Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gargoyle - firmware alternativo para roteadores


marcelogon

Posts recomendados

ja inciciei usando a ultima vs. 1.10, vem funcionando bem porém estou tendo um problema que nao acetertei resolver ainda,

o minha conexão PPPoE fica reconectando de tempo em tempo, sem motivo aparente.

outro foi que ao ativar e configurao o QOS a velocidade contratada fica em menos da metade, e ja verificquei os parametros colocados estão corretos e relação ao minha velocidade, eal ate inciano dentro dos valores, mas com o tempo vai caindo e caindo ate chegar a menos de 50% do meu valor contratado.

algum dos amigos teria ideia do que esta havendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Pessoal,

Sou provedor de internet via radio e estava a procura de um firmware customizado para instalar nos roteadores que são colocados nas casas dos assinantes.

Conheci o OpenWRT, DD-WRT e esse Gargoyle.

Acontece que em questão de layout, esse Gargoyle é mais atraente e pratico de mexer (quem trabalha na área sabe como é o QI dos técnicos instaladores). Então vem a pergunta, como customizar o firmware do Gargoyle com nome do wifi, tipo de autenticação, ativar acesso remoto e logomarca da página. Existe algum tutorial na internet? Todos que encontrei ensinaram apenas a ativar/desativar funcionalidades do firmware, mas nenhum sobre customização.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, guedes jr disse:

ja inciciei usando a ultima vs. 1.10, vem funcionando bem porém estou tendo um problema que nao acetertei resolver ainda,

o minha conexão PPPoE fica reconectando de tempo em tempo, sem motivo aparente.

outro foi que ao ativar e configurao o QOS a velocidade contratada fica em menos da metade, e ja verificquei os parametros colocados estão corretos e relação ao minha velocidade, eal ate inciano dentro dos valores, mas com o tempo vai caindo e caindo ate chegar a menos de 50% do meu valor contratado.

algum dos amigos teria ideia do que esta havendo?

 

Se de tempo em tempo (for a cada 48h) é normal ele renovar a conexão, agora se for abaixo disto (de 2h a 2h, por exemplo), ou é algo na sua configuração ou no FW que instalou.

 

Lembrando que, sempre que atualizar, dê um "reset de fábrica" nele e não puxe backup da versão anterior, refaça as configurações uma por uma, desta forma ele fica "limpo" e sem resquício do FW passado.

 

Anteriormente o Gargoyle nas versões acima da 1.6.x tinha problema de PPPoE, porém foi resolvido neste tópico:

https://www.gargoyle-router.com/phpbb/viewtopic.php?f=11&t=8649 

 

Estou usando a versão 1.10 com PPPoE (50MB GVT, mas não sou fibra) e está autenticando sem problemas (tenho um C7 v.2 e um WR941ND v.2).


Recomendo sempre usar a versão do FW revisada pelo ispyisail, pois ele é responsável pela última revisão (ela pega a oficial, faz uma varredura, limpa e corrige caso encontre algo, após isso ele libera a sua versão):

https://www.gargoyle-router.com/phpbb/viewtopic.php?f=14&t=11305

 

Foi ele quem me auxiliou na resolução do problema do PPPoE que as versões acima da 1.6x tinham.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EvertonSSJ4  Obrigado pelas dicas, vou reinstalar o FW pois estes problemas estão ocorrendo bem antes do periodo de 24/ 48 horas, e nao achei uma forma de monitorar para saber se o problema e no meu router ou no linha do provedor.

Ja estou usando a vs do ispyisail, e nao puxei nenhum backup, a autenticacao PPPoEesta sendo feita sem problemas, o o gpom deixado e em bridge,

outro problema que notei foi que ao ativar o QOS a velocidade cai a quase pela metade, e vai caindo mais com o passar do tempo, porém creio que este seja apenas de configuração por minha parte, ainda procurando mateial para ver qual seria as melhores opções de configurar.

 

Grato,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde, gente.

