Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Testes de Placas-Mãe - Atualizado - 07/07/2009


Phoenyx

Posts recomendados

Eu tenho o 4600 em uma KN9-SLI,é muito bom...

Eu cheguei a usar o on borad apenas,usei o hybrid crossfire e outra vez desabilitei o on. Com o hybrid o processamento para graficos ficou melhor,mas ele consome memória,e como o cara testou com uma HD 3850 que é parruda,usando o hybrid ou não a diferença foi bem pouca.

Mas sem a placa de vídeo o on deu conta sim,pra jogos modernos mas não tão pesados como CRYSIS,ele tem bom desempenho sim.

Olha,se eu fosse você,comprava a placa-mãe ECS,o 4600 e ia usando o video on pra ver se você gosta. você vai gastar bem pouco e vai ter uma máquina excelente. Mais pra frente você compra uma placa de vídeo (creio que pra fazer o hybrid tem que ter uma placa de video da ATI),e quando o Phenom tiver mais acessivel,você arrepia nele.

Ah,um detalhe.Estive consultando detlahes da GF8200A,que tb é ECS, e ela permite você fazer dual com memoria a 1066,já a ECS A780GM-A permite fazer dual com memoria a 800.

Eu não consegui achar a GF8200A ainda pra saber preços.Mas quando souber eu dou um toque aqui no forum.Apesar dela ser outro chipset,é semelhante ao da outra e me parece ser muito bom o vídeo tb..é uma geforce 8200. Vou tb pesquisar testes da GF8200A,que me pareceu ser muito boa tb,portanto vale a pena alguém que já conheça postar o rewiem no fórum.

Ah,como percebeu eu tenho um blog,e meu próximo trabalho nele é começar uma linha de review de placas e processadores.Num futuro breve estarei postando testes no meu blog. Abraço.

Cara quanto a GF8200a tem no PY e ela esta numa diferença de nem 10 dolares pra 780gm, cara vou te falar o que eu vou fazer, Eu tenho um pc com atlhon 64 e tal, só q a mobo é soquete 939, ai eu vou comprar placa-mãe, processador, memoria e uma fonte nova, e vou continuar usando o meu hd velho, um seagate 80gb IDE e a minha vga uma 6600 128mb.. Sera q o video on tem performance maior q a minha vga? Estou em duvida entre a 780gm e a gf8200, com chipset AMD sera o processador n tem um desempenho um pouco melhor q com chipset da nvidia? vlwwwwww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ai está toda a minha duvida, quero comprar uma placa-mãe nova e um athlon 6400, o black edition. E estava na duvida da Asus m3a e essa ecs que vi tem pouco tempo. Vi testes que fizeram com ela de overclock e nos resultados mostraram que ela tem muita coisa boa pro OC, mas que precisaria de mais algumas opções pra ficar com OC alto. Pra OC baixos ela é perfeita( ECS ). A minha intenção é pegar um Athlon pra depois quando ficar mais barato, pegar um Phenon e se der na telha fazer um OC. Tambem prefiro placa de video ATI e vi que a ECS permite crossfire com a onboard dela. Isso é otimo pois pretendo comprar uma HD3870 pra usar no video e acredito que seja possivel fazer o CROSSFIRE com ela. Tambem vi gente reclamando da M3A dar problema de super aquecimento. Parece que os medidores dela não funcionam muito bem. Mas a minha grande duvida é na questão da tensão.

Essas 2 ai são até 95w no socket. O Athlon X2 6400 usa 125w e os Phenom novos 140w. Agora a minha pergunta de leigo é: Como funciona esse negocio ai? Pelo que entendi os processadores pode chegar até 125w e 140w respectivamente mas a placa-mãe so lhes mandará 95w? Que tipo de problema isso pode causar e uma atualização de bios pode mudar isso?

Sou semi analfabeto nesta area. Por isso peço desculpas e esclarecimentos quanto as duvidas.

Ja estou decidido pela ECS, mas caso esse negocio da tensão seja complicado acho que vou esperar mais um pouco pra fazer a compra e pegar em vez de uma dessas, uma placa que tenha socket com 140w, como algumas das m3a32 e m3a78. So que essas custam mais de R$ 700,00...(_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara quanto a GF8200a tem no PY e ela esta numa diferença de nem 10 dolares pra 780gm, cara vou te falar o que eu vou fazer, Eu tenho um pc com atlhon 64 e tal, só q a mobo é soquete 939, ai eu vou comprar placa-mãe, processador, memoria e uma fonte nova, e vou continuar usando o meu hd velho, um seagate 80gb IDE e a minha vga uma 6600 128mb.. Sera q o video on tem performance maior q a minha vga? Estou em duvida entre a 780gm e a gf8200, com chipset AMD sera o processador n tem um desempenho um pouco melhor q com chipset da nvidia? vlwwwwww

Eu contatei uma pessoa que vende produtos de informática,e o mesmo me informou que vai conseguir a GF8200 na segunda feira que vem.Vai chegar ana fixa dos 200 reais.Assim que tiver certeza que chegou eu posto aqui.

