Ir ao conteúdo

Lm338k

AleG

Posts recomendados

Postado

Estou montando uma fonte com o LM338K. A variação de tensão está funcionando perfeitamente. No entanto, não consigo obter mais que 200 mA , ou seja, não acende nem uma lâmpada de carro (12V 21W).

O LM338 não aquece e a tensão, simplesmente vai a zero quando coloco esta carga.

Fiz um teste usando um LM317 no mesmo circuito, consegui 1,2A.

Já li alguns tópicos sobre componentes "carimbados". Será que fui enganado 2 vezes?

Transformador de 24V 8 A

Ponte de diodos de 35A

Capacitores de 10.000uF

Já troquei o LM338 por outro fabricante comprado em uma grande loja na rua dos Timbiras em São Paulo.

Dissipador está adequado

Agradeço antecipadamente por qualquer ajuda.

• Membro VIP
Postado

Experimente não testar com lâmpada ou, ligar a lâmpada com uma tensão mais baixa e ir subindo essa tensão.. Poste resultados.

Seu tópico ficaria muito melhr na área de eletrônica..

Postado

Faller,

Liguei uns resistores em série, (7 Ohms) com a lâmpada. Aumentei gradativamente a tensão de saída até a lâmpada acender. Quando chegou em 12V nos terminais da lâmpada, parei de aumentar. Encontrei as seguintes medidas:

V entrada com carga 27,2V

V entrada sem carga 31,6V

V saída com carga 24V

V saída sem carga 25,3V

V transformador com carga 22,5V

V transformador sem carga 23,8V

Corrente de saída 1,68A

O que você acha?

• Membro VIP
Postado
Faller,

Liguei uns resistores em série, (7 Ohms) com a lâmpada. Aumentei gradativamente a tensão de saída até a lâmpada acender. Quando chegou em 12V nos terminais da lâmpada, parei de aumentar. Encontrei as seguintes medidas:

V entrada com carga 27,2V

V entrada sem carga 31,6V

V saída com carga 24V

V saída sem carga 25,3V

V transformador com carga 22,5V

V transformador sem carga 23,8V

Corrente de saída 1,68A

O que você acha?

O que eu acho???

Acho que você não sabe o que diz. Vou repetir o que citastes lá no início, na primeira postagem:

"No entanto, não consigo obter mais que 200 mA"

E então, como é que agora ele conseguiu entregar 1,68 Amperes???? e sequer entregava 200 mA???

Possíveis problemas:

- Fiação fina e comprida na montagem;

- Dissipador sub dimensionado;

- Tensão muito alta na entrada. Veja, se se mantiver em 27 Volts e tentares puxar dele 3 Amperes, mandando 1,5 Volts na saída, a dissipação será de 3A x (27-1,5) = 3 x 25,5 = 76,5 Watts. É necesário um dissipador do tamanho de uma abóbora para arrefecer isso dai. ou com ar insuflado sobre o mesmo. Pense...

Só para teres uma vaga ideia do que podes esperar desse tipo de CI se fizeres a coisa de modo correto, a diferença de tensão entre a fonte entregar 3 Amperes e entregar nada (zero amperes) poderá ser coisa de 0,02 Volts na tensão de saída e não 1,3 Volts como tens ai... Problema de fiação sem a menor dúvida.

O fabricante prevê esse tipo de erro e comenta ai em seu datasheet:

Veja sob o título do parágrafo como "LOAD REGULATION" na página 6 do datasheet ai: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm350-n.pdf

Postado

Caro Faller,

Acho que me expressei errado.

O que quis dizer foi o seguinte:

Quando coloco a lâmpada sozinha diretamente na fonte, a tensão vai a praticamente zero Volts e o amperímetro aponta aproximadamente 200 mA.

Seguindo o seu primeiro conselho, conectei a lâmpada em série com alguns resistores (7 R) e aumentei gradativamente a tensão de saída até obter 12V nos terminais da lâmpada, conforme mencionei anteriormente. Obviamente, como a resistência aumentou o consumo de corrente diminuiu e, portanto, consegui 1,68A.

