Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Banda Larga Em Casa


CyberFOX

Posts recomendados

olá

nos lugares onde eu trabalhei a gente sempre tinha ADSL. primeiro a de 256K e depois a de 600K. mas em casa eu sempre tive net discada, devido ao alto preço.

em breve eu pretendo pedir a habilitação desse serviço na minha casa para fins educacionais.

mas eu tenho algumas dúvidas:

1 - me disseram que "ligou o computador, tá conectado". existe algum programa que "conecta" o micro ao modem ADSL?

2 - existem modems ADSL externos com roteadores embutidos?

3 - é REALMENTE necessário que um provedor autentique o serviço ou eu posso acertar diretamente com a Brasil telecom??

4 - se eu quiser cancelar, demora muito tempo?

5 - no caso da internet via rádio, é verdade que ela "some do ar" de vez em quando, e que a banda dela é de NO MÁXIMO 50 Kbps?

6 - Qual a velocidade de transferência máximo da ADSL 300Kbps? no meu micro (usando o Debian) a transmissão fica em cerca de 6 Kb/s até a meia noite, em meados de 14 Kb/s até as 1 da manhã e daí pra frente passa dos 80Kb/s (sem contar picos como alguns dias em que a transmissão média fica em torno dos 60Kb/s, 90Kb/s ou até mesmo 140Kb/s)

7 - e, segundo a pergunta n º6, eu poderia ter esse ganho todo com linux?

8 - alguma recomendação? (além de firewall e anti-vírus)

falou!!.... :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos ver se posso te ajudar...

1º Não necessáriamente, uma conexão por ADSL, em alguns casos, você precisa ativar o discador da operadora, no entanto, caso seu modem esteja configurado para discar sozinho, ao liga-lo você estará se conectando;

2º Os modems ADSL são externos, e muitos podem ser convertidos em roteadores, alguns são mais fáceis que outros;

3º Na verdade, não é necessário ter um provedor, no entanto, de acordo com as normas da ANATEL, uma opeadora de telefonia, não pode por sí só, prestar o serviço de provedora de internet, por isso a "venda casada" das conexões ADSL, existem inumeros processos trâmitando pelos foruns da vida contra isso, visite o site da ABUSAR e veja algumas noticias a respeito;

4º Se demora não sei, isso vai depender da operadora, normalmente eles tendem a fazer de tudo para que você permaneça como cliente;

5º Quanto a Internet via rádio, sua informação está um pouco equivocada, ela não "some de vez em quando", não mais que as outras tecnologias de conexão, assim como todos os outros tipos de conexão, ela também é passivel de alguma falha, seja humana, de hardware ou da natureza. A qualidade vai depender da distancia de sua antena com a do provedor, a qualidade do equipamento, da sua área ser ou não uma área de sombra, lembre-se que estamos falando em uma onda de rádio, ou seja, está sujeita as mesmas interferencias, mas é claro que não será uma serra ligada perto da sua casa que irá interferir, a freqüência é muito alta. Quanto a taxa de transferencia (link), ela vai depender do seu provedor, podendo variar entre 64Kb até qualquer valor que seu provedor possa habilitar, pois quanto maior o valor habilitado, menor o numero de usuários possiveis. Alguns provedores permitem que seus usuários usem a banda ociosa, ou seja, caso haja banda sobrando, podem usar, independentemente de seus links, estes ficam apenas como numeros minimos, na teoria, claro;

6º A taxa de transferencia maxima para uma ADSL 300, seria, "teoricamente", este valor dividido por 8, ou seja, 300Kb / 8= 37,5 Kbps, mas é claro que isso depende dos servidores buscados, do trafego etc;

7º Não sei se poderia, mas creio que haveria uma melhora signficativa, mas não sei explicar o por quê, uma vez que digo isso por comentários que ouvi, em que dizem que o linux aproveita melhor, não só as propriedades da maquina, como também as taxas de transferencias usadas na internet, mas pode ser informação infundada.

8º Recomendação? bom... se você usa o linux, não tem muito com o que se preocupar a principio, exceto com invasões por enquanto, já q são pouquissimos os virus para este SO, se comparado com o sistemas da Microsoft. Mas o cuidado deve estar na qualidade da configuração do SO de antivirus, filtros, antispam, corrente eletrica, portas desnecessárias abertas nos sistemas.. o de sempre... a segurança tanto fisica quanto logica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pela ajuda! mas ainda tenho dúvidas

mas... discar?

se a ADSL trabalha com uma freqüência diferente da do tom de telefone, uma discagem não iria consumir pulsos?

bom, parece que segundo o site do ABUSAR a Brasil telecocom está proibida de cobrar autenticação de conta. isso é bom, significa uma economia de uns 20 reais +-

vlwz!!! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sei se isto já é verídico mas hoje, não houve necessidade da autenticação. Tomara que permaneça assim.

Burrada mesmo foi a minha! Já era assinante do uol e mesmo assim, fiz a assinatura do BRTurbo, sendo que poderia ter ficado com o uol para a autenticação. tambémém, com a ansiedade que estava, ñem pensei duas vezes para poder usar o T600...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por CyberFOX@29 maio 2004, 00:42

obrigado pela ajuda! mas ainda tenho dúvidas

mas... discar?

se a ADSL trabalha com uma freqüência diferente da do tom de telefone, uma discagem não iria consumir pulsos?

bom, parece que segundo o site do ABUSAR a Brasil telecocom está proibida de cobrar autenticação de conta. isso é bom, significa uma economia de uns 20 reais +-

vlwz!!!  :joia:

Cyber...

