Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Super Condutores Para Super Pcs


Visitante

Posts recomendados

:looka::looka::P Não será feita grande revolução em Hardware enquanto utilizarmos apenas os Semi condutores, e enquanto isso existe uma briga em torno de qual algorítmo é melhor para o desenvolvimento de Software em Informática :######: .

:wacko: Não faço ideia do custo, mas, por exemplo, a transferência da tecnologia dos semi condutores para a tecnologia óptica (Cristal de quartzo, a famosa fibra óptica) em hardware é conhecido como algo do tipo não sei o que orgânico... :wacko:

É tão difícil assim criar os substratos para fabricação de Chips e Motherboards a partir desses supercondutores? sabendo-se que podemos criar nanoChips para relógios, Celulares, óculos, botões de camisa, etc. :tantan: muito melhores e eficientes que os existentes? e os nossos PCs poderiam pular diretamente dos ~3 ou 4GHZ, para os ~40 ou 50GHZ?

Tudo isso é por que não temos a tecnologia realmente ou temos excesso de semi condutores do tipo do Cobre? :blink:

:ZZZ::-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa senhora, calma aí cara

Quem foi que disse que cobre é semi-condutor??????????

voce ta confundindo as coisas meu caro, cobre é um excelente condutor eletrico e termino, perde pra ouro e platina, tanto que ultilizamos ouro e cobre no nosso atual hardware, platina é extremamente inviavel em questao economica.

Entendi onde voce quis chegar, mas cometeu um baita erro ao ultilizar o termo "semi-condutor" nesse caso.

Por exemplo, os diodos sao semi condutores, ou seja, eles conduzem corrente apenas em um sentido (esquerda pra direita sim, direita pra esquerda não, nota: isso é um exemplo extremamente grosseiro pra que haja um entendimento)

Reformule a sua pergunta .

Teh mais! :-BEER:-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Certo! mas então por que os Cabos Opticos são chamados Super Condutores? porque trafegam eletrons pra direita/esquerda/em cima /em baixo/transversal/diagonal... :help: ... acho que não!

Os Diodos, são componentes eletrônicos que como o nome já diz, contém dois eletrôdos, o de silício por ex. , e eles também servem pra redução de voltagens, etc., não é disso que estou falando.

NÃO, eu não falei nada errado, o cobre é um semi condutor sim, pois apesar de conduzir (pro sentido da DDP) ele também dissipa alguns eletrons, e isso chama-se resistência, o Ouro tem mais resistência do que o cobre (pode verificar fazendo a distribuição atômica das subcamadas eletrônicas, o Diagrama de Linus Pauling, de ambos elementos), porém o ouro é preferido por não se oxidar, embora muitas máquinas sejam de Cobre (veja o Pentium III Cophermine, quer dizer mina de cobre), revestidas por ouro barato apenas para não se oxidar.

Os Super condutores tem a resistência nula (ou quase isso), o que tornaria nossos computadores simples em Super Computadores, com a vantagem de não oxidarem e não haver a dissipação (não haver o superaquecimento).

O caso é que durariam mais e talvez, o mercado de hardware "caseiro" esteja voltado apenas para os consumistas, não é ?

:P:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma aí, fibra otica não é condutor. E os suprcondutores estão anos luz de estar dentro dos pcs(como condutores) o supercondutor é uma cerâmica resfriada a baixas temperaturas ( -270 º C) que se torna condutores. A próxima geração de computadores serão computadores quânticos.

Cobre não é semicondutor não, o semicondutor é um componente que ora se comporta como condutor e ora comporta como isolante. O cobre tem sua resistividade elétrica nativa do elemento. Ele não comporta como condutor e isolante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por carmagedon666@28 maio 2004, 16:10

:D Certo! mas então por que os Cabos Opticos são chamados Super Condutores? porque trafegam eletrons pra direita/esquerda/em cima /em baixo/transversal/diagonal... :help: ... acho que não!

Os Diodos, são componentes eletrônicos que como o nome já diz, contém dois eletrôdos, o de silício por ex. , e eles também servem pra redução de voltagens, etc., não é disso que estou falando.

NÃO, eu não falei nada errado, o cobre é um semi condutor sim, pois apesar de conduzir (pro sentido da DDP) ele também dissipa alguns eletrons, e isso chama-se resistência, o Ouro tem mais resistência do que o cobre (pode verificar fazendo a distribuição atômica das subcamadas eletrônicas, o Diagrama de Linus Pauling, de ambos elementos), porém o ouro é preferido por não se oxidar, embora muitas máquinas sejam de Cobre (veja o Pentium III Cophermine, quer dizer mina de cobre), revestidas por ouro barato apenas para não se oxidar.