No guru 3D já tem testes destas placas com o Phenom 9850 BE.

http://www.guru3d.com/article/ecs-gf8200a-black-edition-mainboard-review/1

Eles fizeram vários testes.Pelo que notei,o Phenom teve melhor desempenho com a placa 780G (mas a diferença é bem pouca)

http://www.guru3d.com/article/ecs-gf8200a-black-edition-mainboard-review/7

Nota-se que até em jogos foi mínima a diferença:

http://www.guru3d.com/article/ecs-gf8200a-black-edition-mainboard-review/10

Repare que a placa GF8200,usando apenas o VGA,não desapontou no desempenho,e teve apenas 9% de perda quando usado com uma HD 3870.

http://www.guru3d.com/article/ecs-gf8200a-black-edition-mainboard-review/11

Com isso,esse vídeo da GF8200 tb é muito bom,e com ctza pode aposentar sua 6600 (se quiser usar tb,faça os testes),mas apenas o VGA 8200 da mobo já mostra que segura a onda.

Eu percebi que nos testes o desempenho do Phenom com as duas mobos fica praticamentes igual,levando em conta que a placa grafica testada foi a Radeon HD 3870 (não sei se isso afetou no "desempenho" perfeito da GF8200).Uma placa GeForce a mais no teste teria um resultado mais justo.

Lembrando,a GF8200 faz dual a 1066.A 780G não.

Eu já citei muitas vezes que apostaria na 780G,mas deixo aí uma escolha cruel: reparando a GF8200,fico com a "purga atrás da orelha"...afinal,a Nvidia sempre foi campeã em placas gráficas.O que me preocupa é o casamento ATI/AMD.

Bom,quando chegar e GF8200 eu aviso a todos ok?

Espero ter ajudado...

Ai está toda a minha duvida, quero comprar uma placa-mãe nova e um athlon 6400, o black edition. E estava na duvida da Asus m3a e essa ecs que vi tem pouco tempo. Vi testes que fizeram com ela de overclock e nos resultados mostraram que ela tem muita coisa boa pro OC, mas que precisaria de mais algumas opções pra ficar com OC alto. Pra OC baixos ela é perfeita( ECS ). A minha intenção é pegar um Athlon pra depois quando ficar mais barato, pegar um Phenon e se der na telha fazer um OC. Tambem prefiro placa de video ATI e vi que a ECS permite crossfire com a onboard dela. Isso é otimo pois pretendo comprar uma HD3870 pra usar no video e acredito que seja possivel fazer o CROSSFIRE com ela. Tambem vi gente reclamando da M3A dar problema de super aquecimento. Parece que os medidores dela não funcionam muito bem. Mas a minha grande duvida é na questão da tensão.

Essas 2 ai são até 95w no socket. O Athlon X2 6400 usa 125w e os Phenom novos 140w. Agora a minha pergunta de leigo é: Como funciona esse negocio ai? Pelo que entendi os processadores pode chegar até 125w e 140w respectivamente mas a placa-mãe so lhes mandará 95w? Que tipo de problema isso pode causar e uma atualização de bios pode mudar isso?

Sou semi analfabeto nesta area. Por isso peço desculpas e esclarecimentos quanto as duvidas.

Ja estou decidido pela ECS, mas caso esse negocio da tensão seja complicado acho que vou esperar mais um pouco pra fazer a compra e pegar em vez de uma dessas, uma placa que tenha socket com 140w, como algumas das m3a32 e m3a78. So que essas custam mais de R$ 700,00...(_(

Cara,não peça desculpas,aqui estamos todos aprendendo com idéias vindas de todos os lugares...

Primeiro: se sua intenção é pegar o Phenom posteriormente,eu não compraria o X2 6400,por que você vai pagar caro por um processador que vai trocar em breve (pelo que percebi logo você vai querer trocar,pode apostar). Eu ficaria com um X2 da família 4 ou 5 no máximo.

Essa M3A smiples da ASUS é fraca.Sai dela.Vai de ECS mesmo,Se você ler as respostas antigas deste tópico vai ver porque estou falando isso.

Como citei no post anterior,vi uns testes das duas placas da ECS.

A questão de watts é relativa,nos testes não teve nenhum problema,muitas pessoas estão comprando.Mas se você entrar no site da ECS,na sessão perguntas e respostas,vai perceber que os analistas não recomendam sar essas placas com processadores errados.

Eu não ponho minha mão no fogo por nada.

Por enquanto eu não sei as consequencias disso.

Mas uma dica é: pega a ECS (você escolhe,Nvidia ou ATI),e já que você não vai pegar processador com mais watts,não vai ter risco.

No seu lugar eu compraria o X2 4600 ou 5000 (que diminuiram bastante os preços) e posteriormente um Phenom 9650 pra fazer OC.

Outra,não vale a pena investir agora nas placas off (790FX,790X,770...) porque a arquitetura de processadores e placas graficas está prestes a mudar.Depois pode ser doloroso pro bolso investir muito agora.

Imagina a seguinte situação:você compra uma M3A32 parrudona,um 9850 BE,4 giga de DDR2 1066,uma HD 3850...Passa pouco tempo você vê baixando os preços dos AMD AM3 (que dão suporte a DDR3) e as placas pra ele,e percebe que a arquitetura de placas graficas tb muda (aí sua 3850 fica básica,assim como a 8800GTS do meu amigo ficou...:-()

Eu acho que uma configuração ideal pra quem quer sair do 939 é:

Mobo 780G ou 8200

Phenom 9600 ou 9650 (ou X2 familia 4 ou 5)

Se quiser placa grafica(eu iria de on board):

HD familia 3000 ou GF familia 8 (modelos mais em conta pra fazer SLI/Cross)

Memoria DDR2 800 no máximo 2Giga

Essa config não fica cara...

Com isso,essa máquina ia estar show,dando pra jogar os jogos feras que estão aí,e daqui uns tempos eu iria vende-la pra quem quer sair do AM2 (que sou eu hoje) e montaria uma mais atualizada com preços mais em conta.

