Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Neobius

Temperaturas: Diodo X Soquete

Recommended Posts

Olá

Tenho dúvidas a respeito de temperaturas, pois li várias vezes que a temperatura do soquete não é bom parâmetro para avaliar a a temperatura do processador... e sim a do diodo... sou leigo no assunto, poderiam me explicar o que são essas temperaturas, e onde posso vê-las, que software faz isso, ou mesmo na BIOS, onde posso checar isso? Vejam o PC da assinatura, é o que uso atualmente.

Agradeço a gentileza de quem puder me tirar essa dúvida

Um abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
li várias vezes que a temperatura do soquete não é bom parâmetro para avaliar a a temperatura do processador... e sim a do diodo...

Isso de certa forma é verdade, pra você se situar melhor:

soquete: a leitura é feita por um termistor que fica alojado na placa, no meio do soquete, embaixo do processador, é uma leitura externa

Diodo: o diodo é integrado dentro do núcleo do processador, é uma leitura interna, bem mais precisa

O fato de usar a leitura do soquete não quer dizer que é errado, mas o soquete sempre marca menos que o diodo, pois o diodo fica dentro do processador. Pra haver leitura do diodo, a placa mãe tem de permitir isso, placas novas geralmente deixam transparecer isso, placas antigas geralmente não tem o recurso.

Na impossibilidade de ler o diodo calcula-se em torno de 12° a mais na temperatura do soquete e chega se perto do valor do diodo...

O Motherboard Monitor é muito usado pra isso, na ultima versão ele se ajusta a sua placa perfeitamente e muitas vezes é possivel monitorar o diodo por ele....

Compartilhar este post

Link para o post

é realmente esse programa ai (Motherboard Monitor ) é um excelente programa para medir a temp do processor já q mede o a temp do Diodo (interno)...

Mas se você não tem isso, veja na BIOS, na parte onde diz (HARDWARE MONITOR ou PC HEALTH)...

Compartilhar este post

Link para o post

Em primeiro lugar, obrigado pelas dicas

Baixei o MBM e consta o seguinte, para minha A7N8X-X:

Case: 27

Diode: 0

soquete: 38

Em graus Celsius, claro

Então nesse caso meu processador está a 50 graus? O que acham dessa temperatura, está correta ou está muito quente? Tenho 2 exaustores traseiros e o processador é BOX, fiz um leve over de 2600+ para 2800+.

:bye:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais