Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acoplamento de Roteador Wireless na Rede

johnw

Posts recomendados

Bom dia.

Eu possúo um modem da GVT com 4 portas LANs e um roteador wireless Gothan GWR-100. Meu interesse é acoplar o Gothan na rede e fazer com que os hosts conectados à ele se comuniquem com os ligados ao modem GVT.

Detalhe 1: O modem da GVT também disponibiliza conexão wireless, tornando esse assunto em uma curiosidade minha.

Aí vai o problema: o modem da GVT já está roteado e rodando o servidor DHCP. Assim sendo, eu conectei um cabo ligando-o à uma porta LAN do Gotham. Abri o setup do Gothan e coloquei-o para trabalhar no modo gateway e apenas como client DHCP, atribuindo-o um IP não utilizado até então na mesma sub-rede do modem GVT. Após essa operação tudo funciona muito bem, até que em um certo período de tempo a conexão dos hosts conectados ao Gothan ficam com acesso nulo ou limitado. Então eu tento abrir o setup e para minha surpresa o Gothan simplesmente some da rede, sugerindo assim um conflito de IP. Já tentei fazer o mesmo procedimento com exceção do servidor DHCP que é desativado, mas não me recordo se o resultado foi o mesmo ou se o Gothan some da rede no momento em que a configuração é concluída.

Depois de pensar um pouco, resolvi o problema colocando o cabo que faz a conexão do modem GVT ao Gothan na porta WAN. Deixo trabalhando como gateway, rodando o servidor DHCP e coloco um IP estático na mesma sub-rede do modem GVT na WAN . Mas o problema é que os hosts conectados ao Gothan ficam em uma sub-rede e os conectados ao modem GVT ficam em outra, não havendo comunicação entre eles. É nesse ponto que surge as minhas 3 dúvidas:

1 - Como eu faço para deixar todos esses hosts em uma única sub-rede sem surgir algum conflito de IP?

2 - Fiz algo desnecessário para acabar com o conflito de IP?

3 - O problema poderia ter sido resolvido de outra forma?

Detalhe 2: Já atribuí um IP na LAN do Gothan na mesma sub-rede do modem GVT até então não utilizado e com o servidor DHCP configurado como cliente.

Muito obrigado pela atenção. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...