Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"Morte" do HD Seagate 500GB 7200.11


Renato_nog

Posts recomendados

Olá a todos!

Bom, eu estou com um problema com este HD. Obviamente já li tudo a respeito dele. Já li sobre os problemas com o firmware que afetou a série ST3500320AS, que é exatamente o meu modelo.

Eu tenho esse HD há muito tempo (acredito que desde 2007, pelo menos - talvez 2008, que se for o caso, ainda estou no limite da tal garantia de 5 anos) e até hoje nunca tive problemas.

Ele simplesmente parou do nada, de um dia para o outro (assim como muitos dos casos que li). Eu entro na BIOS da placa-mãe (Gigabyte GA-MA69VM-S2) e não há sequer uma só "luz" de que exista o HD. Ele não aparece em nenhum lugar. Tentei trocar os cabos SATA, e nada. Liguei o HD em outro computador, e nada também. Li sobre trocar a placa lógica deste HD, mas ainda não tentei esta alternativa.

Tentei atualizar a firmware (conforme lido aqui no Clube do Hardware mesmo e em outros fóruns), mas isso também não deu certo, pois o programa de atualização também não reconheceu nenhum HD na minha máquina (gravei o arquivo ISO num CD e inicializei o PC com ele).

Queria uma luz aqui, por favor: será que o problema pode ser outro, que não seja o HD? Ou é melhor eu me acostumar com a ideia de perder os dados?

Grato, desde já.

*Acrescentando algumas informações técnicas:

Ele está particionado, com o C: contendo instalação do Windows e programas; e o D: contendo apenas arquivos de áudio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo o que você descreveu, trocando a placa dele vai resolver, só tem que achar uma placa em bom estado, ou um hd funcionando para coloca-la no seu hd e fazer a cópia dos dados.

Entendi.

Mais uma informação: quando eu ligo o PC, o HD começa a fazer um barulho de leitura, mas pára. Em seguida, a inicialização pede para colocar o CD do Windows, e tal. Esse "barulho" inicial pode ser indicativo de que eu não perdi totalmente o HD e que há chance de recuperação, ou nada a ver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Houve alguma queda do HD ? ( bateu, derrubou sem querer)

Tirou o jumpers dele ?

Testou com outros cabos de energia da fonte?

Experimente ligar ele de lado no gabinete ( tosco, mas já funcionou num HD meu )

Tente notar (tocando nele) se dentro do SETUP ele continua ligado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Houve alguma queda do HD ? ( bateu, derrubou sem querer)

Tirou o jumpers dele ?

Testou com outros cabos de energia da fonte?

Experimente ligar ele de lado no gabinete ( tosco, mas já funcionou num HD meu )

Tente notar (tocando nele) se dentro do SETUP ele continua ligado.

É, cheguei a realizar essas ações e... nada.

Bom... a solução mais "prática" que eu pesquisei até o momento é o de arranjar (ou comprar) exatamente o mesmo HD, trocar as placas lógicas e tentar recuperar os arquivos. Mas e se o problema não for placa lógica? Como diagsnosticar isso?

De qualquer forma, muito obrigado por todas as dicas até agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo já tive um problema semelhante ao seu com um de 500 e outro de 1 TB, ele simplesmente ficou em off de uma hora para outra sem qualquer atitude minha para isso acontecer.

Clique em iniciar, computador, e com o BD escolha gerenciar; depois clique em "gerenciamento de disco" à esquerda do monitor e veja o status do(s) discos instalados e se o hd sumido é relacionado.

Se estiver listado, clique com o bd e escolha uma opção para tentar ativar o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo já tive um problema semelhante ao seu com um de 500 e outro de 1 TB, ele simplesmente ficou em off de uma hora para outra sem qualquer atitude minha para isso acontecer.

Clique em iniciar, computador, e com o BD escolha gerenciar; depois clique em "gerenciamento de disco" à esquerda do monitor e veja o status do(s) discos instalados e se o hd sumido é relacionado.

Se estiver listado, clique com o bd e escolha uma opção para tentar ativar o mesmo.

O problema é que só tenho esse HD na máquina, e por isso o pc nem liga. O que eu já tentei fazer, foi ligar o HD em outra máquina, que também não o reconheceu. Mas obrigado, ainda assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...