Ir ao conteúdo

Bateria de celular estufa ao ser carregada

Subwoofer_X

Posts recomendados

Postado

Olá

Tenho aqui 2 baterias que ganhei de um amigo que tinha um celular quebrado... o modelo da bateria é F692.

Acontece que , fui tentar carregá-la, em um daqueles carregadores de baterias de celular universal. Deixei uma meia hora carregando e vi que ela havia carregado um pouco e estava funcionando, porém, estufou quase um milímetro para os lados. Dá pra ver comparando com a outra bateria. No começo o contador(embutido na bateria) estava zerado, pela falta de carga. Ativei ele carregando a bateria por alguns segundos e depois disso é que deixei carregando. Tenho outra bateria que eu uso sempre... Eu nem me preocupo muito por que é bem velha... já estufou uns 2 milímetros e funciona perfeitamente.

Mas... alguém poderia me dizer como fazer para as baterias não estufarem? o carregador fornece 4,2volts(com 0,05 volts de margem de erro) e 250mW para carregar a bateria. Será que ela não aguenta isso?

E... se eu tentar carregar no usb, usando um regulador de tensão para 4v.... será que daria certo? alguém tem o esquema para isso?

Postado

Tem por aí algo errado .

Se o carregador for como diz teria ~~60 mA.

A bateria aguenta isso e muito mais.

Embora não deva ser sobrecarragada .

• Membro VIP
Postado

Cuide muito com isso dai. Baterias podem estufar, aquecer muito, romper provocando queimadura e/ou até mesmo abrindo fogo.. Olho vivo ai..

Postado
Olá

Tenho aqui 2 baterias que ganhei de um amigo que tinha um celular quebrado... o modelo da bateria é F692.

Acontece que , fui tentar carregá-la, em um daqueles carregadores de baterias de celular universal. Deixei uma meia hora carregando e vi que ela havia carregado um pouco e estava funcionando, porém, estufou quase um milímetro para os lados. Dá pra ver comparando com a outra bateria. No começo o contador(embutido na bateria) estava zerado, pela falta de carga. Ativei ele carregando a bateria por alguns segundos e depois disso é que deixei carregando. Tenho outra bateria que eu uso sempre... Eu nem me preocupo muito por que é bem velha... já estufou uns 2 milímetros e funciona perfeitamente.

Mas... alguém poderia me dizer como fazer para as baterias não estufarem? o carregador fornece 4,2volts(com 0,05 volts de margem de erro) e 250mW para carregar a bateria. Será que ela não aguenta isso?

E... se eu tentar carregar no usb, usando um regulador de tensão para 4v.... será que daria certo? alguém tem o esquema para isso?

4.2V é o máximo que pode suportar, tem até 4.7V mas procure deixar em 4V que fica bom.

aqui 4.2V queimou igual fosforo depois de 20 minutos( o cheiro é de feijão queimado) então tão experimentei 3.9V e deixei em 4V que ficou de boa, experimentei o C.I MAX745 ela da uma saída de 4V e quando bota a bateria fica 3.9V e carrega rápido.

Postado

Alguém tem o esquema para regular a tensão a 4v, ou 3,9 v?

Ah, mais uma coisa... escrevi errado ali na medida do carregador: Não são 250mW, e sim 250mA.

Felipe236 .......você disse que deixou em 4,2v e queimou em 20 min... deixei em 4,2 em 30 minutos ... pode ser esse o problema.... porém, na bateria está escrito:

Refresh restriction voltage: 4.2v

pelo jeito a bateria aguenta 4,2v.

Seria a corrente? o carregador entrega 250mA, 1050mW.... acho que não é muita coisa...

Um simples resistor de valor adequado seria o suficiente, nesse caso. Mas gostaria de ter também um regulador de 4,0v para ligar, por exemplo... no usb

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!