 

Então, em casa, divido net com pessoas que não sabem assistir um video "duvidoso" (entendam como quiserem) com moderação. Ou seja, meu humilde lolzinho-da-tristeza-absoluta-pós-dia-de-labuta não rola a menos de 200ms de ping antes da meia noite. (normalmente fica em 29ms quando só eu uso)

 

Estamos de mudança, e estou querendo solucionar isso na casa nova sem ter que botar mais uma linha só pra eu usar 2 ou 3 horas por dia. Li bastante aqui no forum sobre QoS, e sobre o que fazer pra solucionar. Quase todos os caminhos levam a "roteador com gargoyle". Não sou total leigo, e sei que vou saber me virar com o equipamento se este garantir o funcionamento(afinal me formei em telecomunicações), mas sou completamente indeciso quando se trata de aquisições.

 

Gostaria de, se possível, alguma indicação de qual o roteador mais "baratinho" e funcional para que eu possa usar o QoS pra manter meus 30ms de ping, enquanto os outros se acabam nos seus videos de bichinhos, boasnoites e "gatinhas". A rede basicamente é um computador cabeado (o meu), 1 notebook e 3 celulares no wireless. (só preciso de garantia de banda no meu computador, pago esta joça pra que?)

 

Desde já, agradeço. 

 

----------------------------------

 

Ah, esqueci de dizer, tenho Net Virtua 15mb, e o roteador é um svg 1202 (então, já vi como botá-lo em bridge). Mas se tivesse uma opção que fosse alimentado por cabo coaxial, seria uma alegria também, assim não ficaria com mais um aparelho ligado e me livraria desse câncer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

Antes da escolha, você precisa verificar quais são os aparelhos suportados pelo firmware:

https://www.gargoyle-router.com/download.php

 

A partir dai, a escolha do aparelho. O ideal é que faça a compra presencial, já que comprando online, você poderá receber uma versão que não possui suporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, ciro-mota disse:

Boa tarde.

 

Antes da escolha, você precisa verificar quais são os aparelhos suportados pelo firmware:

https://www.gargoyle-router.com/download.php

 

A partir dai, a escolha do aparelho. O ideal é que faça a compra presencial, já que comprando online, você poderá receber uma versão que não possui suporte.

 

Mas então, qualquer um roteador com gargoyle vai resolver o meu problema? Não pesquisei muito sobre "O Gargoyle" em si, achei que dependendo do equipamento, determinadas funções fossem diferentes. (No caso, medo de comprar um que viesse sem opção de QoS pro wifi da casa que é o que eu preciso)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, RafaelRSP disse:

 

Mas então, qualquer um roteador com gargoyle vai resolver o meu problema? Não pesquisei muito sobre "O Gargoyle" em si, achei que dependendo do equipamento, determinadas funções fossem diferentes. (No caso, medo de comprar um que viesse sem opção de QoS pro wifi da casa que é o que eu preciso)

Bom dia. o que seria qos pro Wi-Fi?

 

Qos trabalha na camada 3, IP, protocolos, pacotes. você vai criar as regras em cima disso.

 

Acredito que sim, o gargoyle vai oferecer QoS em todos roteadores que o suportam atualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Fernando Mukeka disse:

Bom dia. o que seria qos pro Wi-Fi?

 

Qos trabalha na camada 3, IP, protocolos, pacotes. você vai criar as regras em cima disso.

 

Acredito que sim, o gargoyle vai oferecer QoS em todos roteadores que o suportam atualmente.

É que eu vi uns roteadores que trabalhavam com controle de tráfego pelas portas, mas que pro wifi não tinha controle. (?)

 

Mas beleza, vou ver algum tp-link mais baratinho que suporte o gargoyle... (difícil é encontrar algo aqui em floripa...)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RafaelRSP disse:

É que eu vi uns roteadores que trabalhavam com controle de tráfego pelas portas, mas que pro wifi não tinha controle. (?)

 

Mas beleza, vou ver algum tp-link mais baratinho que suporte o gargoyle... (difícil é encontrar algo aqui em floripa...)

 

 

Realmente, no meu que é um TP-link 841nd. Ele faz esse controle de tráfego (você ta querendo dizer, limitar a banda né?) porém é pelo ip do dispositivo, aí você consegue aplica a vários de uma ves tambem. 

