Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
BlackThorn

Gerenciamento De Pacotes

Recommended Posts

:bandeira: Como todos sabem, um dos pontos a serem melhorados no linux é o gerenciamento de pacotes. Entretanto existem feramentas como o rpm ou o package tool. Me refiro a este ultimo com especial aten;'ao, já que é o padr'ao no slackware ( a distro que uso). Como alguns sabem o slack utiliza o sistema .tgz, onde os pacotes já vem pr[ecompilados e n'ao é preciso dar o make e o makeinstall (basta usar o installpkg <nome_do_pacote.tgz>. Tamb[em é f[acil converter um arquivo em formato rpm para o tgz: basta usar o comando rpm2targz nome_do_pacote.rpm. A minha duvida é se ha um comando ou um aplicativo para converter pacotes de .tar.gz para .tgz . Se algu[em souber por favor, responda, que desde j[a agradeco a resposta! at[e!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que só tem de rpm pra tgz direto

# rpm2tgz

agora de tar.gz para tgz eu já desconheco, mas dependendo do caso é so renomear o arquivo xxx.tar.gz para xxx.tgz

:joia::bye:

Compartilhar este post

Link para o post

Ao que me parece, não existe tal comando, mas em quais casos eu posso renomear dessa forma? Você conhece onde posso encontrar o OpenOffice em formato rpm (ou posso renomear o pacote do Opem Office de .tar.gz para .tgz como voce se referiu)? Agradeço a sua atenção

Compartilhar este post

Link para o post

da uma olhada dentro do arquivo .tar.gz e veja a estruta dos diretorios, na maioria dos casos é igual as do tgz, então renomeando não ocorrerá nenhum problema, ao menos comigo nunca ocorreu.

Ah, uma maneira de converter pacotes é usando o Alien, você pode pega-lo aqui: www.sf.net

ele converte pacotes rpm, deb, tgz! :joia::bye:

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de tudo gostaria de dizer que sou fã de sistemas open sourcces, mas na minha opinião essa é uma das falhas do linux. Deveria haver uma associação que padronizasse as extensões dos pacotes, assim como há uma que define as estruturas de diretórios das distribuições. Com certeza Facilitaria tanto para os desenvolvedores quanto para os usuários finais como eu. :tantan::priv:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais