Ir ao conteúdo

Controle de fan caseiro

tamazi

Posts recomendados

Postado

Olá, gostaria de um auxilio, para saber se estou fazendo a coisa correta, antes de abrir o tópico pesquisei bastante sobre o assunto, achando algumas informações importantes sobre minha dúvida, esse Controle 4 ventoinhas independentes e o Controlador de fans caseiro, embora o link indicado esteja off, os posts tem muita coisa que eu estudei muito.

O material que eu vou usar são:

1 placa felonite

3 Potenciometros

3 TIP 32

Tenho a ideia de remontar o que fiz no paint, a parte um é como ficaria +/-, e a parte de baixo seria como os fios estarão.

Minha dúvida é se as ligaçoes estão corretas e se não está o que tem de errado.

Além disso gostaria de dicas de melhoria.

Obrigado desde já!

Postado

Tem os transistores com os símbolos invertidos e assim fica confuso.

Se esta a fazer a ligação das fan ao emissor , está errado.

Os tip32 são pnp .O colector deve ligar ao menos da fonte.

Refaça .

Quanto às ligações ,se está a tentar mostrar os fios pelo lado em que os liga , por baixo, o desenho devia estar como espelhado.

Há alguma razão para fazer o controlo das 3 fan em separado?

Postado
Tem os transistores com os símbolos invertidos e assim fica confuso.

Se esta a fazer a ligação das fan ao emissor , está errado.

Os tip32 são pnp .O colector deve ligar ao menos da fonte.

Refaça .

Quanto às ligações ,se está a tentar mostrar os fios pelo lado em que os liga , por baixo, o desenho devia estar como espelhado.

Há alguma razão para fazer o controlo das 3 fan em separado?

na verdade os transistores estão da seguinte forma, tomando como base os pontos cardeais

o 1 tem a face virada para o norte

o 2 tem a face virada para o oeste

o 3 tem a face virada para o sul

a questão dos fios é apenas para demonstrar mesmo, de fato irei colocar por baixo, mas os fios mostrrei como se estivesse por cima, nao juntei com a primeira imagem para não confundir.

necessito fazer com 3 saidas, pois, tenho fans com led e fans sem led, sendo assim posso diminuir o barulho/velocidade só dos que tem ou não led, o terceiro seria para futuramente usar para os leds do gabinete.

Grato pela sua atenção!

Postado

Ok

Mas nesse caso tem erros graves. Os TIP32 são PNP.

1 como já lhe disse o colector tem de ligar no - ( menos) da bateria e esta ligado no +

2 note que alem disso os pinos do meio e os dos outos 2 estão ligados de maneira diferente.

Veja a figura com os erros.

E a segunda deve ser o esquema do circuito que está a fazer.

r4 r5 e r6 seriam as fan.

.

Postado
Ok

Mas nesse caso tem erros graves. Os TIP32 são PNP.

1 como já lhe disse o colector tem de ligar no - ( menos) da bateria e esta ligado no +

2 note que alem disso os pinos do meio e os dos outos 2 estão ligados de maneira diferente.

Veja a figura com os erros.

E a segunda deve ser o esquema do circuito que está a fazer.

r4 r5 e r6 seriam as fan.

.

mais uma vez, muito agradecido pela resposta amanhã farei esse projeto e posto o resultado

Postado
Pode ser o tip42 mas tem que ter o cuidado de ao utilisar não fazer curto circuito na fonte.
o 42 tem base negativa, pode ser parafusado à carcaça do pc

o 31 tem positivo, vai dar curto na fonte

Obrigado a ajuda de ambos!

Ainda estou fazendo testes e mais testes (com bateria de 9V mesmo para não ligalo ainda a fonte do meu PC) e os resultados não são tão satisfatórios como eu pensava, a redução de velocidade é muito travada, ou melhor dizedndo, queria que fosse mais gradual, os potenciometros que usei foram de 10K e 1K, tem alguma relação isso?

o que poderia adicionar a isso para dar uma "afinada" na redução/aumento da velocidade.

Trocar o transistor... Adicionar algo para ser um controlador, etc...

Grato

Postado
Antes de mais tem de test com fonte de 12V e com capacidade suficiente para as fan.

Bateria de 9V não dá para isso.

entendi, tb pensei em ser o fornecimento de energia, mas a alteração é tão brusca q retirei essa possibilidade, pois, testei na bateria do carro, que se não me engano são 12V@60A, ou estou errado?

Postado

Se bem percebi o seu circuito funcionou mas a variação é muito brusca.Certo?

Vai ter de fazer alterações ao seu circuito.

Que potenciómetro stá usar?

Postado
Se bem percebi o seu circuito funcionou mas a variação é muito brusca.Certo?

Vai ter de fazer alterações ao seu circuito.

Que potenciómetro stá usar?

tenho um de 3 de 10K e 3 de 1K, porém, se necessário outro qual deveria adquirir?

Exatamente isso, ele naõ dimininui lentamente, é como de 12V vai para 6V de 6V para 2V, mesmo que nao fosse de 1V em 1V sendo de 2V em 2V seria um grande feito, amanhã precisarei comprar novos componentes, então me dê os "ingredientes" para esse "bolo" sair.

Grato.

