Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a temperatura ideal para o pc!


Sidney KM

Posts recomendados

Olá pessoal, meu pc nesses ultimos dias estava esquentando demais ao ponto de ficar reiniciando várias vezes sua temperatura chegou a marcar 68 Cº, eu gostaria de saber de vocês qual é a temperatura ideal para um pc como o meu.

PS:eu levei meu pc em um técnico e ele trocou o cooler original da máquina que era verde e colocou um tal de cooler Master vai fazer diferença, o que vocês me recomendariam fazer no meu gabinete para ter uma melhor refrigeração.Espero que possam me ajudar. 88-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Cara meu processador é um AMD xp 1.800+ ele trabalha em torno de 65 Cº, eu já li que ele pode chegar até 90 cº, meu cooler é master também, de rolamento, é muito bom. Faz um teste cara pra ver se é porque ele esquenta que trava, abre o gabinete e trabalhe com ele aberto e com um ventilador soprando nele, ai você vê, se a temperatura manter e mesmo assim ele travar ai você já desencana que é a temperatura a causa do travamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sidney eu realmente tô achando muito estranho essa situação. O seu processador deveria aguentar até os 90º. Existe aí alguns testes que você deve fazer.

1º Faça o que o Rodrigão escreveu. Deixe o gabinete

   aberto com um ventilador ligado soprando para o

   processador, verifique como vai ficar a temperatura.

2º Teste a memória com um programa de testes. Eu usu o

   memtest. você pode baixá-lo na internet fácil-fácil.

Se o computador passou no teste de memória e mesmo com o gabinete aberto ele continuar travando acho que o teu processador vai dançar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse negócio do processador aguentar até 90 °C é até ele "PEGAR FOGO"! Em aproximadamente 70°C ele já começa a não aguentar e travar.

O ideal máximo para o seu processador seria 60°C em Full e 50 em Idle, mas o melhor mesmo é comprar um bom cooler e manter ele na faixa entre 40 e 50 °C.

Ele tá quente demais, meu amigo tinha um cooler master que deixava o processador, um Athlon XP 1700+, em 70° e não deu outra, queimou duas vezes, daí falei pra ele colocar um cooler melhorzinho.

Não economize num item como o cooler pois, no fim, é o preço dele que definirá a vida do seu processador. :;):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BMX_Kick_Ass concordo em partes com você. Com relação ao cooler você está totalmente correto. Não se deve economizar no cooler visto que se você gastar uns trocadinhos a mais você vai protejer um equipamento muito mais caro que no caso é o processador, porém, em relação a temperatura do processador eu discordo e falo isso por experiência pessoal. O meu Athlon também 1.3 já trabalhou por mais de 2 meses numa temperatura de 85º e nunca travou ou sequer teve queda de desempenho. hoje ele trabalha em full load a 71º e em idle a 64º.

Estou comprando um cooler para o meu gabinete para baixar mais ainda essa temperatura.

Vale lembrar que o quanto mais frio você deixar o seu sistema melhor será.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai cara beleza, meu Athlon XP 1800+ , também esquentava muito, mas nunca chegou a travar ou reiniciar, uma vez num dia muito quente com o gabinete fechado estrapolou na marca dos 84º jogando Quake III e nada aconteceu, normalmente ele sempre ficava entre 65º e 71º com o gabinete aberto, a solução que encontrei foi colocar uma ventoinha de fonte atrás do processador, no lado de fora do gabinete prendendo nos furos que sobraram do gabinete, e adiantou, a temperatura fica entre 49º e 53º executando programas leves (Word, Internet Explorer, etc.), e jogando Quake ela fica entre 59º e 65º, unico inconveniente que não posso fechar o gabinete do lado da placa mãe, mas isso não me importo, sempre deixei meus micros abertos. Estava esquecendo, uso o cooler box da AMD que veio com o processador.

Espero ter colaborado, qualquer coisa me dá um toque

Valeu.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha a dica:

Meu Athlon 1.2 operava acima dos 75ºC com bastante freqüência. Tentei várias coisas a nivel de ventilação.

