Ir ao conteúdo

Acionar mini motor 1,5V dc para meu produto

Leonardo SP

Posts recomendados

Postado

Olá, boa noite a todos.

Me registrei hoje no fórum. Acabei de ler as regras. Farei o melhor para não me esquecer, ou violar nenhuma delas.

Tenho uma questão referente a um produto que estou desenvolvendo. Cheguei a fabricar artesanalmente e a comercializar a primeira versão de meu produto, há 3 anos, mas devido à minha pouca experiência técnica, e pouco conhecimento sobre Propriedade Intelectual, meu produto acabou sendo pirateado na China e na Índia, e posteriormente em alguns outros países, o que me custou tanto materialmente, quanto emocionalmente. Mas ainda assim foi um grande aprendizado e lição.

Agora, estou nas etapas finais do desenvolvimento da segunda versão do meu produto, o que me traz aqui hoje.

Não fiz cursos, e não trabalho na área de eletrônica, mas procurei me informar o máximo que pude sobre minha dúvida, antes de recorrer ao suporte deste fórum, para tentar facilitar a interpretação da minha questão. Desde já, agradeço por quaisquer esclarecimentos que possam ser feitos em relação à minha dificuldade.

Eis a questão:

Meu produto utiliza um mini-motor de vibração em formato de disco, de 1,5 Volt (do tipo que se usa em alguns aparelhos celulares, por exemplo). Estou usando um modelo específico de motor, que trabalha com 100 mA. Se necessário, posso fornecer o link com o datasheet do motor.

A bateria que pretendo usar para alimentar o motor, é uma bateria de 1,5 Volt da Energizer que se usa normalmente em alguns modelos de relógios de pulso. O modelo da bateria é: 389/390, Silver Oxide, Multi-Drain; Capacidade: 90 mA, a 1.2 Volt. (É similar à LR1130, em dimensões) Mas esta bateria da Energizer, que utiliza Óxido de Prata, pelo que entendi ao pesquisar, e posteriormente quando realizei alguns testes, é superior em todos os aspectos, em comparação ao modelo similar que utiliza Lítio. Além disso, possui uma maior capacidade também, o que a torna a ideal para o meu produto.

***Apesar de o motor que utilizo, trabalhar com 100mA, e a bateria ter capacidade de 90 mA, os resultados dos testes foram satisfatórios em termos de tempo e potência de operação do motor, em relação ao esperado. Como se trata de um motor de vibração, a diferença de capacidade da bateria não representou um problema, pois a função do meu produto não foi comprometida por conta dessa diferença.

Antes de prosseguir para a minha pergunta em si, só gostaria de adiantar e enfatizar que, tanto o motor, quanto a bateria, precisam ser especificamente os que estou mencionando aqui. O design do meu produto, não me permite substituir a bateria por uma de maiores dimensões, ou por uma de 3 V, precisa ser a 389-390 da Energizer, 1,5 V, ou pode ser de outra marca, mas que trabalhe com Óxido de Prata, e não Lítio. Também estou limitado, por conta do design, a usar somente UMA bateria.

O mesmo vale para o motor. O fabricante oferece alguns modelos similares, com menor consumo, com tensão de 3V, maior/menor diâmetro/espessura etc... Mas infelizmente, não posso usar nenhum outro modelo, senão o que já defini, pois já fiz testes com todos os outros modelos, e este especificamente forneceu o melhor resultado.

Agora sim, minha dificuldade:

1-Meu projeto precisa ser o mais miniaturizado possível.

2-Eu preciso que este motor possa ser ligado e desligado, usando-se uma chave táctil (pretendo usar a menor disponível, smd), operando da seguinte forma: Apertando o botão uma vez, o motor liga. Apertando novamente, o motor desliga.