Se alguém tem ideia melhor,vamos ajudar uns aos outros.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu contatei uma pessoa que vende produtos de informática,e o mesmo me informou que vai conseguir a GF8200 na segunda feira que vem.Vai chegar ana fixa dos 200 reais.Assim que tiver certeza que chegou eu posto aqui.

No guru 3D já tem testes destas placas com o Phenom 9850 BE.

http://www.guru3d.com/article/ecs-gf8200a-black-edition-mainboard-review/1

Eles fizeram vários testes.Pelo que notei,o Phenom teve melhor desempenho com a placa 780G (mas a diferença é bem pouca)

http://www.guru3d.com/article/ecs-gf8200a-black-edition-mainboard-review/7

Nota-se que até em jogos foi mínima a diferença:

http://www.guru3d.com/article/ecs-gf8200a-black-edition-mainboard-review/10

Repare que a placa GF8200,usando apenas o VGA,não desapontou no desempenho,e teve apenas 9% de perda quando usado com uma HD 3870.

http://www.guru3d.com/article/ecs-gf8200a-black-edition-mainboard-review/11

Com isso,esse vídeo da GF8200 tb é muito bom,e com ctza pode aposentar sua 6600 (se quiser usar tb,faça os testes),mas apenas o VGA 8200 da mobo já mostra que segura a onda.

Eu percebi que nos testes o desempenho do Phenom com as duas mobos fica praticamentes igual,levando em conta que a placa grafica testada foi a Radeon HD 3870 (não sei se isso afetou no "desempenho" perfeito da GF8200).Uma placa geforce a mais no teste teria um resultado mais justo.

Lembrando,a GF8200 faz dual a 1066.A 780G não.

Eu já citei muitas vezes que apostaria na 780G,mas deixo aí uma escolha cruel: reparando a GF8200,fico com a "purga atrás da orelha"...afinal,a Nvidia sempre foi campeã em placas gráficas.O que me preocupa é o casamento ATI/AMD.

Bom,quando chegar e GF8200 eu aviso a todos ok?

Espero ter ajudado...

Agora tu me deixo em duvida, n sei qual das duas eu pego, tu acha q a gf 8200 tem desempenho melhor q a minha 6600? ela usa a memoria principal ou é dedicada? Sera q ela roda os jogos atuais? sem contar cryzis.. Tipo eu vou fica com video on ou com a minha 6600 só por uns 2 meses dps eu vou compra uma 9600 gt eu tava olhando uma hd 3850, mas n sei se vou pegar ela, n sei se ela é melhor q a 9600 gt.. Agora to meio confuso.. Cara porque tu me deixo indeciso? rsrsrs vlwwwww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se for pra pegar uma HD3850, prefira a HD3870, a diferença de preço vale a pena, e neste caso tenho certeza que o chipset da AMD é melhor pois voce pode fazer crossfire com ela. Eu ja me decidi pela ECS a780gm-a, até por que quero comprar uma placa de video da ATI, as HD38 ja rodam Directx 10.1 e as caras GEforce ainda não. Quanto ao problema de compatibilidade com os Phenom que estão por vir me parece a AMD vai resolver com uma atualização de BIOS, como ja acontece com os modelos m2n da asus. Simpatizo muito com a AMD e to afim mesmo de gastar com o Athlon, se não for um 6400 black, eu pego um 6000, ta por menos de 400 reais e pra mim não vejo necessidade de mudar pra um Phenom antes de 1 ano~1 ano e meio e não vou precisar gastar com refrigeração extra. Alem do mais vai dar de brincar com o OC da placa conforme falei antes pra chegar em alguns clocks bons e com uma atualização de BIOS quem sabe a placa fique perfeita pro OC, olhem so:

http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=237998&page=5

A plaquinha da ECS roda até Crysis!! Isso significa que da de ficar ai uns bons 4 ou 5 meses so usando a onboard com 2 gb de ram. Alias outra pergunta, sei que os X2 so rodam ddr2 ate 800 e os phenom rodam 1066. Posso usar um kit ddr2 1066 rodando a 800 com o X2 como faço com meu pre-historico p4 socket 478 que tem ddr1 333 rodando a 266 neste pedaço de b0sta da Asus p4vp-mx?

E pra finalizar, como prefiro rodar em stock ou com OC bem pequeno, vou optar pelo X2 6000 ou 6400, vai depender da minha loja vender um pouco mais neste dia dos namorados...

Chega de jogar CS com 9~40 fps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for pra pegar uma HD3850, prefira a HD3870, a diferença de preço vale a pena, e neste caso tenho certeza que o chipset da AMD é melhor pois voce pode fazer crossfire com ela. Eu ja me decidi pela ECS a780gm-a, até por que quero comprar uma placa de video da ATI, as HD38 ja rodam Directx 10.1 e as caras GEforce ainda não. Quanto ao problema de compatibilidade com os Phenom que estão por vir me parece a AMD vai resolver com uma atualização de BIOS, como ja acontece com os modelos m2n da asus. Simpatizo muito com a AMD e to afim mesmo de gastar com o Athlon, se não for um 6400 black, eu pego um 6000, ta por menos de 400 reais e pra mim não vejo necessidade de mudar pra um Phenom antes de 1 ano~1 ano e meio e não vou precisar gastar com refrigeração extra. Alem do mais vai dar de brincar com o OC da placa conforme falei antes pra chegar em alguns clocks bons e com uma atualização de BIOS quem sabe a placa fique perfeita pro OC, olhem so:

http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=237998&page=5

A plaquinha da ECS roda até Crysis!! Isso significa que da de ficar ai uns bons 4 ou 5 meses so usando a onboard com 2 gb de ram. Alias outra pergunta, sei que os X2 so rodam ddr2 ate 800 e os phenom rodam 1066. Posso usar um kit ddr2 1066 rodando a 800 com o X2 como faço com meu pre-historico p4 socket 478 que tem ddr1 333 rodando a 266 neste pedaço de b0sta da Asus p4vp-mx?

