Ir ao conteúdo

Defeito Fonte 3R System iCEAGE IA6500HP80 650 W

flaviodelima

Posts recomendados

Postado

Olá, ganhei uma fonte 3R System iCEAGE IA6500HP80 650 W com defeito.

Antes de abrir ela pra tentar um reparo fiz uma breve pesquisa sobre ela na internet e descobri que ela tem um erro de projeto (parece ser "baixa tensão AC").

Verifiquei também que esta fonte já foi testada aqui no CDH (https://www.clubedohardware.com.br/printpage/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-3R-System-iCEAGE-IA6500HP80-650-W/2079) e que apresentou problemas na linha 3,3V a partir de 250W.

Queria reparar esta fonte para usar num micro que não vai consumir mais que 200W (Dual core 1.8/ 2 pentes DDr3/ 1 HD / 1 DVD). Este micro eu reparei a placa-mãe e montei com sobras de peças, por tanto comprar fonte nova pra ele acho que não vale a pena.

Perguntas:

1. Valeria a pena reparar a fonte pra este PC Frankenstein de consumo de 160-200W?

2. O suposto problema de "baixa tensão AC do PFC" pode ser resolvido? (segundo eu olhei parece que não, ou pelo menos não trocando componentes apenas)

3. É possível (ou viável) remover o PFC ativo dela pra tentar solucionar o problema (ou pelo menos fazer a fonte funcionar)?

Se alguém tiver alguma sugestão.

Obs.: tenho muitas sucata de onde posso retirar componentes.

Postado

Não é recomendado usar nenhum modelo de IceAge, pois as mesmas tem falha em seu projeto, fazendo com que explodam na presença de baixa tensão AC.

Caso você quiser usá-la por sua própria conta e risco, não vais conseguir arrumar esse problema que faz ela misteriosamente explodir. Você pode abrir a fonte e ver se tem algum componente queimado e tentar trocar, para ver se ela volta a funcionar, mas tenha em mente que estará usando uma fonte "bomba".

Postado

Amigo fonte não se conserta a não ser que você tenha um componente exatamente igual ou você saiba que é melhor que o componente usado no projeto da fonte. Então, se você só tem sucata ai pra tentar conserta não vai valer a pena, porque a fonte vai ficar muito pior do que ela já é!

Postado

Olá Felipe285, já tenho conciência disto.

Rajio, também já sei que os componentes tem que ser compatíveis.

Estou ainda na dúvida se o problema da fonte não derivaria da adaptação que estas fontes sofreram para funcionar em 115V, já que segundo li parece que pelo menos um dos modelos era originalmente comercializado apenas na versão 220V e depois sofreu uma adaptação.

Se for esta a oringem do problema provavelmente estas fontes vão trabalhar sem problemas em 220V.

Postado
Olá Felipe285, já tenho conciência disto.

Rajio, também já sei que os componentes tem que ser compatíveis.

Estou ainda na dúvida se o problema da fonte não derivaria da adaptação que estas fontes sofreram para funcionar em 115V, já que segundo li parece que pelo menos um dos modelos era originalmente comercializado apenas na versão 220V e depois sofreu uma adaptação.

Se for esta a oringem do problema provavelmente estas fontes vão trabalhar sem problemas em 220V.

Essa adaptação só ocorreu nas 500hp80 e 450hp80.

A 6500hp80 é um lixo mesmo, a fonte em si é um grande problema.

• Membro VIP
Postado

Essa iCEAGE IA6500HP80 não sofreu alteração nenhuma, é uma fonte ruim de nascença. Não investiria um centavo sequer em seu conserto, pois se voltar a funcionar ainda será uma porcaria de uma fonte de 250 Watts..

Postado
Essa iCEAGE IA6500HP80 não sofreu alteração nenhuma, é uma fonte ruim de nascença. Não investiria um centavo sequer em seu conserto, pois se voltar a funcionar ainda será uma porcaria de uma fonte de 250 Watts..

Olá faller, agradeço pela colaboração.

Não vou gastar dinheiro, só arrumo se tiver sucata aqui.

No caso 250W pro micro dual core com tudo onboard é muito mais que o suficiente. Minha preocupação é ficar consertando ela a cada 6 meses, já que ela costuma queimar quando a tensão de entrada cai.

Se este problema(na baixa tensão), como você disse não tem solução, então vou preferir retirar algumas bobinas, diodos, cooler e aproveitar a carcaça dela em outra fonte que eu tenho.

Aproveitando a ocasião, a outra fonte é outra de marca não muito prestigiada: Huntkey, famosas por terem menor potência do que o anunciado na etiqueta. Apesar disto costumam ter algumas proteções adicionais e a regulação de tensão costuma ser razoavelmente boa.

Pergunta, teria como remove apenas a proteção de sobre-potência (se possível somente da linha 12V) deste Huntkey para puxar mais de 200W dela?

Eu enviando o dataset do chip alguem aqui no forum com saberia como fazer?

Postado
Olá faller, agradeço pela colaboração.

Não vou gastar dinheiro, só arrumo se tiver sucata aqui.

No caso 250W pro micro dual core com tudo onboard é muito mais que o suficiente. Minha preocupação é ficar consertando ela a cada 6 meses, já que ela costuma queimar quando a tensão de entrada cai.

Se este problema(na baixa tensão), como você disse não tem solução, então vou preferir retirar algumas bobinas, diodos, cooler e aproveitar a carcaça dela em outra fonte que eu tenho.

Aproveitando a ocasião, a outra fonte é outra de marca não muito prestigiada: Huntkey, famosas por terem menor potência do que o anunciado na etiqueta. Apesar disto costumam ter algumas proteções adicionais e a regulação de tensão costuma ser razoavelmente boa.

Pergunta, teria como remove apenas a proteção de sobre-potência (se possível somente da linha 12V) deste Huntkey para puxar mais de 200W dela?

Eu enviando o dataset do chip alguem aqui no forum com saberia como fazer?

Cara, fazer um frankstein com alguma fonte é algo totalmente inútil. Você nunca vai saber se a fonte esta com as tensões corretas, ripple aceitável, regulação de tensão aceitável e qualquer coisa aceitável.

Pra substituir uma peça de uma fonte ela não precisa ser compatível, ela tem que ser exatamente igual principalmente a marca. Um capacitor da marca XingLing de especificações X é de pior qualidade que um Capacitor Japonês com a mesma especificação X.

Compre uma boa fonte logo, se você gosta do seu PC.

• Membro VIP
Postado

A sua premissa já está errada.. Essa fonte dai nunca teve problemas com baixa tensão na entfrada. Quem sofre disso são os modelos sem PFC ativo de 450 e 500 Watts. Essa dai é ruim e seu teste mostrou isso...

Mal conseguiu passar dos 250 Watts. Olhe você mesmo o quadro de reprovação do teste:

Repare que foi reprovada na linha de 3,3 Volts oferecendo apenas 250 Watts, que vamos combinar, para uma fonte de prometidos 650 Watts é vergonhoso...

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-3R-System-iCEAGE-IA6500HP80-650-W/2079/7

Então não parta para defesa de uma tese com premissas erradas..

Postado
A sua premissa já está errada.. Essa fonte dai nunca teve problemas com baixa tensão na entfrada. Quem sofre disso são os modelos sem PFC ativo de 450 e 500 Watts. Essa dai é ruim e seu teste mostrou isso...

Mal conseguiu passar dos 250 Watts. Olhe você mesmo o quadro de reprovação do teste:

Repare que foi reprovada na linha de 3,3 Volts oferecendo apenas 250 Watts, que vamos combinar, para uma fonte de prometidos 650 Watts é vergonhoso...

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-3R-System-iCEAGE-IA6500HP80-650-W/2079/7

Então não parta para defesa de uma tese com premissas erradas..

Acho que fui mal interpretado. Não estou defendendo a fonte. Ao contrario, estava pensando em retirar alguns componentes dela e colocar numa huntkey de 200W.