Os Super condutores tem a resistência nula (ou quase isso), o que tornaria nossos computadores simples em Super Computadores, com a vantagem de não oxidarem e não haver a dissipação (não haver o superaquecimento).

O caso é que durariam mais e talvez, o mercado de hardware "caseiro" esteja voltado apenas para os consumistas, não é ?

:P  :-BEER

Nossa cara, parebens!

voce conseguiu fala mais coisas erradas

Cobre nunca foi nems era semi condutor, é melhor voce rever seus conceitos de semi condutores, existem livros excelentes e a internet ajuda muito pra informar-se cada vez mais.

O ouro é um condutor melhor que o cobre , ao contrario que voce disse ao afirmar que ele tem mais resistencia que o cobre.

não tem coerencia o q você ta afirmando cara ,não insista nessa ideia, por favor.

Outra coisa, sempre havera dissipaçao termica, pois é impossivel ter uma resistencia quase nula, lembre se da formula de pontencia: P = E x I.

Informe-se antes sobre o que sao semi condutores antes de prosseguir essa discuçao, por favor.

Mais uma coisa, diodos geralmente sao usados em pontes retificadores para que haja uma "conversao" de corrente alternada pra corrente continua ou pra alguma outra finalidade que voce projetar no circuito, mas nunca pra reduçao de tensão(é errado dizer tensão).

Teh mais! :-BEER:-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de dizer:

voce já usou um osciloscopio???

Se nunca usou experimente verificar as senoides e ver o que sao 1mhz e pense melhor como sera que devem ser 40GHZ!

cara , é uma ideia muito maluca, é logico que pode se rpossivel um dia, mas duvido muito com a tecnologia atual.

Li a respeito dos processadores atomicos, quanticos ou sei la o que, mas quem sabe um dia possamos sonhar com eles.

Teh mais! :-BEER:-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você está certo mar_tchello, só uma correção:

"Outra coisa, sempre havera dissipaçao termica, pois é impossivel ter uma resistencia quase nula, lembre se da formula de pontencia: P = E x I."

Como disse o supercondutor conduz a corrente elétrica com resistência zero e sem dissipação de calor. É possível, só que ele tem que ser resfriado a temperaturas próximas do zero absoluto, ou seja -273º C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até eu vou ter que postar depois de tudo que li aqui...

Um supercondutor é um condutor ôhmico de resistividade nula, ou, de condutividade infinita, que não apresentam dissipação.

Nenhum metal conhecido é super condutor, pelo menos nas condições ambientes.

Por exemplo, uma aplicação comercial da supercondutividade usada nos dias de hoje é a obtenção de ímãs ultrapotentes para pesquisas científicas e diagnósticos médicos. Esses superímãs são fabricados com uma liga de germânio e nióbio (Nb3Ge) que é supercondutora a 23Kelvin (por volta de -250 graus celcius).

Os laureados

Os três cientistas que colaboraram para elucidar o estranho comportamento

da matéria em temperaturas extremamente baixas e dividiram o Prêmio Nobel de Física de 2003 são Alexei Abrikosov (Laboratório Nacional Argonne, EUA,

primeiro à esquerda), Vitaly Ginzburg (Instituto Lebedev, Moscou, ao

centro), e Anthony Leggett (Universidade de Illinois, EUA, à direita) pelas

“contribuições decisivas relacionadas a dois fenômenos da física quântica:

supercondutividade e superfluidez”.

Os primeiros testes realizados eram com um anel de ouro, colocavam eletron para percorrer o anel em temperaturas muito baixas e depois de muito tempo verificavam o que acontecia, os eletrons ainda estavam lá. Sendo assim, o super condutor deve conduzir e não perder nadinha....

(Procurem essa matéria, eu não tenho aqui pra postar, é super interessante, fala sobre o comportamento dos elétrons e íons na condução pelo supercondutor)

Espero ter ajudado. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de ler tudo o que esta escrito nesse fórum , cheguei a uma só pergunta pra fazer pro numseioque666 (esqueci...). Tudo bem que os super condutores mudassem alguma coisa da eletrônica (aliás muita coisa..) mas , você já parou pra pensar na coisa mais óbvia? Como você faria para que os materiais supercondutores dentro de um circuito atingissem o zero absoluto? (pode parecer ***** , mas pense bem... como?). Então , antes de sair falando besteira por aí (e olha que até eu que ainda to no primeiro módulo de eletrônica já sei o que é um semicondutor...) , pesquise um pouco mais e pense um pouquinho mais no que você esta escrevendo , afinal você não é o unico no mundo que pensou nessa possibilidade... E outra , aceite a opinião de outros... não insista numa ideia errada... ( afinal errar é humano , persistir no erro é burrice)...

