Ir ao conteúdo

Obter -5v partindo de -12v

marioscs

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal.

Comprei as peças para montar um computador novo e tambem um gabinete extra para o computador antigo. Quando fui montar percebi que a fonte antiga tem mais potência que a nova e resolvi usa-la no pc novo.

O problema é que a placa mãe liga mas não faz boot e nem mesmo post(nao faz beep),pesquisando na net descobri que na maioria dos casos o problema é a fonte.

Ao olhar melhor minha fonte percebi que ela não fornece os -5v que a placa-mãe pede(no conector onde deveria ter -5v não tem nem fio).

O que estou querendo fazer é obter os -5v com os -12v que ela fornece, acham que pode funcionar? Como devo fazer?

ps: não estou com a fonte nova aqui, mas parece que ela tambem não fornece -5v

Obrigado pela ajuda.

fonte antiga: Satellite-int Sl-8600epf - 600W com pfc ativo

fonte nova: Seventeam PAP 550W- com pfc ativo.

• Membro VIP
Postado

Amigo, essa linha de -5 Volts foi suprimida da exigência do padrão ATX em 2002.. A menos que sua config seja muito antiga, antiquhíssima, ainda com barramento ISA, a ausência do -5 Volts é absolutamente irelevante..

Veja se você entende isso dai:

ATX12V 1.2

A relatively minor revision from January 2002. The only significant change was that the −5 V rail was no longer required (it became optional). This voltage was used only on some old systems with certain ISA add-on cards.

Isso está relatado ai, no resumo do padrão ATX: http://en.wikipedia.org/wiki/ATX

Postado

entendi faller, obrigado pela resposta.

A placa mãe é nova, uma Asus M5A97 EVO R2.0 e o lance dos -5v era minha última ideia pra fazer a placa funcionar. Já resetei bios, desliguei tudo e deixei só a placa, só a placa e o processador.. o que me incomoda é o fato dela não emitir os beeps informando onde esta o problema, e sim eu já troquei o buzzer.

O problema persiste mas acho que o tópico pode ser fechado, já que o faller mostrou que o problema não tem nada a ver com os -5v.

enfim.. sábado que vem eu levo o pc la na sta ifigênia e peço pra trocar a placa ou sei-lá, aproveitar a garantia.

obrigado

Postado

Sim!

Tambem já tentei tirar a placa do gabinete, limpar as memórias, ligar só a placa sem processador ou memória, ligar só com processador e memória.. quando ligo a placa, todos os fans são acionados, inclusive o do processador. Percebo tambem que quando presentes, o hd gira e o drive blue-ray também funciona.

A placa tem leds específicos que acendem quando um componente esta com problemas, e no caso o led do processador fica sempre acesso, com ou sem processador. O led das memórias nunca acende, mesmo quando as mesmas não estão presentes e o mesmo vale para o led da placa de video.

Já verifiquei o pluque de 8vias com um multimetro e esta tudo ok.

• Membro VIP
Postado

Se você ainda não fez o CLEAR CMOS, faça-o antes de gastar seu tempo e dinheiro com uma viagem até a Santa Efigênia. Algumas placas mãe, quando tem os dados da "CMOS" corrompidos, comportam-se da maneira como você descreveu e não iniciam sequer o POST. Essa corrupção ou inconsistência pode ocorrer em uma placa nova ou depois de uma atualização de BIOS.

Nota: muitas das lojas na Santa Efigência não fazem trocas aos sábados.

Postado

Chegou a testar com outro processador? ja que o LED de diagnostico informa erros na CPU e o controlador de memoria é integrado na mesma, se o mesmo estiver ruim não tem como a placa testar as memorias.

Postado

primeiro obrigado pela ajuda.

Não testei com outro processador, e alias percebi que o processador nem chega a esquentar, mesmo quando deixei ligado por uns 30min.

Quanto ao clear cmos, já fiz varias vezes, trocando jumper, tirando bateria..até peguei uma atualização da bios e tentei fazer via usb. O led de atualização pisca 3x e então acende, conforme descrito no manual. O problema é que ele nunca apaga, indicando o fim da atualização.

Se for na sta ifigenia terei que ir no sábado, ficando a semana inteira sem pc.. Só me pergundo se o pessoal da loja vai tentar dizer que eu fiz algo de errado e que não vão trocar a placa..mas acho que vão entender..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!