Ir ao conteúdo

Velocidade de cooler do chassi 5444 RPM é normal ?

jacksonforfun

Posts recomendados

Postado

Então acabei de fazer um upgrade na minha maquina e botei pra funcionar, segue a config.

Asrock n68 s3 fx

AMD FX 6300

8GB corsair 1600 mhz

HD 1,5 tb

Fonte iceage 650w reais

Vga nvidia 9800 GT 1gb ddr3

Então quando liguei a maquina e estava fazendo ajustes finais com a cpu aberta, sem cooler de chassi o cooler do processador rodava em torno de 3500 rpm

Quando fechei o gabinete e comecei a usar algumas horas de uso depois o cooler do processador estava em 2000 rpm e o do chassi subiu para 5444 rpm, ele nunca funcionou nessa velocidade na minha maquina antiga ele rodava no maximo a 2500 rpm. Eu estranhei a velocidade da fan do processador cair assim e o do chassi dobrar de velocidade ai vem a duvida, isso é normal ? É arriscado ? alguma forma de aumentar a velocidade do cooler do processador para aliviar o do chassi ?

as temperaturas no momento

placa-mãe 46

processador 55

MCP 59 ( o que é esse mcp ? )

Aux 27

Diodo GPU 53

HD 45

Levando em consideração tmb que estou com 5 contas do lineage abertas.Obrigado

Postado

Tente utilizar outro programa para monitorar a velocidade dos fans e veja se ele mostra a mesma coisa.

E você saberia dizer qual a marca e modelo do seu gabinete e se ele tem fan em algum lugar? (traseira, lateral, frente, em cima, etc...)

Mas uma coisa que recomendo que troque é a fonte do seu computador, ela é uma verdadeira bomba (mas muito dificilmente tem relação com o fan. seria mesmo para evitar problemas futuros):

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-3R-System-iCEAGE-IA6500HP80-650-W/2079

Postado
Tente utilizar outro programa para monitorar a velocidade dos fans e veja se ele mostra a mesma coisa.

E você saberia dizer qual a marca e modelo do seu gabinete e se ele tem fan em algum lugar? (traseira, lateral, frente, em cima, etc...)

Mas uma coisa que recomendo que troque é a fonte do seu computador, ela é uma verdadeira bomba (mas muito dificilmente tem relação com o fan. seria mesmo para evitar problemas futuros):

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-3R-System-iCEAGE-IA6500HP80-650-W/2079

Então não sei dizer marca e modelo do gabine, porém é um gabinete simples, no momento ele trabalha com o cooler da fonte que é gigante, o do processador, o da vga, e o lateral do chassi, vou colocar esses dias mais dois atras. Aproveitando ja pergunto posso colocar todos cooler jogando o ar quente pra fora ? Como faço pra colocar um jogando o ar frio pra dentro e qual a melhor posição pra eles.

Mas no meu caso seu eu conseguir aumentar a rotação do processador pra uns 3000rpm já da uma aliviada no do chassi ate eu colocar os 2 trazeiros.

A fonte, eu li toda post que você mandou, realmente bem tenso isso, pensei estar fazendo uma boa aquisição e pego uma bomba, mas por enquanto ela não esta fazendo ruidos e funciona normalmente, então por enquanto vou manter ela pois estou quebrado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...