E pra finalizar, como prefiro rodar em stock ou com OC bem pequeno, vou optar pelo X2 6000 ou 6400, vai depender da minha loja vender um pouco mais neste dia dos namorados...

Chega de jogar CS com 9~40 fps

A placa on da 780gm roda crysis?o.0 Intao imagina a GF8200A da ecs... N n sei qual das duas vou pegar mas se o video on dela aguenta td isso da pra da uma brincada legal com ela.. vlwww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo a pergunta do SDRIVER: dá sim pra você usar memória 1066 a 800,basta configurar na BIOS,sem problema.Mas cara,pra essa placa é besteira você comprar memoria 1066,porque ela não faz dual a 1066 nem com Phenom.Mas você pode usá-las futuramente em outra mobo conforme sua vontade.E se o X2 6000 estiver barato,vai fundo e mete OC na criança!

Pelo que percebi,o anjinho66 é adepto da Nvidia e o Sdriver é adepto da ATI.

Essas duas mobos tão pau-a-pau na minha opinião,elas estão deixando dúvidas na maioria das pessoas.Só o tempo dirá se elas são boas ou não,com os usuários postando coisas do tipo "minha placa tá uma *****" ou "minha placa é sensacional".

Um amigo meu,quer sair do 939,porém ele tem uma GeForce 8800GTS.

Após muita pesquisa,conversamos e decidimos que,como ele já tem uma placa excelente,compensa ele pegar a GF8200A pra não ter que abrir mão da grafica entendem? Aí com essa mobo ele faz SLI hibrido ou não.

É notório que a Nvidia sempre foi melhor em placas gráficas que a ATI,mesmo com a ATI trabalhando no modo 10.1 nas suas placas novas.Não é porque a ATI casou com a AMD que o circo vai virar de uma noite pra outra.Vai depender muito trabalho deles aí.E eles prometem revolucionar com esses novos chipsets.

É notório tb que as Geforces são mais caras que as Radeon´s da vida.

Deixo claro que a intenção aqui não é deixar niguém indeciso...rssss

Mas sim apresentar o lado bom e ruim das duas tecnologias,pois se prender a apenas uma é injusto e não nos garante que estamos adquirindo qualidade.O vídeo on board usa memoria RAM,ele nao tem memoria dedicada...mesmo com SLI/Crossfire ele consome um pouco de RAM,aí depende da qtde de memoria,tipo,entre outros fatores pra avaliar o desempenho.

O Sdriver citou que já decidiu pela 780G.Vai fundo cara,ótima escolha.

Aquele link com os testes da placa é muito bom,gostei da matéria.

E quanto ao anjinho66,eu apostaria na GF8200A,você viu que esse VGA dela tb é show,imagina com uma Geforce parruda fazendo SLI...eu já fico até imaginando quando meu amigo pegar essa mobo e espetar uma 8800GTS "basiquinha" no PCIE 2.0.Pra quem conhece essa aceleradora,sem comentários né...rs

Eu tenho uma KN9-SLI,um X2 4600 e uma Geforce 8500GT com 2GB do DUAL; e já estou satisfeito,imagina essa maquininha aí...

SDRIVER,quando você adquirir sua mobo e sua aceleradora HD38,posta no forum seus comentarios beleza? E caso seja outro tópico,me passa o link pra participar.

Agora tu me deixo em duvida, n sei qual das duas eu pego, tu acha q a gf 8200 tem desempenho melhor q a minha 6600? ela usa a memoria principal ou é dedicada? Sera q ela roda os jogos atuais? sem contar cryzis.. Tipo eu vou fica com video on ou com a minha 6600 só por uns 2 meses dps eu vou compra uma 9600 gt eu tava olhando uma hd 3850, mas n sei se vou pegar ela, n sei se ela é melhor q a 9600 gt.. Agora to meio confuso.. Cara porque tu me deixo indeciso? rsrsrs vlwwwww

Se tratando de placa de vídeo,dê uma olhada nesse teste:

http://www.guru3d.com/article/radeon-hd-3850-review-diamond-viper-ruby-edition-512-mb/

Aí estão comparando a HD 3850 entre outras.

Note que no COD4 a 9600GT foi bem melhor que a 3850.

Mas no Crysis as duas estavam ralando. E na maior resoluçao as duas atingiram a mesma pontuação.

http://www.guru3d.com/article/radeon-hd-3850-review-diamond-viper-ruby-edition-512-mb/8.

No DX9 a 3850 foi melhorn que a 9600GT.Mas no teste de DX10 a 9600GT ganhou da 3850.

http://www.guru3d.com/article/radeon-hd-3850-review-diamond-viper-ruby-edition-512-mb/10

Essa é outra disputa acirrada,mas se você for pegar a mobo GF8200,opte pela placa 9600GT,aí fará uma harmonia: Nvidia x Nvidia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Se tratando de placa de vídeo,dê uma olhada nesse teste:

http://www.guru3d.com/article/radeon-hd-3850-review-diamond-viper-ruby-edition-512-mb/

Aí estão comparando a HD 3850 entre outras.

