Ir ao conteúdo

Tá estufado? (Com imagem)

Raphiusk

Posts recomendados

Postado

Boa noite! Eu estava jogando no meu PC e do nada ele, o PC, travou completamente. Daí eu reiniciei e voltei a jogar. Não deu 5 min e travou de novo. Isso foi se repetindo e o tempo entre os travamentos foi diminuindo. Dai fui ver a temperatura e estava Ok, em torno de 50º. Daí reiniciei o pc e fui verificar o HD e o sistema operacional, porém o computador não completou o boot. reinicei de novo e tentei um boot em modo de segurança e nada. Daí, fui procurar o cd do Ubuntu mas o computador nem saiu mais da tela onde pede para apertar DELETE e entrar no Setup. Um pouco depois, ele nem entrou mais nessa tela. Então bateu o desespero né? hahahhaha Mas eu já estava desconfiando que poderia ser algo no hardware. Então tirei as conexões de dentro do PC e deixei somente a placa de video ligada ao monitor para ver se era algum tipo de incompatibilidade numa peça especifica. O negócio ficou crítico quando eu tirei as memórias e nem apitou loucamente que estava sem memória. Então, tomei coragem e olhei a placa-mãe. Para mim, tem uns trecos estufados nela. Por dúvida, bati uma foto com o celular e resolvi compartilhar com vocês que sabem muito mais do que eu. e aí? Estão estufados mesmo? Se sim, há a possibilidade de trocá-los ou terei de comprar placa-mãe nova mesmo? :'(

Obrigado. Abraços.

https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/16471_608182869196887_888516445_n.jpg

https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/549175_608182212530286_141361031_n.jpg

https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/65920_608182075863633_534888489_n.jpg

Postado

Estão estufados sim, mas é só trocalos que a placa mãe volta a funcionar novamente..... troque a fonte por uma de boa qualidade , e que tenha potencia adequada ao seu sistema, quem estufou esses capacitores foi a fonte.... isso é muito comum usando fonte de baixa qualidade...

Em caso de duvida sobre as fontes de uma olhada lá nos testes que o Gabriel Torres anda fazendo sobre elas, ele já testou centenas de modelos diferentes.... e Muitas vezes, uma fonte considerada por ele como bomba pode atender a suas necessidades no quesito potencia vs ripple(o assassino de MB) vs Money....

Postado
Estão estufados sim, mas é só trocalos que a placa mãe volta a funcionar novamente..... troque a fonte por uma de boa qualidade , e que tenha potencia adequada ao seu sistema, quem estufou esses capacitores foi a fonte.... isso é muito comum usando fonte de baixa qualidade...

Em caso de duvida sobre as fontes de uma olhada lá nos testes que o Gabriel Torres anda fazendo sobre elas, ele já testou centenas de modelos diferentes.... e Muitas vezes, uma fonte considerada por ele como bomba pode atender a suas necessidades no quesito potencia vs ripple(o assassino de MB) vs Money....

A minha fonte é uma OCZ 650W Reais. Ela é ruim mesmo ou está ficando ruim? Eu pensei em comprar uma outra placa-mãe porque não sei como trocar esses capacitores.

Eu tenho esse PC há uns 6 anos mais ou menos.

Placa-mãe: ASUS p5vd2-x

Processador: Dual core E6300

Placa de video: ATI Radeon hd4850 (Tem uns 3 anos que tenho essa placa)

Dois pentes de memoria kingston 3GB

HD Sata de 1 TB (Tem uns dois anos que tenho esse HD)

Fonte OCZ 650W reais;

Postado

Fontes OCZ não são péssimas, mas tem vários modelos, qual seria o seu?

Bom, não custa (quer dizer, custa pouco) tentar trocar hehe. Se alguém da família fez um curso técnico de eletrônica e aprendeu a usar o ferro de solda, peça para ele fazer essa experiência... capacitores são baratos, alguns centavos apenas.

Se não funcionar, aí sim comprar uma nova, veja uma com chipset g31 ou g41 que aceite ddr2, ou uma g41 e 4 GB DDR3. Mas estão raras, pelo menos no buscape. Mas no boadica deve ter bastante ainda

Postado

Tua fonte é boa sim, a placa mãe é que abriu o bico mesmo. Temperatura elevada também diminui a vida útil de capacitores.

