Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa mae com erro MAIN BIOS CHECKSUM ERROR


claudioinfo

Posts recomendados

Olá pessoal boa tarde.

Sábado quando fui ligar meu PC, apareceu a seguinte mensagem: "Main Bios Checksum Error..."

Já não sei o que fazer, já dei um RESET na placa e nada. Também ja removi até a bateria e aguardei alguns minutos, sem sucesso. Então, resolvi desmontar o meu pc, limpei a placa mãe (tirei o processador, passei nova pasta térmica), tirei tudo limpando com o produto "Limpa contato". Montei tudo novamente, mas mesmo assim a mensagem de erro continuou aparecendo.

Depois de pesquisar em alguns fóruns resolvi partir para uma ação mais delicada, atualização da bios. Então baixei o driver de atualização da bios, segue o link: http://www.gigabyte.com/products/pro...2961&dl=1#bios

Baixei o driver na versão F6 (1. Fixed BIOS rescue failed).

Realizei a atualização da bios, mas não tive sucesso, pois a mensagem continuou.

Depois disso resolvi parar de mexer e desconectei todos cabos do PC (de energia, teclado, mouse, etc.) e guardei o pc. Hoje pela manhã resolvi ligá-lo novamente. Então conectei o PC na energia e liguei o mesmo sem teclado e mouse, pra minha surpresa o PC reiniciou, mas como ele está com senha, o mesmo ficou naquela janela de usuário e senha. Então resolvi conectar o teclado (ps2) e reiniciei o PC.

Mas, pra minha infelicidade o mesmo não inicializou e a tal mensagem "Main Bios Checksum Error..." voltou a aparecer novamente.

Configurações do PC:

placa-mãe: Gigabyte - GA-G31M-ES2C

Processador: Intel Celeron 430

S.O: XP

Memória: 2gb

Portanto pessoal, se possível gostaria muito de contar com a ajuda de vocês aqui no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bios está corrompendo por algum motivo. Pode ter sido um pico de energia ou fonte com problema.

A placa mãe deve ter dado defeito mesmo. SE não estragou nenhum componente da placa daria para levar para fazer a reprogramação da bios, em SP eu indicaria a Mobofix http://www.mobofix.com.br/principal.asp já usei o serviço deles e é bom, cobram 45 reais.

Mas em Belém não tenho nem ideia, e mandar a placa para SP teria um custo proibitivo.

Note que esse lance de reprogramar bios não é para qualquer técnico "ze ruela", precisa de equipamentos que custam bem caro. Então pesquise bem se tem alguém na sua região que saiba mesmo fazer o serviço.

Outra solução seria trocar a placa mãe mesmo, o ideal seria uma igual a sua para não ter de reinstalar nada, só trocar a placa e ligar. Por sorte tem aqui por R$ 85,00:

http://componenteusado.com.br/placa-mãe/placa-mãe-775/gigabyte-g31m-es2c.html

Mas antes de comprar a placa tenta ver se a fonte esta boa, não adianta nada trocar a placa e a fonte ruim estragar a outra placa também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bios está corrompendo por algum motivo. Pode ter sido um pico de energia ou fonte com problema.

A placa mãe deve ter dado defeito mesmo. SE não estragou nenhum componente da placa daria para levar para fazer a reprogramação da bios, em SP eu indicaria a Mobofix http://www.mobofix.com.br/principal.asp já usei o serviço deles e é bom, cobram 45 reais.

Mas em Belém não tenho nem ideia, e mandar a placa para SP teria um custo proibitivo.

Note que esse lance de reprogramar bios não é para qualquer técnico "ze ruela", precisa de equipamentos que custam bem caro. Então pesquise bem se tem alguém na sua região que saiba mesmo fazer o serviço.

Outra solução seria trocar a placa mãe mesmo, o ideal seria uma igual a sua para não ter de reinstalar nada, só trocar a placa e ligar. Por sorte tem aqui por R$ 85,00:

http://componenteusado.com.br/placa-mãe/placa-mãe-775/gigabyte-g31m-es2c.html

Mas antes de comprar a placa tenta ver se a fonte esta boa, não adianta nada trocar a placa e a fonte ruim estragar a outra placa também.

Olá amigo agvin, bom dia.

Ainda estou lutando com a placa mãe. Sábado comprei uma BATERIA nova para placa mãe, mas antes de instalar a nova BATERIA resolvi ligar o PC e, pra minha surpresa o mesmo reiniciou perfeitamente, acessei alguns arquivos nele, etc. mas quando reiniciei o computador o mesmo voltar a mostrar a mesma mensagem de antes "MAIN BIOS CHECKSUM ERROR". Então troquei a bateria pela nova, mas nao tive sucesso tb.

Hoje irei tentar trocar a fonte do PC, qualquer coisa posto aqui.

Abraços

Olá pessoal boa tarde.

