Ir ao conteúdo

vale a pena um core i7 3930k para pc gamer?

pablo menegardo

Posts recomendados

Postado

não sei se estou postando no lugar certo, mas la vai:

quero montar um pc top para jogos para nao ficar fazendo upgrade por um bom tempo, mas estou na duvida entre os processadores (custo/aproveitamento). Vale a pena comprar um core i7 3930k? qual placa-mãe devo usar?

agradeço opiniões

Postado

Depende. Se você for usar três ou quatro VGAs para alimentar três monitores 3D vale a pena. Isso pela banda PCI-E que não vai dar gargalo em várias VGAs. Ou seja, tem que estar nadando em dinheiro. Se for só uma ou duas VGAs, um i5 ou i7 dão conta do recado com o mesmo nível de FPS e custando metade do preço. Essa grana que sobrar você pode investir na VGA, em um SSD, em uma placa de som envocada, caixas de som... Sei lá :lol:

Acho que um i5-3570 (com ou sem K) ou um i7-3770 (com ou sem K) vão segurar os futuros jogos por alguns anos. A hora que começar a dar gargalo, troque por uma plataforma atual. Sai mais barato do que gastar os tubos agora, ter o mesmo número de FPS e daqui a três ou quatro anos gargalar um pouco menos do que um i5, por exemplo. Outra coisa é que o i7-3930K não é mais forte núcleo por núcleo do que o i5-3570K, por exemplo. Ele é mais fraco. Ele só tem dois núcleos a mais e Hyper Threading. Se esses dois núcleos a mais vão fazer tanta diferença assim daqui a dois, três anos? Ninguém sabe. Seria uma aposta muito cara e valendo pouca coisa para quem é gamer. Em minha opinião.

Postado

obrigaddo Contiusa, tava cv com um amigo meu e ele também me recomedou o i7 3770k. Qual placa mãe você recomenda pra esse processador? quero uma pra q suporte duas ati xfx hd 7970 (n pretendo comprar as duas agora)?

Postado
obrigaddo Contiusa, tava cv com um amigo meu e ele também me recomedou o i7 3770k. Qual placa mãe você recomenda pra esse processador? quero uma pra q suporte duas ati xfx hd 7970 (n pretendo comprar as duas agora)?

De cabeça assim não me lembro de nenhuma, até porque quando eu comprei o meu eu procurei por uma placa-mãe com várias portas SATA e USB. O meu foco não era games ou Crossfire. Também tem a questão de quanto você tem para gastar. Se é para uma placa mais em conta ou envocada, se é para overclock pesado ou leve, se é para vir com um bom som integrado... Enfim, acho que a seção de placas-mãe é o lugar ideal para perguntar, porque às vezes alguns modelos vêm bugados, com detalhes a serem considerados, e o pessoal lá sabe melhor do que a gente.

-----Edit-----

E o i7-3770K é uma ótima escolha, boa sorte!

Postado
pessoal se preocupa demais com procs e esquece a gpu, ai pega um FX5200AGP

Agora não pega mais porque ela é agp...kkkkk

O processador da uma boa diferença sim, mas pegar um i7 pra jogos é besteira... é melhor pegar um I5 K , e com a diferença pegar uma placa mãe boa de over e um bom cooler... e da-lhe over no processador... e se sobrar algum R$ , ainda da para inteirar na hora de escolher uma vga... e uma fonte...

Postado
Agora não pega mais porque ela é agp...kkkkk

O processador da uma boa diferença sim, mas pegar um i7 pra jogos é besteira... é melhor pegar um I5 K , e com a diferença pegar uma placa mãe boa de over e um bom cooler... e da-lhe over no processador... e se sobrar algum R$ , ainda da para inteirar na hora de escolher uma vga... e uma fonte...

Não sei, tem muita gente pegando o i7 para duas VGAs fortes (no caso dele, duas HD 7970). Até o FX-8350 tem levado vantagem em alguns jogos por causa dos 8 núcleos, então o Hyper Threading pode ou já deve estar fazendo alguma diferença em alguns jogos. Ou então em um futuro próximo. Outra coisa também é que ele tem mais cache e mais clock do que o i5.

Sei lá, se a pessoa não está com o orçamento contado, eu não acho mau negócio, não.

eu li neste site q o 3930k trabalha com 4 canais e o 3770k com 2, isso faz muita diferença no desmpenho?

Do que eu leio, nenhuma. Só para quem usa muita banda de memória em edição, por exemplo. Mas não para games.

Postado
Não sei, tem muita gente pegando o i7 para duas VGAs fortes (no caso dele, duas HD 7970). Até o FX-8350 tem levado vantagem em alguns jogos por causa dos 8 núcleos, então o Hyper Threading pode ou já deve estar fazendo alguma diferença em alguns jogos. Ou então em um futuro próximo. Outra coisa também é que ele tem mais cache e mais clock do que o i5.

Sei lá, se a pessoa não está com o orçamento contado, eu não acho mau negócio, não.

tem que ver como anda o software para duas gpus, dependendo da coisa nao ha ganho algum, independente da vga ou cpu

os fx tem mais instruçoes, com o tempo tendem a empatar com os ivy, os haswell vão tirar essa vantagem (na verdade pode ate ajudar os fx atuais a empatar com os ivy, por conta das mesmas instruçoes)

• mês depois...
Postado

agora já era, não pude ver as respostas do fórum e peguei um i7 3820... q burrada! mas tá valendo...

Agora é montar um.micro em cima do lga2011 depois migrar direto pros haswell. Quando sair essa quarta geração vendo a minha plataforma e pego uma nova.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...