Ir ao conteúdo

Dúvida pra saber a potência real de uma fonte ATX

Pernambucano

Posts recomendados

Postado

Olá, tenho uma fonte ATX genérica de potência nominal pelo meu conhecimento pra saber a potência real de uma fonte nominal tenho que pegar as vontagens de 5, -5, 12 e -12v e multiplicar pela corrente dessas voltagens somar o resultado e ver qual é a potência real dessa fonte? :unsure:

• Membro VIP
Postado
Olá, tenho uma fonte ATX genérica de potência nominal pelo meu conhecimento pra saber a potência real de uma fonte nominal tenho que pegar as vontagens de 5, -5, 12 e -12v e multiplicar pela corrente dessas voltagens somar o resultado e ver qual é a potência real dessa fonte? :unsure:

Errado..

Para saber o quanto uma fonte pode oferecer a sua config basta saber que nas linhas de 3,3 e 5 Volts uma config típica pede, da fonte, algo como 40 Watts, seja essa config de escritório ou um PC de games

Some-se a esses 40 Watts dai a potência que a fonte promete em 12 Volts que será sim o produto da tensão pela corrente ai..

Se o fabricante for honesto e declarar esses dados de modo correto terás a capacidade da fonte para alimentar sua config..

• 3 semanas depois...
Postado

Então, tenho que pegar a tensão de 3.3v e 5v multiplicar com a corrente assim, tenho uma fonte aqui de 450W(potência nominal) e na tabela diz 3,3V com 10A e 5v com 20A fazendo as contas ficaria assim?

3,3V * 10A = 33W

5v * 20A= 100W

= 133W + 40W = 173W ?

Se estiver errado me corrija por favor! :o

• Membro VIP
Postado
Então, tenho que pegar a tensão de 3.3v e 5v multiplicar com a corrente assim, tenho uma fonte aqui de 450W(potência nominal) e na tabela diz 3,3V com 10A e 5v com 20A fazendo as contas ficaria assim?

3,3V * 10A = 33W

5v * 20A= 100W

= 133W + 40W = 173W ?

Se estiver errado me corrija por favor! :o

Sim está errado..

Desconsidere o que a fonte será capaz de entregar em 3,3 e 5 Volts, no caso dessa sua ai, aqueles 33 Watts em 3,3 e aqieles 100 Watts em 5 Volts.

Isso somado daria 133 Watts que de pouco interessam pois nessas linhas o PC só vai pedir uns 40 Watts.. Considere portanto somente 40 Watts

Na linha de 12 Volts é o produto da corrente que ela pode entregar ai x 12 Volts ou seja

40 Watts das linhas de 3,3 e 5 Volts somado ao que consegue entregar em 12 Volts..

Se tivesses dado a corrente em 12 Volts calcularia para você...

Veja quanto ela promete entregar em 12 Volts e some 40 Watts. Essa será a potência final útil dessa sua fonte se o fabricante não mentiu nos dados fornecidos ai na etiqueta..

Postado

Ok! mas você quer só a amperam das voltagens de 3,3 5 e 12v ?

Bom, na etiqueta da fonte está assim:

+3,3v 10 e 12A

+5v 20 e 22A

+12v 12 e 14A

Nesse caso como ficaria a conta? :o

• Membro VIP
Postado

Imagino que ela tenha duas linhas de 12 Volts. É isso mesmo???

Se for isso é necessário que se saiba qual a correnbte ou potência combinada que essa sua fonte consiga entregar..

Esses valores dai parecem ser os valores limites para desligar, para resetar, para bloquear a fonte e nem sempre podem ser somados, só vendo a etiqueta mesmo..

Não tem como postares uma foto dessa etiqueta, legível???

Se for a corrente limite a máxima potência ai seria.

12 Volts x 12 Amperes + 12Volts x 14 Amperes = 144Watts + 168 Watts = 312 Watts que somados a 40 Watts das linhas de 3,3 e 5 Volts somam 352 Watts. Essa seria a potência total dessa fonte a valer poder essa fonte entregar 26 Amperes na linha de 12 Volts, o que não é garantido...

A etiqueta declara poder sua fonte entregar 312 Watts ou 26 Amperes na linha de 12 Volts???

Se possível poste ai a foto da etiqueta de sua fonte, como foto mesmo ou algum link da internet que mostre a etiqueta dela...

• Membro VIP
Postado
A etiqueta da minha fonte ATX Link do Brasil

https://www.clubedohardware.com.br/fullimage.php?image=57047

Caiu por terra meu amigo...

Essa sua porcaria de fonte oferece nominalmente somente 12 Amperes na linha de 12 Volts e eventualmente 14 Amperes num pico de demanda.

Emn regime somente 12 amperes

A conta portanto fica

Potência em 12 Volts = 12 Volts x 12 Amp[eres = 144 Watts. E não mais pois o próprio fabricante não garante..

Potência em 3,3 e 5 Volts Sim a fonte oferece mais do que 40 Watts que sua config irá pedir nessas tensões ai.. Desse modo poderia ela oferecer 1.000 Watts ai que de nada adiantaria, A config só pede 40 Watts

Então considere para cálculo da capacidade de oferta útil da fonte

144 Watts da linha de 12 Volts somados a 40 Watts = 188 Watts

Essa é a real capacidade dessa grande josta dai que você comprou certo de que lhe ofereceria 450 Watts.. Pode chorar agora.,..

Pior é que estava na sua cara saber isso dai. Era só entrar na internet e fazer essa continha que fiz..

Fontezinha de 188 Watts com chance de em algum pico atingir os 212 Watts de pico... Mas muito longe dos 450 Watts que imaginavas..

Ademais se procurasses na internet observarias umn teste da mesma que só conseguiu oferecer 217 Watts, e ainda com uma eficiência péssima. Fora disso levou pau.

Veja ai: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Link-do-Brasil-FX-450-LPJ-20/2492/7

Dá uma lida ai para ver se te ajuda: 10 dicas para fugir de uma fonte ruim, genérica ou de potência desconhecida

Postado

É mesmo assim eu ainda consegui ficar com ela durante um bom tempo tudo funcionando sem problemas e ela só tá com o fusível queimado o resto pode está tudo funcionado bom acho que vou arrumar ela e usá-la pra testar as peças só isso mas fiquei surpreso ela durou anos aqui no meu PC bom, essa conta que você me mostrou é meio complicada pra quem nunca fez nê mas estou com uma tabela aqui que foi do meu curso técnico de hardware e ensina a calcular a potência da fonte não sei se está certa

Diz que temos que multiplicar as voltagens de 12, 5 -5 e -12v pela corrente dessas voltagens ai o resultado somado vai dá a potência total da fonte está assim:

+12V *12A =144W

+5V *30A =150W

-5V *0,3A=1,5W

-12V*1A=12W

144+150+1,5+12=307,5W

Foi assim que o professor lá mostrou confere? :unsure:

Postado

Não pois computadores modernos não vão consumir mais que 40 ~ 50W das linhas 3.3v e 5v. (40 ~ 50W é o total das duas, não para cada)

E computadores antigos não vão consumir tanto da linha 12v....

Então o cálculo mostra uma potência que nenhum computador no mundo vai conseguir usar ;)

• Membro VIP
Postado
É mesmo assim eu ainda consegui ficar com ela durante um bom tempo tudo funcionando sem problemas e ela só tá com o fusível queimado o resto pode está tudo funcionado bom acho que vou arrumar ela e usá-la pra testar as peças só isso mas fiquei surpreso ela durou anos aqui no meu PC bom, essa conta que você me mostrou é meio complicada pra quem nunca fez nê mas estou com uma tabela aqui que foi do meu curso técnico de hardware e ensina a calcular a potência da fonte não sei se está certa

Diz que temos que multiplicar as voltagens de 12, 5 -5 e -12v pela corrente dessas voltagens ai o resultado somado vai dá a potência total da fonte está assim:

+12V *12A =144W

+5V *30A =150W

-5V *0,3A=1,5W

-12V*1A=12W

144+150+1,5+12=307,5W

Se tirares toida essa potência da fonte, numa bancada, com resistores, lâmpadas etc até poderá ser capaz de entreger isso dai. Porém a um PC jamais..

O que você deseja fazer, imagina fazer da fonte. Duas opções:

1) Botar ai uma bancada, cheia de resistores ligados a fonte, aquecendo os mesmos até ela entregar esses 307,5 Watts..

2) Ligar a fonte num PC. Se for essa segunda, como o PC não vai pedir maios do que 40 Watts nas linhas de 3,3 e 5 Volts ela, a fonte entregará a ele somente 40 Watts + 12V x 12 Amperes = 184 Watts e deu... Nada mais. Pode espernear como queiras mas o PC não vai pedir mais nenhuma energia dessa fonte dai pois se tiver de pedir so tem mesmo de onde pedir é das linhas de 3,3 e 5 Volts.

Aliás, te dou como dica.. Uma das poucas coisas que lembro tomar alimentação da linha de 5 Volts tá ai.. Se colocares dessas tomará cerca de 2,5 Watts da linha de 5 Volts.

Fique a vontade. Como sua fonte oiferece cisa de 150 Watts nessa linha, tranquilamente poderias ligar mais de 40 dessas pantufas...

