Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gargoyle - firmware alternativo para roteadores


marcelogon

Posts recomendados

56 minutos atrás, Blacklynx disse:

@marcelogon, essa versão customizada do gargoyle feita pelo usuário ispyisail https://www.gargoyle-router.com/phpbb/viewtopic.php?f=14&t=8765 é confiável?

 

Parece que ele sempre lança atualizações constantemente, sempre corrigindo alguns bugs e afins. Será que vale a pena usar as compilações feitas por esse user ou fico mesmo com a versão 1.9.0 oficial?

 

Não conheço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, marcelogon disse:

Não conheço.

Entendi, te perguntei pois pensei que você teria alguma informação sobre essa versão customizada. De acordo com o pessoal do fórum do gargoyle, as versões customizadas desse user são boas, funcionam sem problemas e ainda vem com correções de vários bugs da padrão.

 

Vou testá-la e ver como fica, mas valeu pela info. E aproveitando, sobre a reversão, agora basta eu usar o arquivo desse link http://www.friedzombie.com/tplink-stripped-firmware/ e fazer o upgrade direto pelo gargoyle?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, marcelogon disse:

Sim pode atualizar direto, só preste atenção na versão do seu roteador.

 

Entendi, obrigado pelo aviso. Terminei de configurar o gargoyle, até o momento tá beleza, configurei o controle de banda dele do jeito que queria, ficou ótimo.

 

Wi-fi funcionando normalmente e algo que gostei foi o fato de usar vários dns, acho isso muito bom, pois o gargoyle pode escolher qual deles é o melhor no momento.

 

As outras funções vou aos poucos pesquisando, o principal está funcionando, mas pretendo estudar todas as funções disponíveis dele, para tirar o melhor proveito do firmware e router.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/06/2016 às 12:51, marcelogon disse:

@Blacklynx

 

Coloca umas fotos e explicação de como configurar este controle de banda, pois nunca usei isto e não sei como Faz.

 

@marcelogon, desculpa pela demora em responder sua pergunta, mas está aqui a imagem de como configurei o controle de banda:

 

3nDnQNR.png

 

No momento, estou usando apenas a função "Quotas", pois acho ela bem mais prática que a QoS. Como você pode ver na imagem, não tem muito mistério, você pode criar quotas tanto para um IP ou uma faixa de IP's, ou os dois também é possível.

 

Aqui criei por faixa de IP, deixei os IP's 100 e 101 disponíveis para mim, pois um é para o pc e o outro para o smartphone. Esses dois ips terão acesso livre da banda, podendo utilizar o máximo dela.

 

Já do IP 102  ao 249, no caso é o último ip da faixa criada pelo gargoyle, todos dessa faixa terão a internet limitada, pois como você pode ver na imagem, ao baixarem 1MB tanto pra download ou upload, a quota é ativada imediatamente, os mesmos passarão a ter velocidades estipuladas de acordo como foi configurado a quota.

 

Na minha configuração, se não me engano, estipulei 512kbps para upload e 512kbps para download, assim, todos da faixa de ip 102-249 terão apenas 64KB/s para up/down, e o melhor é que funciona perfeitamente.

 

No firmware padrão da tplink era chato usar o controle de banda, eu usava a mesma configuração nele, mas ele capava a net do ips, mesmo o que eu deixava de fora do controle de banda tinha a velocidade reduzida, coisa que não acontece no gargoyle, nele mesmo com o controle ativado, consigo usar o máximo da internet, achei show isso dele.

 

Dificilmente voltarei para o firmware padrão da tplink, pois além do controle de banda do gargoyle ser mais eficiente, tem inúmeras funções inexistentes no firmware da tplink.

 

Espero que possa ter te ajudado amigo, qualquer dúvida é só perguntar, irei lhe ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal Amigo. Mas 64kb/s não fica muito lento não?