Se não funcionar, aí sim comprar uma nova, veja uma com chipset g31 ou g41 que aceite ddr2, ou uma g41 e 4 GB DDR3. Mas estão raras, pelo menos no buscape. Mas no boadica deve ter bastante ainda

Não acho que vale o trabalho, e principalmente o risco de tentar trocar os capacitores. Compra uma G31 "nova" por R$ 85,00:

http://componenteusado.com.br/placa-mãe/placa-mãe-775.html

Postado

O modelo da minha fonte é OCZ600SXS2

Agora que você comentou sobre ser fácil a troca dos capacitores, verei com meu tio se ele faz isso pra mim. O cara entende de solda e circuitos elétricos. Se não der certo, eu vejo uma outra placa-mãe.

Eu já estava até pensando em trocar umas peças pois achei o computador um pouco lento de um tempo pra cá. Mas creio que foi por causa dos capacitores que estavam pedindo arrego. Vou ver se meu tio ou um amigo meu dá uma olhada na fonte também pra ver se tem algo errado nela, mesmo que seja uma fonte boa, não significa que seja imune a defeitos.

Agvin, ainda agora mesmo eu comprei uma placa-mãe e devolvi por pensar que era falsa. Só veio a placa-mãe na caixa(era caixa vermelha escrito Motherboard) e um cd gravado "em casa". Mas se não der certo o lance dos capacitores, vou aproveitar pra fazer um upgrade na máquina de processador, memória e placa-mãe. Dai só vender o meu processador e a minha memória e fica tudo numa boa. hehehe

Muito obrigado ai pela ajuda de vocês e pelas dicas também.

Postado

Agvin, ainda agora mesmo eu comprei uma placa-mãe e devolvi por pensar que era falsa. Só veio a placa-mãe na caixa (era caixa vermelha escrito Motherboard) e um cd gravado "em casa". Mas se não der certo o lance dos capacitores, vou aproveitar pra fazer um upgrade na máquina de processador, memória e placa-mãe. Dai só vender o meu processador e a minha memória e fica tudo numa boa. hehehe

Muito obrigado ai pela ajuda de vocês e pelas dicas também.

Placa mãe falsa??? olha tenho 40 anos e a 25 trabalho no ramo, nunca vi uma. Será que não te venderam um modelo e entregaram outro, foi isso?

voce comprou nessa loja que eu indiquei? Eu comprei lá e não tive problema, o que eu comprei no site foi o que me entregaram, sem sustos.

Quanto ao tentar consertar, como falei antes não sei se vale o risco. Vai que da alguma coisa errada e acaba queimando tambem o processador e/ou memoria? Se der para comprar um computador inteiro novo acho melhor partir logo para isso...

Postado

Colega, não abra a fonte não, esses tempos atrás deu uma notícia no portal do Clube do Hardware, se não me engano, e um cara morreu ao abrir a fonte dele, fora da tomada e tudo. Não faça isso e nem deixe seu tio fazer hehe.

Sobre trocar componentes, não tem muito segredo não, eu mesmo troquei uns 4 capacitores de uma placa de vídeo minha, e voltou a funcionar bem ela.

Sobre a loja de usados, realmente o preço está bom, mas se preferir trocar tudo se não der certo tudo bem, você é que manda no seu dinheiro hehe.

Postado

O pessoal, trocar capacitores de placa mãe não tem risco algum, se não sabem fazer peçam pra quem saiba, mas não fiquem tocando o terror aqui, eu já morri várias vezes trocando capacitores, hehe para né... :)

Postado
O pessoal, trocar capacitores de placa mãe não tem risco algum, se não sabem fazer peçam pra quem saiba, mas não fiquem tocando o terror aqui, eu já morri várias vezes trocando capacitores, hehe para né... :)

HEHEHE.. mas o risco não é de tomar um choque na placa-mãe, mas sim de fazer alguma coisa errada e acabar estragando os outros componentes.

A placa-mãe ta tão barata que não acho vale a pena arriscar os outros componentes por causa dela. A não ser que alguém que realmente entenda do assunto faça. Eu, como não tenho essa habilidade em particular, não arriscaria.

E mesmo que opte por comprar um computador novo não acho que vale a pena arriscar os componentes que pretende vender.

Postado

Trocar capacitores em placa-mãe não tem risco mas em fontes tem, mesmo ela estando desconectada da rede elétrica ( risco de morte ).

É que tem capacitores na fonte que podem ficar carregados por um tempo se o circuito não os descarregou por defeito.

Postado
A minha fonte é uma OCZ 650W Reais. Ela é ruim mesmo ou está ficando ruim? Eu pensei em comprar uma outra placa-mãe porque não sei como trocar esses capacitores.

Eu tenho esse PC há uns 6 anos mais ou menos.