Encontrei alguns produtos no mercado, exemplos: Uma pinça de sobrancelhas com um LED... Alguns chaveiros...Alguns brinquedos de festa que piscam leds coloridos...Ou aqueles chaveiros Laser--Led--Led Roxo. Todos parecem operar de forma semelhante ao que preciso, ou seja, a chave táctil ao ser pressionada uma vez, mantém o dispositivo ligado, e ao ser pressionada novamente, o desliga. Porém, em todos estes exemplos, os dispositivos trabalham sempre com 3 BATERIAS de 1,5 V, (é certo assumir que é por conta da tensão do LED que é maior?).

Ao desmontar estes dispositivos, descobri uma placa extremamente pequena, e, na pinça com LED por exemplo, a única coisa na placa além da própria chave táctil, é uma pequena "gota preta" do que parecia ser uma resina, que me informaram mais tarde, se tratar de um minúsculo circuito, programado para obedecer a função específica desejada, que no caso da pinça, é a de acender e apagar o LED. A resina estaria ali para proteger o circuito.

Gostaria de saber, se é possível desenvolver um circuito igual a este, mas que trabalhe dentro dos parâmetros do meu produto, ou seja, utilizando somente UMA bateria de 1,5 volt (a que mencionei acima), e não três, como no caso da pinça com LED.

Isso seria a solução DEFINITIVA para o meu produto.

Antes de me atentar a esta possibilidade, eu estava pesquisando sobre alguns microcontroladores minúsculos (Atmel, Texas Instruments) que operam abaixo de 1 Volt, e que segundo me informaram, poderiam ser uma solução, se fosse usado junto com um Transistor Mosfet na saída, (para suportar os 100mA do motor, me disseram, se me lembro bem, perdoem se eu estiver equivocado).

Como disse, sou leigo no assunto, portanto não sei se estou colocando as informações de forma eficiente e/ou correta aqui, e peço desculpas se estou sendo muito prolixo, mas só estou tentando dar todas as informações possíveis, para não ser vago em nenhum aspecto. Por favor, desculpem se falei alguma besteira (ou muitas) até aqui, ou se deixei de dar informações necessárias/cruciais para o esclarecimento de minha dificuldade.

Só recentemente, após me dar conta da existência de produtos como os que citei (a pinça parece ter o esquema mais simples), é que passei a me perguntar se esta não seria uma solução melhor, comparada à do microcontrolador.

O critério mais importante é que o tamanho precisa ser o mais reduzido possível, e não consigo imaginar algo menor do que o circuito presente naquela pinça, pois a gota de resina que o reveste não chega nem a 6mm de diâmetro!

*Um último detalhe: Embora eu tenha encontrado um modelo de chave liga-desliga do tipo "deslizante", extremamente minúscula e de baixo custo (7mm por 4mm) , que inclusive comprei algumas unidades para testar, não seria a solução ideal para o meu produto, devido ao design do mesmo, mas em ultimo caso, se realmente for impossível desenvolver o circuito que preciso, meu produto poderia ser adaptado para usar esta opção.

Acredito que isso encerra minha questão.

Me cabe agora, passar a palavra a quem de fato está em posição de me apontar a direção certa. Com sorte, alguém aqui poderá me auxiliar, ou me indicar alguma alternativa. Serei extremamente grato, caso contrário, agradeço pela atenção e paciência de todos vocês.

Desculpem pelo texto longo. Li as regras do fórum, mas caso tenha infringido alguma, peço desculpas, não foi intencional.

Um abraço,

Leonardo.

Postado

Aqui tem umas dicas.

A questão da tensão ser fornecida tem a ver om os led, circuitos de comutação e talvez também do CI .

A "gota" é um epoxi especial que cobre um integrado que faz as funções necessárias ao aparelho.

Quanto ao que pretende e pensando que tudo o resto era possível,vejo um problema. Ligar e desligar o seu motor.

Um transistor bgt não dá devido a tensão de saturação.

Um mosfet que saiba não consegue comutar com essa tensão de gate.

Pode ser que alguém tenha uma boa ideia.

Postado
Aqui tem umas dicas.

