Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Suspeita de que realmente seja a fonte o problema

BG Rodrigues

Posts recomendados

Olá gente

Venho experimentando um problema que tem me tirado o sono esses dias: meu pc reinicia do nada SOMENTE em jogos (borderlands 2, deux ex, sleeping dogs, etc).

O grande problema aqui é a ALEATORIEDADE. Às vezes fico duas horas jogando borderlands 2 no máximo sem que nada aconteça, e as vezes jogo por 10 minutos e o pc já reinicia. Hoje fui jogar CS Global Offensive o pc reiniciou enquanto estava carregando o jogo.

Já li diversos tópicos sobre o assunto, e posso afirmar que:

1. O problema não é temperatura. Quando o pc está em full as temperaturas não passam de 67ºC.

2. Já scaneei usando o Kaspersky e não acusou nenhum vírus.

3. Abri o gabinete e o limpei todo, incluindo os pentes de memória.

O que só me resta duas opções: Atualizar o Bios (coisa que não faço a mínima ideia de como fazer), ou a fonte que é o problema, sendo que ela é uma aerocool strike 500W reais. Vale lembrar que o pc já tem 1 ano comigo, e faz duas semanas que esses problemas apareceram.

Desde já agradeço a atenção de todos. Qualquer dica será muito bem vinda. Aqui vai as minhas configurações:

Placa mãe: Intel DH55HC

Processador: Corei7 870

Cooler: CoolerMaster V6

Fonte: Aerocool Strike 80 plus Bronze

Placa de Vídeo: Nvidia Gtx 460

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugestões:

1 - Testar outra fonte.

2 - Tente usar somente um pente de memória e depois alterne tanto de pente quanto de slot.

3 - Mal contato no cabo da fonte, esses cabos quebram por dentro sem aparentar o menor sinal, talvez por isso funcione um tempo sem problemas como você disse e quanto encosta acidentalmente ele reinicia.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário

Sugestões:

1 - Testar outra fonte.

2 - Tente usar somente um pente de memória e depois alterne tanto de pente quanto de slot.

3 - Mal contato no cabo da fonte, esses cabos quebram por dentro sem aparentar o menor sinal, talvez por isso funcione um tempo sem problemas como você disse e quanto encosta acidentalmente ele reinicia.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário

Oi pessoal, e obrigado pelas dicas

1. O pc está ligado diretamente a um no-break de 700 VA

2. Eu infelizmente não tenho uma outra fonte para fazer o teste, mas vou fazer o possível para conseguir uma outra e fazer o teste. Mas caso sirva de alguma coisa, eu usei o prime95 para estressar o pc, e em uma carga de 100% nos cores, a fonte não apresentou nenhum sinal de superaquecimento.

3. Também usei o Memtest para testar a memória RAM, e não apresentou nenhum problema, mas irei fazer a troca de pentes como o amigo Shautox sugeriu.

Link para o comentário

1. O pc está ligado diretamente a um no-break de 700 VA

Então você já encontrou seu problema. E já encontrou também a solução, que é tirar o nobreak daí.

Nobreak comum de 700VA não fornece mais do que 350W. Nele você liga uma fonte de 500W. Certamente liga também o monitor, que junta mais uns 40W. Fique feliz que está só desligando, sem maiores consequências. Resta ainda lembrar que fonte com PFC ativo só em nobreak senoidal.

Link para o comentário

Nossa, sério mesmo Kayke??

Mas esse problema não deveria ter dado há mais tempo? Pois eu tenho esse no-break há uns 6 meses, e só agora que esse problema tem sido apresentado.

Mas se bem que eu já desconfiava disso, e ontem minhas certezas quase que se fizeram 100%. Ontem, logo após postar meu problema aqui no site, houve uma falta de luz. O no-break continuou fornecendo energia, mas ao invés do pc se manter ligado, ele reiniciou!

Então caso esse seja mesmo o problema, que nobreak você me recomenda comprar? E existe a possibilidade do meu no-break estar com algum problema?