Postado

Sim, testei inicialmente com o de 1K, posteriormente testei com o de 10K, ambos apresentaram o mesmo resultado, a em todos os caso usei apenas um FAN, ou seja, toda a energia esta direcionado a essa.

Postado

Verifique bem o circuito.

Sobretudo se os pinos estão correctmente ligados.

Note que o colector tem de estar ligado ao terminal negativo da bateria (TIP32)

Tem como medir circuito?

Postado
Verifique bem o circuito.

Sobretudo se os pinos estão correctmente ligados.

Tem como medir circuito?

Náo tenho, vou refaze-lo então, para um sistema com no m´paximo 4 fans qual potenciometro é mais indicado de 10k ou de 1k?

Postado

Use 1k ou 3 k.

Note que o colector tem de estar ligado ao terminal negativo da bateria (TIP32).

Com o potenciómetro a meio deve ter cerca de 5V na fan.

veja a figura.

.

Postado

Um circuito desse nao vai ter linearidade, isso vai ser um controle de corrente, com um fan vai ter uma certa linearidade, com mais fan vai ter outra linearidade... Se forem ligadas ao mesmo transistor.. Mesmo com um potenciometro de 1k ainda nao tera linearidade.

Alem de que o ganho do transistor e variavel, você pode ajustar para uma certa velocidade daqui uns minutos a velocidade aumentar ou diminuir sozinha... Dependendo do aquecimento e condiçoes fisicas do transistor.

Se quer um circuito simples com mais linearidade vai ter que usar dois transistor em configuração darlington, mas seria ruim perder 1.2V, então use em configuração sziklai.

use um BC558C, o pot de 1K, e mais outro Tip41 se quiser ajustar todas as fans ao mesmo tempo.

Nao da para postar o esquema porque to sem pc agr, mas ficaria assim, você ligaria o bc que e pnp do mesmo jeito do tip32, coletor no negativo e emissor no negativo da fan e a base no cursor do pot.. A alteraçao que você ira fazer sera simples, o coletor do bc ao invés de legado ao negativo, ligue na base do tip41, o emissor do tip41 ligue a massa e o coletor dele você liga no negativo da fan junto com o emissor do bc.

E bom por um resistor na base do tip com a massa para evitar ruidos... O resistor pode ser de 1k.

Dessa for tera em torno de 10000 a 15000 de ganho, tera uma alta linearidade comparada com o circuito anterior.

Postado
Um circuito desse nao vai ter linearidade, isso vai ser um controle de corrente, com um fan vai ter uma certa linearidade, com mais fan vai ter outra linearidade... Se forem ligadas ao mesmo transistor.. Mesmo com um potenciometro de 1k ainda nao tera linearidade.

Alem de que o ganho do transistor e variavel, você pode ajustar para uma certa velocidade daqui uns minutos a velocidade aumentar ou diminuir sozinha... Dependendo do aquecimento e condiçoes fisicas do transistor.

Se quer um circuito simples com mais linearidade vai ter que usar dois transistor em configuração darlington, mas seria ruim perder 1.2V, então use em configuração sziklai.

use um BC558C, o pot de 1K, e mais outro Tip41 se quiser ajustar todas as fans ao mesmo tempo.

Nao da para postar o esquema porque to sem pc agr, mas ficaria assim, você ligaria o bc que e pnp do mesmo jeito do tip32, coletor no negativo e emissor no negativo da fan e a base no cursor do pot.. A alteraçao que você ira fazer sera simples, o coletor do bc ao invés de legado ao negativo, ligue na base do tip41, o emissor do tip41 ligue a massa e o coletor dele você liga no negativo da fan junto com o emissor do bc.

E bom por um resistor na base do tip com a massa para evitar ruidos... O resistor pode ser de 1k.

Dessa for tera em torno de 10000 a 15000 de ganho, tera uma alta linearidade comparada com o circuito anterior.

A montagem do autor nao tem nada a ver com fonte de corrente.

É apenas montagem em seguidor de emissor.

Explique pf como é que essa montagem melhora a linearidade.

Postado
A montagem do autor nao tem nada a ver com fonte de corrente.

É apenas montagem em seguidor de emissor.

Explique pf como é que essa montagem melhora a linearidade.

Um tip tem um ganho mediucre para ser usado um potenciometro de 1k,

o que essa mantagem vai fazer e tem um alto ganho, deixa o autor fazer a montagem, isao se ele quiser fazer e ver os resultados...

Mais linearidade, agr a pergunta contraria, na montagem anterior, o que causaria a nao linearidade?

Postado

Primeiro nao entendi a sua primeira frase.

O motivo de ter alto ganho deve se para que o consumo na base seja o menor possivel...

o Tip32 tem ganho em torno de 30, consumo de um cooler apenas e de 200mA, para um potenciometro de 1k, o potenciometro ajustado no centro tera exatos 6v em seu cursor, deveria ter 6,6v em seu emissor mas pelo baixo ganho do transistor nao tera isso, tera algo maior no emissor, isso e a nao linearidade que o circuito tera com apenas um transistor.

Postado

Não percebeu o quê?

Pelos vistos nem olhou para as curvas caracteristicas do Tip, vá la e veja bem.

E contino sem perceber como chegou á conclusão de que melhora a linearidade só por aumentar o ganho.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!