Agora, vou refazer as conexões com cabos mais grossos (estou usando cabos de 1,5 mm nas conexões do CI) e aproximar os resistores, conforme definição do datasheet.

Vamos ver o que vai dar.

Agradeço novamente pela sua atenção.

Cordialmente

Alexandre

• Membro VIP
Postado

O que você fez, sim eu entendi, mas isso não é problema do LM338 e sim uma característica dele..

Uma lâmpada ao ligar, ao estar fria, na partida, chega a puxar corrente da ordem de 10 a 20 vezes sua corrente de manutenção. Se a lâmpada de automóvel for uma dessas de 60 Watts, ela deverá demandar coisa de 60/12 = 5 Amperes. Na partida, com 12 Volts, haverá um pico da ordem de 5 x 10 = 50 Amperes o que obriga o LM350 a entrar em proteção. Ao entrar em proteção o LM350 não o faz limitando a corrente em 3 Amperes, pois se fizesse isso tendo coisa de 30 Volts na sua cuca, ele dissiparia 3 A x 30V = 90 Watts que poderia elevar sua temperatura por demais ..

Associe isso a proteção térmica que o CI tem, o que consegues ao alimentar uma lâmpada assim, direto, é acordar ambas as proteções ..

Nesse caso o CI entra em Foldback, que significa duas operações simultãneas, redução de tensão e redução de corrente.. Por isso dos 200 mA dai..

Quando disse para não usares só lâmpada o fazia para evitar isso dai. pensava em usares carga resistiva...

Podes sim usar só lâmpada e nesse caso levante a tensão lentamente sobre a lâmpada até que a corrente limite do CI se estabeleça. Se ele derrubar a tensão antes disso é o primeiro sinal de que a dissipação está mal feita pois entrou em proteção térmica (mesmo com 3A ou menos a temperatura do CI subiu mais do que poderia, ou deveria. Necessita melhorar a dissipação se for o caso)... Ai podes ver se ele está entregando os 3 Amperes para aos quais foi projetado...

Isso tudo se consegue sem os resistores na lâmpada, direto a lâmpada, sozinha.. Não passe dos 12 Volts sobre a lâmpada...

Postado

Aproveitei o final de semana para finalizar a fonte.

Troquei os cabos de 1,5mm por 2,0 mm.

Reforcei todos os pontos de conexão.

Coloquei um cooler sobre o dissipador.

Resultado:

1-) Quando coloco a lâmpada para testar, a tensão continua indo próxima de zero e a corrente 200 mA. Mesmo partindo da tensão mais baixa (1,3V) e aumentando gradativamente.

2-) Fazendo testes apenas com resistores, (9 Ohms), consegui aproximadamente 2,3A. Mas a tensão de saida não passa de 23V. Se diminuo para 8 Ohms, a tensão também cai para zero.

O que não consigo entender é que se substituo o transformador por outro que fornece apenas 1A, a lâmpada acende em qualquer tensão.

Se substituo o LM338 por um LM317 mesmo sem o dissipador, o negócio funciona, a lâmpada acende até o LM317 ficar tão quente quanto uma frigideira, depois entra a proteção, mas leva pelo menos uns 10 segundos com a lâmpada no máximo. (Comportamento esperado).

Sinceramente não sei mais o que fazer, escolhi o LM338 porque me pareceu simples e fácil de usar, mas o danado é muito chato, são tantas as condições para ele funcionar que não sei se vale a pena.

Se alguém tiver alguma sugestão, agradeço antecipadamente.

Abraço

• Membro VIP
Postado
Aproveitei o final de semana para finalizar a fonte.

Troquei os cabos de 1,5mm por 2,0 mm.

Reforcei todos os pontos de conexão.

Coloquei um cooler sobre o dissipador.

Resultado:

1-) Quando coloco a lâmpada para testar, a tensão continua indo próxima de zero e a corrente 200 mA. Mesmo partindo da tensão mais baixa (1,3V) e aumentando gradativamente.