 

Eu já usai a função Restrictions para bloquear a internet  pra minha filha a noite, voce pode escolher os dias( ou todos os dias), escolher pra ter e cortar a internet em vários períodos no mesmo dia. No caso da minha filha eu só deixava liberado direto pra ela na sexta e no sábado, de Domingo a quinta a internet era cortada as 22 horas e retornava as 8 da manhã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso esse esquema de Quota lá nos meus pais (coloquei um WR941ND com Gargoyke lá) já que eles dividem com o vizinho do lado, meti também a limitação de só os MACs cadastrados conseguem conectar na rede wifi, com isso, limitei o vizinho a apenas o note e o smartphone dele.

Pensando em trocar meu WR941ND por outro, estava afim do Dual Band Archer C9 Router Ac1900 mas acredito que não tenha FW da Gargoyle para ele, alguém me indica (se não for incomodo) um TPLink parrudo tipo esse que aceite o FW da Gargoyle?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, dwatashi disse:

@EvertonSSJ4 acho que 802.11ac apenas archer C5 e C7, o C5 tem duas versões, então cuidado para não pegar a versão não suportada.

 

 

Obrigado pela resposta e agora fiquei confuso, é random a chance de acerto na versão que funciona ou tem algum indicativo na caixa que eu possa informar ao vendedor para pegar a versão correta?

Vou catar no ML e ver o que acho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

C7 provavelmente qualquer versão serve, porque é Atheros. Já no C5 apenas a V1 é Atheros, a V2 é Broadcom.

 

O pessoal que mantém o Gargoyle prefere o Atheros porque tem drivers mais abertos que o Broadcom, ao menos li isto em algum lugar. O chipset Broadcom é bom, tanto que os WRTs (OpenWRT, DD-WRT, etc) usavam o WRT54G que era utilizado nele.

 

O Gargoyle é baseado no OpenWRT, alguns usam ele como sistema e o Gargoyle como frontend (para configuração) mas tem que configurar algumas coisas na mão, porque seria uma adaptação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, dwatashi disse:

C7 provavelmente qualquer versão serve, porque é Atheros. Já no C5 apenas a V1 é Atheros, a V2 é Broadcom.

 

O pessoal que mantém o Gargoyle prefere o Atheros porque tem drivers mais abertos que o Broadcom, ao menos li isto em algum lugar. O chipset Broadcom é bom, tanto que os WRTs (OpenWRT, DD-WRT, etc) usavam o WRT54G que era utilizado nele.

 

O Gargoyle é baseado no OpenWRT, alguns usam ele como sistema e o Gargoyle como frontend (para configuração) mas tem que configurar algumas coisas na mão, porque seria uma adaptação.

 

Estou interessado neste modelo (caso seja proibido colocar link de anúncio aqui, avisa que eu deleto):

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-702113807-roteador-wireless-tp-link-dual-band-gigabit-archer-c5-ac1200-_JM 

 

Lendo no fórum Gargoyle, este modelo aceita (só não achei link para download, to bem perdido nisso kkkk)

 

Outro que eu estava afim era esse aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-744437986-roteador-wireless-dual-band-archer-c9-router-ac1900-wifi-_JM

 

Mas este pelo jeito não funciona mesmo.

 

Acredito que com o primeiro modelo (link 1) eu consiga até substituir o modem da GVT (que está em bridge) deixando tudo só neste aparelho ai.

 

O que você acha?

 

Além disso, como encontro o FW gargoyle para o modelo do link 1? Antes era só escrever lá wr941 por exemplo e achava as FW para cada versão, agora não encontro para esse  Dual Band C5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, dwatashi disse:

@EvertonSSJ4 esse C5 não tem suporte, ele provavelmente é V2. O C9 é Broadcom, não tem suporte ainda.

 

Gargoyle direto, apenas Archer C7.

 

Dos Archer tem a versão C2, ele é suportado por OpenWRT mas não tem Gargoyle porque o chipset é Mediatek.

 

 

Este do teu link aceita Gargoyle numa boa então? Devo dizer algo em especial para o vendedor ou posso já comprar esse que vai rodar o FW da Gargoyle nele sem problemas?

 

Desculpe o incomodo e obrigado pela ajuda ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, dwatashi disse:

@EvertonSSJ4 sim, confirmando que seja C7, veja se consegue a versão 2 porque é a suportada oficialmente pelo Gargoyle.

 Este do seu link é C7 aparentemente e nas respostas ele confirma que é versão 2, vou fechar negócio então.

duas dúvidas:

1) Consegue me colar o link do download do FW gargoyle para esse modelo? Não sei o que to fazendo de errado que não encontro...

 

2) será que vou sentir melhoria na rede (interna e externa) brutalmente com a troca de aparelho ou o que eu tenho já tá ótimo?

 

Muito obrigado por tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, dwatashi disse:

@EvertonSSJ4 em teoria seria este, mas olhando, tem um aviso sobre o C7 v2, que alguns enfrentaram problemas.

 

Dê uma olhada no fórum para saber como fizeram para carregar o Gargoyle, porque muitos conseguiram usando o V2.

 

Obrigado, assim que for em casa já vejo este link, estou negociando com o vendedor e realmente é V.2 o aparelho que ele vende.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

Estou pensando em comprar um WDR3600, é um bom roteador?

Minha intenção é explorar funções de controle de banda, deixar um HD externo para usar como DLNA e NAS pelo roteador e também torrents.

Com o  WDR3600 terei um bom suporte ao Gargoyle e poderei usar essas funcionalidades?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 08/06/2016 às 16:40, dwatashi disse:

@EvertonSSJ4 em teoria seria este, mas olhando, tem um aviso sobre o C7 v2, que alguns enfrentaram problemas.

 

Dê uma olhada no fórum para saber como fizeram para carregar o Gargoyle, porque muitos conseguiram usando o V2.

 

Comprei o C7, instalei o FW do link que me passou e tudo ok, está up e ativo (ele tem quase 100MB de memória a mais que o meu antigo router), aproveitei a tarde e refiz regra por regra dos encaminhamentos de portas que uso aqui no Router antigo para o novo TPlink, adicionei os MAC, DNS e tudo mais, ta lindo, porém como ele esta com o FW 1.8++ quando tento autenticar PPPoe a minha GVT ele não autentica, de forma alguma.

 

Já havia enfrentado problema similar ao atualizar o meu WR941ND da 1.62 para uma mais atual e com isso a autenticação PPPoe parava de funcionar, com isso, voltei para a 1.62 e esta funcionando sem problemas até hoje tal autenticação.

Mesmo com a adição dos novos dados de autenticação (agora o usuário é cliente@cliente e senha cliente após a Vivo assumir a GVT), neste TPlink com FW mais atual não vai de forma alguma o PPPoe, já no antigo com a 1.62 está ok (estou usando ele nesse momento para postar aqui).

Teria alguma ideia ou dica? Acredito que a versão 1.62 não tenha para este C7, com isso, além da opção de deixar o Modem fazendo o trabalho de autenticação e o meu router fazendo o roteamento (o que eu não quero pois assim a Vivo consegue acessar o Modem quando bem quer), não sei mais o que fazer.

 

Agradeço quem puder opinar ou tiver ideias de como corrigir esta questão da autenticação PPPoe via GVT com FW acima do 1.62

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, dwatashi disse:

@EvertonSSJ4 pior que não tenho dicas, dê uma olhada no fórum do Gargoyle ou mesmo do Openwrt se encontra dicas para dificuldades no PPPoE.

 

Vou testar colocando o Gargoyle em um dos WR741ND, para ver se o problema ocorre. Qual o erro mostra no log?

 

Vi no fórum Gargoyle que tem outro BR com o mesmo problema, postei lá que enfrento isso e me pediram esse log, como faço para colar aqui o log para você e para eles?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...