Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

12v para 8.4v


Caio Siqueira

Posts recomendados

Tenho a solução perfeita para o seu caso. Com a bateria de 12 volts, recomendo o resistor de 1.8 ohms/14.1 watts. Ele é um resistor de potência com as cores marrom/cinza/dourado.

Na verdade ele converte 13 volts para 8.4 volts por 2800mA. Isso por que a bateria não fornece uma tensão fixa. Os 12 volts da bateria é na verdade a média da variação de tensão oferecida. Então recomendo usar um resistor que protege contra os 13 volts do que o de 12 para não queimar o led.

Mas, se você quiser saber o resistor que converte 12v para 8.4v/2800mA, ele é este:

1.5ohms, 11.8 watts, resistor de potência, cores: marrom/verde/dourado

Se quiser proteger o led mais ainda, aqui está o resistor para 14 volts:

2.2 ohms, 17.2watts, resistor de potência, cores: vermelho/vermelho/dourado

ATENÇÃO: Os resistores comuns são muito diferentes do que os de potência, mesmo que as cores indicadoras sejam as mesmas. Não vá comprar um resistor comum por que ele irá danificar-se na hora e talvez ainda danificar o led. As principais diferenças são:

O resistor comum é muito mais pequeno que o de potência;

O resistor de potência tem os terminais mais grossos e compridos.

Vou postar uma foto aqui, que acabei de tirar. Nela mostra um resistor daqueles que você deve usar( não se preocupe se for um pouco diferente, pois o da foto não é aquele que você vai usar. O da foto é um de 1ohm / 5 watts. o que você comprar pode até mudar a cor, que pode ser verde, e talvez com dissipador, ou então um parecido.) e também tem um mais pequeno, que é bem comum, que suporta menos corrente.

Espero ter ajudado :D

Ah, mais uma coisa: se futuramente você precisar pesquisar sobre resistores, estou te deixando um link que te diz exatamente o resistor que você vai precisar:

http://led.linear1.org/1led.wiz

Basta entrar no site, colocar a tensão da fonte/bateria onde está escrito ''source voltage'' , colocar a tensão de saída no ''diode forward voltage'' e a corrente de saída em ''diode forward current (mA)'' . Não coloque nenhuma letra, só números e pontos.

Eu testei e ele também não aceita vírgulas :D

post-920688-13884964976631_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito esclarecedor! Se não for pedir muito, você poderia dizer qual o calculo para chegar no resultado?

Obrigado

Edit: Estou no celular e nao tinha visto que o link era de um site que calcula exatamente isso. Mas de qualquer forma se souber como calcular ficaria muito grato em saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, mais uma coisa: se futuramente você precisar pesquisar sobre resistores, estou te deixando um link que te diz exatamente o resistor que você vai precisar:

http://led.linear1.org/1led.wiz

Basta entrar no site, colocar a tensão da fonte/bateria onde está escrito ''source voltage'' , colocar a tensão de saída no ''diode forward voltage'' e a corrente de saída em ''diode forward current (mA)'' . Não coloque nenhuma letra, só números e pontos.

Eu testei e ele também não aceita vírgulas :D

Utilize pontos no lugar da virgula, isso se da devido a notação americana onde a virgula é separador de milhar (10,000.00). Sobre o site utilizo este http://ledcalculator.net/.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este site (http://ledcalculator.net) manda usar um resistor de 2 ohms/16w e liga-lo no negativo.

Já este (http://led.linear1.org/1led.wiz) manda usar um resistor de 2.2ohms/17.2w e liga-lo no positivo.

Minha dúvida é, qual deles devo realmente usar e em qual polo devo ligar? Lembrando que para este cálculo usei 14v como a fonte de energia e 8.4v/2800mA para o LED. Estes resistores irão aquecer demais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, vão dissipar coisa de 17 Watts. Não vai dar para colocar o dedo neles se não houver boa dissipação.

Ligar o resistor no positivo ou no negativo dá igual, não existe diferença alguma...

O cálculo correto é Rled = (14V - 8,4V) / 2,8 Amperes = 5,6 Volts / 2,8 Amperes = 2 Ohms

Potência dissipada no resistor = Vresistor ao quadrado / valor do resistor

Pot resistor = 5,6 x 5,6 / 2 = 15,68 Watts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E como pode ser feita esta dissipação? Se não for pra colocar o dedo, existe algum problema no aquecimento deste resistor? Lembrando que irá ficar em uma moto, então o calor dependendo do lugar é normal (motor). Em contra partida pode ser colocado em um lugar que facilite a sua dissipação.

Obrigado pelos cálculos. Era isso que eu queria. Saber calcular manualmente se precisar. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer resistor vai proteger o led . recomendo usar o que tem mais ohms para segurança .quanto a dissipação , pode soldar um pequeno dissipador num dos pinos do resistor. via ajudar um pouco. ou tente colocar um pequeno dissipador no corpo do resistor, usando pasta térmica. isso vai ajudar a reduzir a temperatura. Se não quiser colocar dissipador, compre um mini cooler, eu vi um monte deles numa loja de eletrônica. tem até de 2 cm de diâmetro(minúsculo!)

Não sei como calcular manualmente. Mas acho que nosso amigo Sr. google pode nos ajudar muito a descobrir isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Até existem resistores especializados em melhor dissipar energia, sem levantar muito sua temperatura, mas sao difíceis de se achar, e certo, mais caros..

Veja ai: http://www.rsdobrasil.com.br/produtos/resistores/resistor-de-potencia/resistor-de-potencia-wh50

Ou improvise, faça um sanduiche de resistores entre dissipador e chapa de alumínio..

Veja ai só como exemplo

Resistoresemdissipador_zps12293b35.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E onde posso encontrar estes resistores de potência com estes valores (2ohm / 15,68w)? Se caso não encontrar eu poderia usar outros resistores em paralelo? Desculpe as perguntas, mas é que não entendo nada de eletrônica.

Qualquer configuração de resistores iguais (série ou paralelo) que resulte na resistência desejada, e que a soma das potências seja maior que 15,68 w funciona.

Eu usaria resistores de 20w para dar uma margem de segurança e durabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...