Ir ao conteúdo

Ajuda na compra do cooler

PedroHH

Posts recomendados

Postado

Queria a opinião de vocês na compra de um cooler novo para meu processador, esses dias percebi que meu processador está esquentando mais do que o normal e então pensei em comprar um cooler novo para ele só que queria a ajuda de alguém para escolher entre alguns cooler.

# CoolerMaster Blizzard T2

# CoolerMaster Hyper TX3 EVO

# Thermaltake Contact 16

# Corsair A50 Air Series

Na opinião de vocês qual o melhor dentre esses listados acima ?

Uma duvida, eu comprando um desses ele vai ser melhor do que o que veio com o próprio processador ?

Postado

Dos coolers que você mencionou o A50 e o TX3 Evo são coolers com melhor popularidade.

Eu diria que o A50 seja um cooler melhor, pois já ouvi dizer que o seu desempenho é próximo ao 212+.

Minha crítica é que a fan que vem nele é de 3-pinos com 2 velocidades selecionáveis de 1600 rpm - 2000 rpm.

Nem todas as placa mães permitem controle de rotação de fans de 3-pinos ligadas na CPU FAN.

Geralmente, fans em 1600 rpm e 2000 rpm não são consideradas silenciosas.

Havendo necessidade, é possível trocar a fan original por outra.

Ao invés do A50 veja se o Hyper 212 Evo não seria mais vantajoso.

Ele vem com 1 fan PWM e se quiser ele tem suporte para adição de uma segunda fan.

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:957/cooler-cpu-cooler-master-hyper-212-evo-rr-212e-20pk-r2

Postado
Na opinião de vocês vale a pena comprar um water cooler para meu I5 ou esse Hyper 212 da conta ?

Eu pessoalmente, recomendaria o 212 Evo pelo seu bom custo benefício.

Na minha opinião pessoal, o custo do water cooler justificaria mais em caso de overs mais altos.

Minha crítica com relação ao A70 é que as 2 fans que vem nele não serem PWM e terem alta rotação de 1600 rpm e 2000 rpm.

Sei que nem todos consideram fans nessas rotações silenciosas, principalmente pelo fato do processador em carga mais baixa não exigir de fans em alta rotação o tempo todo.

Eu mesmo tenho o Core I5 3550 e o Hyper 212+ (anterior ao Evo).

Por opção pessoal, substitui a fan original por 2 fans iguais ao Evo.

Em idle a temperatura dos cores ficam em torno de 29 C - 33 C com as fans na rotação mínima de 600 rpm.

No teste de stress pelo Intel Burn Test ou Prime 95 a temperatura máxima atingida fica em 54 C com as fans geralmente em 750 rpm - 850 rpm.

Postado

Cara aqui meu processador core I5 fica em média com 50°C quando to jogando ele chega até uns 65°C...

Por isso pretendo trocar meu cooler.

O que é um cooler PWM ?

Postado
Cara aqui meu processador core I5 fica em média com 50°C quando to jogando ele chega até uns 65°C...

Por isso pretendo trocar meu cooler.

O que é um cooler PWM ?

Fans de 4-pinos permitem controle de rotação da placa mãe por PWM.

A rotação das fans de 3-pinos são controladas por variação de tensão.

Sei que existem modelos de placas mães da Gigabyte que controlam rotação de fans de 3-pinos ligadas no conector CPU FAN.

No entanto, nem todas as placas mães controlam fans de 3-pinos ligadas na CPU FAN.

Nada contra fans de 3-pinos, eu teria mais receio com relação a coolers que vem ou dependerem de fans de 3-pinos com alta rotação.

Coolers como o Noctua NH-D14 (versão mais antiga) vem com fans de 3-pinos, mas essas fans tem baixa rotação e são conhecidas por serem silenciosas.

Se for necessário, você pode também não usar as fans originais do A70 e trocar por fans PWM ou fans que você considere mais silenciosas.

Postado

Olá, Pedro.

Ratifico as informações dadas pelos colegas nesse tópico. Eu também acho as melhores escolhas de coolers para o seu processador sejam o CoolerMaster 212 EVO ou CoolerMaster A50 ou CoolerMaster TX3.

Estes modelos são os mais indicados por conta do custo x benefício que eles oferecem. Pessoalmente, eu optaria pelo 212, pelo fato de ele ter a opção do PWM para controlar as rotações conforme necessário e pela sua boa performance em relação aos demais. Sem contar que um headpipe a mais, é uma grande vantagem.

No caso de overclock mais elevado, o investimento seria mais alto. Se este for o seu caso, algumas boas opções seriam Thermaltake Frio, Thermaltake Frio OCK, Zalman CNPS 9900NT e Scyther Mugen 3.

Bom lembrar também, que é sempre importante você verificar a altura do cooler antes de compra-lo, para ver se cabe no seu gabinete.

Postado

Apenas a carater informativo, uso o CoolerMaster TX3 no meu Phenon II X4 3,2Ghz, e a temperatura não passa de 50°, por mais pesado que seja o jogo.

Em temperaturas ambientes elevadas, o máximo já registrado foi de 51°.

Em Idle a temperatura fica na casa dos 35°.

Acho um ótimo custo benefício. O meu saiu por apenas cinquenta reais

Para quem não pretende fazer over, recomendo.

Abraço e Boa Sorte na escolha.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!