Não me leve a mal , desculpa se alguma coisa te ofendeu , estou escrevendo apenas para deixar minha opinião sobre o assunto , espero que ela possa te ajudar! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só um PS: Multiplica aí a freqüência de um processador utópico de uns 15 ou 20ghz pelo comprimento dos "fiozinhos" tomando como base um processador atual, transforma em metros, depois divide a distancia percorrida nesse segundo por 1 segundo p/ vira velocidade (m/s)... lembre-se agora qual a unica coisa (até agora conhecida) que vai a 3*10^8m/s...

com a tercnologia atual e obedecendo einstein, nem adianta sonhar com esses 40ghz aí não cara, pé no chão um pouco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Nossa, desenterraram esse topico la do inferno :devil::P

Gente, a questao não é apenas essa do clock, esse amigo aí tem que aprende que clock não diz tudo sobre o processador.

Mas alem disso e princialkmente foram as informaçoes falsas que ele escreveu,não que eu esteja condenando-o mas mesmo depois de explicarmos que cobre não é semi-condutor :wacko: ele insistiu.

Repito: COBRE NUNCA FOI SEMI-CONDUTOR, procure saber como funcionam os diodos pra ver como se comportam.

Falando nisso, provavelmente no livro de eletrônica do GT(ele tem um se não me engano) ele deve explicar isso tudo, se quiser compre o na loja virtual.

teh! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembro na minha época de colegio que a gente comentava sobre computador, e que se algum dia sairia computarores com mais de 1000mhz :D

Na época a gente dava risada, achando que era a maior viagem, eu nem sonhava em ter um computador, e quem tinha o mais avançado tava com um 386 com kit multimidia "Nossa dá para ouvir musica e usar o computador ao mesmo tempo!!!"

Bom nostalgias a parte, lembro também de um professor que comentou sobre o estudo do eletron e na tentativa de separar e converte-lo em dados (BIT-ELETRON). se isso fosse (ou se for algum dia) possível teriamos computadores que processariam dados praticamente na velocidade da luz :D:D

"Quando você usa 100.000 elétrons para chavear um único bit de informação no interior de um computador contendo Megabytes (8,5 milhões de bits) ou Gigabytes (8,5 bilhões de bits) de informação, o calor dissipado é muito grande."

Os estudos estão avançando, olhem nesse site:

inovacaotecnologica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

só para reafirmar, o Cobre não é um semi-condutor, pois apenas átomos com 4 eletrons na últina camada que são semi condutores, como por exemplo o Silicio e o Germânio, na nossa atual tecnologia, não é possivel fazer transistor com outros elementos, q não sejam do grupo dos semi condutores, quando a conta do nosso amigo, falando q é impossivel passar de 40Ghz pois o eletrons passariam da velocidade da luz (foi o q eu entendi) na verdade os eletrons já viajam próximos da velocidade da luz, apenas limitado pela resistencia por isso micros com 40 Ghz é possivel, mais a temperatura ficaria próxima da superficie do sol!!!! nos resta apenas esperar por uma nova tecnologia de processadores q com certeza não pode usar mais os semi-condutores comuns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha a Materia que encontrei:

Cientistas tentam criar chip feito de diamante

O diamante pode substituir o silício na fabricação de chips. A ideia é defendida por Damon Jackson pesquisador do Lawrence Livermore National Laboratory, localizado em São Francisco, nos Estados Unidos.

"Não é uma ideia absurda", declarou Jackson. "Não me surpreenderia que, à medida que mais pesquisadores comecem a se interessar pela ideia, dentro de cinco ou 10 anos os diamantes venham a se tornar material comum em computadores."

Ele demonstrou em um microscópio um diamante natural de US$ 1.500, sobre o qual estava instalada uma espiral de circuitos eletrônicos. Em um segundo diamante, oito circuitos apontavam para o topo da pedra. A eletrônica e a mais querida das pedras preciosas podem parecer um casal improvável, mas as deficiências dos chips atuais e os novos avanços na criação de diamantes apontam na direção oposta.

Um chip de computador convencional é uma placa de silício recoberta por milhões de transistores - pequenos comutadores que fornecem o poder de computação, à medida que a energia elétrica passa por eles. Essa passagem de eletricidade gera calor, capaz de deter o progresso na criação de chips de silício cada vez mais rápidos, dentro de uma década ou menos. É aí que entraria o diamante, já bastante usado na indústria devido à sua força e seu ponto de fusão extremamente elevado.

"Pode-se operar um transistor à base de diamante em temperatura mais elevada do que um transistor com base de silício", disse John Venables, assessor da Defense Advanced Research Projects Agency, uma agência do Pentágono. Venables já previa o uso de diamantes em chips em 1990, quando conduziu um estudo da National Academy of Sciences sobre o assunto.