A questão da tensão ser fornecida tem a ver om os led, circuitos de comutação e talvez também do CI .

A "gota" é um epoxi especial que cobre um integrado quefaz as funções necessárias ao aparelho.

Agradeço as dicas! Entendi o que você disse, agora vou aguardar para ver se alguém mais se manifesta sobre isso, mas muito obrigado por sua atenção.

Leonardo.

Postado

Eu acho que você esta no caminho errado: você esta se referindo a outros produtos, mas você mesmo fala que a situação do seu produto é diferente.

1) a tensão da pilha é muito baixa, apenas 1,5V

2) a capacidade da pilha esta na casquinha e você não pode usar pilha maior

3) a corrente a comutar é relativamente alta (100ma) para um circuito miniaturizado.

E, afinal a função do circuito é simples demais, somente ligar/desligar sem timer.

No caso do seu produto, um circuito eletrônico apresentaria as seguintes desvantagens:

- consumo em vazio alto, sobretudo que parece indispensavel de gerar uma tensão maior (5V por exemplo) a partir do 1,5V para poder controlar um mosfet. Isso vai piorar o problema da autonomia da pilha.

- perdas acima do semi-condutor de chaveamento. De novo, algo muito ruim devido o problema da pilha ser pequena demais.

- custo alto de desenvolvimento do chip e custo de produção elevado para pequenas quantidades ( menos de 500.000 peças).

E tudo isso para fazer um simples liga/desliga de um motorzinho...

você falou que você pesquisou soluções meramente eletro-mecanicas, isso é o bom caminho, pois não tem consumo em vazio, não tem perdas, tem custo de desenvolvimento mais reduzido e um custo de produção proporcional.

Existem chaves com retenção que fazem exatamente o que você precisa: so bastaria fazer uma versão miniaturizada deste tipo de chave.

Poderia tambem pensar numa solução usando um micro imã movel atuando sobre um micro interruptor reed sensivel ao campo magnetico.

Claro, você não vai achar isso disponivel no mercado, você vai precisar desenvolver essas peças, mas o problema é o mesmo com a solução eletrônica.

Postado
Eu acho que você esta no caminho errado: você esta se referindo a outros produtos, mas você mesmo fala que a situação do seu produto é diferente.

1) a tensão da pilha é muito baixa, apenas 1,5V

2) a capacidade da pilha esta na casquinha e você não pode usar pilha maior

3) a corrente a comutar é relativamente alta (100ma) para um circuito miniaturizado.

E, afinal a função do circuito é simples demais, somente ligar/desligar sem timer.

No caso do seu produto, um circuito eletrônico apresentaria as seguintes desvantagens:

- consumo em vazio alto, sobretudo que parece indispensavel de gerar uma tensão maior (5V por exemplo) a partir do 1,5V para poder controlar um mosfet. Isso vai piorar o problema da autonomia da pilha.

- perdas acima do semi-condutor de chaveamento. De novo, algo muito ruim devido o problema da pilha ser pequena demais.

- custo alto de desenvolvimento do chip e custo de produção elevado para pequenas quantidades ( menos de 500.000 peças).

E tudo isso para fazer um simples liga/desliga de um motorzinho...

você falou que você pesquisou soluções meramente eletro-mecanicas, isso é o bom caminho, pois não tem consumo em vazio, não tem perdas, tem custo de desenvolvimento mais reduzido e um custo de produção proporcional.

Existem chaves com retenção que fazem exatamente o que você precisa: so bastaria fazer uma versão miniaturizada deste tipo de chave.

Poderia tambem pensar numa solução usando um micro imã movel atuando sobre um micro interruptor reed sensivel ao campo magnetico.

Claro, você não vai achar isso disponivel no mercado, você vai precisar desenvolver essas peças, mas o problema é o mesmo com a solução eletrônica.

