Ir ao conteúdo

HD queimado

Icedragon

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal tudo bem?

Eu estava usando meu pc tranquilo e de repente senti um cheiro de queimado e o computador travou quando reiniciei o meu HD de 500 não pegava mais.

Alguém tem uma solução? Preciso salvar meus arquivos.

Ps: Se eu perder as fotos minha mulher me mata:eek:

Abraços e obrigado pessoal desde já

Algumas coisas para ajudar:

- O HD faz um barulho estranho ao ligar o computador

- Tudo funcionando certinho, menos o HD que não deu boot

- Leitoras e gravadoras ok

Postado

Pela imagem não consegui localizar nenhum componente derretido ou chamuscado.

Compra uma pequena chave TORX nas lojas de ferragens (leva o HD contigo para medir), remove essa placa controladora dele e tenta limpar os contatos de alguma oxidação, aproveitando para ver se há algo derretido por baixo dela.

Postado

Cheiro de queimado, em geral, vem da fonte ou da mobo. instale esse HD em outro PC e confirme se queimou mesmo. Revise a mobo atrás de capacitores estufados. Abra a fonte e revise-a detalhadamente.

Postado
Cheiro de queimado, em geral, vem da fonte ou da mobo. instale esse HD em outro PC e confirme se queimou mesmo. Revise a mobo atrás de capacitores estufados. Abra a fonte e revise-a detalhadamente.

perfeito !

Postado
perfeito !

Indo testar o HD em outro PC.

Retorno em 5 minutos.

Indo testar o HD em outro PC.

Retorno em 5 minutos.

Não funcionou em outro PC.

Se vocês puderem olhar na área circulada, tem um (circuito)com uma pequena bolha.

E não da mais para ler os números que tem em cima desta peça.

p4140306.JPG

Uploaded with ImageShack.us

Postado

Talvez só se trocar essa placa de circuitos por outra de outro HD igual você consiga recuperar suas coisas mas é arriscado não só de não dar certo como de comprometer seus dados.

O melhor seria contar com algum serviço profissional caro de recuperação de alguma empresa especializada nisso.

Outra forma seria retirar essa peça com um ferro de soldar e transplantar de outra placa controladora igual.

Mas é estranho que tenha danificado isso que parece um CI estando tão longe dos conectores dos cabos já que apresentou cheiro de queimado.

Seria uma boa examinar como essa placa está por trás dela com o uso de uma chave TORX.

Postado

Olá amigo e regulador de tensão controla a tensão das cabeças de leitura e parte driver de motor sua cabeça de leitura pode ter queimado recomendo uma empresa de recuperação de dados não adianta ficar fuçando ou pode por a perder suas fotos

Postado

Bem acabei de conseguir um HD de mesma marca,modelo e tamanho.

Falta só a chave para trocar a placa.

Caso eu não consiga resolver com a substituição da placa controladora o que mais me resta fazer?

Postado

Tomar cuidado. Os dados sempre são a maior prioridade e tudo que for feito deve ter como objetivo, sua preservação. Nada do que venha fazer pode garantir que consiga acessá-los novamente. No ponto em que estás, deve questionar-se se todo esse trabalho vale o risco de deixar de levar o HD à uma empresa especializada. Se esse risco lhe é viável, siga em frente, caso não tenha compromisso fiel com a salvação. Se, de fato queres mesmo rever seus dados, repense a partir de agora, cada passo que fores fazer.

Postado
Antes de trocar toda a placa eu tentaria fazer a troca só do componente defeituoso com um ferro de soldar.

Mas eu corro o risco de estragar o HD que está funcionando?

Tomar cuidado. Os dados sempre são a maior prioridade e tudo que for feito deve ter como objetivo, sua preservação. Nada do que venha fazer pode garantir que consiga acessá-los novamente. No ponto em que estás, deve questionar-se se todo esse trabalho vale o risco de deixar de levar o HD à uma empresa especializada. Se esse risco lhe é viável, siga em frente, caso não tenha compromisso fiel com a salvação. Se, de fato queres mesmo rever seus dados, repense a partir de agora, cada passo que fores fazer.

Conversando aqui com minha mulher chegamos a conclusão que as fotos que estavam no HD queimado não eram tão importantes .

Irei continuar tentando salvar o HD mas sem danificar o que ganhei .

Postado
Mas eu corro o risco de estragar o HD que está funcionando?

Conversando aqui com minha mulher chegamos a conclusão que as fotos que estavam no HD queimado não eram tão importantes .

Irei continuar tentando salvar o HD mas sem danificar o que ganhei .

Sempre tem algum risco.

Pode o componente trocado estourar também, até na troca de toda a placa.

Postado
Sempre tem algum risco.

Pode o componente trocado estourar também, até na troca de toda a placa.

e se eu trocar esse componente de outro Hd que não seja da mesma marca e modelo?

Bem meu HD já esta morto mesmo.

Postado
e se eu trocar esse componente de outro Hd que não seja da mesma marca e modelo?

Bem meu HD já esta morto mesmo.

O problema é não ser a mesma peça ou nem a encontrar.

Poderia é identificar que peça é, o seu código, e tentar comprar uma igual pela internet, em alguma loja virtual internacional (duvido que a encontre no Brasil).

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...