Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Me ajudem na escolha de um ferro de solda adequado?


RENATO TECH

Posts recomendados

Eai galera, beleza?!

Vamos a minha saga, não tenho muita experiencia com ferros de solda diversos, tive um de 30w das lojas de R$1,99 e funcionou bem, durou uns 6 meses e com ele usei pra aprender a soldar.

Um pouco mais "aprendido" rs comprei um Eberle Tools de 80w, este então durou 5 anos ou mais. Usava tanto pra soldagem mais pesada como para soldagem mais light. Como ainda não sabia muito, estraguei muita placa até saber que 80w era demais! Dai então passei a usar com um diodo 1N5408 pra soldagens mais leves e tudo perfeito. rsrs

Depois dessa saga ele queimou a resistência, não achei outra, então lixo nele.

Pois então, meu irmão comprou um provisório pra mim também em lojas de 1,99, ele se diz 40w. Só que o estanho derrete e em seguida ja cola na ponta oO se eu tento dessoldar algo, tipo algum componente de uma fonte de PC ele só derrete metade do estanho, isso se ele não colar a ponta no estanho que ja ta na placa -.-'

Ai vão minhas dúvidas, é normal ou esse ferro não presta? O meu (já com o diodo) eu colocava o estanho ele parecia aguá, pra soldar então, nunca nem usei aquelas pastas, só encostava ele junto com o estanho já corria e fazia uma soldagem muito boa. Pra dessoldar o mesmo.

Agora não sei se é porque to acostumado com um ferro muito forte ou esse é muito fraco. :S

Agora a segunda parte:

Meu ferro era até bom, tinha ponta toda de cobre, podia moldar como queria e nunca precisei troca-la. Só que a ponta era muito grossa e atrapalhava soldar componentes menores.

Decidi pegar um Hikari, já que não quero gastar muito e vi que a Hikari é excelente.

Ai a dúvida, qual potencia eu pego?

80w é muito forte e muito grossa a ponta. Pensei em 60w mas acho que ainda é forte, mas tem a ponta mais fina. O de 40w me pareceu interessante, ponta fina e aparentemente é a potencia que estou mais acostumado por ter usado bastante tempo o meu de 80w com o diodo.

E então, 40 ou 60w? Mesmo o de 40w é como o que eu tinha, derrete que é uma maravilha, ou é igual o de 1,99?

Eu usava realmente em 40w com esse diodo, pro estanho fluir tão bem ou ainda era os 80w?

Se puderem me ajudar depois desse texto todo ficarei muito grato. :lol:

Ahh sim, eu uso solda best 189 MSX 10.

Desde já obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Use ferro de 30W para soldagem de componentes em geral, como diodos, transitores, resistores, etc.

Tenha um segundo ferro de 60W quando for necessário derreter um volume maior de solda, como por exemplo, soldar um fio de bitola maior.

É recomendável ter também um suporte para ferro de soldar, com aquelas esponjas vegetais para limpar a ponta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para simples retrabalhos e alguns reparos em circuitos impressos, prefira os Hikari 25W, que se bem cuidados, durarão a vida toda. Use o de 40W para trabalhos mais pesados, como o de aplicar solda numa chapa grossa de metal ou mesmo num componente muito maior.

Procure jamais raspar a ponta dos ferros de solda, pois algumas destas pontas(não sei o caso dos Hikari, mas acredito que tenha sim tratamento) recebem um banho especial e se raspados, se desgastam e nunca mais pegam solda. Limpe sempre suas pontas com aquelas esponjas amarelas umedecidas ou com palha de aço bem 'de levinho' sempre antes e depois de usá-lo. Assim seu ferro estará sempre novinho e pronto.

Não abuse da quantidade de solda e garanta que na ponta de seu ferro esteja sempre uma mínima e suficiente gotinha de solda 'fresca' antes do ato e estejas garantido de que aonde vais meter solda esteja bem limpinho, senão a solda não gruda nem com o melhor fluxo de solda que exista na Nasa.

Quanto às marcas de solda, pode usar de outras marcas como a "Soft", "Conix" ou "Cast". São as marcas que mais fácil encontro por aqui e se mostram bem eficientes. Já comprei uma outra marca por algum lugar desse Brasil que não foi muito boa, mas infelizmente não lembro sua marca para caveirá-la.

É isso. Espero que tenha-no ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...