Bom Dia,

Primeiramente, agradeço MUITO por ter disponibilizado seu tempo e atenção, para me ajudar! Nunca havia participado de um fórum como este antes, e estou muito feliz diante da atenção que estou recebendo, tão pouco tempo após ter postado minha dificuldade. OBRIGADO.

Quanto a tudo que você mencionou, mesmo sem eu ser um profissional ou estudante da área, percebo que o que você diz faz mesmo muito sentido, principalmente no que diz respeito ao problema referente ao consumo do suposto circuito que idealizei, versus a pouca capacidade da bateria.

Aúnica coisa que me deixou um pouco confuso, é que eu tenho um amigo que é engenheiro eletrônico, e ontem, horas antes de eu me cadastrar no fórum, ele mencionou que o tipo de circuito que encontrei nos outros produtos (na pinça com LED por exemplo), poderia ser customizado para trabalhar em minha aplicação (usando somente uma bateria). Mas mesmo assim, (não subestimando o conhecimento dele, claro) eu o questionei especificamente sobre o fato de eu nunca ter encontrado nenhum produto no mercado, dotado de um circuito como o da pinça, ou de mini laser pointers, ou aqueles chaveiros musicais, cartões musicais, etc... Que trabalhasse com tensão de 1,5 V.

Aí que que o meu dilema foi propriamente criado, pois ele afirmou já ter visto em algum ponto de sua carreira, algum produto que utilizava esse tipo de "COB", como ele se referiu, mas não se lembrava que produto era. Aí eu fiquei totalmente perdido!

Ele também mencionou (assim como você em sua resposta) que embora esse tipo de circuito seja relativamente simples, só compensa fabricar, se fosse produzido aos milhares na China, pois só assim o custo seria reduzido.

Entendi que os microcontroladores disponíveis no mercado, como os da Atmel que eu mencionei, ao que tudo indica não seriam indicados para a minha aplicação, mas e quanto aos circuitos que encontrei nos produtos que desmontei (a pinça com LED por exemplo), protegidos pela resina? Eles não são uma coisa diferente? Ou são também microcontroladores? É isso que eu não entendi direito ainda.

Caso não seja a mesma coisa, seria tecnicamente viável produzir um circuito similar, mas para operar na tensão da bateria que utilizo, e ativar o motor?

Se a resposta for algo como: "Não faz diferença, é tecnicamente um problema", então acho que não ha muito mais o que discutir, mas ---

Se a resposta for: SIM poderia, mas precisaria de um alto investimento, ainda assim eu estaria plenamente satisfeito com a resposta, pois o meu objetivo aqui, é prioritariamente determinar se seria tecnicamente viável, e secundariamente, determinar se os custos seriam altos demais, e a razão para isso tudo, e o grande e principal motivo de eu estar insistindo em determinar a viabilidade técnica desse circuito, eu ainda não mencionei, mas acho que me cabe fazer isso agora, para que não aparente que eu estou sendo teimoso diante de um problema, que como você mesmo enfatizou, pode ser resolvido com uma simples chave eletro-mecânica, a qual eu inclusive mencionei ter encontrado no mercado, a um baixo custo e com tamanho bem reduzido.

Então aqui está a razão original de minha aparente "teimosia":

Não posso dar detalhes (no momento) sobre a função final de meu produto, mas está relacionado a um hobbie muito conhecido e com muitos adeptos pelo mundo.

Como eu não posso investir no meu projeto, acabei encontrando uma pessoa nos Estados Unidos (que comprou a primeira versão do meu produto), e após descrever a ele a minha proposta de melhoria para o mesmo, ele demonstrou grande interesse em investir no projeto. E foi aí que a coisa se complicou, pois ele não é um profissional de eletrônica.

Eu já havia desenvolvido um protótipo TOTALMENTE funcional, que trabalha com a micro chave eletro-mecânica que mencionei, quando o procurei, e ele gostou muito do design que criei, mas subitamente, durante nossa comunicação, ele me perguntou sobre a alternativa que descrevi aqui no Fórum.

