Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida no uso de Amplificador Operacional


Tomazelli

Posts recomendados

Pessoal, estou com uma dúvida aqui no uso de um amplificador operacional.

amp_op_zpsf3acd2b6.jpg

O circuito básico é esse, que servirá para um carregador de bateria, essa parte do circuito servirá para fornecer uma tensão de carregamento dependente da temperatura. Para isso estou usando o LM35, que gera em sua saída uma tensão de 10 mV/°C, por exemplo: com a temperatura em 25 °C ele irá ter 0,25 V em sua saída.

Minha ideia é pegar a saída do LM35 e de alguma forma interferir no pino de ajuste do LM317 que irá fornecer a tensão de carga para a bateria. Para isso pensei em usar um amplificador operacional. Usando ele na configuração de amplificador inversor como no desenho acima, eu regulo o ganho dele através dos resistores R1 e R2. Usando os resistores conforme o desenho eu tenho um ganho de R2/R1 = 1,83, como está na configuração de inversor o ganho será de -1,83. A cada grau que aumentar a temperatura o LM35 irá aumentar sua tensão de saída em 10 mV, multiplicando pelo ganho do amp. op. sua saída irá ter uma variação de -18,3 mV/ºC, variação ideal para uma bateria de 12V.

Testei isso tanto no simulador quanto na protoboard e funcionou bem. Mas como nunca usei amplificador operacional antes achei melhor perguntar a quem entende antes de fazer alguma coisa errada. :rolleyes: Posso usar o amplificador operacional da forma que está no circuito, com ele "drenando" corrente do pino de ajuste do LM317?

Obrigado! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...