Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Calcular distância rodoviária entre cidades


Posts recomendados

Pessoal,

Como fazer para calcular a distância rodoviária entre duas cidades no excel?

Existe alguma fórmula ou tem de ser através de VBA ou hyperlink com o google maps?

Minha planilha está representada da seguinte maneira:

COLUNA A: Estados

COLUNA B: Cidades

COLUNA C: Latitudes

COLUNA D: Longitudes

Quando inserir cidades aleatórias nas células F2 e G2, gostaria de que a célula H2 retornasse a distância rodoviária em km.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dboabaid, o Google possui uma API que permite fazer esse tipo de cálculo. A documentação pode ser acessada aqui:

https://developers.google.com/maps/documentation/directions/?hl=pt

E aqui tem mais informações sobre isso: http://stackoverflow.com/questions/7421442/how-to-calculate-distance-between-two-cities-using-google-maps-api-v3

Na verdade você usará essa API para criar uma rota para o destino, assim como fazemos através do site. E no meio das informações retornadas haverá a distância entre as duas cidades. Você precisará criar uma macro no Excel que faça esse acesso via HTTP e separe a informação desejada.

PORÉM...

1. Para usar essa API é necessário se cadastrar no Google e obter uma chave de uso.

2. Essa chave é gratuita mas só pode ser usada para obter informações que serão exibidas em um site com acesso gratuito. Ou seja: usá-las em uma planilha particular, que é o seu caso, ou em um site fechado (intranet) é proibido.

3. Há um limite de 2.500 consultas por dia.

4. Eles podem revogar a sua chave a qualquer momento, e não há como usar a API sem uma chave.

Então... não sei os detalhes do seu projeto mas acho que a melhor solução é pedir que os usuários confiram a distância manualmente. Vai uma dica: ao acessar o site do Google Maps você pode digitar "from: <cidade, estado> to: <cidade, estado>". Você poderia criar hyperlinks dinâmicos na planilha que automaticamente abririam o mapa já com a rota entre as duas cidades, e o usuário só precisaria ver a distância e preencher de volta na planilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Patropi, a fórmula de cálculo ainda não atende minha necessidade.

Basicamente ela calcula a distância entre dois pontos sobre um plano curvo, considerando o raio da terra, etc.

Porém não considera as rotas disponíveis, o que retornaria a distância rodoviária conforme o google maps, maplink, etc.

Alguma alternativa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...