Eu disse a ele que já havia estudado essa possibilidade, mas não muito profundamente (pois sou um leigo), mas que de acordo com as minhas pesquisas, tudo indicava que por conta de só se poder usar uma única bateria de 1,5 V, de um modelo específico, talvez o circuito não fosse algo viável, e embora eu não soubesse todos os detalhes técnicos, como você me explicou aqui em sua resposta, eu disse mais ou menos as mesmas coisas a ele, mas de uma forma muito mais pobre em detalhes, claro.

Mesmo diante disso, ele demonstrou uma certa insistência em modificar meu produto, dizendo que esta "pequena modificação" nos permitiria cobrar muito mais caro pelo produto e ao mesmo tempo satisfazer mais os clientes.

Preciso dizer, que nesse ponto eu concordo em grande parte (não totalmente) com ele, pois meu produto possui uma peculiaridade no design, e esta modificação, realmente elevaria seu valor de mercado e certamente faria o interesse pelo mesmo aumentar significativamente, além de sim, nos permitir cobrar mais caro pelo mesmo.

Por se tratar de um produto que serve para a prática de um tipo de hobbie muito específico, os consumidores do meu produto não se importariam em pagar por exemplo, 50 Dólares a mais, por conta dessa aparentemente simples modificação. Isso eu garanto. Eles ficariam felizes até! Pois isso serviria a seus próprios interesses.

E é aí que entra a questão mais delicada:

Se essa modificação é tecnicamente viável, se eu posso produzir esse circuito customizado, no mesmo tamanho reduzido que encontrei nos outros produtos que citei, mas para trabalhar com a bateria de 1,5 V e com o motor que mencionei, se a resposta for SIM, minha próxima pergunta não é quanto ao custo, mas sim:

Esse circuito consumiria muito rápido a bateria de 1,5 V, quando não estivesse com o motor ligado?

Porque se a resposta for "SIM, a bateria seria consumida rapidamente, mesmo com o motor desligado", isso encerra o meu problema, pois não representaria mais uma melhoria, mas uma dor de cabeça para os meus clientes, principalmente, porque as baterias de Óxido de Prata são muito mais caras do que as de Lítio, e se precisasse ser substituída com muita frequência por conta desse "consumo em modo standby" (se posso me referir assim), então assunto encerrado. Só me resta me voltar para a ideia mais simples, porém mais eficiente, da chave eletro-mecanica.

Se eu puder ter uma resposta 100% consistente, isso me daria total autonomia para enviar um email AGORA MESMO para o americano, e convencê-lo a desistir dessa ideia. E isso encerraria este Tópico.

Obviamente, não vou ignorar o fator CUSTO, mas se houvesse ao menos uma estimativa de quanto iria custar para produzir, digamos que 10.000 circuitos como esse, o que é muito menos do que 500.000, que você mencionou, estou ciente que seria um custo muito maior, mas se por exemplo estivermos falando de: 500.000 circuitos = U$0,40 por unidade, versus 10.000 circuitos = U$4,00 por unidade, isso ainda assim me daria uma boa margem de lucro.

Claro que só estou exemplificando, posso estar falando um monte de besteiras ao citar tais valores, mas só estou tentando ilustrar, que mesmo que a minha produção fosse relativamente baixa, e o custo do circuito subisse bastante, minha margem para lucro não seria ruim, devido ao tipo de produto que estou desenvolvendo, que possui valor de mercado subjetivo, muito flexível, quase como um item de coleção, entende?

Se eu pudesse dar mais detalhes, tudo ficaria mais claro, mas no momento preciso manter um certo grau de sigilo, para conservar o fator "novidade", por assim dizer. E como sei que muitos possíveis praticantes do hobie ao qual se destina meu produto, podem ser membros desse fórum, esta é a única razão de eu manter sigilo.

