Ir ao conteúdo

PC queimando memórias?

marcellocorrea

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Primeiramente, adianto que já usei a busca, porém não encontrei um caso idêntico ao meu.

Tenho um PC com placa mãe ECS A785GM-M Black Series, no qual estavam instaladas dois pentes de memória DDR3 de 2 Gb. Outro dia, o PC não ligou mais.

Após vários testes com os componentes instalados na MOBO, percebi que o problema estava no pente de memória instalado no slot 1. A situação era a seguinte:

Ambos os pentes instalados - NÃO LIGAVA

Apenas o pente do slot 1 instalado - NÃO LIGAVA

Apenas o pente originalmente do slot 1 instalado no slot 2 - NÃO LIGAVA

Apenas o pente originalmente do slot 2 instalado no slot 1 - SUCESSO

Minha conclusão foi a de que o pente que estava originalmente instalado no slot 1 estava defeituoso, já que todas as combinações possívels que incluíam o tal pente resultavam no problema.

Fiquei usando por um mês o PC apenas com esse pente de 2 Gb, que antes estava no slot 2, no slot 1. Mas decidi comprar um novo pente de 2 Gb, para substituir o que eu julgava estar defeituoso.

Aí vem a maior surpresa: o pente apresentou o mesmo defeito que o anterior. Primeiramente tentei instalar o novo pente no slot 2. Aí ocorreu o mesmo problema. O PC não ligava, nem enviava sinal para o monitor.

Novamente, testei várias combinações e nada.

Minhas dúvidas são:

- é possível que o slot 2 esteja queimando todas as memórias?

- é possível que algum problema de software tenha influenciado no problema

- há algum problema em colocar as memórias em slots aleatórios (por exemplo, um no slot 3 e outro no 4)?

Importante, quando o PC não liga, os seguintes post codes aparecem no visorzinho de led: C7 / D0 / D5 / FF (não necessariamente nessa ordem, eles se revezam). Quando inicio normalmente o PC (com apenas uma memória de 2Gb), o código é 2A.

Caso precisem consultar, o manual da minha placa está neste link: http://download.ecsusa.com/dlfileecs/manual/mb/eng/A785GM-M/A785GM-MV10_2.pdf

Muito obrigado pela atenção!

Postado

o mais provavel é que o slot esteja queimando os pentes. Mas por via das dúvidas tenta testar esses pentes em outra máquina, mesmo os "queimados".

Postado

Quando iniciar o boot pressione a tecla DEL do teclado numérico que você entra no setup.

Depois procura na parte "hardware monitor" essas tensões e anote em um papel.

A seguir siga os comandos para sair do setup sem salvar.

Postado
Quando iniciar o boot pressione a tecla DEL do teclado numérico que você entra no setup.

Depois procura na parte "hardware monitor" essas tensões e anote em um papel.

A seguir siga os comandos para sair do setup sem salvar.

Beleza Henrique, vou testar hoje à noite quando chegar do trabalho e dou um feedback por aqui. A que tipo de informações eu devo estar atento quando acessar o hardware monitor? O que pode indicar que estou com problemas nesse slot? Algum número fora do normal?

Postado
Fonte de baixa qualidade também queima as memórias.

Sim, pode ser a fonte, principalmente se for de baixa qualidade mas pode ser também algum surto elétrico e até algum componente irregular da placa-mãe.

Postado
Sim, pode ser a fonte, principalmente se for de baixa qualidade mas pode ser também algum surto elétrico e até algum componente irregular da placa-mãe.

Concordo :joia:

Postado
Verifica como estão as tensões no setup do BIOS

Pessoal, seguem as informações do hardware monitor. Acham que tem algo de anormal?

Uma informação importante: lembrei que o pente de memória que estou usando agora, na verdade, estava originalmente no slot 2. Ou seja, se fosse o slot 2 queimando memórias, este pente deveria estar queimado, certo?

20130413104010.jpg

Realmente não sei por onde caminhar mais. Agradeço quem puder me dar uma luz!

Postado

Qual é a tua fonte ?

Possui um multímetro ?

O VDIMM (memórias) talvez esteja um pouco elevado ( 1,616V ) quando deveria estar em 1,5V.

Verifica em "advanced" no setup se tem como diminuir a tensão das memórias.

Postado
Qual é a tua fonte ?

Possui um multímetro ?

O VDIMM (memórias) talvez esteja um pouco elevado ( 1,616V ) quando deveria estar em 1,5V.

Verifica em "advanced" no setup se tem como diminuir a tensão das memórias.

Fala Henrique, desculpe pela demora no feedback.

Vamos lá:

- a fonte é uma Wise WSNG 500w 1x12

- não possuo um multímetro.

- ainda não verifiquei essa opção de diminuir a tensão das memórias. Isso é seguro, pelo menos relativamente?

Obrigado!

Pra facilitar, vou postar aqui todas as telas do CPU-Z do meu PC, caso alguma informação extra seja útil...

config1f.png

config2j.png

config3.png

config4.png

config5f.png

config6.png

Postado

Fonte Wisecase são medonhas. O vdimm parece meio alto mesmo. Procure se tem a opção de diminuir ele ou por via das dúvidas, faça um reset na bios para carregar o default. O cpu fan também está esquisito, mais de 6000 rpm nunca tinha visto. Seu sistema não está overclocado?

Postado

Valeu galera, vou testar as sugestões, provavelmente no próximo fim de semana. Devo ficar sem postar durante os dias de semana, por causa do trabalho, mas assim que tiver algum progresso posto aqui, para dar uma conclusão ao tópico, já que meu problema pode ser o dos outros.

O melhor seria uma fonte de qualidade com boa filtragem.

Você recomenda alguma que caiba nessa minha configuração?

• 4 meses depois...
Postado

Pessoal, desculpa ressuscitar um tópico meses depois, mas é só pra dar uma conclusão ao caso. Depois desse tempo todo, finalmente consegui resolver meu problema.

De lá pra cá, formatei o PC, mudei de sistema algumas vezes e, na semana passada, resolvi comprar uma memória de 4GB, só pra ver se rolava. E rolou! Estranhamente, tentei iniciar somente com a memória de 4GB e tive o mesmo problema de não iniciar. Mas quando tentei iniciar com a memória de 4 GB + 2 GB, funcionou sem problemas.

Agora, estou com 6 GB de memória, efetivamente utilizáveis, já que estou rodando o Windows 8 64 bits.

É isso. Obrigado pelas dicas e desculpa por ter abandonado o tópico durante esse período!

abs!

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...