Chip de Diamante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Em relação ao comentário do Pé Na Cova, esse negócio de processadores a 40 Ghz ficarem perto da temperatura do sol por causa do velocidade do elétron ser quase a da luz e fazer atrito com o ar. E se esse elétrons ficassem presos ao vácuo? e tem + outra coisa, quanto a esses diamantes serem empregados no processadores, quanto sairia o preço de um desses? o diamante é um dos elementos mais caros e raros do planeta. B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

esse tópico vai de mal a pior!

Um fala uma besteira, vem outro tentando corrigir a besteira anterior e fala mais besteira ainda.

Não quero citar nada pra não ofender ninguém ok?

Peço apenas que as pessoas antes de afirmarem coisas e dizerem que é verdade incontestável, tenham toda a certeza do que estão falando, e ainda assim tentem dar uma confirmadinha no google, ou seus livros de faculdade, ou sei lá o que.

Senao, que pelo menos diga "eu acho que...", ok?

Vamos fazer com que esta parte do forum siga o padrão das outras mantendo as discussões em alto nivel tecnico. Aqui tem muita gente capaz, e com estudo suficiente para que esse nivel se mantenha. Essas pessoas e também aqueles que não tem tantos conhecimentos poderão se beneficiar com essas discussões e ainda por cima não sairão por aí repetindo as besteiras que leram nesse tópico.

Um grande abraço!

ps.: por favor não me levem a mal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

so para falar no preço dos diamantes... a quantidade de diamante para criar um chip seria estão pequena que a mao de obra para criar o chip ou para idealiza-lo acho que seria 3 ou 4 vezes maior que o preço do diamante... alias, vale lembrar que muitas ferramentas de materiais de construçoes contem diamante ( de baixo valor logico) como as serras, que sao gastas e substituidas o tempo todo ( sem o reaproveitamento do diamante) ainda pra dar exemplo... ouro e platina sao caros pra burro, e sao usados ja pra construçao dos nossos processadores eheheh bom... acho que ja to falando de mais e algumas besteiras... mas beleza... te mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente alguem falou algo coerente aqui (Tranzorb) os eletrons sao lentos, o que viaja a grandes velocidades e a energia eletrica (imaginem uma barra de qualquer material, bem grande - se voce acelerar ela a 0,0000000001 m/s^2, ela ira se movimentar muito lentamente, nas primeiras horas, mas a energia que voce colocar nela ira se distribuir nela numa velocidade enorme). o que devera ser feito para uma proxima revlucao computacional sera a utlizacao de computadores quanticos (em que um eletron comportara como um "fit" - não assumira valores como 1 e 0, mas poderá assumir infinitos valores, dependendo apenas da prescisao do mecanismo de escrita e leitura), edepois, ou junto com isso, a utilizacao da fotonica ao invés da eletrônica, que permite grande poder de processamento com gasto pequeno de energia.

Ja os supercondutores deverao ser usados para a transmissao de grandes quantidades de energia eletrica a grandes distancias, eliminando pedas por aquecimento dos cabos, ja que ele possuem resistencia nula. Se voce jogar resistencia 0 nas formulas da eletrodinamica, verificara que mesmo em um curto circuito os supercondutores não se aquecem.

Cobre metalico nunca foi e nunca sera um semicondutor. O que caracteriza um semicondutor e a possibilidade dele conduzir ou não energia eletrica em determinadas situações. O ouro e a platina sao melhores condutores que o cobre, e a utilizacao do ouro na pinagem de processadores e exatamente essa. O cobre, nas temperaturas que os processadores operam e na atmosfera terrestre não oxida. Lembrem-se que o ouro tambem e utilizado no interior dos CIs, para ligar a placa de silicio aos pinos, e devido a sua excelente condutividade, os fios de ouro no interior dos CIs podem ser extremamente finos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, concordo plenamente no ponto em que esse topico deve ser trancado e quem sabe até deletado.

Quando abriram esse topico falaram, sinceramente, uns absurdos gigantes e que apesar de tentarmos explicar continua insistindo na historia....

Pensando bem, não deve ser deletado, trancado sim,por que apesar dele conter informaçoes estão absurdas tambem ha muito conhecimento especifico graças aos muitos usuarios desse forum que querem ajudar.

Errei em dizer que não ha condutor perfeito(resistencia nula), assim como ja foi explicado isso é possivel uma vez que esta em determinadas condiçoes(baixissima temperatura, o "zero grau"), etc. Mas creio que tenha sido somente isso.

Por favor moderadores, tranquem isso uhauha

valeu! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...