Note que no COD4 a 9600GT foi bem melhor que a 3850.

Mas no Crysis as duas estavam ralando. E na maior resoluçao as duas atingiram a mesma pontuação.

http://www.guru3d.com/article/radeon-hd-3850-review-diamond-viper-ruby-edition-512-mb/8.

No DX9 a 3850 foi melhorn que a 9600GT.Mas no teste de DX10 a 9600GT ganhou da 3850.

http://www.guru3d.com/article/radeon-hd-3850-review-diamond-viper-ruby-edition-512-mb/10

Essa é outra disputa acirrada,mas se você for pegar a mobo GF8200,opte pela placa 9600GT,aí fará uma harmonia: Nvidia x Nvidia.

A questão do chipset da MoBo e da VGA não influi. Podem ser ATI e NVidia que funciona normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão do chipset da MoBo e da VGA não influi. Podem ser ATI e NVidia que funciona normalmente.

Sério cara,então posso usar uma 3850 numa mobo GF8200 normalmente...

Será que do ponto de vista arquitetura do chipset e arquitetura da aceleradora,não existe influência na comunicação entre ambos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Sério cara,então posso usar uma 3850 numa mobo GF8200 normalmente...

Será que do ponto de vista arquitetura do chipset e arquitetura da aceleradora,não existe influência na comunicação entre ambos?

Isso mesmo. Tem muita gente com MoBo NVidia e VGA ATI, sem problema algum. E vice-versa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo. Tem muita gente com MoBo NVidia e VGA ATI, sem problema algum. E vice-versa.

Logico elas funcionao normalmente, mas eu concordo com o que o amigo citou, porque dizem q os processadores intel sao melhores com placas da intel? até mesmo no caso dos phenom é recomendado usar chipset da AMD para extrair o maximo deles.. Eu acho q uma chipset AMD vai ter um pequeno ganho com o uso de uma ATI por mais q seja pequeno, e da mesma coisa a nvidia... Agora fiquei na duvida se pego chipset da amd e placa da ati e ganho desempenho maior nos dois ou se pego uma nvidia e uma 9600 gt ganho mais desempenho de video mas perco um pouco no processador... quanto as vgas on board das duas placas, qual sera a melhor? a gf8200 ou a ATI? vlwwwww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sobre colocar diferentes GPUs nas placas. É 100% compatível uma GeForce no chip AMD e vice-versa. O que ocorre é que ao fazer isso voce perde a oportunidade de fazer um SLI ou CROSSFIRE hybridos com as GPUs on board. Sendo assim prefira o modelo que tenha a mesma marca da VGA que voce ira usar no video. Se preferir placa de video GF pegue a GF8200A, se preferir ATI como eu pegue a A780gm-A.

Agora vamos colocar fogo na disputa hehe.

Estou fazendo aqui algumas pesquisas. Achei a A780gm-A e a sua irmã GF8200A no Paraguai (salve nossa grande mae dos pobres de bolso e ricos de persistência, Nave Net, a nossa loja na gringolandia), e lá está por apenas 76.50 e 78.50 doletas respectivamente cada uma delas, uma verdadeira pechincha; e a diferença de preço é irrisória.

Agora vejam no site da ECS as 2 placas com suas especificações:

http://www.ecsusa.com/ECSWebSite/Products/ProductsDetail.aspx?detailid=873&CategoryID=-1&DetailName=Specification&MenuID=1&LanID=9

http://www.ecsusa.com/ECSWebSite/Products/ProductsDetail.aspx?detailid=866&CategoryID=1&DetailName=Specification&MenuID=1&LanID=12

Bem encontrei alguns detalhes importantes.

1º ambas usam memorias ddr2 1066, contudo os X2 não tem controlador para tal frequencia, logo somente com um Phenom as memorias vão rodar a 1066, nos x2 rodarão a 800. Por isso vale a pena como falei antes pegar em ambos os casos memorias 1066 para futuros Upgrades.

Ambas tem 4 slots de memoria, logo também é besteira gastar com ddr de 2gb e é muito melhor no momento colocar 2x 1gb porque assim caso precise ainda tem 2 slots sobrando pra por até mais 4 ou 2 gb (2 x2gb ou 2x1 gb).

Ambas tem HT 3.0 rodando à 5200 com phenom( no X2 limita-se a 2000)

As 2 dissipam até 95w o que vai ser talvez um problema pro meu futuro x2 6000 que usa ate 125w e sendo assim as placas servem no momento para os phenom até 9650 com compatibilidade total. Acima disso a dissipação do processador pode passar do limite da placa, mas pelo que andei vendo isto não é tão grave e as proximas gerações do phenom tendem a ser mais economicas e ter niveis mais baixos também de dissipação.

Até ai tudo igual, agora a versão AMD roda com DX10.1 e pode usar até 1920 mb de ram para o video, já a versão nvidia usa até 512 mb da ram e dx10.

1 ponto pra AMD!

Ambas simulam SLI ou Crossfire quando conectadas com placas compativeis.

A AMD tem 2 slots pci-e 1x ja a Nvidia não tem esses slots

1 ponto pra AMD (2x0 :wub:)

Ambas tem 3 slots pci normais

Há diferenças também nos sistemas RAID dos HDs sata mas não sei qual o melhor pois não entendo desta area (se alguem puder comentar...)