O lance de "discar" é so forma de dizer...o que o "discador "(vai chegar um cd de instalação do tal discador junto com seu modem ) faz é simplesmente fazer a autenticação do seu nome de usuario e senha no modem para que esse libere net pra sua maquina (de curto modo é isso)...mas não gasta pulsos ou algo do tipo...

Como o josé disse existem modems que já fazem essa autenticação dentro deles mesmos, esse modems dispensam discador (esses geralmente são roteadores), basta você ligar ele e o seu micro já vai estar com internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu uso velox 256kbps

pra conectar e auetenticar, uso um programa chamado autenticador velox. Ele conecta ao velox e autentica pra mim, assim não tenho que digitar senhas... a cada conexão...

Mas no seu caso deve haver um autenticador semelhante pra o turbo (br. telecom)

ps.: meu modem não é router

por falar em modem, sem dúvida compre o seu, nunca alugue! o speedstream 5200 (bridge, não router [apesar de ter uma gambiarra pra você converte-lo pra router]) você encontra baratinho no ML

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falamos em discar, pois estamos nos referindo ao facto, de discar no protocolo PPPOE ( ppp over ethernet), totalmente diferente da discagem usada em 56k, que na verdade você "telefona" para um provedor e ele te atende, na adsl não, você já na rede, só é feita a "discagem" para obter-se um ip e liberar o tráfego. Na verdade quando o modem está como router também é feita "discagem" ( autenticação) só que é feita pelo modem e pode-se dizer de forma automática.

Portanto conclui-se que essa discagem que nos referimos na verdade é para autenticar-se na rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, Cyber, respondendo ao seu Post tendo em vista o Linux em mente...

- Qual a velocidade de transferência máximo da ADSL 300Kbps? no meu micro (usando o Debian) a transmissão fica em cerca de 6 Kb/s até a meia noite, em meados de 14 Kb/s até as 1 da manhã e daí pra frente passa dos 80Kb/s (sem contar picos como alguns dias em que a transmissão média fica em torno dos 60Kb/s, 90Kb/s ou até mesmo 140Kb/s)

7 - e, segundo a pergunta n º6, eu poderia ter esse ganho todo com linux?

O que eu percebo é que o modem se conecta sempre a uma velocidade um pouco maior à assinada (acho que pra compensar um pouco)

Quanto ao Linux, basta instalar o pacote PPPOE (o "discador") e configurar que tudo dá certo. Nem no Windows XP precisa de discador, ele já tem um interno.

8 - alguma recomendação? (além de firewall e anti-vírus)

No Linux? Só o Firewall mesmo..

Agora no Windows é Antivírus, Firewall, Anti Spyware, reza brava, dar uma benzida no micro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok, vamos ver se eu entendi

(onde eu trabalhava bastava ligar o cabinho de rede no HUB)

pra mim conectar meu micro na "banda larga" (no caso, ADSL) basta fazer o login, ou nada se o modem fizer isso sozinho. certo?

pois bem, mas:

1 - dá pra se logar em outra linha de telefone?

2 - modems ADSL roteadores funcionam como HUBs? (no caso eu precisaria de uma placa de rede pra cada micro)

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- Diz usar net discada em outra linha? da sim se usar o filtro mas fica extramamente lento. Ou você diz se conectar usando o mesmo login em outro lugar? Dá também, só que dependendo do provedor você paga login simultâneo, que não é barato.

2- Não entendi direito o que você quis dizer, mas você quer saber se vai precisar placa de rede para cada micro? Com certeza, o unico modem roteador que vem com hub embutido é o 3com 812 router, fora esse não conhece nenhum outro. Se não for esse modem, você precisará adquirir um hub ou switch e ligar cada micro a cada entrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por gok5@31 maio 2004, 07:05

1- Diz usar net discada em outra linha? da sim se usar o filtro mas fica extramamente lento. Ou você diz se conectar usando o mesmo login em outro lugar? Dá também, só que dependendo do provedor você paga login simultâneo, que não é barato.

2- Não entendi direito o que você quis dizer, mas você quer saber se vai precisar placa de rede para cada micro? Com certeza, o unico modem roteador que vem com hub embutido é o 3com 812 router, fora esse não conhece nenhum outro. Se não for esse modem, você precisará adquirir um hub ou switch e ligar cada micro a cada entrada.

O SpeedStream 5200 parece q tambén tem um hub embutido mas so 2 computadores podem ser ligados, um pela usb e um pela rede.

:blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não você não pode!!! Pois isso depende da liberação de sinal pela operadora :wacko:. Se não qualquer um que comprasse o modem adsl poderia acessar a net livremente só ligado na linha. O facto é que se você não assinar o sinal simplesmente não vem, e o modem não consegue nem sincronizar pois não há sinal. Uma coisa melhor que acho que você pode fazer com o notebook, é usar o celular para conectar isso sim aí já é vantagem, mas também depende da área de cobertura e da qualidade do serviço .

Até mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...