É por causa do investidor, por conta da insistência dele, e não tanto minha, para definir uma resposta definitiva para esta questão, que eu estou aqui, escrevendo tudo isso. Não por minha própria teimosia, entende?

Eu estou diante de uma situação meio delicada, pois se eu aparentar para ele, que "não fiz a lição de casa", que não fui atrás das respostas, e caso posteriormente ele resolva investigar por conta própria, e descobrir que a modificação era algo possível de ser feito, e que a vida da bateria não seria consumida muito rapidamente, caso um circuito específico fosse desenvolvido, certamente a minha credibilidade com ele seria bem afetada, e as chances de ele investir novamente em outros projeto no futuro, seria reduzida.

Eu passei os últimos dois anos e meio, em uma situação financeira apertada, após ter sido copiado na China, trabalhando exclusivamente na nova versão meu produto (antes disso minha situação não era muito melhor, por sinal), e para alguém que não possui conhecimentos no domínio da eletrônica, e que nunca havia desenvolvido um produto antes, isso foi um grande desafio para mim, e só revelou o quanto eu não fazia ideia de uma infinidade de coisas, mas eu também aprendi muitas coisas fascinantes, e por isso me sinto grato de ter uma segunda chance, para consertar as coisas, e quem sabe agir melhor dessa vez.

Durante esse período fui muito criticado pela minha família, pressionado a desistir, a não correr o risco de ser pirateado novamente, e fui até taxado de sonhador. Entendo o ponto de vista de quem me julgou assim, mas se existe uma chance de concretizar minha ideia, dessa vez da forma correta, prefiro quebrar a cara no final, do que me arrepender daqui a dez anos, ou quando alguém tiver a mesma ideia que eu tive e fizer o que eu desisti de fazer por conta de circunstancias negativas.

Por último, gostaria de enfatizar que reconheço o quanto posso estar sendo inconveniente e repetitivo aqui, até mesmo melodramático, e peço desculpas sinceras por isso, mas isso se deve à minha necessidade de "colocar uma pedra" definitivamente sobre a minha dúvida, e uma vez definido o caminho, seguir em frente sem arrependimentos futuros, por não ter feito o melhor que pude para esclarecer esta questão.

Agradeço não só a você, que me respondeu com tantos detalhes, mas também aos que tiveram a paciência de ler o que escrevi, mesmo os que não puderem contribuir para uma solução propriamente dita.

Estou com o protótipo que usa a chave eletro-mecânica aqui do lado do computador, enquanto escrevo essa mensagem, e fico angustiado de não ter total autonomia para tomar uma decisão, do contrário, eu estaria correndo atrás de outras etapas, e não, tentando elucidar a dúvida de um investidor, que embora bem intencionado, é um leigo na eletrônica, assim como eu. Mas o capital é dele, por isso não posso simplesmente agir segundo o que eu acho e quero.

Um ótimo dia para você, e para todos que porventura acompanharem este tópico.

Novamente, peço desculpa a TODOS pelo longo texto,

Um abraço,

Leonardo.

Postado

Caro amigo,

é melhor você fazer perguntas diretas e claras num forum.

Nos estamos tratando de assuntos de eletrônica, desculpe de lhe falar isso, posso ate entender que você tem muitas coisas para desabafar, mas nos estamos aqui para resolver problemas tecnicos, não para saber dos seus problemas pessoais.

Lamento por tudo que você esta passando, mas não é assunto para nos.

Voltando ao assunto tecnico: parece que você quer saber se é possivel fazer um circuito eletrônico com baixa corrente de consumo em "stand by": a resposta é sim, com tecnologia MOS é possivel conseguir um baixo consumo, depende do projeto do circuito.

você tem outra pergunta sobre o assunto eletrônico?

Postado

Olá,

Sim, concordo com você e peço desculpas! Acabei falando muitas coisas por impulso, não para fugir ao objetivo principal. Agradeço por ser franco e direto, caso contrário, haveria chance de eu repetir este erro. Me empolguei, me perdoe. Não vai se repetir.