Muito obrigado pelas dicas Kayke! :D

Link para o comentário

É o que estou começando a perceber, felipe285.

O que não entendo, é que se o nobreak desde o início não correspondia às minhas configurações, porque ele não deu problema logo de início, ao invés de dar problemas só agora, 7 meses após a sua compra e uso?

Sim, irei pesquisar um bom filtro de linha para atender às minhas necessidades.

Agora, pelo o que andei lendo, para dimensionar um bom nobreak às minhas configurações, devo fazer o seguinte procedimento:

Somar as potências dos equipamentos do pc:

Fonte: 500W

monitor: aprox. 50 W

Amplificador de som: aprox. 40W

Soma: 590W

Para saber o VA do nobreak a ser comprado, deve-se dividir o total por 0,8

590/0.8= 737,5 VA (só aí já vi que meu atual nobreak não corresponde às necessidades)

E então adicionar um fator de segurança de 20%

737,5*1,2= 885 VA

Quer dizer então que para as minhas necessidades, deveria comprar um nobreak de no mínimo 900 VA, certo?

Mas claro, como o amigo felipe falou, se um filtro de linha resolver meu problema, claro que optarei por comprá-lo, já que ele é mais barato. :D

Link para o comentário

• Membro VIP
É o que estou começando a perceber, felipe285.

O que não entendo, é que se o nobreak desde o início não correspondia às minhas configurações, porque ele não deu problema logo de início, ao invés de dar problemas só agora, 7 meses após a sua compra e uso?

Sim, irei pesquisar um bom filtro de linha para atender às minhas necessidades.

Agora, pelo o que andei lendo, para dimensionar um bom nobreak às minhas configurações, devo fazer o seguinte procedimento:

Somar as potências dos equipamentos do pc:

Fonte: 500W

monitor: aprox. 50 W

Amplificador de som: aprox. 40W

Soma: 590W

Para saber o VA do nobreak a ser comprado, deve-se dividir o total por 0,8

590/0.8= 737,5 VA (só aí já vi que meu atual nobreak não corresponde às necessidades)

E então adicionar um fator de segurança de 20%

737,5*1,2= 885 VA

Quer dizer então que para as minhas necessidades, deveria comprar um nobreak de no mínimo 900 VA, certo?

Mas claro, como o amigo felipe falou, se um filtro de linha resolver meu problema, claro que optarei por comprá-lo, já que ele é mais barato. :D

Errado..

Fonte de 500 Watts demanda, em função da eficiência (se for de 80%), coisa de 500/0,80 = 625 Watts

Some ai cerca de 40 Wats do monitor e mais nada.. A gente coloca em um no-break aquelas coisas, equipamentos, que necessitamos manter ligados para não perder algum trabalho numa eventual falta de energia comercial.

Definitivamente não é o caso de uma caixa de som. Vais perder uma musica, é isso??? Ligue essa sua caixa direto, Se faltar energia, sem música...

625 Watts + 40 Watts => arredondemos para 700 Watts certo, para segurança..

A maioria dos no-breaks simples do mercado tem fp (fator de potência) de 0,5.

Desse modo ele tem de poder entregar 700 Watts ou 700W/0,5 = 1.400 VA's

Link para o comentário

Muito obrigado pela contribuição faller

Aliás, pesquisando sobre o assunto, li um tópico seu muito interessante em que você desmistifica a eficiência de estabilizadores. O tópico realmente é muito bom e abriu novos horizontes para entender mais de proteção elétrica em pc's.

Agora, uma ultima duvida: Enquanto não posso comprar um nobreak com as especificações sugeridas aqui, posso ligar sem medo meu pc em um filtro de linha comum? (aqueles de 25 reais achados em qualquer loja de informática)

Desde já muitíssimo obrigado pela colaboração de todos.

