Ir ao conteúdo

Calcular resistor de amplificador

mroberto98

Posts recomendados

Postado

Projetei um amplificador simples, Calculei todos os componentes menos o resistor de realimentação porque não sei bem como é esse calculo.. Então eu fui chutando o valor até o circuito funcionar...

Como é feito esse calculo do valor do resistor? No emissor do transistor bc549 terá 1V, no divisor que tem na base terá 1,6V...

Na saida tem os 5V com a realimentação, 4V sobre o resistor que faz a realimentação...

Calculei os resistores do transistor bc549 para se ter 0,001A entre coletor - emissor, logo terá 1V sobre o R2 = 1/1k = 1mA...

Com a saida em 5V, 4V sobre o R7 terá 0,59mA, e os outros 0,41mA viria da polarização do Q1 que polarizaria o Q2...

Sobre o R5 eu sei que vou ter 4.4V = 30mA...

O circuito funcionou.. saiu o sinal amplificado como deveria... calculei o circuito inteiro menos esse resistor que faz a realimentação... (fui no chute até conseguir os 5V na saida.. :D)

Entra ~0,9Vp e sai ~4Vp...

Fiz o circuito só para entender essa realimentação...

o que eu quero saber é como calcular essa realimentação e se puderem dar dicas... agradeço..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!