Se achar apropriado posso remover minha mensagem imediatamente.

Quanto ao que disse sobre a tecnologia MOS, você poderia me indicar o primeiro passo? Talvez uma empresa que trabalhe com esta tecnologia, para eu entrar em contato e tirar a dúvida. Ou então alguma outra sugestão?

Muito Obrigado,

Novamente desculpe.

Leonardo.

Postado

Escrevendo muito é contrario aos seus interesses pois não acredito que muitos terão a coragem de ler tudo...:lol:

você entendeu, então assunto encerrado !

Voltando ao assunto que nos interessa: pessoalmente, não conheço firmas quem poderiam desenvolver e produzir este tipo de circuito.

Meu ramo é outro, eletrônica industrial e de potencia.

Apenas tenho um bom conhecimento da eletrônica em geral pois sou apaixonado pelo ramo desde os meus 12 anos de idade !

Postado

Ok, mesmo assim agradeço muito! Vou tentar pesquisar então. Você me deu a pista, vou tentar encontrar as respostas aqui.

Muito Obrigado!

Abraço,

Leonardo.:)

Postado

Lembre-se de uma coisa: empresa não é obra de caridade !

A finalidade deles é ganhar dinheiro.

Ha não ser que você poderia oferecer certeza absoluta (por contrato) de compras mensais de uma grande quantidade de peças, nenhuma firma vai bancar com os custos de desenvolvimento do circuito: é você que vai ter que investir este dinheiro.

é por isso que aconselho de escolher uma solução tecnica simples.

Não seria melhor de você vender o patente do produto?

Pois é indispensavel de patentear o seu produto, senão, pode ter certeza que sera copiado e "pirateado" à Bessa.

Coragem e sucesso !

• Membro VIP
Postado

Existe um circuito lógico muito simples que se chama flip-flop. Pode ser tipo D ou JK. Com ele voce consegue: um click liga, um click desliga. O 1º desafio seria achar um que funcione com 1.5V. o 2º seria um mosfet canal N que trabalhe nesta faixa. Bom, digamos que não exista. Foquemos no mosfet... Um transistor, um indutor, um diodo, um capacitor (tudo smd) ,um trem de pulsos gerado por outro cmos (quiçá o mesmo) aumentariam a tensão pra uns 5V necessários que se aplicados apenas no gate do mosfet, o mantém a conduzir durante o acionamento do motor. No meu ponto de vista prático (meu lado fraco mais forte), a princípio isso aumentaria apenas entre 3 a 10% no consumo quando ligado. Desligado seria só o standby que não deve passar de milionéssimos de amper. Apresente esta sugestão ao teu amigo engenheiro. Também fica registrado pra algum membro 'desmembrar' se desejar. Sim existem mais soluções (e mentes) mais criativas que essa mas estão em standby na minha mente (doentia).

Achei curiosa a parte do custo adicional que mencionaste. Espero que não tenha feito apenas para motivar outros seres tipo eu que trabalha com projetos eletronicos.

Postado

Oi!! Poxa!! Onde você achou essa chave???

Ela é realmente pequena mesmo!!! Só que talvez seja ainda um pouco maior do que preciso. Só tem um jeito de saber, comprando uma amostra. Vou tentar fazer isso o mais rápido possível.

MUITO OBRIGADO!!!

Leonardo.

Postado
Oi!! Poxa!! Onde você achou essa chave???

Ela é realmente pequena mesmo!!! Só que talvez seja ainda um pouco maior do que preciso. Só tem um jeito de saber, comprando uma amostra. Vou tentar fazer isso o mais rápido possível.

MUITO OBRIGADO!!!

Leonardo.

Representantes do fabricante no Brasil:

http://www.arrowbrasil.com.br/novaarrow/website/

http://www.futureelectronics.com/en/company-information/contact-us/Pages/ContactUs.aspx?country=Brazil

Verifique se estes modelos tem trava ou não.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!