Tem como adicionar plugins nele, mas essa parte eu não sei mexer. Eu tava fuçando aqui e tem bastante coisa:

http://downloads.openwrt.org/chaos_calmer/15.05.1/ar71xx/generic/packages/base/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RafaelRSP disse:

Mas beleza, vou ver algum tp-link mais baratinho que suporte o gargoyle... (difícil é encontrar algo aqui em floripa...)

 

Nao espere que algo barato va dar desempenho alto, ainda mais com funcoes complexas como é o controle de banda que vaiexigir processador e memoria, recomendo investir em um bom roteador, com o maximo que seu bolso permitir, pois o conjunto hardware e FW e que vai influenciar e durar por muito tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, guedes jr disse:

Nao espere que algo barato va dar desempenho alto, ainda mais com funcoes complexas como é o controle de banda que vaiexigir processador e memoria, recomendo investir em um bom roteador, com o maximo que seu bolso permitir, pois o conjunto hardware e FW e que vai influenciar e durar por muito tempo.

 

Grana tá curta... mudança, obra, fim de ano... comprei um wr841nd... será que vai servir? Não quero nada demais, só que meu ping fique baixo. :~

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RafaelRSP disse:

 

Grana tá curta... mudança, obra, fim de ano... comprei um wr841nd... será que vai servir? Não quero nada demais, só que meu ping fique baixo. :~

Aqui funciona de boas. Eu limita a banda do pessoal. Tem 9 hosts aqui. Ainda permito pelo Mac conexão só por Mac autorizado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Fernando Mukeka disse:

Aqui funciona de boas. Eu limita a banda do pessoal. Tem 9 hosts aqui. Ainda permito pelo Mac conexão só por Mac autorizado

 

Tenho um wr841n  com gargoyle instalado tava querendo fazer uso do  QoS para limitar a banda para algumas aplicaçoes quando estou jogando...jogo no ps4 Pes2018 e roda bem sem travamentos mais e so alguem abrir youtube ou netflix que começa a dar lag..e nao consegui fazer o QoS funcionar bem com o Ps4... Tem alguma configuração que de certo??
tenho Internet fibra 15mb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jefferson Felizardo disse:

Tenho um wr841n  com gargoyle instalado tava querendo fazer uso do  QoS para limitar a banda para algumas aplicaçoes quando estou jogando...jogo no ps4 Pes2018 e roda bem sem travamentos mais e so alguem abrir youtube ou netflix que começa a dar lag..e nao consegui fazer o QoS funcionar bem com o Ps4... Tem alguma configuração que de certo??
tenho Internet fibra 15mb

Boa noite. Vamos lá.

 

Pelo que entendi, você e o amigo acima sofrem com latência devido ao estouro de banda. Para este caso eu não recomendo usar a função QoS porque ela eh muito chata e complicada, selecionar porta lógica, protocolo e tal eh só pra quem realmente precisa.

 

No caso de vocês eh pra usar a função QUOTAS do gargoyle. Eh muito simples, atrela um IP a quem você quer bloquear aí vai e cria uma quota pra ele limitado a banda. Aqui funcionou.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Fernando Mukeka disse:

Boa noite. Vamos lá.

 

Pelo que entendi, você e o amigo acima sofrem com latência devido ao estouro de banda. Para este caso eu não recomendo usar a função QoS porque ela eh muito chata e complicada, selecionar porta lógica, protocolo e tal eh só pra quem realmente precisa.

 

No caso de vocês eh pra usar a função QUOTAS do gargoyle. Eh muito simples, atrela um IP a quem você quer bloquear aí vai e cria uma quota pra ele limitado a banda. Aqui funcionou.

 

Boa noite...consegui logo dps de mandar aqui,lendo os comentarios anteriores vi de um cara q falou do QUOTAS e funcionou bem mesmo...obrigado pela ajuda mesmo assim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra pergunta...eu tinha instalado o dd-wrt e ele mostrava o consumo total da minha internet bem fácil de ser ver..tipo dava pra eu saber q eu usei 50gb no mês...e no gargoyle eu não acho o consumo  total...tem algum plugin que de pra instalar pra ele contabilizar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Fernando Mukeka disse:

@Jefferson Felizardo Bom dia. Ele já contabiliza sim mano. Vai em Bandwidth Usage > Bandwidth Usage Table > seleciona por meses:

image.png.37695a2ee42877bcf4d6bb3c6d05b404.png

A tá..obrigado e porque eu não sabia q dava pra mudar  o intervalo lá...só aparecia os minutos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá pessoal, estou tendo alguns problemas para definir o IP LAN do Gargoyle no meu modem. Meu cenário é o seguinte, aqui tenho além do modem da TIM dois TP-links, eu setei as configurações da seguinte forma.