Ambas tem o mesmo sistema de som 8.0

Os sistemas de LAN são diferentes sendo o AMD ATHEROS e o Nvidia REALTEK( mais uma vez quem entender do assunto por favor comente)

Os conectores internos da Nvidia tem mais opções e são mais numerosos

1 ponto pra nvidia (2x1)

Minha conclusão é que se tratando de montar uma maquina phenom com video offboard que acredito seja o caso de todos aqui, o que vai valer no final das contas mesmo é a VGA que voce vai escolher. Se for pegar uma GF, seja feliz com sua GF8200A, ja no caso de uma placa de video ATI, a escolha certa parece a A780GM-A.

Se alguem achar um comparativo entre os 2 chipsets, por favor poste por ai pra gente ver se tem diferenças realmente relevantes. Afinal o Northbridge é muito importante nestas horas e pode fazer uma diferença significativa no desempenho do pc.

Caso o Nvidia supere o modelo AMD por uma boa vantagem, eu mudo de ideia com certeza mas acho brabo um sistema AMD/NVIDIA ser melhor ou mais compativel que um AMD/AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eles são muito parecidos.Os PCIE 1x pra mim não faz muita diferença,vou usar apenas o 16x.

A placa ECS GF8200 faz dual a 1066,e a placa ECS 780GM-A faz dual a 800,1 ponto pra ECS Nvidia GF8200A.

Lembrando que a Gigabyte GA-MA78GM-S2H permite fazer dual a 1066.Eu criei um tópico pra duvidas referentes a Gigabyte.

Agora,vejam só: nos testes,o desempenho do VGA da GF8200 foi apenas 9% menor quando não estava com uma aceleradora 3850.

Já o desempenho do VGA da A780GM-A não foi tão bem assim quando estava sem a placa.

Isso me levou a crer que o VGA da GF8200,mesmo sem consumir tanta RAM qto à 780G,tem um desempenho melho,do ponto de vista "arquitetônico".E visto que uma 9600GT teve desempenho melhor que a 3870/3850 nos testes.

Eu,particularmente,depois de tantas dicsussões construtivas com o pessoal do fórum,sites de testes e levantando especificações detalhadas das duas placas,prefiro a ECS GF8200A.

Dá pra ficar com o VGA dela por um bom tempo,até conseguir uma Geforce legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A placa ECS GF8200 faz dual a 1066,e a placa ECS 780GM-A faz dual a 800,1 ponto pra ECS Nvidia GF8200A.

Lembrando que a Gigabyte GA-MA78GM-S2H permite fazer dual a 1066.Eu criei um tópico pra duvidas referentes a Gigabyte.

.

Na verdade as 2 placas fazem isso. A A780GM-A tambem faz dual a 1066

A780GM-A (V1.0)

A780GM-A_v1.0s.jpg

The A780GM-A is ECS Black Series platform based on the best combination of the new AMD 780G and SB700 chipset plus support for the latest Phenom quad core processors up to HT 5200 MT/s with Hyper Transport™ 3.0 technology links and integrated DDR2 1066* memory controller on the latest AM2+ platform O que acontece é que os processadores Atlhon X2 não tem controladora 1066, logo so um Phenom pode rodar a 1066, inclusive na Gigabyte falada.

Na questão de video onboard, as 2 parecem ser quase idênticas com pequena vantagem pro modelo AMD. Então isso deve significar que um sistema AMD/AMD tende a ser um pouco mais compativel.

Mas sem duvida nos modelos de GPU off board, as Geforce são melhores mesmo não rodando DX10.1 e se voce pretende mesmo pegar uma GF 9600, a melhor placa pra voce é a mobo GF8200. Se bem que tanto no caso da HD3870 quanto da Geforce 9600 acredito que usar SLI ou CROSSFIRE vai na verdade diminuir a potencia, pois como as 2 placas são muito mais potentes que os modelos on board das 2 MOBO, o sistema ao funcionar em paralelo teria suas placas off board com gargalo de processamento causado pela falta de potencia onboard.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade as 2 placas fazem isso. A A780GM-A tambem faz dual a 1066

Sdriver,acho que você está fazendo uma pequena confusão.Essa placa da ECS 780G suporta memória 1066 sim,mas não faz dual-channel com 1066 (acesso através de dois canais,onde a informação é enviada em duas vias,quando se tem dois pentes no dual),o que dobra o desempenho da comunicação entre RAM e processador.Mas ela faz dual a 800.

Confira aqui

Specification Memory:

Dual-channel DDR2 800 memory architecture

4 x 240-pin DDR2 DIMM socket support up to 32GB*

Support DDR2 1066/800/667/533/400 DDR2 SDRAM

* (Due to the DRAM maximum size is 2GB at present, the memory maximum size we have tested is 8GB)

A placa GF8200 pemrite fazer dual a 1066MHz,o que pra mim é a metade do tempo em acesso a RAM.

Qto ao processador,o X2 dá suporte a 800,e o Phenom da suporte a 1066.Mas com esta placa,mesmo com Phenom,não é permitido fazer dual a 1066,o que eu acho que a ECS pecou feio aí.

Pra mim isso é treta de empresas,onde a ECS estaria meio que "forçando" os usuários optarem pela GF8200.Percebo que,atualmente,consegue achar muito mais fácil a 780G,pois eles estão trancando a GF8200 pela razão de tirar a 780G do mercado.E assim que estiver razoável a venda da 780G,eles soltam livremente a GF8200.

É o que eu notei mediante a análise desse mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O chipset 780G sem dúvidas tem um desempenho um pouco melhor, o único fato que me leva a gostar um pouco mais da solução Nvidia é a tecnologia do Hybrid Power que desliga a placa de video-off quando essa não é exigida...

