Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Neobius

Temperaturas: Diodo X Soquete

Recommended Posts

Olá

Tenho dúvidas a respeito de temperaturas, pois li várias vezes que a temperatura do soquete não é bom parâmetro para avaliar a a temperatura do processador... e sim a do diodo... sou leigo no assunto, poderiam me explicar o que são essas temperaturas, e onde posso vê-las, que software faz isso, ou mesmo na BIOS, onde posso checar isso? Vejam o PC da assinatura, é o que uso atualmente.

Agradeço a gentileza de quem puder me tirar essa dúvida

Um abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
li várias vezes que a temperatura do soquete não é bom parâmetro para avaliar a a temperatura do processador... e sim a do diodo...

Isso de certa forma é verdade, pra você se situar melhor:

soquete: a leitura é feita por um termistor que fica alojado na placa, no meio do soquete, embaixo do processador, é uma leitura externa

Diodo: o diodo é integrado dentro do núcleo do processador, é uma leitura interna, bem mais precisa

O fato de usar a leitura do soquete não quer dizer que é errado, mas o soquete sempre marca menos que o diodo, pois o diodo fica dentro do processador. Pra haver leitura do diodo, a placa mãe tem de permitir isso, placas novas geralmente deixam transparecer isso, placas antigas geralmente não tem o recurso.

Na impossibilidade de ler o diodo calcula-se em torno de 12° a mais na temperatura do soquete e chega se perto do valor do diodo...

O Motherboard Monitor é muito usado pra isso, na ultima versão ele se ajusta a sua placa perfeitamente e muitas vezes é possivel monitorar o diodo por ele....

Compartilhar este post

Link para o post

é realmente esse programa ai (Motherboard Monitor ) é um excelente programa para medir a temp do processor já q mede o a temp do Diodo (interno)...

Mas se você não tem isso, veja na BIOS, na parte onde diz (HARDWARE MONITOR ou PC HEALTH)...

Compartilhar este post