Sábado quando fui ligar meu PC, apareceu a seguinte mensagem: "Main Bios Checksum Error..."

Já não sei o que fazer, já dei um RESET na placa e nada. Também ja removi até a bateria e aguardei alguns minutos, sem sucesso. Então, resolvi desmontar o meu pc, limpei a placa mãe (tirei o processador, passei nova pasta térmica), tirei tudo limpando com o produto "Limpa contato". Montei tudo novamente, mas mesmo assim a mensagem de erro continuou aparecendo.

Depois de pesquisar em alguns fóruns resolvi partir para uma ação mais delicada, atualização da bios. Então baixei o driver de atualização da bios, segue o link: http://www.gigabyte.com/products/pro...2961&dl=1#bios

Baixei o driver na versão F6 (1. Fixed BIOS rescue failed).

Realizei a atualização da bios, mas não tive sucesso, pois a mensagem continuou.

Depois disso resolvi parar de mexer e desconectei todos cabos do PC (de energia, teclado, mouse, etc.) e guardei o pc. Hoje pela manhã resolvi ligá-lo novamente. Então conectei o PC na energia e liguei o mesmo sem teclado e mouse, pra minha surpresa o PC reiniciou, mas como ele está com senha, o mesmo ficou naquela janela de usuário e senha. Então resolvi conectar o teclado (ps2) e reiniciei o PC.

Mas, pra minha infelicidade o mesmo não inicializou e a tal mensagem "Main Bios Checksum Error..." voltou a aparecer novamente.

Configurações do PC:

placa-mãe: Gigabyte - GA-G31M-ES2C

Processador: Intel Celeron 430

S.O: XP

Memória: 2gb

Portanto pessoal, se possível gostaria muito de contar com a ajuda de vocês aqui no fórum.

Olá pessoal, infelizmente até momento ainda nao conseguir solucionar o problema da minha PLACA MÃE. Já fiz o último teste com uma fonte de primeira qualidade, mas nao adiantou. O PC ligou reiniciou, mas quando reinicio o mesmo, a mensagem de ERRO volta a aparecer e fica por ai.

Já testei todos os componetes da placa mãe, inclusive aproveitei para limpa-la tb e recolocar nova pasta térmica no processador.

Já perdir minhas esperança.

Não sei o q está acontecendo com esta placa mãe, pois todo dia pela manhã quando vou ligá-la o PC reinicia perfeitamente, acesso meus arquivos, etc. Mas quando reinicio o PC, pronto a mensagem de erro volta a aparecer novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um vídeo de 1 min que dá várias dicas das possíveis causas, incluindo registro corrompido, sendo que a extrema solução é a troca da mobo, depois de fazer vários testes. Dê uma olhada para ver se ajuda em alguma coisa e faça os procedimentos que ainda não executou:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando voce baixou a bios voce olhou se estava baixando a bios da REVISÃO correta da placa mãe? No site da Gigabyte indica que tem 2 revisões. A revisão 1.x esta na bios F8, a revisão 2.x está na bios FJ.

http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=3135#bios

Prezado agvin, bom dia. Quando baixei o driver para atualização da BIOS, baixei o da revisão 1.x [GA-G31M-ES2C (rev. 1.x)]. Segue o link: http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=2961#bios

Mas, acho que o problema não é de SOFTWARE, mas sim de HARDWARE, pois hoje quando liguei o PC o mesmo funcionou, reiniciou e eu conseguir até acessar alguns arquivos, mas quando eu reiniciei o computador, o problema voltou a aparecere novamente, com a mesma mensagem "Principal BIOS Checksum Error", ai o PC fica só nessa tela quando ligo o mesmo.

Limpei placa com limpa contato e nada, sinceramente já nao sei o que fazer.

Por favor, quem já passou por essa situação e conseguiu contornar, me ajudem. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado agvin, bom dia. Quando baixei o driver para atualização da BIOS, baixei o da revisão 1.x [GA-G31M-ES2C (rev. 1.x)]. Segue o link: http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=2961#bios

Mas, acho que o problema não é de SOFTWARE, mas sim de HARDWARE, pois hoje quando liguei o PC o mesmo funcionou, reiniciou e eu conseguir até acessar alguns arquivos, mas quando eu reiniciei o computador, o problema voltou a aparecere novamente, com a mesma mensagem "Principal BIOS Checksum Error", ai o PC fica só nessa tela quando ligo o mesmo.

Limpei placa com limpa contato e nada, sinceramente já nao sei o que fazer.

Por favor, quem já passou por essa situação e conseguiu contornar, me ajudem. Obrigado

OK, mas só por desencargo, a sua placa mãe é dessa revisão mesmo certo?

Continuando:

Olhei o site dela e ela tem Dual Bios. Já olhou no manual para tentar fazer a recuperação da Main Bios usando a bios de backup?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...