Ir ao conteúdo

Soma dos Elementos de Indice Impar do Vetor em C

davirealist

Posts recomendados

Postado

Seguinte, ultimamente tenho trabalhado muito, e acabei que afroxei no estudos, e agora que estavamos aprendendo sobre vetor, me deparei com algo que eu não faço ideia como resolver, perguntei um amigo, e ele disse que é fácil, porém ele estava sem tempo de me ajudar, então resolvir vim ao forum.

Escreva um programa em C, no qual o usuário preencha um vetor inteiro de tamnho 20. Depois o programa deve exibir a soma dos elementos de indice impar do vetor.

80493332.png

Soma dos Elementos de INDICE IMPAR

Neste caso, os indices são o 1,3 e 5 (impares), representados pelos elementos 7,2,3, devo somar e exibir ao usuario.

Se alguem puder me ajudar, agradeço desde já. :(

Postado

Primeiramente, declare uma variável de valor nulo para armazenar a soma dos elementos.

Depois, monte um loop cujo iterator percorra os números de 0 a 19 F5Rua4D.gif.

E então, em cada iteração, verifique se o valor do iterator é ímpar e, se for, aumente o tamanho da variável da soma em x unidades, sendo x o valor na parte do vetor que tem índice igual ao valor do iterator.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Postado

Segue, considerando a tabela de 0 a 5

#include <stdio.h>

int main(void){
int vetor[6] = {5,7,8,2,9,3}, i, soma;

for(i = soma = 0; i < 6; ++i)
if(i % 2)
soma += vetor[i];

printf("Soma = %d\n", soma);

return 0;
}

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...