Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD com size 0 na BIOS


César Campos

Posts recomendados

Boa noite,

Li alguns tópicos e resolvi relatar o meu problema aqui. Descrevo abaixo o meu dilema.

No fim do ano passado, meu computador (Pentium 4, 2.8mhz, 3Gb de memória ram) deu pau geral. Nessa máquina eu usava um HD de 80Gb para o sistema e programas, e outro de 500Gb (Western Digital Caviar Blue) para os arquivos pessoais, como fotos (milhares), músicas, aulas, enfim, este era o HD que eu imaginava jamais ter problema.

Bem, logo que o computador parou de funcionar, retirei com muito cuidado o HD de 500Gb e guardei para que nada pudesse acontecer com meus arquivos. Certo dia, precisei de alguns arquivos e recorri ao HD para copiá-los. Utilizei um adaptador SATA/IDE (aqueles com fonte) e o conectei ao meu notebook. Imediatamente houve a leitura e apareceu o ícone junto ao relógio, porém, ao explorar, a unidade não aparecia. Tentei este procedimento mais algumas vezes e nada.

Certo dia, achando ser alguma falha minha, levei o HD ao técnico e fui informado que não havia nada no HD. Imediatamente relutei e discordei, pois, tudo meu estava no HD. Comprei outro computador com o windows XP e o conectei. Ao ligar o computador, o HD é detectado, porém, aparece uma mensagem de erro "secondary master hard disk error" e eu tenho que pressionar a tecla F1 para seguir. Entrei na BIOS e para minha surpresa o HD de 500Gb está lá como secondary master (certinho), porém, ao olhar o tamanho do "size", vejo que está zerado. Lendo alguns foruns, vi que podia ser a placa lógica, e aí, comprei outro HD exatamente igual para utilizar a placa lógica. O interessante é que eu inverti as placas e vi que o HD novo apresentava o mesmo erro do velho (size 0 na BIOS), agora, o velho sequer lê. ele trava numa tela escura escrita "WAIT" e não entra na BIOS.

Tentei usar vários programas como "Knoppix", "testdisk", "HDD regeneration","R-Studio", "Data Lifeguard Diagnostic for Windows" e por último o "Acronis Aling Tools", estes dois últimos baixados do site da Western Digital. Infelizmente nada funcionou porque o HD não aparece, a não ser na BIOS (mas com size 0). Como comprei o HD em 2008, a garantia acabou faz tempo e a WD não dá suporte.

O que me deixa de orelha em pé, é que o HD não aparece para que eu possa utilizar os programas e restaurar minha unidade. Há mais de três meses estou nessa.

Diante de toda essa história, peço gentilmente que analise meu caso e me oriente quanto ao que aconteceu, e o que devo fazer para recuperar meus arquivos. Sou de Brasília e não achei profissionais da área aqui.

Desder já agradeço e aguardo,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...