Veja ai: http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller1/PantufasUSB.jpg

Agora, se quiseres trocar de CPU, fazer um upgrade, ou adotar Overclock, botar uma placa de vídeo melhor, mais alguns drivers ou HD's, quem sabe alguns fans no gabinete, de nada vai adiantar, todos eles necessitam de energia em 12 Volts, não em 5 Volts aonde tem sobrando nessa sua fonte de 20 a 30 anos atrás.. Naquelas épocas muitos outros elementos se valiam das linhas de baixa tensão. Hoje não mais..

Para não esquecer uma dica ai.. Troque , troque urgente......... de professor

Postado
Entendi, então é mais vantagem usar uma fonte ATX com potência real ?:unsure:

Toda fonte é REAL. Ela existe, você pode tocar nela.

Quem usa o termo "Fonte real" e "Fonte genérica" são vendedores mal intencionados que querem lhe empurrar um produto de má qualidade.

Aprende uma coisa: Só existem 2 tipos de fontes.

-Fontes de boa qualidade, com PFC ativo, e que realmente entregam a potência que é prometida para o consumidor.

-Fontes de má qualidade, geralmente sem PFC ativo, e que prometem uma dada potência, mas que na verdade só conseguem entregar coisa de 40-50% disso, e muitas vezes sem qualidade nenhuma.

Não preciso nem dizer que sua fonte se enquadra no segundo caso, né?? :P

Postado

Entendi, eu tinha falado potência real por costume mesmo e faltou esse detalhe do PFC ativo então é só procurar nas lojas fontes ATX com PFC ativo(que são mais caras) que não vou ter prejuízo no futuro nê :o

Postado
Entendi, eu tinha falado potência real por costume mesmo e faltou esse detalhe do PFC ativo então é só procurar nas lojas fontes ATX com PFC ativo(que são mais caras) que não vou ter prejuízo no futuro nê :o

Não.

O mercado brasileiro consegue ter fontes caras, com PFC Ativo e que são um lixo.

Recomendo que você pesquise o modelo específico e já vá com as opções em mão (tem que ser modelo específico, pois só marca também não adianta... a maior parte tem fonte boa e ruim misturadas).

Ai se na loja não tiver nenhuma das opções que você sabe que são boas, pergunte o que a loja tem a oferecer, anote, volte aqui no fórum e nos pergunte se são boas.

Dica muito importante:

Não, eu repito, não confie em indicações de vendedores, loja ou "técnicos" quando o assunto é fonte.

Se quiser indicação de boas fontes para o seu pc, ponte quais são as peças do mesmo neste tópico que ficaremos felizes em lhe passar várias opções:

http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-x-configuração/345017

E como pretende adquirir uma fonte boa, também recomendo que leia isto, só para garantir:

http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

Postado
Bom, é só eu lhe passar a configuração do meu PC que você vai indicar qual a fonte certa? :unsure:

Com a configuração completa podemos te dar algumas opções de fontes de qualidade. ^_^

Postado
Bom, a configuração é essa:

Placa mãe: PCWare IPMH61R3 Soquete1155

HD: 500Giga Samsung

RAM:2giga DDR3

CPU:Celeron de 1.6Ghz

Melhor relação custo-benefício para você é essa: Antec HCG-400

Com essa fonte ai você ainda pode colocar uma boa placa de vídeo.

Postado

Bom, eu tinha lido um tutorial falando que essas fontes ATX com certificação 80plus são as melhores fora essa fonte as de marca de baixo custo nenhuma é recomendada usar ? assim, elas não fornecem a potência necessária para o computador? :unsure:

Postado

Não fornecem a potência, fornecem energia de má qualidade, usam componentes ruins, diminuem a quantidade de componentes nos filtros e por aí vai. Leia os testes de fontes do Clube do Hardware que vai passar a compreender do que estamos falando.

Postado
Olá, então, as fontes ATX de boa qualidade são aquelas que tem pfc ativo com economia de energia e com o selo 80plus na etiqueta da mesma? :unsure:

Mais ou menos...

Tem fabricante que faz uma fonte lixo com PFC Ativo e coloca um selo 80 plus falso na caixa e na etiqueta da fonte.

E isso é muito mais comum do que você imagina ;)

Postado
Olá, então, as fontes ATX de boa qualidade são aquelas que tem pfc ativo com economia de energia e com o selo 80plus na etiqueta da mesma? :unsure:

Amigo, isso não é uma regra. Existem milhares de fontes boas e milhares de fontes ruins. O fato de ter PFC ativo ou selo de alguma coisa não garante que ela é boa. O que garante a qualidade da mesma são testes feitos por sites sérios, como este que você utiliza o fórum.

Siga as recomendações dadas pelos amigos nas várias respostas ja dadas que será feliz!

Abraços! ^_^

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...