 

192.168.1.1 - Modem TIM

192.168.0.1 - Modem principal de distribuição de sinal (rede e wifi) - TL-WR1043ND

192.168.2.1 - Modem repetidor - TL-WA901ND

 

Depois de instalar o Gargoyle, eu fui em basic e alterei o IP dele conforme citado acima, ele alterou, reiniciou e eu pude conectar por ele normalmente, sem problemas. Mas depois de definir ele como repetidor, não consigo mais acessar a console de gerência a não ser que desligue os outros equipamentos da rede.

 

Isso já aconteceu com alguém? Como posso deixar ele como repetir sem ter problemas na rede?

Quero testar esse sistema nele antes de fazer no modem principal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, wesleysampa disse:

Olá pessoal, estou tendo alguns problemas para definir o IP LAN do Gargoyle no meu modem. Meu cenário é o seguinte, aqui tenho além do modem da TIM dois TP-links, eu setei as configurações da seguinte forma.

 

192.168.1.1 - Modem TIM

192.168.0.1 - Modem principal de distribuição de sinal (rede e wifi) - TL-WR1043ND

192.168.2.1 - Modem repetidor - TL-WA901ND

 

Depois de instalar o Gargoyle, eu fui em basic e alterei o IP dele conforme citado acima, ele alterou, reiniciou e eu pude conectar por ele normalmente, sem problemas. Mas depois de definir ele como repetidor, não consigo mais acessar a console de gerência a não ser que desligue os outros equipamentos da rede.

 

Isso já aconteceu com alguém? Como posso deixar ele como repetir sem ter problemas na rede?

Quero testar esse sistema nele antes de fazer no modem principal.

Bom dia. Vamos lá.

Os modem, na verdade você quer dizer roteador, correto?
Quem distribui ip na sua rede (dhcp)?

Aí eu creio que você tem que deixa somente um aparelho distribuindo o DHCP, a melhor opção é o da TIM, se não for possível, use o de distribuição. E de preferência coloque nos aparelhos ips de redes iguais, por exemplo, 192.168.0.1 e 2.1, use uma das redes pra evitar problemas.

Veja se está pingando seu gateway, depois veja se pinga seu IP que a tim te dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, wesleysampa disse:

Olá pessoal, estou tendo alguns problemas para definir o IP LAN do Gargoyle no meu modem. Meu cenário é o seguinte, aqui tenho além do modem da TIM dois TP-links, eu setei as configurações da seguinte forma.

 

192.168.1.1 - Modem TIM

192.168.0.1 - Modem principal de distribuição de sinal (rede e wifi) - TL-WR1043ND

192.168.2.1 - Modem repetidor - TL-WA901ND

 

Depois de instalar o Gargoyle, eu fui em basic e alterei o IP dele conforme citado acima, ele alterou, reiniciou e eu pude conectar por ele normalmente, sem problemas. Mas depois de definir ele como repetidor, não consigo mais acessar a console de gerência a não ser que desligue os outros equipamentos da rede.

 

Isso já aconteceu com alguém? Como posso deixar ele como repetir sem ter problemas na rede?

Quero testar esse sistema nele antes de fazer no modem principal.

 

O comportamento está correto, se ele vai trabalhar como um repetidor de rede, então quem enviará os IPs a quem estiver conectado ao repetidor, é o roteador principal. Com isso é necessário que desligue o roteador primário ou apenas configure os IPs manualmente no Windows e você conseguirá acesso.

 

No mais, sua rede está ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ciro-mota Eu percebi que o sinal ficou bem melhor do que com a firmware anterior, mas como eu disse acima, após habilitar o recurso de repetição eu não consigo mais acessar o router com o Garguyle.

 

E agora, sempre que eu precisar mexer na console dele, eu terei que desligar o principal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...