Certo que é o pico de corrente da lâmpada quando fria, fazendo o CI entrar em foldback p/ excesso de corrente

2-) Fazendo testes apenas com resistores, (9 Ohms), consegui aproximadamente 2,3A. Mas a tensão de saida não passa de 23V. Se diminuo para 8 Ohms, a tensão também cai para zero.

Nessa hora tem de medir antes d CI para saber a razão.

Se tem 23 na saída e 26 na entrada do CI é porque o trafo/filtro arriou as pernas e não consegue manter a tensão adequadmente (3 Volts a mais que a máxima tensão de saída)

O que não consigo entender é que se substituo o transformador por outro que fornece apenas 1A, a lâmpada acende em qualquer tensão.

Se substituo o LM338 por um LM317 mesmo sem o dissipador, o negócio funciona, a lâmpada acende até o LM317 ficar tão quente quanto uma frigideira, depois entra a proteção, mas leva pelo menos uns 10 segundos com a lâmpada no máximo. (Comportamento esperado).

É porque nesse trafo fraco, embora a Lâmpada peça elevada corrente ele não consegue entegar e o CI Não entra em Foldback..

Sinceramente não sei mais o que fazer, escolhi o LM338 porque me pareceu simples e fácil de usar, mas o danado é muito chato, são tantas as condições para ele funcionar que não sei se vale a pena.

Se alguém tiver alguma sugestão, agradeço antecipadamente.

Abraço

Coloque as proteções (diodos) recomendados pelo fabricante, no datasheet, bem como os capacitores..

Postado

Bom dia, eu estava pra criar um tópico sobre esse mesmo CI quando vi um tópico recém-criado

Estou passando também por problemas, os quais simplesmente não consigo entender porque o CI não entrega mais que 2,2A em 13,8V sendo que:

1 - Utilizo um trafo com 16VAC que após retificação e todas as perdas chega no máximo a 22VDC sem carga. Com carga cai pra uns 17V a 18V.

2 - A diferença de tensão entre entrada e saída nunca (Vin - Vout) em todos os testes nunca ultrapassou 10V que é o recomendado pelo datasheet do fabricante.

3- Com a ajuda de um VARIAC até já reduzi um pouco a tensão no primário, mas não há nada que faça o LM338 drenar mais que 2,2A. Se eu tentar mais que isso a tensão cai e entra em ação o sistema de proteção dele

4- Montei o circuito com todos os capacitores e diodos recomendados. Se eu tirar o LM338K e trocar por um LM338T ele funciona normalmente só que por ter menor capacidade de dissipação térmica chega a fritar!!

5- Nos testes sempre utilizei resistores de fio de 1R e 0R47 de 10W ligados em série e não lâmpadas e motores.

Seria um outro CI remarcado? Mas mesmo que fosse um LM350 deveria dar pelo menos 3A e nem isso tá acontecendo.

• Membro VIP
Postado

Pode ser sim remarcado... Nosso mercado está simplesmente um lixo.. Impossível confiar..

Há que separar se o Ci está entrando em proteção por aquecimento ou por corrente ou por ruim mesmo, por recarimbado..

Para sacar isso dai eu procuraria colocar u resistor de fio, de 10 Watts no minimo, antes da enrdada do Ci, só para teste, Um resiator de fio de 1,5 a 2,2 Ohms x 10 Watts.. Só para testar se o CI entra em proteção ou não, por corrente, visto que por potência dificilmente entrará, imagino teres colocado um ótimo dissipador ai, certo??? O resistor ajudará a baixar o Delta V sobre o CI e com isso a dissipação do mesmo. Isso não é para ficar ai e sim só para teste..

• 8 meses depois...
Postado

Bom dia,

Só para registrar:

Estou tendo o mesmo problema com um LM338k. Ele limita a corrente em 2,9A. Quando aumento a carga ele diminui a tensão para manter em 2,9A. Não há aquecimento exagerado, tem um bom dissipador de calor.

Parece que se trata de um LM350 remarcado para LM338k!!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...