Placa-mãe: ASUS p5vd2-x

Processador: Dual core E6300

Placa de video: ATI Radeon hd4850 (Tem uns 3 anos que tenho essa placa)

Dois pentes de memoria kingston 3GB

HD Sata de 1 TB (Tem uns dois anos que tenho esse HD)

Fonte OCZ 650W reais;

Com essa fonte , não deveria ter acontecido isso... tira a tampa da fonte e da uma olhada para ver se a fonte possui algum capacitor estufado como na placa mãe.... Pode ser que a fonte não aguentou a ocilação elerica da rede, ou por idade mesmo, e acabou tendo alguns componentes internos alterados(que estão fonecendo a tensão fora dos padrões normais)... e isso também é um problema....

As tensão padão de uma fonte normal são 12V, 5v, 3.3v e -5v com uma tolerancia de 5% para mais ou para menos isso para cada uma das voltagens com carga moderada , e tem a -12v que me parece que a tolerancia é de 10% para mais ou para menos, mas eu anida vou confirmar isso...

O certo seria medir com carga maxima, mas não ter como fazer isso em casa sem ter o maquinario para teste adequado igual usado pelo Gabriel Torre..

Postado
Placa mãe falsa??? olha tenho 40 anos e a 25 trabalho no ramo, nunca vi uma. Será que não te venderam um modelo e entregaram outro, foi isso?

voce comprou nessa loja que eu indiquei? Eu comprei lá e não tive problema, o que eu comprei no site foi o que me entregaram, sem sustos.

Quanto ao tentar consertar, como falei antes não sei se vale o risco. Vai que da alguma coisa errada e acaba queimando tambem o processador e/ou memoria? Se der para comprar um computador inteiro novo acho melhor partir logo para isso...

Foi nesse ai não. O lance da placa-mãe q eu supus ter algum problema foi numa loja aqui perto de onde eu moro.

Eu olhei no boadica e ela tava custando a metade do preço. Achei estranho demais. Dai, liguei para a loja e o rapaz disse q não vinha com o espelho dela. Mas quando cheguei pra pegar a placa-mãe, olhei a caixa (escrito somente motherboard com um papel colado dizendo ser a da ASUS) só tinha a placa-mãe dentro de um saquinho e um CD gravado "em casa". O pior foi o vendedor dizer que as placas estavam sendo montadas em uma empresa no Brasil e eles não enviam com nada alem da placa e do cd. Suspeitei muito! Ainda mais após ligar para outras lojas q vendiam a mesma placa por um preço "normal" e questionar sobre o conteúdo da caixa. Acabei levando a placa de volta para a loja e peguei o dinheiro de volta. O mais estranho foi que o vendedor deu logo essa opção quando liguei questionando da veracidade da placa.

Dai, fiquei com medo de instalar essa placa-mãe aqui em casa e ferrar minha memória, meu processador e, talvez, minha placa de video.

Ao invés de comprar a placa-mãe para esse, pensei em comprar outras peças e dar um upgrade na máquina de modo que ela dure mais uns anos(de 5 a 8 anos). E as peças que pretendo comprar para suprir minhas necessidades(criação de websites, programas em java e edição de imagens) foram:

Processador: i7 3770

Placa-mãe: ASUS P8B75-V (Estou pesquisando pelo máximo de memoria ser 32GB, ter USB 3.0 e sata 6gbps)

Memória: Não encontrei ainda. Desejo que seja,pelo menos, 8GB Dual Channel 1600MHz ou 1333MHz

Dai eu usaria minha fonte, se estiver boazinha: OCZ 600W. Minha placa de video: ATI RADEON HD 4850 e meu HD sata de 1TB mesmo.

E sobre o meu PC, eu estou um pouco preocupado sobre a fonte. Pois vocês estão falando que ela pode estar com problema. Agora, estou até pensando em procurar alguem que entenda de fontes pra dar uma olhada na minha.

De qualquer forma, muito obrigado a todos pela opinião de vocês.

Um abraço!

Postado

Raphiusk

Eu nunca havia trocado capacitores em placa-mãe mas troquei e te digo que só não foi fácil por que me faltava um pouco de experiência mas consegui e hoje ela funciona.

Precisei além do ferro de soldar, a solda e um sugador de solda e os capacitadores ( centavos ).

Cheguei a trocar também capacitores de uma fonte mas já sabia que corria risco alto de vida mas acho que minha sorte é que o circuito estava descarregando os capacitores assim que a fonte era desligada ( o problema é o circuito estar com algum curto e a energia ficar presa nos capacitores de tensão mais alta ). E não precisa muita corrente para matar uma pessoa, basta ela percorrer um caminho pelo corpo ( que passe pelo coração ) que já era.

Já tem morrido jovens técnicos por isso.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!