Mas agora, de posse da informação de que ela não possui o mesmo defeito das suas "meio-irmas sem PFC", então acho que se tiver os componentes aqui vou concerta-la.

Sobre o prejeto da fonte não tenho como comentar, apesar de saber do problema na linha 3,3V. Talvez este problema seja resultado do uso dos capacitores de pessima qualidade, que posso trocar por japoneses que tiro de placas-mãe e fontes.

Talvez dependendo dos valores (tensão x capacitancia) eu use capacitores sólidos ou solidos associados a eletroliticos.

Isto não vai transforma-la numa fonte capaz de 450W estáveis (nem 350 talvez), mas vai melhora-la: mais estabilidade e durabilidade. Mas longe de transforma-la numa fonte de primeira linha.

Postado

Olá amigos, obrigado pela colaboração.

Os testes que fiz aqui na fonte deram: 2 transistores chaveadores e 2 do PFC queimados.

Pelo menos na primeira olhada que dei aqui no meu material não tenho nenhum transistor a altura dos 4 thoshiba 2SK4108 (20 A a 25° C) queimados e não to querendo investir dinheiro nesta fonte. (Na verdade eu tinha mas eles estão com defeito também, funcionando mesmo só os 13007 e 13009 incompativéis não atendem).

Quando eu arrumar os transistores(retirar de uma fonte com defeito, lógico) eu coloco ela pra funcionar.

Postado
Quando eu arrumar os transistores(retirar de uma fonte com defeito, lógico) eu coloco ela pra funcionar.

Isso é um sinal amigo, um sinal para largar essa porcaria de lado...

Não adianta tentar remendar a fonte, leia o teste por completo e veja que a própria fabricante tentou fazer isso duas vezes e continuou sendo uma grande "mehr da"

Postado
Isso é um sinal amigo, um sinal para largar essa porcaria de lado...

Não adianta tentar remendar a fonte, leia o teste por completo e veja que a própria fabricante tentou fazer isso duas vezes e continuou sendo uma grande "mehr da"

Olá, Jorno, obrigado pela colaboração.

Sim já li o teste e reli.

A minha fonte é a 4ª amostra testada.

Leia o teste: "A quarta amostra obteve resultados similares, com exceção do nível de ruído em +3,3 V...

...

na amostra quatro não observamos este problema, e todas as saídas estiveram com nível de ruído dentro dos limites até o teste quatro."

Além dos capacitores de péssima qualidade, os problemas encontrados no teste na 4ª amostra:

1. Não foi capaz de entregar 650W., Entregou 530W estavelmente, mesmo com os capacitores ching-ling.

2. Sua proteção de sobrecarga não funcionou (se é que ela tem esta proteção).

Trocando os capacitores (tenho japoneses com sobras aqui), vai melhorar mais a estabilidade.

Postado

Olá pessoal, cometi um erro primário nos testes:

Como meu multímetro é digital eu estava testando os mosfet de maneira errada, no multímetro digital tem qeu invertendo as pontas na hora do teste dos mosfet.

Reteste os 4 (2 do pfc e dois chaveadores) e descobri que eles estão OK.

Testei os outros componentes do primário e não identifiquei problemas.

Então fiz um teste para ver a tensão na saída +5VSB (tensão de standby): a fonte não está apresentando tensão na saída +5VSB, ela tem que apresentar +5V mesmo com a fonte conectada a tomada, mesmo que esteja "desligada".

Como os componentes do primário parecem estar ok, então vou partir para os teste dos componente diretamente ligados "à saída +5VSB.

• 2 semanas depois...
Postado

Boa noite, consegui fazer o reparo na fonte.

O componente que havia queimado era o díodo principal da saída 5VSB.

Agora que a fonte está funcionando vou trocar os capacitores ching-ling por capacitores japoneses.

A gradeço os amigos do forum pela colaboração, principalmente esclarecendo que esta fonte não tem os problemas de suas "meio-irmas" de 450 e 500W.

• mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...