Ir ao conteúdo

Dúvida sobre placa de vídeo.

Mut

Posts recomendados

Postado

Desculpa ai se tiver na área errada,meu primeiro tópico aqui e tenho uma dúvida pra esclarecer.

Achei esse site atráves da minha apostila de hardware pois tem os créditos daqui lá e resolvi tirar minha dúvida aqui.

Então :

Meu pc é bem antigo ele é de 2006 e eu queria uma placa de vídeo que combinasse com a placa mãe dele e que ele mesmo suportasse,mas antes vou dizer tudo que meu pc tem.

PC

CPU :

Nome - Intel Pentium D 915

Code Name - Presler

Package - Socket 775 LGA

Technology - 65nm

Especificação - Intel pentium D CPU 2.80GHz

Caches

L1 D-Cache

Size - 16Kbytes

Motherboard

Gigabyte Technology Co.Ltd

Model : 81865GME-775

Chipset : Intel

Southbridge : Intel

BIOS

Award software international inc

Version F5

Date : 08/31/2006

Memória

Tipo : DDR

Size : 1536 Mbytes

Dram frequency : 200.0 MHz

Graphics

Intel 82865G Graphics Controller

Então vocês sabem alguma placa de vídeo que funcione nele e que tenha pixel shader 3.0,pra rodar pelo menos alguns jogos bons e que a placa também não seja muito cara que seja um preço justo.

Agradeço que responder minha duvida e novamente me desculpo pelo caso do tópico se encontrar em área errada.

Abraços.

• Administrador
Postado

Vamos lá. A sua placa-mãe é essa: http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=2223#ov

De acordo com o site da Gigabyte, ela usa slot AGP.

Não existem mais placas de vídeo para este tipo de slot. As placas de vídeo atuais usam o slot PCI Express x16.

Sendo assim, não é possível comprar uma placa de vídeo nova para o seu computador.

A única solução para você melhorar o desempenho 3D do seu computador é instalar uma placa de vídeo AGP usada, comprada em um site de leilões/produtos usados.

Porém, mesmo assim você não conseguirá rodar jogos novos. Pois placas AGP em geral são DirectX 9.0c (também conhecido como Shader 3.0, no máximo), não rodando jogos DirectX 10 ou 11.

Se não me engano a placa de vídeo mais rápida que você consegue para o slot AGP é a GeForce 6800 Ultra (tem que comprar especificamente o modelo AGP), mas posso estar enganado (outros leitores poderão me corrigir).

Espero ter ajudado.

Abraços,

Gabriel Torres

Postado

Senhores, gostaria de mencionar que alguns sites ainda vendem placas de video novas para o slot AGP, eventualmente tenho que substituir placas de video antigas e esse site sempre tem ao menos uma disponivel:

http://www.atera.com.br/lista/52/1/0/0/Placas%20de%20vídeo+AGP

Logico que uma FX5500 ou equivalente não tem folego para nada e sequer usa DirectX 9.0c, mas ainda será melhor que o Intel GMA disponivel onboard...

Adicionalmente ao que o Gabriel Torres mencionou, a placa de video mais poderosa do slot AGP era a 6800 Ultra até a nVidia soltar uma serie 7000 especial com um chip conversor de interface para adaptar ao AGP. A placa mais poderosa foi a 7950GT AGP.

Atualmente a placa de video mais basica GT620 já deixa ela pra trás e mesmo essa que estendeu um pouco a vida do AGP, também era apenas DirectX 9.0c, se conseguir achar uma no MercadoLivre ou semelhante, funcionando adequadamente, é mosca branca.

Boa sorte no upgrade!

Postado

Então vocês não acham que seria melhor eu vender o computador,e juntar pra comprar um melhor ? Ou então qual dessas placas daria pra rodar pelo menos o Lol [ League of legends]

que necessita também de pixel shader 3.0[nem sei o que é isso].

Postado

Então Mut, pixel shader 3.0 diz respeito a versão do DirectX que estará sendo usado no jogo. Quando você usa um jogo feito no shader 3.0 você desejará que sua placa de video suporte ao menos o shader 3.0, podendo suportar mais se for o caso.

O Shader 3.0 está incluso no DirectX 9.0c, como o Gabriel Torres informou acima.

O Shader 2.0, que consta nos requisitos do sistema minimos do League of Legends, está incluso no DirectX 9.0a, nesse caso a Geforce FX5500 já suporta.

Se considerarmos o Shader 3.0 no DirectX 9.0c, as placas nVidia a partir da série 6000 suportam, sendo a 6800 Ultra e a 7950GT placas que operam nesse nivel.

Mais sobre o DirectX e o modelo Shader, tem um artigo bem legal no conteudo do CdH:https://www.clubedohardware.com.br/artigos/versões-do-DirectX/964/1

O interessante é que os requisitos recomendados mandam uma Geforce 8800, que é Shader 4.0(DirectX 10) e com um poder extremamente superior a 7950GT, como nunca joguei esse em particular não sei até onde essa demanda toda é realmente necessaria, mas posso te dizer que as placas que mencionamos são bem acima do requisito minimo.

Quanto ao que seria melhor, é sua decisão. Comprar uma placa de video avulsa basica como a FX5500 ou pesquisar em um site tipo MercadoLivre uma placa mais avançada série 6000 ou 7000 será bem mais barato que montar uma maquina do zero, eu em seu lugar tentaria achar uma 7800gs ou 7950gt para dar uma revitalizada na maquina gastando bem pouco.

Postado

Eu acho melhor então vender o pc e montar um gamer,juntar dinheiro pra montar um pois esse é de 2006 AGP e sei lá eu queria um bom entendeu ? Que rode uns jogos legais.

Obrigado a vocês que me ajudaram caso eu mude de ideia eu compro uma placa dessas rs.

Obrigado mesmo :]

Postado
Eu acho melhor então vender o pc e montar um gamer,juntar dinheiro pra montar um pois esse é de 2006 AGP e sei lá eu queria um bom entendeu ? Que rode uns jogos legais.

Obrigado a vocês que me ajudaram caso eu mude de ideia eu compro uma placa dessas rs.

Obrigado mesmo :]

Pode fechar o tópico então!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...