Link para o comentário

• Membro VIP
Muito obrigado pela contribuição faller

Aliás, pesquisando sobre o assunto, li um tópico seu muito interessante em que você desmistifica a eficiência de estabilizadores. O tópico realmente é muito bom e abriu novos horizontes para entender mais de proteção elétrica em pc's.

Agora, uma ultima duvida: Enquanto não posso comprar um nobreak com as especificações sugeridas aqui, posso ligar sem medo meu pc em um filtro de linha comum? (aqueles de 25 reais achados em qualquer loja de informática)

Desde já muitíssimo obrigado pela colaboração de todos.

Esses filros de linha d e R$25 são na verdade extensões de tomadas. Por cerca de 20 a mais já compras bons filros de linha como o Clone de código clone 01087 ou o SMS Clean Energy .

Portanto evite esses ultra vagabundos.

Tem ai um tópico que discute bons filtros de linha: http://forum.clubedohardware.com.br/recomendacao-filtro-linha/843871

Tem outro onde são abertos e com fotos de mais de 30 filtros de linha: http://forum.clubedohardware.com.br/voce-ja-viu/812030

Link para o comentário

Obrigado pelas dicas, faller.

Se eu tiver que comprar um filtro de linha, fico com o Sms Clean Energy

Estava pesquisando, e achei esse nobreak aqui:

http://www.computerstore.com.br/Detalhe.cs?categoria=7.2&produto=1676B

As configurações dele atendem minha necessidade, certo? Claro que irei pesquisar mais um pouco, esse preço tá meio salgado, mas quero só saber mesmo se as configurações dele são boas. :D

E outra, o Kayke disse acima que para uma fonte com PRF ativo a onda deve ser senoidal. A desse nobreak é PWM (forma de onda senoidal por aproximação)

Existe algum contra nesse quesito?

Link para o comentário

Obrigado pelas dicas, faller.

Se eu tiver que comprar um filtro de linha, fico com o Sms Clean Energy

Estava pesquisando, e achei esse nobreak aqui:

http://www.computerstore.com.br/Detalhe.cs?categoria=7.2&produto=1676B

As configurações dele atendem minha necessidade, certo? Claro que irei pesquisar mais um pouco, esse preço tá meio salgado, mas quero só saber mesmo se as configurações dele são boas. :D

E outra, o Kayke disse acima que para uma fonte com PRF ativo a onda deve ser senoidal. A desse nobreak é PWM (forma de onda senoidal por aproximação)

Existe algum contra nesse quesito?

Sim, existe. No-breaks com forma de Onda Retangular estressam a fonte e diminui a vida útil da mesma quando há a queda de luz. Devem ser usados apenas para desligar o computador em segurança quando há a queda de energia. Além de trabalhar como estabilizador, em presença de energia.

Se houver a necessidade de um no-break para manter o PC ligado durante a queda de energia, somente um Senoidal de Dupla Conversão.

Link para o comentário

Vish, então não tenho condições de comprar um no-break desses :(

Pelo visto vou ter que optar pela compra do filtro de linha mesmo.

Desculpe pela insegurança gente, mas é porque a minha vida inteira ouvi dizer que ligar computador direto na tomada ou filtro era arriscado, e o mesmo sempre tinha que ser ligado a um estabilizador ou no-break.

Então fica a pergunta final: não tem problema em deixar o pc ligado a um filtro de linha de qualidade (um sms clean energy, por exemplo), né?

Link para o comentário

• Membro VIP

Desculpe pela insegurança gente, mas é porque a minha vida inteira ouvi dizer que ligar computador direto na tomada ou filtro era arriscado..

Leia isso dai: Existe risco de ligar o PC direto na tomada?

Então fica a pergunta final: não tem problema em deixar o pc ligado a um filtro de linha de qualidade (um sms clean energy, por exemplo), né?

Problema tem de deixar o mesmo ligado a um estabilizador, por exemplo...

Faça como mundo todo faz, use um bom filtro de linha/proteção contra surtos...

