Ir ao conteúdo

Problemas de vídeo

FrAnGo_AtIrAdOr

Posts recomendados

Postado

Nos últimos dias (quase um mês), venho tendo problemas relacionados ao vídeo em meus desktop.

Quando utilizo serviços de streaming de vídeo (leia-se youtube e netflix), percebo que o playback acontece de forma lenta, com pequenos engasgos às vezes, como se a taxa de exibição de quadros estivesse prejudicada. No entanto, ao verificar a contagem de quadros (tanto pela ferramenta embutida no player do youtube quanto pelo aplicativo MSI Afterburner), tal contágem se apresenta dentro dos limites normais (24 a 30 frames). (ocorre tanto com a aceleração de hardware ligada como desligada)

Também, ao tentar executar jogos, me deparo com problemas semelhantes. A contágem de quadros parece aceitável (acima de 30 frames, muitas vezes acima de 60), no entanto, quando tento mover a câmera, tal movimento parece estranho, apresentando pequenas travadas que antes não aconteciam.

O sistema é:

Mobo: Gigabyte ga-z68ma-d2h-b3

CPU: intel core i7-2600(clocks padrão)

GPU: Nvidia GeForce GTX 570 (clocks padrão)

Memórias: 8GB Corsair DDR3 1333Mhz(clocks padrão)

PSU: Sentey SDP750-SS (750W PFC Ativo)

HD: SSD Corsair Force3 120GB e WD Caviar Green 5200rpm 1TB

Minha pergunta é: Depois de um mês procurando defeitos de software e mesmo da formatação dos discos no processo, como posso diagnosticar algum defeito de hardware que possa estar causando tais problemas?

PS.Testes de memória e de disco do windows já foram realizados e não retornaram nenhuma anomalia.

Postado

Teste o HD com HDTune Pro e poste aqui resultados das abas Health e Error scan. Limpe os contatos das memórias com uma borracha de apagar. Instale o Ccleaner e faça uma limpeza. Grave um liveCD do Linux Ubuntu e boot com ele para ver como o hardware se comporta quanto a velocidade e estabilidade.

Postado

No caso dos jogos, ative a opção "Vertical Sync" (Sincronização Vertical) dentro das opções gráficas do jogo que geralmente resolve. Essa opção não deixa o framerate do jogo ultrapassar a taxa de atualização do monitor (então se o monitor for 60 Hz o jogo não passará disso); porém o movimento não parecerá mais estranho.

Postado

Então, obrigado pelas dicas...

Rcardov: Error scan não retornou nenhum bloco danificado, mas a aba health está repleta de resultados bizarros. Acho provável que o problema realmente esteja no disco.

Vou tentar o boot a partir do linux só pra ter certeza, depois creio que vou tentar rodar o sistema a partir do HD secundário somente.

-----------------------------

Segue o log do HD Tune:

HD Tune Pro: ATA Corsair Force 3 Health

ID Current Worst ThresholdData Status

(01) Raw Read Error Rate 84 84 50 128020917 ok

(05) Reallocated Sector Count 100 100 3 0 ok

(09) Power On Hours Count 97 97 0 2818 ok

(0C) Power Cycle Count 99 99 0 1336 ok

(AB) Program Fail Count 0 0 0 0 ok

(AC) Erase Fail Block Count 0 0 0 0 ok

(AE) Unexpected Power Loss Count 0 0 0 132 ok

(B1) Wear Range Delta 0 0 0 4 ok

(B5) Program Fail Count 0 0 0 0 ok

(B6) Erase Fail Count 0 0 0 0 ok

(BB) Reported Uncorrectable Errors 100 100 0 0 ok

(C2) Temperature 128 129 0 8454272 ok

(C3) Hardware ECC Recovered 120 120 0 128020917 ok

(C4) Reallocated Event Count 100 100 3 0 ok

(C9) Soft Read Error Rate 120 120 0 128020917 ok

(CC) Soft ECC Correction 120 120 0 128020917 ok

(E6) GMR Head Amplitude 100 100 0 100 ok

(E7) SSD Life Left 100 100 10 0 ok

(E9) Media Wearout Inidcator 0 0 0 3803 ok

(EA) (unknown attribute) 0 0 0 3822 ok

(F1) LifeTime Writes from Host 0 0 0 3822 ok

(F2) LifeTime Reads from Host 0 0 0 6693 ok

Health Status : ok

Postado

Eu acredito qe seja problema do Flash Player... Essa porcaria vem com um problema diferente para cada atualização que surge. Veja se acontece com o Youtube ou outros sites de vídeo streaming. Tente reinstalar o Flash Player ou reinstale o navegador, ou experimente outro. Seu hardware é bom e isso não é sintoma de HD com defeito.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!