Mas até hoje não achei a ECS GF8200A para vender no Brasil... DOMECQ quando você achar a venda me manda uma MP valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava pendendo pro lado da nvidia ja, por causa do fato de eu querer uma 9600 gt, dps dessa q a vga on board da 780gm usa quase 2gb de memoria n gostei muito, pra q uma placa precisa de tanta memoria assim? se as placas off board top de linha tem 1gb?no caso eu vou por 2 gb de memoria no pc a placa vai usar td e vai sobrar o que pro pc?hsaudsaHdsuA....Mas brincaderas a parte, eu acho q uma placa on n precisa mais q 512 de memoria, essa tecnologia da nvidia de a placa off ser desligada quando n é necessario o uso dela acontece só quando estiver em hybrid sli nao? Mas um amigo ja citou q o sli com a on board vai dar gargalo na vga off o que eu acho q tem muita logica pois de jeito nenhum a vga on vai consigiur acompanhar ela... E também outro colega citou q os ganhos de desempenho com o sli n passao de 10 %, intao acho q n vale tanto assim a pena faze sli ou crossfire hybrido, mas isso se baseando no depoimento dos colegas de forum né, pode ser q n seja assim.. Isso da uma boa discussao ai.. valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas até hoje não achei a ECS GF8200A para vender no Brasil... DOMECQ quando você achar a venda me manda uma MP valeu...

oks...esperemos que em breve já esteja disponível né...eu tb to ansioso pra ver essa placa funcionando.

ANJINHO66,a melhor maneira de avaliar é o próprio teste mesmo.você adquire e faz o teste do SLI hybrid,analisa e avalia o desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oks...esperemos que em breve já esteja disponível né...eu tb to ansioso pra ver essa placa funcionando.

ANJINHO66,a melhor maneira de avaliar é o próprio teste mesmo.você adquire e faz o teste do SLI hybrid,analisa e avalia o desempenho.

Problema é q eu quiria ja saber pra me decidir shdaUADShdsudsAASDH, to em duvida entre as duas, elas sao estão parecidas, mas devo confessar q a gf8200 me agradou um pouco mais.. Mas o chipset AMD ainda me deixa em duvida... Mas é isso ae espero q o pessoal continue postando ai pra nos sabermos qual das duas é a melhor... vlwwww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem vou ganhar de presente de namoro a A780gm, e ainda este mes pretendo ja comprar o X2 6000 e 2 DDR2 1066 (ja pensando em futuro upgrade), Tambem vou pegar um SATA de uns 120 gb e uma fonte huntkey ou seventeam de 420 ou 450 w reais. Monto o bixo no meu gabinete velho e depois eu faço uns testes pra gente ver. Meu principal uso será para Counter Strike e photoshop, alem de alguns programas de Flash ja que trabalho em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um topico sobre essa placa no forumd a Adrenaline. Fiz alguns questionamentos sobre ela lá. Me responderam uma coisa q me fez pender mais pra A780G, mesmo sabendo q eu vou pegar uma VGA 8800GT: Primeiro, não adianta querer fazer Hybrid com uma VGA off potente... só valeria a pena se a vga off fosse do mesmo "nível" da on... Segundo, parece que a banda de memória da 8200 ficou bem abaixo da A780.

Vejam o link do bench:

http://my.ocworkbench.com/2008/ecs/GF8200A/b2.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um topico sobre essa placa no forumd a Adrenaline. Fiz alguns questionamentos sobre ela lá. Me responderam uma coisa q me fez pender mais pra A780G, mesmo sabendo q eu vou pegar uma VGA 8800GT: Primeiro, não adianta querer fazer Hybrid com uma VGA off potente... só valeria a pena se a vga off fosse do mesmo "nível" da on... Segundo, parece que a banda de memória da 8200 ficou bem abaixo da A780.

Vejam o link do bench:

http://my.ocworkbench.com/2008/ecs/GF8200A/b2.htm

Isso eu ja sabia quando eu comprar a placa off, eu vou deixar só ela n pretendo fazer hybrid sli pois sei q a vga on vai segurar a vga off, mas eu acho q uma vga nvidia e uma chipset nvidia tem um desempenho um pouco maior doq uma vga nvidia com chipset AMD, pois pretendo pegar uma 9600 gt, eu tinha pensando em pegar uma 3850 hd ou até uma 3870, mas alem de eu gostar de nvidia pois sempre tive, e também sem contar q a 9600 gt bate a 3870 intao eu prefiro uma a 9600gt.. quanto a esse negocio da memoria n entendi muito bem o que seria isso?vlwwwwww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, eu acho que está havendo um pouco de confusão sobre o que cada tecnologia pode fazer.

Pra começar, a primeira plataforma. Em março (se eu não me engano), a amd lançou o que foi comentado e muito elogiado pela maioria dos sites relacionados à informática: o primeiro chipset gráfico integrado com uma performance boa para rodar alguns jogos. Os chipsets anteriores usam o processador para realizar seus cálculos.

Algumas informações dadas no site Techr Report:

"The Radeon HD 3200 is eligible for Hybrid Graphics configurations. The chipset's GPU can be teamed with a single graphics card—in this case either a Radeon HD 3450 or 3470 — to improve performance in 3D applications. Hybrid CrossFire only delivers performance gains when GPUs of relatively similar horsepower are combined, which is why the Radeon HD 3200 IGP will only work in conjunction with the HD 3400 series of discrete GPUs."

Ou seja, só vai funcionar com placas de vídeo mais fracas. No Toms Hardware foi feito o teste com uma 3850 e o Crossfire não funcionou, devido à imensa diferença de performance entre as duas. Detalhe, só funciona no Vista.