Link para o comentário

Amigo, a menos que na sua cidade costuma dar quedas de energia frequentemente e usa o computador para tarefas aonde é muito importante que o mesmo não se desligue com tais quedas, não vejo necessidade de adquirir um nobreak. Será muito melhor para a fonte do seu pc um filtro de linha do que um nobreak ruim (e para seu bolso também).

Link para o comentário

Então está decidido! Irei comprar um filtro de linha.

Nas minhas andanças procurando filtros de linha, gostei do Sms Clean Energy e o UPSAI FHT 1200 (e parece que o upsai é melhor).

Agora vem a pergunta de iniciante: Parece que o UPSAI 1200 é "especializado" para sistemas de home theater, no que vi nas descrições. Posso usar ele sem problema algum no pc?

Link para o comentário

Vish, então não tenho condições de comprar um no-break desses :(

Pelo visto vou ter que optar pela compra do filtro de linha mesmo.

Desculpe pela insegurança gente, mas é porque a minha vida inteira ouvi dizer que ligar computador direto na tomada ou filtro era arriscado, e o mesmo sempre tinha que ser ligado a um estabilizador ou no-break.

Pois é... eu também acreditava que era arriscado ligar direto na tomada, mas depois de ler alguns tópicos aqui vi a bobagem que a maioria das pessoas faz usando estabilizador ou nobreak simples, especialmente quando se tem uma boa fonte, que é capaz de resolver tudo sozinha. Aposentei o meu nobreak da Eaton e comprei este filtro da Clamper:

http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use/protecao-residencial-in-loco-rede-eletrica-e-telefonia/clamper-multi-protec-o-preto-1.html

Mas os filtros da SMS e da Clone (1087) são aprovados tambem, veja aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/voce-ja-viu/812030

O duro nesse estória é que você vai ouvir gente falar que está fazendo loucura, que durante 20 anos sempre usou estabilizador e nunca teve problema e etc e tal.

Tem também o Clamper Multiproteção com contador de surtos, só que a brincadeira custa 133 reais mais frete.

Eu havia comprado o Clone 1087 (que foi para a TV), mas fiquei encantado com o Clamper, especiamente quando telefonei na fábrica e fui muito bem atendido pelo pessoal do suporte. Além da seriedade da empresa, considerei a garantia de 3 anos. Também acho meio salgado esse valor, mas se for considerado o preço dos importados (pela via legal) o valor é razoável.

http://www.waz.com.br/periferico-e-acessorio/energia/protetor-contra-surto-apc-11-outlet-3020j-surge-protector-127-220v-p11vnt3-box.html

Link para o comentário

Então está decidido! Irei comprar um filtro de linha.

Nas minhas andanças procurando filtros de linha, gostei do Sms Clean Energy e o UPSAI FHT 1200 (e parece que o upsai é melhor).

Agora vem a pergunta de iniciante: Parece que o UPSAI 1200 é "especializado" para sistemas de home theater, no que vi nas descrições. Posso usar ele sem problema algum no pc?

O clamper multi proteção é melhor que o upsai, mas se fores comprar o upsai cuida a tensão dele, pois o mesmo tem dois modelos específicos para 110v e 220v.

Link para o comentário

Pois é pessoal, deixei o tópico aqui em aberto por um tempo pra justamente testar ligar o pc direto na tomada, e ver se as reinicializações paravam. Por um tempo até fiquei feliz, durante um tempo a jogatina no pc rolou sem problemas, mas eis que ainda agora o mesmo voltou a reiniciar. Sendo que ele também reiniciou enquanto a minha irmã estava usando, e isso sempre nos jogos.

Até já comprei o upsai, e estou esperando chegar, mas pelo visto o problema ainda é alguma outra coisa. :(

Mas uma coisa que percebi é que depois de tê-lo ligado diretamente na tomada ele não reinicia mais com tanta frequência. Nesse tempo todo ele só reiniciou umas 3 vezes.

E aí, mais alguma sugestão galera?

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...