Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual diferenÇa entre engenharia eletrÔnica e engenharia da computaÇÃo?


lndrj1

Posts recomendados

Oi,

Engenharia Eletrônica, atuar no campo de componentes elétricos, que pode ser de qualquer aparelho que você conheça que têm componente eletrônico. Tem que gostar bastante de matemática, pois são inúmeras as formulas que envolvem a eletrônica. Sem a engenharia eletrônica não teríamos Microondas, celulares, computadores e etc.

Engenharia da Computação: É tudo que envolve um computador, menos a projeção de componentes (Processadores, Circuitos, Placas, etc). Mas, além do conhecimento amplo da parte de software.

bj

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como menos componentes de de circuitos, placas e etc? Claro que envolve isso, isso que é hardware, eu quero informação que complementar o que eu ja sei, e o que você falou mostra que tu não tem um conhecimento a respeito de eletrônica e engenharia de computação. Dizendo que é tudo que envolve um computador. Celular não necessariamente seria um computador, mas envolve engenheiro da computação, pois tem a necessidade do sistema operacional, antes de dar uma informação se informe e saiba do que falar, porque dar uma informação precária é uma grosseria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

É, a resposta da renata não tem nada a ver na real.

Engenharia de computação é a mistura da área de eletrônica da Eng Elétrica (desde o estudo de circuitos e eletrônica até o estudo de sinais, sistemas e controle) com ciência da computação (programação, algoritmos e teoria da computação - matemática). Rola muita física, cálculo, uma boa abordagem de ciência da computação e uma aprofundada na eletrônica em geral. É o campo que une as duas áreas já que em geral os eng eletricistas não programam muito bem e os cientistas da computação não entendem muito de hardware. Basicamente o que você não terá da eng elétrica é o estudo de potência e motores. Ja na ciencia da computação você provavelmente não verá muito estudo aprofundado de banco de dados e/ou computação gráfica. Claro que tudo depende de onde você vai fazer o curso (alguns lugares puxam mais pra computação e outros mais pra elétrica), e também das materias optativas que você vai escolhendo no final do curso pra direcionar seu conhecimento.

Já a eng eletrônica acredito ser uma subárea da eng eletrica/computação. Arrisco dizer que a eng eletrônica é a intersecção da eng eletrica com a eng de computação, talvez um pouquinho mais aprofundada (mas não muito se o cara fizer eng de computação e seguir mais nessa área). Eu diria que se o cara gosta de algoritmos e programação, então faça eng de computação. Caso contrario, faça eng eletronica que é como a computação sem muita programação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Estou fazendo essa pergunta, porque vi em um site, assuntos que eu pensei que fosse de eletrônica mas é de computação.

Site: http://g1.globo.com/educacao/guia-de-carreiras/noticia/2012/07/guia-de-carreiras-engenharia-da-computacao.html

A resposta pra essa pergunta nunca será muito exata, porque depende das disciplinas que a universidade irão colocar no curso, mas se for seguir a "ideia" principal, é a seguinte:

A engenharia de computação nasceu da engenharia eletrônica(que por sua vez nasceu da elétrica, quando a quantidade de conhecimento das duas passou a ser muito extenso). PONTO!! "AH mas pra mim ela nasceu da eng. eletrônica e da ciência da computação!" ... Também, pois todas as engenharias nasceram das ciências, afinal o que é a matemática, a física, a química senão campos da ciência? A ciência da computação é um ramo da ciência que visa resolver problemas através de algoritmos, diversos tipos de problemas. Agora se as escolas dão essa ênfase no curso, daí já é outra historia!

Mas voltando, quando a eletrônica digital e a computação cresceram, nasceu a engenharia de/da computação, que nada mais é do uma engenharia eletrônica com menos enfase em eletrônica analógica e mais da ciência da computação. ISSO MESMO o/ não é difícil perceber isso! Digamos que as escolas oferecessem o curso de ciência da computação da forma que ele deveria ser, bem cientifico mesmo, essa diferença seria mais perceptível ainda.

Então: Eng. eletrônica basicamente estuda: Conceitos básicos de engenharia(calculo, física, química, adm, economia, metrologia, estatística, desenho, etc..), noções da eletricidade, eletrônica analógica, um pouco de telecom, eletrônica digital, sinais, controle e etc... Tem mais, mas deu pra entender neah?

Eng comp.: Conceitos básicos de engenharia(calculo, física, química, adm, economia, metrologia, estatística, desenho, etc..), noções da eletricidade, básico de eletrônica analógica, básico de comunicações, eletrônica digital, programação, redes de dados(digitais), sinais, controle, bd, IA, uff... acho q deu..

quando eu terminar a eng. de comp. vou estudar apenas mais 1 ano e 7 meses para tirar um diploma de eng. eletronica. Isso ond eestudo!! =D Mesmo sbnd e conhecendo pessoas de uma dessas engenharia que trabalha em um campo da outra!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...