Agora vamos para a Nvidia. Para competir, lançou o Hybrid Sli, que entre outras coisas, faz o mesmo que a concorrente e ainda desliga a placa extra quando não é necessária.

Segundo o Toms Hardware:

"Welcome to the era of Hybrid SLI, where mainstream discrete cards are to receive a small performance boost from an integrated controller, while systems with high-end graphics benefit from increased energy efficiency. Under the banner of GeForce Boost, GeForce 8400GS and 8500GT graphics cards benefit from the 3D power of NVidia’s onboard graphics processor, by sharing the workload. At the other end of the market, NVidia’s HybridPower technology allows onboard graphics to take over display needs in 2D applications, powering down 9800GTX and 9800GX2 processors when 3D performance isn’t needed. These technologies are mutually exclusive, and while NVidia has promised expanded support for Hybrid SLI in upcoming drivers, the company isn’t prepared to state which technology will be applied to any specific model."

Resumindo: GeForce Boost também funciona somente com placas mais simples: 8400GS e 8500GT, e nada mais. E ele somente desliga a placa "espetada" quando essa placa for 9800GTX ou GX2. Não me lembro se ela funciona somente no Vista.

Deve ter um artigo falando desses detalhes no próprio site do Clube do Hardware, mas não estou conseguindo acessá-lo hoje. Deve estar intitulado como SLI vs Crossfire.

Fontes:

http://ati.amd.com/technology/hybridgraphics/index.html

http://www.tomshardware.com/reviews/nvidia-hybrid-sli,1924.html

http://gamesbrasil.uol.com.br/comentarios.php?numero=16191

http://techreport.com/articles.x/14261

http://www.tomshardware.com/reviews/amd-780g-chipset,1785.html

http://www.tomshardware.com/reviews/pci-express-2-0,1915.html

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, eu acho que está havendo um pouco de confusão sobre o que cada tecnologia pode fazer.

Pra começar, a primeira plataforma. Em março (se eu não me engano), a amd lançou o que foi comentado e muito elogiado pela maioria dos sites relacionados à informática: o primeiro chipset gráfico integrado com uma performance boa para rodar alguns jogos. Os chipsets anteriores usam o processador para realizar seus cálculos.

Algumas informações dadas no site Techr Report:

"The Radeon HD 3200 is eligible for Hybrid Graphics configurations. The chipset's GPU can be teamed with a single graphics card—in this case either a Radeon HD 3450 or 3470 — to improve performance in 3D applications. Hybrid CrossFire only delivers performance gains when GPUs of relatively similar horsepower are combined, which is why the Radeon HD 3200 IGP will only work in conjunction with the HD 3400 series of discrete GPUs."

Ou seja, só vai funcionar com placas de vídeo mais fracas. No Toms Hardware foi feito o teste com uma 3850 e o Crossfire não funcionou, devido à imensa diferença de performance entre as duas. Detalhe, só funciona no Vista.

Agora vamos para a Nvidia. Para competir, lançou o Hybrid Sli, que entre outras coisas, faz o mesmo que a concorrente e ainda desliga a placa extra quando não é necessária.

Segundo o Toms Hardware:

"Welcome to the era of Hybrid SLI, where mainstream discrete cards are to receive a small performance boost from an integrated controller, while systems with high-end graphics benefit from increased energy efficiency. Under the banner of GeForce Boost, GeForce 8400GS and 8500GT graphics cards benefit from the 3D power of NVidia’s onboard graphics processor, by sharing the workload. At the other end of the market, NVidia’s HybridPower technology allows onboard graphics to take over display needs in 2D applications, powering down 9800GTX and 9800GX2 processors when 3D performance isn’t needed. These technologies are mutually exclusive, and while NVidia has promised expanded support for Hybrid SLI in upcoming drivers, the company isn’t prepared to state which technology will be applied to any specific model."

Resumindo: GeForce Boost também funciona somente com placas mais simples: 8400GS e 8500GT, e nada mais. E ele somente desliga a placa "espetada" quando essa placa for 9800GTX ou GX2. Não me lembro se ela funciona somente no Vista.

Deve ter um artigo falando desses detalhes no próprio site do Clube do Hardware, mas não estou conseguindo acessá-lo hoje. Deve estar intitulado como SLI vs Crossfire.

Fontes:

http://ati.amd.com/technology/hybridgraphics/index.html

http://www.tomshardware.com/reviews/nvidia-hybrid-sli,1924.html

http://gamesbrasil.uol.com.br/comentarios.php?numero=16191

http://techreport.com/articles.x/14261

http://www.tomshardware.com/reviews/amd-780g-chipset,1785.html

http://www.tomshardware.com/reviews/pci-express-2-0,1915.html

Espero ter ajudado.

Bem esclarecedor cara, mas como eu ja havia dito eu vou usar a vga on uns 2 meses e dps vou comprar uma 9600gt.. Mas me diz qual é a sua opiniao sobre as duas placas? qual você acha q leva vantagem? vlwwww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se houver alguma vantagem, deve ser mínima, eu optaria pelo sistema amd Chipset+Processador, pois esse conjunto deve ter melhor resposta, já que o processador e quem administra o sistema como um todo(chipset) são projetados pela mesma empresa.

Mas se você quiser um combo com a sua 9600GT, fique à vontade. Mas você deve olhar para outras características das placas e ver qual se adapta às suas necessidades.

Os dois sistemas são bem equivalentes, eu sugiro um critério bem simples como desempate: cara e coroa:D:D:D:D:D:D:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...