Estou usando o programa Vcool (achei no www.voodoofiles.com ) e estou operando (sem ar condicionado) a 33~38ºC

Quando jogo bastante tempo, a temperatura vai a 50~52ºC.

O rendimento da máquina não fica prejudicado.

O cooler é original, veio com o processador.

Tá dada a dica.   :)

P.S.: Ah sim... Funciona para os Athlons, para os Durons não, ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Format C@Jan. 24 2003,09:29

Olha a dica:

Meu Athlon 1.2 operava acima dos 75ºC com bastante freqüência. Tentei várias coisas a nivel de ventilação.

Estou usando o programa Vcool (achei no www.voodoofiles.com ) e estou operando (sem ar condicionado) a 33~38ºC

Quando jogo bastante tempo, a temperatura vai a 50~52ºC.

O rendimento da máquina não fica prejudicado.

O cooler é original, veio com o processador.

Tá dada a dica.   :)

P.S.: Ah sim... Funciona para os Athlons, para os Durons não, ok?

E aí Format c, esse tal de Vcool funciona mesmo??? Pelo que soube programas que baixam a temperatura também baixam o clock e dependendo da situação nem vale a pena usá-los. Gostaria de saber sua opinião porque estou querendo que o meu processador diminua um pouco a temperatura (Tá em torno de 55 ºC).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já peguei um cara aqui que veio falando que o computador não parava de travar. Depois de testar o computador, notei que era um Athlon XP 1500+ e que ele esquentava até uns 98°C e depois travava, sendo que a temperatura ideal máxima para este processador é 55°C (acima disso ele começa a perder desempenho). Eu estranhei, porque o cooler instalado nele era aparentemente bom, com um bom dissipador e um ventilador 0.21A. Só que quando tirei o cooler do soquete, percebi que o "técnico" que instalou ele não tirou a etiqueta de segurança que cobria toda a superfície inferior do dissipador (a que fica em contato com o processador)! Por sorte dele o processador não queimou, mas eu tive que limpar ele inteiro porque estava coberto com um tipo de crosta do plástico derretido da etiqueta. Limpei o cooler e instalei ele da forma correta. Debaixo da etiqueta de segurança havia uma pequena quantidade de pasta térmica, e o processador não mais esquentou. Ele não passou de 48°C, mesmo rodando jogos pesados, como Quake III e Warcraft III. Coloca um cooler bom no seu micro, Sidney, e um pouquinho de pasta térmica entre o cooler e o processador e você não vai precisar se preocupar com temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por noporeao@Jan. 25 2003,10:15

E aí Format c, esse tal de Vcool funciona mesmo??? Pelo que soube programas que baixam a temperatura também baixam o clock e dependendo da situação nem vale a pena usá-los. Gostaria de saber sua opinião porque estou querendo que o meu processador diminua um pouco a temperatura (Tá em torno de 55 ºC).

O clock do processador não baixa, pelo menos durante as medições de clock.

Mas o ruído interno diminui, não sei se é a nivel de HD ou fonte (???), mas o ruído interno diminui.

O rendimento, não sinto nenhuma baixa. Nos benchmark, a única diferença é a temperatura, os valores são os mesmos (uso o Sandra e o 3DMark).

Também estava receoso no princípio.

Faço um atalho para o Vcool no menu iniciar, assim sempre é carregado ao iniciar.

Já usei outros monitores e soft-coolers, mas este eu aprovo.

Só não funcionou com um sistema Duron que tenho. No Athlon funciona bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, procure fazer uma boa refrigeração no seu gabinete, não adianta também, um ótimo cooler, se seu gabinete for minusculo e sem entrada ou saida de ar. Eu tenho um XP 1700 , e trabalho a 48C com ele, fiz o seguinte.

Uso um gabinete de 4 Baias, tem umas aberturas bem pequenas nas laterais, mas que ajudam,, na frente do gabinete tenho uma ventoinha, sobrando o ar de fora para dentro , e atrás no alto do gabinete, tenho uma ventoinha soprando o ar quente de dentro para fora do gabinete, alé da propria ventoinha da fonte.

Com isto consigo trabalahr sossegado, e sem gastar muito.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...