partes ficar mais ou menos tempo sem alimentação na hora de ligar ou na hora de um problema qualquer.. Ai vão ficar pendurados nos barramentos elementos desacordados e sem controle. Isso pode causar conflitos de hardware e problemas dai derivados..

Duas fontes é fria..

Postado

Fala Mestre Faller!

Se parte deles é alimentado por uma fonte e outra parte por outra, pode acontecer de uma das partes ficar mais ou menos tempo sem alimentação na hora de ligar ou na hora de um problema qualquer.. Ai vão ficar pendurados nos barramentos elementos desacordados e sem controle. Isso pode causar conflitos de hardware e problemas dai derivados..

Pensei que não haveria problema algum, ainda mais lendo essa matéria da OCP a respeito desta modalidade de alimentação.

Mas o pino PS ON (verde) não seria responsável pelo desligamento de ambas as fontes, já que a comunicação da fonte "acessória" está atrelada à placamãe, seguindo o raciocínio do teste indicado por mim anteriormente?

Valeu pelas explicações!

Abraço!

• Membro VIP
Postado
Fala Mestre Faller!

Pensei que não haveria problema algum, ainda mais lendo essa matéria da OCP a respeito desta modalidade de alimentação.

Mas o pino PS ON (verde) não seria responsável pelo desligamento de ambas as fontes, já que a comunicação da fonte "acessória" está atrelada à placamãe, seguindo o raciocínio do teste indicado por mim anteriormente?

Valeu pelas explicações!

Abraço!

São dois os sinais envolvidos na interface de comunicação da placa-mãe com a fonte, basta olhar seu timming:

TimingdeumafonteATX.jpg

Veja ai:

PS_ON# que é o fio verde, no conector o pino de número 16 e também o sinal PWR_OK que, que é o fio cinza, de número 8 no conector, que é a resposta da fonte a excitação vinda da placa-mãe.. Não é uma resposta sem sentido.. Ela só assume seu valor alto se todas as três principais tensões da fonte subirem em um tempo que deve estar entre 100 e 500 mili segundos. Fora desse tempo o PC não é liberado a operar, preservando o mesmo..

Veja ai a tabela de tempo. Esse do qual falei se trata do Power OK delay:

PWR_OKcaracteristicasetempos.jpg

Note também que esses sinais tem determinada lógica e não podem ser assim somados, juntados a revelia..

Imagine que um deles, de uma fonte, assuma nível 1 e outro nível zero.. Se juntados qual o nível lógico vai dar??? Nivel meio???

Veja ai o conector co esses sinais:

ConectorATX24inclinado.jpg

Imagine pois que uma fonte, boa, libere e em tempo o sinal PWR_OK indicando que suas tensões estão ok e dentro do prazo (tempo em que deveriam lá chegar) e a outra fonte não.. Como a placa mãe vai entender isso, ou pior, se esse sinal, que é do fio cinza, nem for levado para a placa mãe, o que acontece..

Se PWR_OK subir no tempo de 100 a 500 ms o PC pode operar e a placa mãe libera o esmo para tal..

Se esse sinal não acontecer o que fazer??

Esse tipo de gambiarra só dá certo se tudo com ambas as fontes correr 100% dentro do esperado. Fora disso é uma fonte de problema e pode trazer dano ao seu hardware..

São muitas as combinações de estado que esses sinais (dois fios) de duas diferentes fontes podem assumir, na verdade 16 diferentes condições.. Só garanto operação normal em uma e somente uma dessas 16 situações.. As restantes jogam contra...

Alguns testam a coisa meio capenga (juntar os fios verdes) e, como deveria de se esperar, tudo dá certo, a fonte parte, pois parte até com clipe do fio verde ao terra.. Ai propagam ser essa a solução maravilhosa de juntar duas fontes... É igual colocar no carro só motor de partida, sem freio, sem chave de desligar, nada. Parte, parte mesmo, anda.. Mas como vai parar???

No caso da fonte como fazer se:

- As fontes tiverem tempos muito diferentes de ativação (uma de 0,1 segundo e outra de 0,5 segundos) Você sabe que para um PC isso é uma eternidade e o suficiente para um conflitio de hardware botar muita coisa a perder..

- Se uma das fontes apresentar problema, ela poderá não conseguir desligar o sistema..

Vais arriscar??? Fique a vontade...

Postado

É fria!

Vais arriscar??? Fique a vontade...

O quê? Tô felizão com a minha fonte superdimensionada que não entrega tudo que promete, eahaeuheuh!

Falando sério, Faller, acho que acabei deixando por me influenciar pelos testes de "gambiarras" da OCP. Não sei se pelo fato de usarem duas fontes idênticas tem algum fundamento. Mas prefiro fechar com o certo e depois desta explicação detalhada, nem preciso dizer com quem concordo.

Obrigado por dispensar um pouco de seus conhecimentos e de seu tempo para solucionar minhas dúvidas.

Abraço!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!